quinta-feira, 21 de abril de 2011

DC - Coluna de Notícias 419. Anexo: Navegue.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 419 (geral) e 23ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quinta-feira, 21 de abril de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 111/365, Semana: 16ª/52 e faltam 254 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro é, também, observador: "Escute bem o que um homem diz, pois se conhece o homem pelo seu falar e o boi pelos chifres". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

Fazia muito tempo que não participava das assembleias da ADUERN, participei ontem e acho que foi a 3ª nos últimos dois anos. Debates bons e equilibrados, o segmento estudantil estava representado pelo DCE – Diretório Central de Central. Esse segmento é o mais preocupado com a possível greve, lógico que os docentes também têm a preocupação e evitam deflagrar por deflagrar. Os governantes é que nunca evitam que essa ou aquela categoria utilize essa ferramenta de luta. Todo ano é assim, as categorias se organizam, levantam pautas de reivindicações, entrega aos comandantes e comandados, estipula prazos de negociação e nunca atendem e/ou quando atende empurram as discussões até se esgotarem a paciência... é a hora da greve. Também é a hora do governo jogar os servidores contra a sociedade dizendo que "evidenciou todos os esforços" para "acabar a greve". Este ano já houve greves no ITEP e na Fundac, a primeira negociou logo e a segunda categoria foram necessários 30 dias de greve para negociar o pagamento de horas extras e adicionais noturnos trabalhados em dezembro/10 e janeio/11. Até hoje o governo não cumpriu o acordo, filme este assistido por várias vezes no governo Wilma de Faria em 08 anos. Voltando a ADUERN, a categoria ratificou o percentual de 23,98% de reajuste aprovado na assembleia geral no dia 31/03/11 e uma paralisação no dia 28/04 (quinta-feira) para marcar o DIA DE LUTA, como forma de alertar o governo da disposição em tocar a Campanha Salarial 2011. Ocasião em que no mesmo dia o Reitor Milton Marques estará em audiência com a governadora para tratar do pleito deste segmento. Boa leitura nobre leitor/a.

 

BAR É CONDENADOR A INDENIZAR CLIENTE agredido no estabelecimento. O bar Coliseu Choperia foi condenado a indenizar em R$ 12 mil um freguês agredido com uma garrafada no rosto por outro frequentador do local. A decisão é do juiz da 4ª Vara Cível de Taguatinga e cabe recurso. O bar não apresentou contestação. O juiz explicou que, segundo o Código de Processo Civil, quando o réu não contesta no momento oportuno, os fatos alegados pelo autor podem ser considerados verdadeiros.

 

O autor alegou que estava, com a namorada, no estabelecimento do réu. Ele narrou que ao retornar do banheiro, percebeu a presença de outros clientes ao redor da mesa onde estavam sentados e recebeu, de repente, uma garrafada no rosto. O consumidor entrou com ação contra o bar, pedindo indenização por danos morais.

 

Para o magistrado, de acordo com interpretação do artigo 932, inciso IV, do Novo Código Civil, os donos de bares são responsáveis pelos atos de seus clientes. "Isso porque, tratando-se de nítida relação consumerista, em que patente a finalidade lucrativa da ré, deve esta assegurar a seus clientes a proteção da vida e da saúde, sob pena de se tornar objetivamente responsável pelos danos causados a seus consumidores", afirmou o juiz. Com base na descrição do autor sobre o corte que sofreu do lado esquerdo da face, o juiz entendeu ser razoável o valor de R$ 12 mil como indenização por danos morais.

 

ALDACI DE FRANÇA: REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Amigo Hermes, tenho a satisfação de informar através da sua "Coluna de Notícias", que a UERN aprovou quatro dos Projetos Culturais inscritos na Lei Vingt-un Rosado, edição 2010 para realização neste 2011, ou ao menos para serem iniciados neste 2011. Os referidos Projetos são os seguintes: "Poesia Poular Nordestina: iniciação a produção poética"; "Oficina de Fotografia"; "Orquestra Jovem"; "Biblioteca das Artes. Com relação ao "Poesia Popular Nordestina", este projeto consiste em realizar cursos sobre as normas técnicas da poesia popular nordestina, para os interessados em enveredar por esse caminho da nossa Literatura. A ação irá contemplar alunos da UERN (Curso de Letras e outros interessados) e de escolas públicas municipais e estaduais. Entendo que é a oportunidade do retorno do "viola na Escola", com modificações e atualizações necessárias para o seu desenvolvimento. Quando elaboramos o projeto acreditamos na sua classificação e estamos felizes com o resultado. Um grande abraço. Aldaci de França.

 

II CONGRESSO DO MOVIMENTO COMUNITÁRIO – Hoje, Dia do Comunitário, o Movimento Comunitário do RN promoverá seu 2º Congresso com o tema "Governo democrático é o que tem a participação popular: reforma urbana e rural com políticas públicas". O local do evento é o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, de 13 às 18 horas e os interessados em participar deverá levar 2kg de alimentos não perecíveis (ou leite em pó) para em prol do Lar da Criança Pobre de Mossoró. Durante o congresso será lançado a 2ª edição do livro "Importantes Lideranças Comunitárias de Mossoró. Outras informações fazer contato com a Comissão Organizadora: (84) 8868-4824 (Wellington Barreto), 8863-4976 (José Maria Vae) ou 8878-9274 (Edilucia Silva). Sucessos então.

 

BRONCA DO LEITOR (221)Caro amigo Hermes Oliveira, como leitor e colaborador do Democratizando a Comunicação, informamos a você, aos demais leitores e às leitoras desse conceituado Blog, que o fluxo crescente de veículos e pedestres, nos horários de pico, no cruzamento da Avenida Abel Coelho com a Rua Francisco M. Montes, no conjunto Abolição II, nesta cidade, está afligindo os motoristas, motoqueiros, ciclistas, pedestres e pessoas moradoras das comunidades circunvizinhas, que passam, diariamente, por aquele cruzamento, tendo como pontos de referência: as esquinas do Centro Comercial com a Delegacia de Furtos e Roubos-DEFUR, bem como as esquinas da Parada de Ônibus/Posto de Táxi do Abolição II com o Supermercado Cidade.

 

Prezado amigo Hermes, se você se der ao trabalho de escutar algumas pessoas da nossa comunidade sobre o assunto, perceberá, que há uma aspiração histórica e legítima dos cidadãos e cidadãs, que por ali transitam, cotidianamente, no sentido de que o trânsito naquele trecho seja disciplinado, para a solução em definitivo da problemática. Assim sendo, propomos às pessoas que estão lendo esta reivindicação coletiva, que tentem passar pelo local supracitado, nos chamados horários de pico, tais como: de 7h às 8h30min, da manhã; e de 17h30min da tarde às 18h30 min, da noite. Por uma questão de ética e de cidadania responsável, devemos também propor alguma solução para a superação da problemática. Neste sentido, sugerimos, igualmente, que a editoria do DC conceda um espaço ao Senhor Gerente do Trânsito da Prefeitura de Mossoró, onde aquela autoridade possa explicitar, publicamente: Se há algum projeto de disciplinamento do trânsito em elaboração para melhorar o fluxo de veículos e de pedestres, naquele cruzamento, tendo em vista que nos horários de pico, crianças, idosos e pessoas especiais têm muitos transtornos, para fazer aquela travessia, e correm até mesmo o risco de serem atropelados devido à falta de semáforos, faixas de pedestres em ambos os sentidos da Avenida Abel Coelho, redutores de velocidade, dentre outros itens de sinalização. Fica aí, caro Hermes, a proposta para que o Conselho Comunitário do Abolição II possa encaminhar este justo pleito à Câmara Municipal, como Poder competente de enviá-lo à Prefeitura Municipal de Mossoró. Uma abençoada Semana Santa para você, seus familiares, seus leitores e suas leitoras. Grato - Luiz Carlos de Mendonça Martins- Comunitário do Abolição I – Nesta.

 

FIQUE SABENDO... "Dia do Diplomata: 20 de abril". (Fontes: www.portalsaofrancisco.com.br e www.ibge.gov.br).

 

"Decreto nº 66.217, de 17/02/1970.

Um longo caminho de muitos estudos deverá ser percorrido".

 

A tarefa do diplomata exige muito tato e permanente articulação com as esferas de poder, não só dentro do país como fora dele. O dia 20 de abril de 1850 marca o nascimento de José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, importante personalidade das Relações Exteriores no final do século XIX e início do século XX.

 

Barão do Rio Branco foi deputado (1868/1872), Secretário Particular na missão de negociação de paz com o Paraguai (1870/1871) e Cônsul-Geral em Liverpool (1876). No período que esteve a frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912), o Barão do Rio Branco foi responsável pela consolidação das atuais fronteiras do país, e por importante modernização das ações da Chancelaria brasileira.Apesar de muitas vezes trabalhar em terras estrangeiras, engana-se quem pensa que o diplomata aos poucos perde o contato com as questões de sua Nação. Pelo contrário: sua função é defender, lá fora, os interesses de seu país, e difundir a imagem do mesmo para possibilitar negociações políticas e econômicas mais favoráveis.

 

Além disso, o profissional incumbe-se de promover nossa cultura e valores, trata de temas delicados e atuais como segurança, paz, normas de comércio, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas, migração e laços de cooperação e amizade entre as nações.

 

Instituto Rio Branco-A diplomacia é uma das carreiras do momento. As mudanças nas relações internacionais fervilham, e o Brasil, através do célebre Instituto Rio Branco, tem aparato para ajudar na construção de um mundo mais próspero, estável e justo.

 

O instituto é responsável por: Recrutar, selecionar e formar pessoal para a Carreira de Diplomata

Executar cursos de aperfeiçoamento ou especialização de servidores do Ministério; Organizar cursos de extensão, seminários e estágios destinados a profissionais com atuação na área de política exterior.

 

Como seguir carreira-A admissão à carreira diplomática é feita através de concurso promovido pelo Instituto Rio Branco.

 

ESTUDAR É PRECISO

Ao optar por seguir a carreira diplomática, um longo caminho de muitos estudos deverá ser percorrido. Estudo não só para passar no concurso de admissão como para ingressar no curso de formação de diplomatas.

 

Ao ser aprovado no concurso que ocorre uma vez por ano e exige o curso superior como escolaridade mínima, o aluno é nomeado Terceiro-secretário, cargo inicial da carreira. E estará automaticamente inscrito no Programa de Formação e Aperfeiçoamento, também conhecido como Mestrado em Diplomacia.

 

Ao todo, são dois anos de curso intensivo com aulas sobre Direito Internacional, Ecomonia, Política Externa Brasileira, História das Relações Internacionais, além de inglês, francês e espanhol.

 

Nos últimos três meses, o aluno deverá cumprir estágio nas embaixadas e consulados-gerais do Brasil na América do Sul e no México.

 

Se for aprovado ao término do curso, o Terceiro-secretário iniciará a carreira diplomática que pode ser iniciada em outro país ou não.

 

Os cargos seguintes são Primeiro-secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e, por fim, Ministro de Primeira Classe, mais conhecido como Embaixador.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. Prefeitura de Itabuna/BA realizará Concurso Público oferecendo 51 (cinquenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º e 3º graus. Salários até R$ 1.317,71. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGIÃO NORDESTE: CREFITO, 6ª Região, realizará Concurso Público oferecendo 85 (oitenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04 de maio/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.542,32. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 = "Muito que agradecemos pelo privilégio de estar hoje (17/04) na página do DC - Coluna de Notícias, e mais honroso fazendo parte do seu contexto, como REPÓRTER DA EDIÇÃO, tal qual foi a surpresa melhor deste domingo - DIA DO SACERDÓCIO ONTEM (16/04) - realçando que fazemos jornalismo por um sacerdócio mesmo, e as "festas" também. Como sabes, temos um compromisso sério com nossa UERN e no Campus Avançado principalmente, mas ainda encontro tempo para essas atividades prazerosas de nossa vida cotidiana. Muito obrigado AMIGO Hermes, você deixou o meu domingo mais domingo, mais FELIZ. Boa semana de trabalho e lutas". Obrigadíssimo nobre professor. Plagiando minha enteada... QUE BOM!!!!.

 

 = Há 85 anos (22/04/1926) a cidade de Mossoró tinha seu primeiro trecho de calçamento inaugurado.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 280/2009 (de 12/11), relatamos os seguintes temas: Produtos Orgânicos Terão Selo Federal; Sobre a FM Universitária 103,3MHz; Bronca do Leitor (112) – Yara Cordeiro; FIQUE SABENDO: Twiterrs, Blog e Minissaia – Por Laíre Rosado;

 - Banco Central eleva para 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros para 12% ao ano. É a terceira alta do governo Dilma. FONTE: Globo.com, em 20/04/2011;

 

 - Criação de empregos formais cai 65% em março ante mesmo mês de 2010 e soma 92,,6 mil vagas, diz Ministério. FONTE: Globo.com, em 19/04/2011;

 

 - CELULARES TÊM ALTERAÇÃO DE PREFIXO. Alguns celulares de DDD11 começam com algarismos 5 (cinco). Ao fazer chamadas para esse prefixo você será avisado que é uma ligação para celular;

 

 - Ontem foi Dia do Diplomata e Dia do Disco. Hoje (21) é Dia do Têxtil e Dia do Metalúrgico.

 

DEDICO esta edição aos diplomatas, colecionadores de discos, empregados em fábricas têxtis e metalúrgicos.

Quem canta...

"Oh! Oh! Oh! Seu Moço! / Do Disco Voador / Me leve com você / Prá onde você for / Oh! Oh! Oh! Seu Moço! /  Mas não me deixe aqui / Enquanto eu sei que tem / Tanta estrela por aí.. . ("S.O.S." – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário