sábado, 23 de abril de 2011

DC - Coluna de Noticias 420. (Anexo: O Caráter de Deus).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 420 (geral) e 24ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 23 de abril de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 113/365, Semana: 17ª/52 e faltam 252 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro advinhando: "Você sabe quando a farinha sente que seus dias estão contados? Quando entra na casa um pote de mel". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Sou um garotão de 52 aninhos e fui um adolescente, como todos, que têm a música (de qualidade) como fonte de cultura. Falar nisso, os discos adquiridos a época tem escrito em capa e LP que DISCO É CULTURA. Hoje nem sei se existem mensagens nesse sentido nos atuais CDs. Por mais que queiram me empurrar que eu goste do "forró de plástico", segundo bom paraibano cantor e Secretário de Cultura Chico César e o "for-ruim" como diz o amigo Bené Tavares, ontem tive uma bela surpresa com a TV Mossoró. Era 18h55min quando ligo a Tv e assisto clips de Antônio Marcos, Tim Maia, Caetano Veloso, Renato e Seus Blue Caps; Roberto Carlos e outros. Minha alegria foi por pouco tempo porque começara outro programa. Liguei para o Walter Silva e ele afirmou que passara outros bons artistas de talentos; pena que peguei o final. Tem nada não, espero que este espaço que chamei de "Baú da Tv Mossoró" passe sempre e não deixe para a próxima semana santa. Parabéns ao idealizador ou idealizadora deste espaço na Tv Mossoró (Canal 7 e 34 na TCM - Cabo Mossoró). Boa leitura nobre leitor/a e Felix Páscoa!.


CHICO CÉSAR VETA FORRÓ DE PLÁSTICO das Festas Juninas da Paraíba. Chico César, músico que quando não canta a Mama África, ocupa o cargo de secretário da Cultura da Paraíba, anunciou na noite desta segunda (18) que o Estado não vai patrocinar shows de bandas de "forró de plástico" nas festas juninas. Estes seriam os grupos que fogem do gênero tradicional do forró pé de serra. "O estado não vai pagar estilos que não tenham a ver com a herança direta de Jackson do Pandeiro, Sivuca ou Luiz Gonzaga", justificou, em entrevista ao programa Conexão Arapuan. "O dinheiro é pouco e a Secretaria pretende pactuar com os municípios que investirem na cultura nordestina, paraibana, popular e que tragam o forró de pé de serra (para as festas)", afirmou o secretário.

A decisão é restrita, inicialmente, às festas de São João. César lembra que a música comercial tem bastante espaço nas rádios e festas ao longo do ano e que, nesse momento específico, o estado da Paraíba valoriza "a música nordestina de raiz". A decisão é em parte polêmica, mas Chico César conseguiu aprovação dos usuários das redes sociais. O seu nome escala a lista dos assuntos mais comentados no Twitter, colecionando comentários elogiosos sobre a decisão. FONTE: http://jose.walter.zip.net, em 20/04/2011.


CHICO CÉSAR VETA FORRÓ DE PLÁSTICO IIPor conta da polêmica, o artista foi parar dos Treding Topics brasileiro do Twitter:

"Tem sido destorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. Leia a íntegra da nota de Chico César no sítio: http:/jose.walter.zip.net/.


BRASÍLIA EM DIA: REVISTA ELETRÔNICA – Amigo Walter Gomes, muito obrigado pelas emissões, semanal, da Revista Brasília em Dia (www.brasiliaemdia.com.br). "Mais que um por do sol, um presente", destaca a revista dando ênfase aos 51 Anos de Brasília, Distrito Federal, fundado em 21/04/1960.


UM BAFÔMETRO NO CAMINHOEm Minas Gerais, é normal usar a expressão que diz que "só não tem volta flecha lançada e palavra pronunciada". Aécio Neves, que governou os mineiros nos últimos oito anos, e agora é senador, está embaraçado depois que se recusou a se submeter ao teste do bafômetro em uma blitz durante a Operação da Lei Seca, na madrugada do domingo (17/04), quando ia para o seu apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro.


Aécio esqueceu a palavra pronunciada por ele mesmo em 2009, como governador, quando exortou que todos se submetessem ao teste do bafômetro. Na época, ele ainda asseverou que as pessoas deveriam evitar dirigir depois que tivessem ingerido bebida alcoólica. Ele foi enfático, então: "Prefiro muito mais que alguém passe o carro para alguém que não bebeu do que ser multado e perder sete pontos na carteira. Quero até comunicar com clareza que, nas saídas desses locais de concentração de festas, que tradicionalmente são locais de um volume maior de acidentes, nós estamos montando essa estratégia. Esses locais serão fiscalizados com bafômetro. Acho que é uma forma de educar com um pouco mais de vigor".


O senador não imaginava o que o destino lhe reservava na madrugada de domingo passado, ao ser parado em seu Land Rover pela blitz, às 3h, quando cruzava a Avenida Bartolomeu Mitre com a transversal na Rua San Martin, depois de sair de um restaurante com a sua namorada. Os policiais deram o sinal, ele parou o carro, mas se recusou a se submeter ao teste do bafômetro. Por tal motivo, levou 14 pontos na carteira, além do fato de que terá de pagar uma multa de R$ 1.149,23. Como se isso não bastasse, os policiais constataram que sua carteira de habilitação estava vencida. Por isso, o senador recebeu outra multa, de R$ 191,54. FONTE: www.brasiliaemdia.com.br, 23 a 29/04/2011.


REOGÉRIO DIAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOPrezados amigos, meu nome foi incluído para a Comissão do Fórum Permanente do Rio Apodi/Mossoró, estamos incluindo os nomes de Caio Muniz e Genildo Costa. Foram convidados para fortalecer o movimento o Pe. Flávio Melo e o Sr. Jorge Cruz (Promotor do Meio Ambiente). Dia 18/06 houve uma reunião com 9 pessoas influentes no assunto, como também foi deliberada uma solicitação de audiência pública na Assembléia Legislativa e uma mobilização itinerante por várias cidades: Luiz Gomes e Pau dos Ferros (01/06), Apodi e Felipe Guerra (02/06) e Mossoró (03/06). Essa agenda é visando a Semana do Meio Ambiente, a próxima reunião se dará no dia 25/04 (segunda-feira) no CEMAD/UERN – Campus Central, às 18h, cuja pauta central é a Programação Cultural e Científica. Para maiores detalhes sobre a comissão e o fórum fazer contato pelo fone (84) 3314-2008 ou 8857-8646.


BRONCA DO LEITOR (222)Amigo, acredito que o REGISTRO lá em baixo seja meu, não?? Porque está sem o registro do autor. Obrigado pelo obrigado, Prof. Lisboa Batista/Pau dos Ferros.


Nota do editor. Caro Prof. Lisboa Batista, desculpe coloca-lo como bronca, sei que você não pretendia bronquear-me por um "pequeno" lapso de minha parte em não citá-lo. Reproduzo o registro corretamente e bem merecido. Muita paz e saúde amigo e muito obrigado!


FIQUE SABENDO... "A Páscoa Nossa de Cada Dia". Por Pe. Nelito Dornelas. (Fonte: Francisco Canindé dos Santos, via e-mail pessoal, em 21/04/2011).


"Ao celebrarmos a festa da páscoa da ressurreição de

Jesus descubramos com Ele".


O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim, de repente, na horinha em que se quer, de propósito, por coragem.


Com estas palavras, o velho jagunço Riobaldo, personagem de Guimarães Rosa, se expressa sobre Deus e a vida de um modo muito diferente do jeito como tantas vezes nos falaram de Deus. O mais comum eram nos mostrarem santos com cara de sofrimento e Deus como juiz sério e sisudo. Houve quem escrevesse que os evangelhos mostram Jesus chorando, mas nunca dizem que ele riu. Umberto Eco, em O nome da rosa, fala do monge medieval que chegava a matar irmãos para que ninguém descobrisse o tratado de Aristóteles sobre a alegria. Hoje em dia, isso parece coisa do passado. Cada vez mais as pessoas concordam que Deus quer ver a gente alegre. Mas nem sempre tiramos disso todas as consequências.


Para José Comblin, que agora vive a páscoa em plenitude, o maior acontecimento teológico do Século XX para o cristianismo foi a redescoberta da centralidade da ressurreição de Jesus Cristo.


Ler e interpretar a vida e a fé a partir do mistério pascal possibilitarão a renovação das igrejas e teve consequências concretas, como a valorização da vivência comunitária da fé, a realização do Concílio Vaticano II nos moldes como ele se deu, o movimento ecumênico e a caminhada latino americana das igrejas cristãs a serviço do povo sofrido, em busca de sua promoção e libertação. De uma compreensão mais profunda do mistério pascal desenvolveu-se a rica renovação liturgia em sua teologia e em suas expressões.  Aprendemos com o povo a fazer festa. E mais: fazer das celebrações uma festa. Para o povo sofrido, fazer festa é uma questão de sobrevivência.


Um depoimento popular enfatiza bem esta questão. Na verdade, do ponto de vista do povo do santo, sem festa o mundo não sobrevive. Perde o alimento de sua origem, a graça que a presença divina lhe dá. Mundo sem festa é um mundo imundo. Mas, quando festejamos, a vida o aviventa.


Em Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto conta a história de um retirante que sai do sertão para tentar a vida na cidade. Começa com cenas de morte, terra seca, gente cantando incelências em velórios de indigente e termina com uma criança nascendo numa favela do Recife.


Apesar da penúria, a nova vida é recebida como uma vitória da esperança.


É como diz o Menino Maluquinho do Ziraldo: "Olha, se não deu tudo certo até agora, é porque ainda não acabou!".


Mais do que nunca a vida está nos reclamando esta explosão de alegria. É necessária muita coragem para sermos alegres no meio da dura realidade em que nos encontramos. Como diz um ditado chinês: É duro caminhar olhando as estrelas quando se tem uma pedra no sapato!


Mas é justamente aí que está o segredo da vida guardado com sete chaves: viver a compaixão, a misericórdia e a alegria não no depois, no adiante, mas no agora, na horinha que se quer, de propósito.


Ainda com os orientais aprendemos que nem todos os caminhos levam ao coração. Que ao celebrarmos a festa da páscoa da ressurreição de Jesus descubramos com Ele, n'Ele a partir d'Ele, quais caminhos hoje precisamos trilhar para chegar ao coração da humanidade.


Feliz Páscoa!


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O CRP – Conselho Regional de Psicologia, 17ª Região, realizará Concurso Público oferecendo 50 (cinquenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20 de maio/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.200,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGIÃO NORDESTE: PE. A Prefeitura de Lomoeiro/PE, realizará Concurso Público oferecendo 227 (duzentas e vinte e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 29 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.400,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "Bom Dia, Hermes! Grata pela publicação (edição 418) do texto escrito por mim, no seu jornal. Sinal que gostou. Fico feliz! Venho ratificar o convite para que você se faça presente na sessão do Cineclube Mossoró, que será exibido o filme "Eles não usam Black Tie", dia 30/04, no Hotel Villa Oeste, às 19:00h. Entrada Franca. Até mais! Aryanne Queiroz". Agradeço eu, pela sua colaboração, gratíssimo pelo convite e confirmo presença. Deus te abençoe e grande abraço.


 = "Muito que agradecemos pelo privilégio de estar hoje (17/04) na página do DC - Coluna de Notícias, e mais honroso fazendo parte do seu contexto, como REPÓRTER DA EDIÇÃO, tal qual foi a surpresa melhor deste domingo - DIA DO SACERDÓCIO ONTEM (16/04) - realçando que fazemos jornalismo por um sacerdócio mesmo, e as "festas" também. Como sabes, temos um compromisso sério com nossa UERN e no Campus Avançado principalmente, mas ainda encontro tempo para essas atividades prazerosas de nossa vida cotidiana. Muito obrigado AMIGO Hermes, você deixou o meu domingo mais domingo, mais FELIZ. Boa semana de trabalho e lutas. LISBOA BATISTA". Obrigadíssimo nobre professor. Plagiando minha enteada... QUE BOM!!!!.


 = Há 91 anos (23/04/1920) nasceu Raimundo Soares de Brito, o Raibrito, um dos maiores historiadores da região de Mossoró. Um Caraubense que ao longo de sua vida tem dedicado sua existência ao OFÍCIO DE PESQUISDOR, como ele mesmo gosta de ser lembrado.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 281/2009 (de 14/11), relatamos os seguintes temas: Casa do Bem, Com Muitos Carnavais; E os Flanelinhas Cadastrados?; Bronca do Leitor (113) – Josué Damasceno; FIQUE SABENDO: O Mito da Legalização das Drogas;


 - Forças de Seguranças da Síria matam pelos menos 4º pessoas durante protestos contra governo, dizem militantes. FONTE: Globo.com, em 22/04/2011;


 - O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, reforçou, ontem, a posição do seu secretário de Cultura, o cantor Chico César, de não patrocinar as chamadas "bandas de plástico" nos festejos juninos deste ano. FONTE: Jornal O Norte, por Nonato Guedes, www..vermelho.org.br, em 22/04/2011;


 - Hoje é Dia do Direito Autoral e Dia Mundial do Livro, amanhã (24) será Dia do Agente Viagem.


DEDICO esta edição aos agentes de viagem.

Quem canta...

"Há tanto tempo que eu deixei você / Fui chorando de saudade / Mesmo longe não me conformei / Pode crer / Eu viajei contra a vontade.. . ("A Viagem" – Composição: Cleberson Horsth e Aldir / Blanc).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário