quarta-feira, 13 de abril de 2011

DC - Coluna de Notícias 417. Anexo: Eu Pedi a Deus.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 417 (geral) e 21ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 14 de abril de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 104/365, Semana: 15ª/52 e faltam 261 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro afirma que: "As mulheres de hoje em dia só ficam velhas se quiserem, pois os recursos que existem no mercado, são suficientes para deixá-las conservadas que só cobra de farmácia". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Mesmo sem conhecimento próximo ou referência pessoal ao ex-prefeito Luiz Pinto (que falecera na última segunda-feira), registro meu pesar a seus familiares. Sou amigo do Jorge Pinto e tinha amizade com o Professor Ben-Hur (in memória) da época em que ele lecionava na Escola Municipal Duarte Filho, no Conjunto Walfredo Gurgel. Paz e conforto aos familiares do Senhor Luiz Pinto. Boa leitura, nobre leitor/a.


DEVOLVENDO HONORÁRIOSAdvogado é condenado a devolver parte dos honorários contratuais recebidos. Sentença proferida pelo juiz federal Lúcio Rodrigo Maffassioli de Oliveira, da Seção Judiciária de Erechim (RS), determinou a ao advogado gaúcho Vagner Luis Copatti que proceda à devolução aos seus clientes - com juros e correção - das quantias cobradas acima de 30% do resultado exitoso de diversas ações previdenciárias. Além dessa devolução, o advogado ainda está obrigado a respeitar esse percentual de honorários nas futuras demandas previdenciárias.

A cada descumprimento, o profissional da Advocacia sujeita-se a multas de R$ 5 mil para cada hipótese individual de futuro descumprimento das determinações. Cabe recurso de apelação ao TRF da 4ª Região. O julgado - de procedência parcial - com essas obrigações foi proferido em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no RS. Conforme a petição inicial, o advogado Copatti cobrava de indígenas - tidos pela lei como hipossuficientes - valores abusivos na propositura de ações contra a Previdência Social. Em alguns casos documentados, os honorários ficavam na casa dos 35 a 48% do valor da causa. FONTE: www.endividado.com.br/.


GENILDO COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Olá parceiros não esqueçam que haveremos de estarmos juntos numa mesma trincheira fazendo valer a voz e a arte da nossa terra de Santa Luzia. Dia 16 de abril, sábado, celebraremos mais um momento de arte e de muita poesia no espaço do BOULEVARD CENTRAL onde estaremos inaugurando mais uma tribuna intitulada SÁBADO ALTERNATIVO. Com todos os poetas e pensadores da nossa urbe Mossoró. Lembre-se que você também é responsável. A partir de uma da tarde abriremos com a exposição de artes plásticas do mestre Marcelo Morais, outros amigos farão acontecer essa agenda que será mensalmente. Saudações Poéticas, Genildo Costa.


CINECLUBE EXIBE "OLDBOY" no próximo sábado (16). ENTRADA FRANCA. A sessão será a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, e após, ocorrerá o costumeiro debate. Segundo Vando Maciel, membro do Cineclube Mossoró, o filme é cruelmente irresistível e chocante. "Não pense que é 'mais uma' produção asiática tentando quebrar o monopólio do desgastado cinema estadunidense. Oldboy se distancia desse mundinho previsível. Chan-Wook Park pode ser considerado como um alquimista da 7ª Arte, pois, neste filme, transforma violência em poesia, nos faz mergulhar no lado mais íntimo e sombrio da natureza humana", revela o Cineclubista.

Sinopse: O filme está inserido ao mesmo tempo nos gêneros drama e suspense e conta a história de Oh Dae-su(Choi Min-sik), um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos. Sem saber o porquê ele é preso em um quarto, onde é obrigado a passar 15 anos de sua vida. A loucura torna-se iminente. O ódio e a vingança se tornam seus motivadores. Com isso, ele se adapta à escuridão, preparando seu corpo e mente para seu regresso ao mundo exterior.


BRONCA DO LEITOR (219)Camarada Hermes gostaria que você colocar-se esta na bronca do leitor. Considerando o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, o qual determina que "a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexibilidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração". Desta forma como é que a UERN realizar um concurso público apenas para os contratos provisórios, quando na realidade a grande maioria de seus funcionários (cerca de 150 estão lá de forma irregular protegido por uma lei estadual fajuta e inconstitucional e não se submeteram ao referido concurso). O mais grave inda é que tudo isto está acontecendo nas barbas da Justiça e da Reitoria sem que as mesmas tomem alguma providência. Diante deste quadro horrível vem minha indignação, enquanto várias pessoas que perderam noites de sono estudando e que foram aprovadas com mérito no concurso estão aguardando apenas a nomeação para substituir estes parasitas. Wilton Mota.


FIQUE SABENDO... "14 de abril: Dia Internacional do Café". (Fonte: www.1.ibge.gov.br).

"O pastor resolveu experimentar as frutas,

conheceu os efeitos estimulantes do café".


Café é coisa brasileira. Determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas e comportamentos, é da nossa cultura. Nós não temos o hábito do chá das cinco, como os ingleses, mas é só chegar uma visita em casa, que corremos para fazer um café fresquinho, "passado na hora".


Durante muito tempo o nosso simpático cafezinho ficou sem prestígio. Sua imagem foi associada a ideias negativas, como estresse e distúrbios do sono.


Alguns estudos, aliados a programas de controle de qualidade do café consumido no Brasil, conseguiram mudar este quadro. O produto reconquistou o respeito da população. Revigorado, com novo marketing, ganhou novas versões para atingir consumidores mais exigentes: agora, você pode escolher se seu café é descafeinado, ou orgânico, ou liofilizado; granulado, solúvel, torrado e moído, torrado em grão; café forte, suave, extra-forte...


HISTÓRIA DO CAFÉ

A história do café é marcada por interessantes acasos e coincidências. Sua origem é estimada em cerca de mil anos e está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café, tendo inclusive emprestado seu nome à bebida.


Mas interessante mesmo são os primeiros registros acerca do café, nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira nosso cotidiano.

Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas se mostravam mais espertas e resistentes depois de comê-lo.


Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café. A versão bebida, porém, vem dos árabes.

Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado em seus efeitos estimulantes e revigorantes.

Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi se ampliando e, com as grandes navegações, chegou às Américas Central e do Sul.


O QUE É QUE O CAFÉ TEM

A composição química do café inclui, além da famosa cafeína, outras substâncias cujos efeitos foram temas de inúmeras pesquisas. Você já ouviu falar das lactonas? Pois é, todo mundo fala do efeito estimulante da cafeína, mas, na composição do café, as lactonas possuem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central que é tão ou mais significativo do que o da cafeína.


Outros componentes são a celulose, que estimula os intestinos; os minerais, importantes para o metabolismo; os açúcares e o tanino, que contribuem para o sabor; e os lipídeos, que dão aquele aroma especial.


BOM PARA A CABEÇA

Segundo o professor Darcy Roberto de Lima, que escreveu vários estudos sobre o café, quatro xícaras da bebida por dia, regularmente, podem aumentar a capacidade de atenção, concentração e de formação de memória em adultos e crianças. Além disso, tomar café diminui a incidência de apatia, desânimo e depressão.


Já o uso sem regularidade aumentaria a atenção apenas por um determinado período. Por isto, o professor recomenda um uso diário e moderado - bem mais eficiente do que uma eventual superdose, típica das vésperas de prova!


Para desfrutar dos efeitos benéficos para o aprendizado, recomenda-se beber o café pela manhã, na primeira hora após acordar. Com leite, os efeitos são os mesmos; o valor nutritivo é que aumenta. Por isto, café com leite é uma boa opção para crianças e adolescentes.


Ainda de acordo com o professor, o café atuaria sobre as áreas do cérebro que induzem ao desejo de superação, fazendo com que o humor fique mais bem equilibrado e evitando os sentimentos de depressão e de necessidade de consumir estimulantes. Por isso, ele assegura que jovens com o perfil de potenciais consumidores de drogas (problemáticos e agressivos) podem se beneficiar dos efeitos preventivos do café em relação aos tóxicos


NA DOSE CERTA

Tudo bem, você achou ótimos os efeitos do café e tudo mais que você pode fazer com ele (já descobriu as receitas?). Mas não abuse: veja as doses máximas diárias recomendadas para cada idade: - De 6 a 10 anos: 3 xícaras por dia; - De 10 a 20 anos: 6 xícaras por dia;- De 20 a 60 anos: 9 xícaras por dia; - Acima de 60 anos: 6 xícaras por dia.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. Prefeitura de São Vicente/RN realizará Concurso Público oferecendo 67 (sessenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 22 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 700,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: PI. A Prefeitura de Paes Landim/PI realizará Concurso Público oferecendo 37 (trinta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 24 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "LEITORA DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Krayce Karen (13/04);


 = "Olá Hermes, suas mensagens enchem nossos corações de amor e felicidade. Lanusa Cristine". Muito interessante mesmo. Mas, os camaradinhas daqui com certeza nem gostariam de ser chamado não. Verdade, também, é que quando "ele" chama todos obedecem. Em breve te farei uma visita, grande abraço.


 = Há 180 anos (13/04/1831) o Hino Nacional Brasileiro era executado pela primeira vez.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 278/2009 (de 07/11), relatamos os seguintes temas: ANEEL Rejeita Ressarcir Consumidor; Diretor Geral do DETRAN/RN Diz Ter Nova Proposta; A Procura de Livro; Ato Humano Pela Vida; Bronca do Leitor (110) – José Rodrigues – Tec. Em Radiologia. FIQUE SABENDO: Microfone – Ética e Poder;


 - CEDUCs: BOMBAS QUE PODEM EXPLODIR – Os Centros Educacionais mantidos pela FUNDAC – Fundação Estadual da Criança e do Adolescente em Mossoró, Caicó e Natal, são bombas que podem explodir cabeças humanas. Aliás, já explodiram uma vida em Caicó (ano passado) e ontem (13/04) no CEDUC Pitimbu (Natal) um adolescente de 13 anos foi morto por outro de 17 anos. Terça-feira, em Mossoró, adolescentes iniciaram uma rebelião exigindo a presença da direção e uma educadora quase que foi confiscada para dentro do "alojamento" (leia-se cela) e feita de refém. Final do rebu cinco deles foram parar na delegacia. O SINAI já vem denunciando estes problemas ao Senhor Kerginaldo Jacob – Presidente da Fundação.


 - Presidente da Costa do Marfim pede, na tv, fim do combate no país. Gbagbo foi preso por forças da oposição. FONTE: Globo.com, em 11/04/2011;


 - Hoje é Dia do Técnico em Serviço de Saúde e Dia Internacional do Café.  Amanhã (15) será Dia do Desarmamento Infantil.


DEDICO esta edição aos office boys.

Quem canta...

"Primeiro salário, metade pra família / Aí comprou Ray-Ban, / Calça de Blue Jeans, rádio de pilha / Inda sobrou uns troco / De muita hora-extra / Ai, que maravilha... . ("Nos Becos da Vida" – Composição: Silvio Brito. Canta: S. Brito).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário