domingo, 1 de maio de 2011

DC - Coluna de Notícias 422. (Anexo: De Tudo um Pouco).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 422 (geral) e 26ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, doming, 1º de maio de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 121/365, Semana: 18ª/52 e faltam 244 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro no momento chuvoso: "Tenho visto neste mundo de meu Deus, muita gente se dedicando à arte, alguns trabalham tanto, principalmente os músicos, que na casa deles até os gatos cantam". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Não sei nem o que dizer na abertura desta edição, ontem, sábado no Sêbado, me surpreendi com um anúncio (escrito) colocando à venda um gelágua, caixa de som, microfone facial, timba e um violão (elétrico). Material que será vendido em apoio ao projeto Artes versus Lixo Cultural. Surpreso porque não acreditava, mas, já era anunciada a necessidade de venda deste material para a continuidade do projeto e saldar algumas dividas. O projeto têm muitos amigos e uma solução imediata sairá sem que se desfaça do material, de muita serventia para as palestras do projeto Artes versos Lixo Cultural. Falar em artes e cultura parabenizo a nova diretoria do SINDSERPUMM, em nome da Profa. Marilda Souza empossada a primeira presidenta na história do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Mossoró, festa ocorrida na noite de sexta-feira com público de todas as idades, eram jovens/adolescentes e cinquentões curtindo os artistas com uma seleção musical de qualidade. Nosso desejo de muitas conquistas neste novo mandato.Boa leitura nobre leitor/a.


CHAVEIRO PERTO DA CAMAColhi esta dica no blog do Walter Silva e achei interessante e repasso. Você lerá a dica mais completa no sítio: http://jose.walter.zip.net/.


O chaveiro do seu carro ao lado da sua cama à noite.  Conte à sua mulher, seu marido, seus filhos, seus vizinhos, seus pais, seu médico, à mocinha do caixa do supermercado, a todo mundo que você encontrar. Ponha o chaveiro de seu carro ao lado de sua cama à noite. Caso vc ouça algum barulho no jardim ou no quintal ou ache que tem alguém tentando entrar na sua casa, basta apertar o botão do chaveiro que o alarme do carro dispara e a buzina vai continuar tocando até que vc o desligue ou que a carga da bateria se esgote. Essa dica veio de um coordenador de seguranças residenciais.


SERVIDORES DO IPERN PARALIZARÃO POR 48h – O PPCR, Plano de Cargos Carreira e Remuneração, dos servidores do IPERN – Instituto de Previdência do Estado do Rio G. do Norte, implantado em janeiro de 2009, consta da criação da Comissão de Avaliação e Desempenho com a finalidade de promover seus servidores. Essa comissão foi constituída pela Portaria 248/2010 (16/06/2010), e os trabalhos iniciados após regulamenta via Decreto de nº 21.909, de 30/09/2010.

O PROBLEMA. Acontece que o atual presidente, Carlos de Menezes Lira, publicou Portaria de nº 113/2011 (29/03) destituindo dois membros da comissão e nomeando 03 sem consultar sobre os trabalhos desenvolvidos e já em fase de conclusão pela então equipe. Essa medida causou revolta aos servidores vez que uma nova comissão prejudica os interesses da categoria. Em Assembleia Geral realizada na manhã de sexta-feira (29), foi deliberada pela PARADA DE ADVERTÊNCIA por 48 horas nos dias 04 e 05 de maio/2011.


1º DE MAIO – ESSA HISTÓRIA NÃO PODE SER ESQUECIDA é tema de programação para uma série de caminhadas e debates que a Coordenação dos Movimentos Sociais de Mossoró e Região preparou para registrar o feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalhador. A agenda de atividades começou hoje pela manhã com a Marcha do Trabalhador pelas principais ruas do Conjunto Habitacional Abolição III e será encerrada na sexta-feira (06), confira a programação:

Programação do 1º de Maio em Mossoró-RN:


Dia 30/04/11- sábado - 07h. Concentração no Sindicato dos Bancários(Café da manhã e marcha do trabalhador pelas ruas do bairro) No Abolição III.

19h - Filme/Debate : eles não usam Brack-Tie. Panfletagem. Local: Hotel Vila Oeste;


Dia 01 de maio de 2011- domingo – 06h. Missa do(a) Trabalhador(a) Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição ( Auditório João XXIII) após, Café da manhã e caminhada;


Dia 02/05/11- Segunda-feira – 18h. Debate sobre conjuntura- Abertura da Semana dos(as) Trabalhadores(as). Mesa redonda - Debatedor: Luiz Alves;


Dia 03/05/11- terça-feira – 06h. Ato de protesto em Frente à Sub DRT-Mossoró. Café da Manhã e entrega de documento solicitando melhores condições de atendimento e estrutura para os (as) trabalhadores (as);


08h30min. Debate: Plano Nacional da Educação na Visão dos Educadores(as). Debatedores: Prof. Francisco de Assis e José Rômulo;


Dia 04/05/11- Quarta-feira – 08h. Debate: O meio ambiente e a classe trabalhadora (exposição da temática: impactos dos agrotóxicos e agronegócio na vida das pessoas- Chapada de Apodi- Expositores: Profa. Andreza, Edilson -STRs-Apodi, Rede Xique Xique, Igreja, Grupo Verde);


Dia 05/05/11- quinta-feira – 08. Debate: A luta das Mulheres (Marcha das Margaridas, M.M.M. Trabalhadoras Rurais);


10h às 12h. Comunicação Um Direito Humano (expositor: Rudson Alves – Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social);


Dia 06/05/11- sexta-feira – 17h. Debate: Reforma Política. Expositores: Mario Rubens - Dep. Estadual PT/GO, Sheakspear Martins - Executiva CUT Nacional.

OBS.: O Local dos debates será na Sede do SECOM – Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Região: Rua Jerônimo Rosado, 0313 – Centro. Mossoró-RN. Informações com Carlos Antônio (084) 3316/1023.


BRONCA DO LEITOR (224)Caro Amigo Hermes. Bem vinda a preocupação do nosso Amigo e Colega Luiz Carlos de Mendonça Martins (Bronca do leitor - edição 419). Na verdade, não é só Mossoró que sofre com o trânsito de veículos incontrolável. Aqui em Natal não fica por menos. A venda de automóveis vem ultrapassando, mensalmente, a casa das 3.500 unidades. Já não se tem mais o que fazer com o trânsito. Imagine quando começarem a demolir o "Castelão" e outras coisas do gênero, para dar lugar à famigerada copa de 2014. Quem reside na Zona Sul vai sofrer muito. Pois só existe uma opção indo e vindo por Nova Descoberta, entrando na perimetral da UFRN. Depois... haja "elefante branco". A África do Sul que o diga. Está nadando no prejuízo, sem retorno. Como nós, que não teremos representação futebolística que gere arrecadação suficiente para sair dessa enrascada. Ademais, o Estado vai arcar com tudo isso, e ficar pagando durante 20 anos. E se mexer com o Centro Administrativo, vão deslocar os funcionários para novos prédios construídos pela iniciativa privada, que cobrará aluguel por 20 anos, segundo dizem os entendidos. Cortez Pereira salvou o Erário dessa praga de aluguel superfaturado. Será que iremos voltar à estaca zero? Pelo menos este é meu ponto de vista. Forte Abraço. DINIZ.


FIQUE SABENDO... "30 de Abril - Dia Nacional da Mulher (Lei nº 6.791 de 09/06/1980". (Fontes: *Planeta News e ** www.mulher.com.br, na base de dados do sítio: www.portalsaofrancisco.com.br).

"Salários sempre menores do que os homens

que exercem as mesmas funções".


*Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.


Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.


No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.


Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.


A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.


Ao contrário do que se possa pensar, não é necessária uma "Guerra dos Sexos" para que o quadro de injustiças se reverta. Sem destituir-se de sua feminilidade, as mulheres podem engajar-se numa luta forte, mas não necessariamente agressiva. Provar ao mundo que não é necessário se revestir de um invólucro masculino para intimidar seus oponentes.

A força feminina é suave e poderosa por si só.


A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.


**As mulheres têm conquistado, embora em tempo lento, direitos e deveres sociais que precisam ser preservados.


O movimento de mulheres em seu próprio prol é antigo. Inicialmente foi silencioso e sutil. As formas de abordagem da condição feminina têm variado no tempo e no espaço.Deve-se ressaltar ainda que muitas vezes a história das mulheres foi marcada por tragédias. No final do século XVIII, Olimpe de Gouges, em França, foi guilhotinada. Outras mulheres que como ela lutaram por uma nova França, pela Revolução francesa, foram assassinadas porque reclamaram a não inclusão dos direitos da mulher no Código Civil que adveio logo após aquele movimento político. No século XIX, em 8 de março de 1857, cerca de 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova Yorque porque reivindicavam condições dignas de trabalho. São fatos marcantes para a história das mulheres no ocidente. A indignação das mulheres as fortaleceu a continuar em busca do reconhecimento de sua igualdade com os homens e mais tarde, da importância das diferenças entre os sexos sob uma ótica democrática.


Na segunda metade do século XX, no Brasil, o movimento de mulheres juristas evoluiu no sentido da busca da identidade e capacidade para gerir os atos da vida civil.As advogadas Romy Medeiros da Fonseca e Orminda Bastos apresentaram em julho de 1952, à VIII Assembléia da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA - Organização dos Estados Americanos, o anteprojeto por elas elaborado, que modificaria a condição jurídica da mulher no Brasil, embora somente dez anos depois,em 1962. Em 1957, Romy Medeiros da Fonseca,assomou a Tribuna do Senado da República para defender o projeto de lei 29/52. Então, em 1962, o Poder Legislativo tombou sob o número 4.121, a lei que ficou conhecida como o Estatuto da Mulher Casada. Essa lei alterou vários artigos do Código Civil brasileiro, datado de 1916. Esse novo documento concedeu às mulheres o direito de trabalhar fora do lar sem a autorização do marido ou paterna e, em caso de separação do casal, o direito à guarda do filho. A luta continuou para que outras leis surgissem a amparar as mulheres, não por favor, mas por direito.


Já agora, século XXI, Código Civil brasileiro renovado, a condição jurídica da mulher está menos discriminatória. Mas há ainda muito o que avançar para a garantia da democracia paritária. No início do Século XX, uma brasileira que esteve a estudar na Europa, Jerônima Mesquita, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de enfrentar as situações contrárias às mulheres. Uniu-se a um grupo de senhoras combativas e tornou-se feminista, assistencialista e sufragista. Lutou por inúmeras causas. Era mineira de Leopoldina, nascida em 30 de abril de 1880. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972. Em homenagem à sua data natalícia,um grupo de feministas trabalhou para que se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei nº 6.791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo. A comemoração do Dia Internacional da Mulher tem sido importante para a divulgação das questões de gênero e sensibilização de políticos para a situação da mulher no Brasil.No momento, a preocupação maior é quanto a violência contra a mulher, inclusive a doméstica. O Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, é mais uma ocasião para continuar a investigação sobre a condição feminina no Brasil e a busca incessante de soluções.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN realizará Concurso Público oferecendo 39 (trinta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 09/05 a 10 de junho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.537,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: O CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais  realizará Seleção Pública oferecendo 27 (vinte e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de maio/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.005,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Boa noite grande amigo, tudo bem? E o twitter do Hermes, já foi feito? Se não fez cuide em fazer. Julimar Monte". Confesso que depois que ouvi a amiga Lúcia Rocha, jornalista, e a sua cobrança para adesão ao twitter marcarei nova visita a casa dela para resolver essa situação, tá? Saúde e paz companheiro;


 = "Admirável Hermes boa noite. Envio anexos sobre as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde - 7ª Estadual do RN - 6ª Municipal de Mossoró. Sugestão para você com sua capacidade de escrever possa resumir num texto o que achas mais importante para a sociedade. O Mossoroense saber sobre a importância das conferências para o SUS no país e na nossa cidade. Outro sim, seu nome, e outros, está sendo lembrado como bom conselheiro que foi. Este ano durante a conferência haverá eleição para nova composição precisamos nos reunir e discutir o assunto. AbraSUS, Luzia Bessa". Inicialmente agradeço o material enviado e reproduzirei após leitura. Quanto a nossa participação no CMS – Conselho Municipal de Saúde visitarei os amigos para a conversa, mas, de antemão estou participando do CMAS (Assistência Social) e o tempo está curto para uma melhor atuação. Volte sempre amiga Luzia, saúde e paz a você e familiares;


 = "Somente por aqui (edição 421) fiquei sabendo que Walter falou na tribuna. Ontem (26/04) trabalhei o dia todo em Tibau, senão teria visto pela TV. Só uma observação: as sessões da CMM são terças e quartas, e não quintas. Um abraço, Lúcia Rocha". Valeu amiga Lúcia, estou sendo cobrado pelo twiteiro Julimar Monte (caminhoneiro nas horas vagas) ao meu ingresso nessa modalidade de comunicação. Tudo isso porque registrei na próxima visita a você sairei twittado. Obrigado, também, pela correção das sessões na câmara. Grande abraço;


 = Há 81 anos (30/04/1930) deu-se o início das telecomunicações na cidade de Mossoró/RN.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 282/2009 (de 19/11), relatamos os seguintes temas: Greve: Servidores do Judiciário e Ministério Público; Professor Péricles é Só Alegria; 1º Chá da Esperança; Calourada – Curso Direito/UERN; Bronca do Leitor (115) – Santino Arruda; FIQUE SABENDO: Sono Perfeito;


 - A princesa Catherine Middleton e William, príncipe da Inglaterra, receberam 1.900 convidados em casamento na abadiade Westminster. FONTE: Globo.com, em 29/04/2011;


 - Hoje é Dia da Literatura Brasileira e Dia Internacional dos Trabalhores. Amanhã será Dia Nacional do Ex-combatente.


DEDICO esta edição aos ferroviários, as genuinamente mulheres e trabalhadores/ras de todo o mundo.

Quem canta...

"Olho no espelho a deseperança / De trabalhar para sustentar a ganância / De um sistema que oprime e humilha / Destrói os seus sonhos e rouba sua vida... . ("Segunda-feira" – Composição: Jão. Canta: Periferia S/A.).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário