sábado, 31 de dezembro de 2016

DC - Coluna de Notícias 748. (anexo slide: O amigo da onça - Péricles).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 748 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sábado, 31 de dezembro de 2016. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 53ª/53, dias: 366/366 e último dia do ano).
"Causo democrático!"
"Salário Menstruação: Vem uma vez por mês, dura menos de uma semana – isso quando não atrasa para assustar todo mundo...". Da série Tipos de Salário 6/10 (descubra qual é o seu...). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Essa é, a última edição que eu faço para vocês. Não cansei de viver iludido, pesquisando pra vocês. Se amanhã vocês me encontrar de braços cruzados, é porque é domingo e Dia de Confraternização Universal e Dia da Paz. Por falar em paz, é o que desejamos a todos os amigos e amigas nos próximos anos. Muita saúde e longa vida bem melhor de que a já vivida. Até 2017! Boa leitura nobre leitor/a!

QUE É RÉVEILLON? Réveillon é o substantivo masculino com origem no idioma francês usado para descrever uma festa de passagem de ano. Quanto à etimologia, réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa "acordar" ou "reanimar" (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano.
JT SUSPENDE DEMISSÕES NA FUNDAÇÃO PARATINI ATÉ ACORDO COLETIVO: RS. A juíza Maria Teresa Vieira da Silva Oliveira, da 18ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, concedeu liminar em favor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão, que haviam solicitado manifestação por parte da Fundação Piratini sobre os termos do "processo de extinção" das fundações e como serão tratados os direitos dos trabalhadores da instituição.
Na terça-feira (27), outra liminar emitida na Justiça do Trabalho havia determinado que a Fundação teria 24 horas para se manifestar sobre o caso. A juíza rejeitou a alegação dos representantes do Executivo, responsáveis pela direção da Fundação, de que os sindicatos careciam de "interesse processual", já que a lei que determina as extinções ainda não foi sancionada.
Para ela, os sindicatos autores não precisariam de interesse processual para pedir pela "proteção de um direito alegadamente na iminência de ser violado". A juíza disse ainda que a alegação sobre o sancionamento da lei por parte do governador como condicional para que o pedido dos sindicatos tenha validade, também não se sustenta, já que seria "pouco crível que ele mesmo venha a vetar texto de sua autoria". FONTE: www.brasildefato.com.br/.
FLÁVIO JOSÉ, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo e professor Flávio José Dias Xavier, também nosso leitor; estreia na série com uma notícia muito preocupante. Não basta o atraso de salários e vem o BB com descontos equivocados na conta do funcionalismo. Vejam:
O Banco do Brasil está debitando parcelas de empréstimo consignado nas contas correntes de servidores do estado e da UERN, procedimento irregular, pois as operações de consignados se destacam por ser um empréstimo entre o servidor e o Banco mas que somente é realizado com autorização do setor de recursos humanos ao avaliar se a margem do servidor permite mais um desconto sem exceder o permitido, ficando então está operação de responsabilidade do órgão pagador da folha que realizou a análise do crédito e o autorizou, mas que realizando o desconto na própria folha do servidor fará o repasse para o Banco, em conformidade com valores de parcelas repassadas pela instituição financeira. Ao mudar este procedimento o Banco debitando o valor estará prejudicando o funcionário que terá um valor a débito de sua conta corrente que fatalmente irá diminuir de suas contas a pagar pela inexistência de saldo suficiente, pois o valor deveria ser descontado na folha (que será pago ao Deus dará) e não na parcela que foi creditado na sua conta.
Um exemplo é o valor do décimo terceiro que somente foi repassado o limite de R $ 4.000,00, ficando o resto para quando? Vem o Banco e debita o consignado que nem descontado no décimo é, mas somente nos salários, então fica o valor a menor repassado pelo governo que deveria ter efetuado o pagamento ao banco da parcela descontado na folha de salários do mês. A instituição financeira debitou quando do pagamento do 13 ao invés de cobrar do estado que é na realidade o responsável, já que está retendo através do desconto nas folhas.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (529)Pessoal, bom dia, finda o ano de 2016 e, a atual legislatura da qual participei como primeiro suplente de Vereador pelo PSOL, à Câmara Municipal de Natal. Foram 4 anos de espera, de expectativa para poder contribuir, por algum período, no mandato de Vereador. O PSOL tem dois, originário da legenda, que passaram os 4 anos no exercício do mandato, teria condição, se fosse, o Partido, um dos que privilegiasse suas referências ou, desejasse privilegiar, para tê-las como alternativas. Por aqui não ocorre isso, nem sei se ocorre em algum lugar de nosso pais, o fato é que, sem esse privilegiamento o Partido, em Natal, encolheu, embora crescente no interior, perdeu um dos mandatos na próxima legislatura e, perdeu referencias, sua candidatura majoritária, no último pleito, também não teve o mesmo desempenho de pleitos anteriores, ao que se percebe por incapacidade política do próprio Partido. Foram muitos os desencontros e, pouquíssimos os acertos nesses 4 anos, confrontos internos fruto de despolitização, nenhuma consulta a base do Partido, nem mesmo após os pleitos para se saber dos acertos e, dos erros, numa campanha sempre tem os dois. Os 2 Vereadores fizeram de seus mandatos um bico pois, ao que se sabe nenhum se licenciou dos empregos públicos que detinham, para o exercício do mandato, nem o Partido se importou com isso em 4 anos, é tempo demais, inclusive para dar uma chance ao suplente, incrível, é como penso. Santino Arruda, via facebook, em 29/12/2016.
FIQUE SABENDO... "31 de dezembro – Réveillon" Por Me. Rodolfo Alves Pena. FONTE: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/reveillon.htm.
O Réveillon transformou-se em uma das mais importantes festividades e celebrações ao longo do calendário de muitos países, apresentando raízes históricas e também culturais.
O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa "despertar" ou "retomar", em referência à nova etapa de uma vida que se inicia. Curiosamente, o termo era anteriormente empregado para nomear a noite da ceia de Natal e só posteriormente passou a designar a virada do ano.
A festa de Ano Novo já é uma tradição no Brasil e em boa parte do mundo, assumindo, em muitos casos, um caráter religioso cristão. No entanto, a origem do Réveillon é muito anterior ao cristianismo, sendo geralmente atribuída à Mesopotâmia, em 2000 a.C., em uma comemoração a algo como o "Festival de Ano Novo". Persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, também realizavam as suas celebrações de passagem de ano.
Mas é claro que cada cultura e cada região comemora a sua passagem à sua maneira e em datas específicas. Os chineses, por exemplo, marcam o seu ano novo ao final de janeiro ou no início de fevereiro, enquanto os judeus comemoram no que é, para nós, final de setembro ou início de outubro. Já para os muçulmanos a passagem de ano é celebrada no mês de maio.
No Brasil, assim como na maior parte dos países de tradição ocidental, o Réveillon é comemorado no dia 1º de janeiro. Isso resulta de uma decisão do calendário romano, por volta de 743 a.C., que foi mantida pelo calendário juliano e preservada quando a Igreja Católica adotou oficialmente o calendário gregoriano já no século XVI.
Atualmente, o mais comum durante a comemoração do Ano Novo é o show de fogos de artifício, além das inúmeras tradições que variam de um país para outro. No Brasil, por exemplo, existem várias tradições herdadas das religiões de matriz africana e afro-brasileira, tais como o Candomblé e, principalmente, a Umbanda.
O culto à Iemanjá com oferendas ao mar é praticado até mesmo por pessoas que não fazem parte dessas religiões, tendo uma grande receptividade junto ao público católico. Outro hábito herdado dessas religiões é o ato de vestir-se de branco, uma superstição pela promoção da paz e, na origem, um hábito para reverenciar as cores do orixá Oxalá.
Para muitos, o Réveillon é um momento de renovação, de planejar ou de colocar em prática planos antigos. Assim, são várias as simpatias e superstições para que tudo ocorra bem, como comer lentilhas, pular sete ondas (o número sete também se relaciona a religiões e crenças), entre outros inúmeros hábitos. É claro que isso tudo se trata de simbolismos, sendo, portanto, práticas de manifestação cultural que revelam as relações de identidade das pessoas em relação à sociedade e ao espaço.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O Ministério da Saúde realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 15 (quinze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 05/01/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 210 (duzentas e dez) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 17/01 a 13/02//2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 1º: Ana Dantas – Professora, Ana Morais – Professora, Francisco Carlos - Professor e Gláucia Russo – Professora; Eurides Leite – FUNDAC e Gorette Ferreira – FUNDAC (02); Benedita Paiva - DATANORTE (05), Cid Augusto da Escóssia e Hamilton Vieira – Professores (05); Fernando Andrade – Recife, Márcio Costa – Jornalista e Tárzia Medeiros – Psol (06). E dia 07: Luiza Roldão – Autônoma, Marcos Romero – Comerciário e Neófita Maria de Oliveira - UERN.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Quero agradecer amigo-irmão, Hermes Alves de Oliveira, pelo o presente deste maravilhoso livro escrito pelo outro amigo Marcos Batistas. Uma obra prima, que estou lendo e vez por outra paro para reviver, sonhar, sonhar também por momentos vividos; então é como eu falei, além de uma obra prima, um livro que se torna um documento vivo, marcando para sempre uma época de ouro dá nossa música, e de seus músicos maravilhosos, amigos nossos, amigos dos nossos corações. Mossoró 29-12-16, Itamar Costa".Amigo I.C, este livro é para nossa viagem ao passado recente. Ainda não li, mas, também viajei olhando as fotos. Nossos jovens precisam conhecer os heróis da música mossoroense. Como diz aquela canção..., velhos tempos, belos dias! Grande abraço e feliz 2017!
"Bom dia. Que em 2017 possamos realizar nossos sonhos. Abraço, obrigado, Jorge Torres".Obrigado grande companheiro J.T. Votos de saúde e paz durante todos os dias de 2017, para sua pessoa e demais familiares.
= DESEMPREGO NO ANO QUE VEM DEVE PIORAR. A reação lenta da economia às medidas do governo piorou as expectativas para a retomada do emprego. O mercado de trabalho, que já tende a responder com defasagem à melhora na atividade, deve levar mais tempo ainda para se recuperar do que inicialmente projetado. A taxa de desemprego atual, de 11,8%, deve chegar a superar 13% em 2017, segundo projeção do Santander. Economistas do banco previam uma taxa média de 11,6% para o ano que vem, mas revisaram o número para 12,7% depois da divulgação dos resultados fracos do PIB do terceiro trimestre. Em novembro, o Indicador Coincidente de Desemprego da Fundação Getúlio Vargas, que mede a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, subiu 3,8 pontos. O pessimismo foi maior entre aquelas com renda mensal entre R$ 2.100 e R$ 9.600. FONTE: wwwsosconsumidor.com.br).
= HÁ 109 ANOS! Inauguração do Mercado Público Central, após reforma arquitetônica em substituição a já existente, desde o século XIX, 31/12/1907. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Se vivo fosse o mossoroense Maestro Batista – João Batista de Sousa o nome de batismo, completaria 82 anos de idade hoje. Ele nasceu 30/12/1934 e faleceu em 02/11/2007. Foi telegrafista aposentado, engenheiro agrônomo e músico autodidata, integrou vários grupos musicais da cidade, sobretudo entre os anos 60 e 80, além de orquestras. Homem de uma trajetória de ótimos serviços a Mossoró que o dignificava. Mas, seu forte mesmo era a arte musical. Nossa homenagem à sua memória. FONTES: Blog Carlos Santos (em 11/2007) e Coluna Emery Costa (em 11/2014).
NOTA DO EDITOR: Conversando com o amigo Marcos Batista – professor, músico e filho do maestro; este nos afirma que seu saudoso pai nasceu na data citada. Porém, foi registrado com nascimento de 31/12/1933 duplicando seu nascimento físico e jurídico. Obrigado MB pelo esclarecimento!
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Nasceu em Boston,em 31/12/1948, e faleceu em Nápoles, em /05/2012, foi uma cantora norte-americana conhecida por suas gravações em estilo disco dos anos 70 e posteriormente dance-music nos anos 80, 90 e 2000´s. Recebeu o título de Rainha do Disco. Com 37 anos de carreira, estima-se que tenha vendido mais de 130 milhões de discos. Foi a primeira artista a ter três álbuns duplos consecutivos a atingir o primeiro lugar nas paradas da Billboard nos Estados Unidos. Também teve quatro singles que atingiram o número 1 nos Estados Unidos num período de 13 meses. Foi um caso raro na cena disco, pois sua carreira iniciou-se antes da "explosão" daquele estilo, e continuou após aquela fase. Apesar de ela ser uma das mais conhecidas artistas da "Era Disco'", seu repertório incluiu diversos gêneros, incluindo "rhythm'n blues" e rock, tendo ganho prêmios "Grammy" nestas categorias. Seu trabalho ainda é aplaudido pela crítica e ela permanece como uma das poucas artistas da Era Disco ainda aceitas pela crítica atual. Nascida numa família cristã devota em Boston, Massachusetts, nossa homenageada se envolveu com a música cantando nos corais da igreja, envolvendo-se posteriormente com bandas influenciadas pela Motown Sound. Levada pela contracultura dos anos 60, tornou-se a cantora de uma banda chamada Crow e mudou-se para New York. Após mudar-se para Munique, Alemanha, ela casou-se com Helmut Sommer ("Summer" é uma anglicização do nome "Sommer") e trabalhou em vários musicais e teatros como na versão alemã do musical "Hair". Em 1971, lançou a música "Sally Go 'Round the Roses", seu primeiro trabalho solo, sem sucesso. Após conhecer Giorgio Moroder e Pete Bellotte, lançou seu primeiro LP, Lady of the Night em 1975, com algum sucesso na Europa. Sua música Love to Love You Baby foi um grande "hit" no continente. A gravadora Casablanca Records começou a distribuir o álbum nos Estados Unidos, tornando-a uma sensação por lá também. Em seguida surgiu uma versão de 17 minutos de Love to Love You Baby aclamada pela crítica, e que estabeleceu um padrão hoje conhecido por "extended mix": versões extensas voltadas para pistas de dança. Continuando a trabalhar com Moroder and Bellotte, surgiu o disco A Love Trlogy em 1976 e, no mesmo ano, o álbum conceitual Seasons of Love. O trabalho seguinte, I Remember Yesterday (de 1977) incluía o sucesso "I Fell Love", a primeira música de sucesso com acompanhamento inteiramente feito por sintetizador. Esta música, de enorme sucesso, influenciou o desenvolvimento da "disco' music" e do techno, graças às inovações introduzidas por Moroder. Once Upon a Time foi lançada pouco depois de I Remember Yesterday; foi novamente uma produção conceitual, tendo como tema o conto de fadas Cinderela. Depois de atuar (e ganhar um Grammy pela trilha sonora) na comédia Thank God It's Friday ("Até que enfim é sexta-feira"), ela lançou um álbum ao vivo,  Live and More om outro enorme sucesso: MacArthur Park. Seu talento como compositora apareceu em Bands Girls (1979), e também em "Hot Stuff", ganhadora de outro Grammy. A música On the Radio, também de 1979, chegou a nº 1 nas paradas americanas. Neste ano, gravou também um dueto com Barbra Streisand na música Enough is Enough (No More Tears). Em 1978, estrelou o filme disco Thank God It's Friday e a música que interpretou nessa película, Last Dance, conquistou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção no ano seguinte. Nossa estrela então decidiu deixar a gravadora Casablanca Records e assinar com a Geffen Records. Seu primeiro álbum pela Geffen foi The Wanderer, de 1980, que incluía influências do R&B e  do Rock. O álbum seguinte, I'm a Rainbow, só foi lançado em 1996 pois a Geffen não acreditava que fosse bom. Ao invés disso, a Geffen fez com que ela deixasse Moroder e Bellotte, seus compositores de longa data, e tivesse como produtor  Quincy Jones, no álbum seguinte, "Donna Summer", o qual teve os sucessos "Love is in Control (Finger on the Trigger)" e a balada " The Woman in Me". Teve ainda a música de Vangelis chamada "State of Independence" com estilo New Age. Em 1983, como parte do acordo judicial assinado com a Casablanca Records, lançou o álbum She Works Hard for the Money, com produção de Michael Omartian. O que deveria ser apenas uma obrigação, transformou-se num estrondoso sucesso. Além da canção-título, outro grande hit foi "Unconditional Love". De volta à Geffen, seus trabalhados posteriores ("Cats Without Claws" e "All Systems Go") não foram tão bem recebidos pelo público, apesar de aclamados pela crítica. Em relativo ostracismo, Donna Summer voltaria ao posto de diva da dance music através do álbum Another Place and Time, sob produção dos "hitmakers" ingleses Stock, Aitken e Waterman, mentores de artistas como Rick Astley e Kylie Minoque. Faixas como "This Time I Know It's For Real", "Love's About To Change My Heart" e "I Don't Wanna Get Hurt" ganharam as paradas de sucesso internacional. Curiosamente, no Brasil, a canção "Breakaway" tornou-se um grande sucesso, talvez um dos maiores da cantora no país, mas apenas 3 anos depois, em 1992, com a primeira visita da cantora para uma turnê. Em 1991, foi lançado Misaken Identity, fortemente influenciado pelo estilo R&B e que obteve pouca repercussão. Apenas em 2008, ela lançaria um novo disco apenas de canções inéditas, intitulado Crayons. Nesse intervalo, a cantora permaneceu ativa, lançando vários singles decorrentes de participações em trilhas sonoras, coletâneas e projetos especiais ("Carry On", "Melody Of Love", "Whenever There Is Love", "The Power Of One", "I Will Go With You"). Além disso, em1996, participou do álbum "Gently", de Liza Minnelli, no dueto "Does He Love You". Morreu em 17/05/2012, em Manasota Key, em Englewood, na Flórida, vítima de câncer de pulmão. Segundo relatos de jornais do dia 18/05/2012 às 07:00 da manhã, foi diagnosticada com  câncer de pulmão havia apenas 2 meses e apenas seu marido e suas três filhas sabiam da doença. Diagnosticada, Summer morreu após uma batalha contra a doença. Ela foi posteriormente chamada de "indiscutível rainha do boom Disco dos anos 70" e uma das cantoras femininas mais influentes do mundo. Seu trabalho com Moroder na canção "I Feel Love" foi descrito como "o começo da música eletrônica dance" pelo próprio Moroder. Foi sepultada no Harpeth Hills Memory Gardens Cemetery, Nashville, Tennessee no Estados Unidos. Reportamo-nos sobre LaDONNA ADRIAN GAINES, mais conhecida como DONNA SUMMER, também como rainha do Disco Music e rainha do Dance Music (nascida a 31/12/1948, Boston, Massachusetts – Estados Unidos e faleceu em 17/05/2012 aos 63 anos). Sua discografia consta com 93 discos: 17 albuns (1974/2008), 11 compilações (1978/2005) e 65 singles (1971/2010). Dotes musical: vocal e piano. Gênero: Pop, Dance, R&B e Rock. Período de atividade: 1968¹2012. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Donna_Summer.
- Dia: hoje é Dia da Esperança, Dia das Devoluções, Dia de São Silvestre (Reveillon), Dia dos Umbandistas e Fiéis do Candomblé. Amanhã (1º) será Dia da Confraternização Universal e da Paz.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos esperançosos, atletas da São Silvestre, e aos fiéis umbandistas e condomblés.
**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
A menina sabe, sabe (Poesia de Rosângela Trajano).

Para Irany Batista, com carinho.
A menina conhecia tudo
Continhas fazia sempre
Lia jornais e revistas
Queria ser dez cientistas.

A menina sabe, sabe
Dizia o nome dos animais
De todas as florestas
Era esperta demais.

A menina aprendeu
Muito cedo
A correr atrás
Do sonho seu.
QUEM canta...
"Eu não preciso de todos os meus amigos para me dizer as coisas que eu já sei... ." . ("Eu não quero me machucar". Composição: Donna Summer. – Canta: D.S.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário