quarta-feira, 27 de abril de 2011

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 421 (geral) e 25ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 27 de abril de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 117/365, Semana: 17ª/52 e faltam 248 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro no momento chuvoso: "Vá guardando água, muita água, pois em tempo de seca, de bicho de cabelo só escapa escova; de bicho de fôlego, só o bode e de animal de quatro patas só fica o tamborete". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


As sessões da Câmara de Vereadores, em Mossoró, são transmitidas pela Tv Mossoró (canal 7) e a Tv a Cabo Mossoró (canal 34) nas manhãs de 3ª e 5ª feiras, uma boa opção para população acompanhar os trabalhos dos edis sem sair de casa. Alguns dizem que não suportam aqueles debates, mas fico sem compreender como muitos suportam e se predem nas telinhas para ouvir um "cidadão do mal" (termo mais adequado, pois, dias atrás os tratei por elemento e fui mal compreendido, se bem que este termo é usado pela imprensa em geral – não é meu). Voltando à câmara, quero enaltecer o espaço "Tribuna Popular" criado para o cidadão de bem utilizar a cada sessão por dez minutos. Semana passada a estreia se deu com o Prof. Raimundo Nonato "Cinquentinha", infelizmente perdi, mas sei que professor não têm papas na língua e deve ter-se saído muito bem. Ontem foi a vez do Professor e músico Walter Silva utilizar o espaço para falar do seu projeto "Artes versos Lixo Cultural" aos vereadores, vereadoras e muitos lares. O projeto do Walter Silva precisa ser levado adiante, os deputados precisam convidá-lo para ele apresentar esse importante trabalho na Assembleia Legislativa. Paralelo a esse trabalho de conscientização está o desejo de se criar uma lei que os recursos públicos não sejam gastos com bandas em que nada contribuem para a cultura popular, pelo contrário, só degrada a imagem da mulher, exalta a prostituição, pornofonia e cultua a bebedeira. Precisamos das vozes dos deputados e deputadas do estado e da câmara federal. Boa leitura nobre leitor/a.


MAIS DE 240 MIL PROCESSOS SOBRE SAÚDE NO PAÍSAtualmente, tramitam 240.980 processos sobre saúde na Justiça brasileira, sendo 113.953 deles no Rio Grande do Sul. A maior parte são pedidos de medicamentos e procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vagas em hospitais públicos, e ações de usuários de seguros e planos privados. Os dados são de uma pesquisa do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde do Conselho Nacional de Justiça.


O TJ-RS concentra quase metade de todas as ações sobre saúde do país: 113.953. Em seguida, o TJ-SP possui 44.690 ações e o TJ-RJ 25.234. Em menor escala, o TJ-CE tem 8.344 ações, o TJ-MG, 7.915, e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que compreende os estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina tem 8.152 ações. O estudo será concluído nas próximas semanas e servirá para o encontro do fórum, que está marcado para acontecer em junho, em Brasília. Apesar de ainda não ter sido concluída (faltam informações dos tribunais de Justiça da Paraíba, Pernambuco e Amazonas), as piores situações são observadas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.


Políticas públicas - Desde maio de 2010, o CNJ monitora estes dados dos tribunais por meio do fórum, que é coordenado pelo conselheiro Milton Nobre e tem como integrantes os conselheiros Marcelo Nobre e Nelson Tomaz Braga. No encontro que acontecerá em junho, serão firmadas parcerias com a Advocacia-Geral da União, secretarias estaduais de saúde e instituições de pesquisa. O objetivo é fazer com que seja formado um banco de dados específico que ajude a subsidiar os juízes e magistrados nas suas decisões sobre estes casos. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça. FONTE: www.conjur.com.br/.


ALESSANDRO NÓBREGA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOMeus amigos, professores de grande respeito e estima, comunico e convido vocês para a defesa da minha tese Geopoética em Antônio Francisco, que realizar-se-á na segunda-feira, dia 02 de maio, às 14h, no Consequinho, UFRN, CCHLA. Agradeço de antemão vossas presenças.


PELA VALORIZAÇÃO DA UERNAmanhã (28), os professores da UERN realizarão um evento para mostrar à sociedade a real situação em que se encontra a instituição. O "Dia de mobilização pela valorização da UERN" acontecerá na sede da ADUERN em Mossoró. A iniciativa foi deliberada em Assembleia Geral da categoria realizada no dia 20 de abril e integra a agenda de mobilização dos docentes que estão em campanha por mais verba para a UERN, melhores salários e melhores condições de trabalho. Para a realização da atividade do dia 28, as aulas serão suspensas.


A programação do "Dia de mobilização para a valorização da UERN" será iniciada às 8h com um café da manhã dos docentes com a imprensa. Às 9h, o painel "A realidade revelada – desafios e perspectivas para a UERN" será apresentado pelos professores Flaubert Torquato e Telma Gurgel, diretora da Faculdade de Serviço Social. Às 16h, será realizado um encontro dos professores aposentados. Já às 19h, o painel "Carreira Docente em debate – apresentação da proposta de reestruturação da carreira docente do Andes-SN" será exposto pelo professor Geraldo Carneiro, do departamento de Filosofia e diretor do Sindicato Nacional.


Os estudantes e os servidores técnico-administrativos também foram convidados a se fazerem presentes nesse dia de luta pela valorização da universidade. Para o professor Flaubert Torquato, é importante que todos se deem conta do momento grave que vive a UERN, "é fundamental que toda a comunidade acadêmica participe com obstinação desta luta que é mais ampla do que alguns querem fazer crer" disse Flaubert – Presidente da ADUERN.


CINECLUBE EXIBE "ELES NÃO USAM BLACK TIE" no próximo sábado (29). ENTRADA FRANCA. A sessão será a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste. , e após, ocorrerá o costumeiro debate. Foi o último filme de ficção realizado por Hirszman, que morreu em 1987, e teve sucesso internacional. O filme foi o grande vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza daquele ano.

Sinopse: Em São Paulo, em 1981, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.


BRONCA DO LEITOR (223) – Olá, Companheiro! Você já tem alguma novidade com relação ao movimento do Governo, do Congresso Nacional e do setor Sindical com relação às novas mudanças ou possível futura REFORMA da PREVIDÊNCIA? Lindemberg Gomes.


Nota do editor. No setor sindical há uma luta pelo fim do fator previdenciário, pelo movimento governamental (nacional e estadual) "acho" que a reforma previdenciária está quieta devido a discussão da reforma política. Porém, estamos atentos as movimentação lá pelo planalto.


FIQUE SABENDO... "Sai Baba – o Eterno Condutor". Por Flávio Rezende, é escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN. (Fonte: artigosderezende@gmail.com / escritorflaviorezende@gmail.com , em 26//04/2011).


"Além de escolas e universidades, fundou hospitais e ajudou

 o quanto pode milhões de pessoas de diversas maneiras".

Nós que moramos neste lado do planeta ficamos de bobeira quando assistimos algum documentário sobre o hinduísmo ou até sobre o islamismo. É comum achar tudo muito estranho. Em 1990 decidi morar um tempo no exterior, vendi um carro Puma que tinha, pedi afastamento por tempo indeterminado das TVs que trabalhava e, fui parar na Índia, Nepal e países europeus.


Na Índia, além de estar inserido num ambiente radicalmente diferente em todos os aspectos, notadamente o alimentício, urbanístico e cultural, com ajuda de um amigo que traduzia tudo, percebi e fiquei pasmo com o quase desconhecimento dos indianos acerca da figura de Jesus. Alguns mais instruídos diziam algo, o posicionando mais como profeta, um ser evoluído, que pensava diferente deles.


Meditando sobre este assunto, percebo que vivemos nossas realidades e não damos muito cabimento para outras, salvo raríssimas exceções. Sem buscar explicações mais aprofundadas aqui, revelo que sempre tive uma queda pelas coisas do Oriente e, não foi difícil tentar colocar em prática vários ensinamentos que ao longo da vida fui bebendo de fontes hindus como Krishna, Rama, Yogananda e Sai Baba.


Assim incorporei a meu modus vivendi o vegetarianismo, abandonei vícios como cigarro, álcool, maconha e em algumas fases pratico yoga, meditação e outras coisas vindas do lado de lá.


Na estadia pela Índia estive na presença do que chamamos aqui de guru, o Sathya Sai Baba. No começo foi um encontro suave, mas, logo no primeiro momento percebi um olhar severo dele em minha direção, traduzindo hoje como um puxão de orelhas do tipo: - tome jeito seu cabra.


Ao voltar para o Brasil comecei a ler mais sobre Sai Baba e, lentamente percebi de maneira real, sua presença em minha vida. Nesta altura do campeonato, mesmo sem ser uma coisa a nível de vício ou muito negativa, tinha os maus hábitos acima citados e, pedi a ele para que me tirasse daquele "imprensado" que estava passando e me libertasse de tudo aquilo.


Por mais incrível que pareça, quando acordei depois do pedido, Sai Baba simplesmente removeu tudo àquilo de minha vida e, nunca mais, fumei, cheirei ou bebi, num evento que até hoje agradeço, pois nunca tive síndrome de abstinência e nenhuma recaída.


Com esse feito que considero "uma graça" alcançada, passei a vivenciar a mensagem espiritual de Sai Baba e direcionei minha vida cada vez mais para a prática real do bem. Sai Baba nunca mandou ninguém mudar de religião, muito pelo contrário, elogiava todas, Sai Baba tinha um carinho todo especial pela pobreza, cativando meu coração, pois sempre tive esse lado de gostar das pessoas carentes.


As obras humanitárias de Sai Baba são imensas, água encanada para todo o sul da Índia, implantação do método de educação em Valores Humanos, o Educare, com fundação de escolas do jardim até o MBA em vários países, tudo de graça, incentivo aos esportes, a não-violência, observância de valores humanos, respeito à família, a nação, a natureza e aos animais, com regras de conduta sérias e comemoração de datas festivas de todas as religiões.


Sai Baba morreu domingo de páscoa octogenário de maneira simples, levava uma vida austera, saiu da Índia em raríssimas ocasiões fisicamente e cuidava de cada um dos seus devotos de maneira carinhosa, mantendo intensa atividade diariamente desde a infância, quando começou sua missão, que continuará no futuro em nova encarnação como Prema Sai.


Além de escolas e universidades, fundou hospitais e ajudou o quanto pode milhões de pessoas de diversas maneiras. Em várias fases de minha vida senti sua mão amiga me conduzindo pelos caminhos do bem, creditando a grande luta para edificação e agora manutenção da Casa do Bem a sua constante presença divina a meu lado.


Na administração cotidiana da Casa do Bem não falo em Sai Baba, ele dizia a todo o momento para que não buscássemos os frutos das nossas ações. Vou fazendo as coisas sem pensar no resultado delas, estou sempre em movimento, aprendi com Sai Baba o ouro da humildade, a prata da perseverança e o diamante da seriedade na condução de todas as coisas que fazemos.


Continuo admirando seres como Jesus, Buda, Yogananda, Krishna, Osho e Gandhi, entre outros, mas é através de Sai Baba que vivencio o lado espiritual da vida, pois sinto sua presença verdadeira a meu lado.


Também bebi dos seus ensinamentos não me ligar muito na filosofia das coisas, no academificismo, tanto que nem frequento muito reuniões e ajuntamentos afins, prefiro estar no meio do povo, realizando, diminuindo distâncias, sorrindo, dando a mão, ajudando, abraçando, incluindo, pois, foi esse o maior ensinamento que pude captar com ele em vida.


Tenho certeza que no planejar, executar e finalizar de cada ação do bem, a meu lado, abaixo e, acima, Swami vai estar ali coladinho, grudadinho, sorrindo, materializando amor e o espalhando generosamente aos quatro ventos, pois, foi esse o maior milagre que fez o tempo todo: amar a todos, servir a todos.


CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura Municipal de Barrocas/BA realizará Concurso Público oferecendo 79 (setenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03 de maio/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


PB: A Prefeitura de Cajazeiras/PB realizará Concurso Público oferecendo 1.734 (mil, setecentas e trinta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de maio/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.856,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "Amigo Hermes, também aplaudo a brilhante ideia de Genildo Costa em levar a poesia cantada, declamada e escrita aos espaços que estão sempre ociosos e carentes de um trabalho verdadeiramente cultural. Acho que nós, poetas e artistas, não podemos deixar a busca de ambientes onde os nossos talentos possam ser mostrados e as pessoas contempladas com a poesia e a música. No próximo show, pretendo me fazer presente somando-me essa atividade autêntica e cultural. Um grande abraço. Aldaci de França". Grande Aldaci de França, obrigado pelo acompanhamento do nosso trabalho e pode agendar-se para a próxima Tribuna Alternativa que se realizará no dia 14/05 (sábado) no Shopping Boulevard, a partir das 13h. O Genildo anunciará as atrações nos próximos dias. Saúde e paz companheiro.


 = "Quanto tempo, amigo! Antes de tudo, Feliz Páscoa e saúde eterna! Lógico que não poderia deixar de parabenizar a atitude do secretário Chico Cesar, 10 pra ele! Música tem quer ser da boa. Aumento a fila com Dominguinhos e Nando Cordel. Bjão. Ana Aires - CERES/UFRN". Comadre Ana, faz tempo mesmo que não tenho notícias tuas. Quanto a saúde estou sempre bem e nosso desejo que siga bem. Preferencialmente caminhando a cantando, grande abraço.


 = Há 75 anos (26/04/1936) o Monsenhor Jaime de Barros Câmara tomava posse como Bispo de Mossoró, tornando-se o primeiro bispo da cidade.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 282/2009 (de 17/11), relatamos os seguintes temas: Salário Mínimo Pode Atingir R$ 510,00 em 2010; ENADE: Justificativa para Faltosos até 23/11; Diabética Ganha Tratamento Gratuito; Bronca do Leitor (114) – Walter Silva. FIQUE SABENDO: EUA;


- Número de mortos nas estradas no feriadão ciu 18% ante carnaval para 175. Foram 3.861 acidentes, dia PRF. FONTE: Globo.com, em 25/04/2011;


 - Hoje é Dia da Liberdade da África do Sul e Dia do Emigrante, amanhã (28) será Dia Mundial da Educação e Dia da Sogra.


DEDICO esta edição aos emigrantes, profissionais em educação e sogras.

Quem canta...

"Mama África, a minha mãe / É mãe solteira, e tem que fazer mamadeira, Todo o dia / Além de trabalhar, como empacotadeira / Nas Casas Bahia... . ("Mama África" – Composição: Chico Cézar. Canta: C. Cézar).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário