domingo, 17 de abril de 2011

DC - Coluna de Notícias 418. Anexo: Como Você Encara Seus Problemas?


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 418 (geral) e 22ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, domingo, 17 de abril de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 107/365, Semana: 16ª/52 e faltam 258 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro afirma que: "Taí uma dupla que leva culpa de tudo: menino e cachorro. Por isso se diz: em casa que tem cachorro e menino, gente grande não peida". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

Ontem, dia da voz, fui contemplado com um ótimo show idealizado pelo cantor e compositor Genildo Costa, aconteceu na tarde deste sábado no Shopping Boulevard. Central. Denominado de "Sábado Alternativo" Genildo juntou poetas, cantores, pensadores, escritores e promoveu exposição de livros. Cheguei um pouco atrasado mais assisti o Maurílio Santos, William Guedes, Mazinho e Raimundinho (Vianas), Regina Casaforte, Evandro Cunha (com as belas músicas do Alceu Valença) e o próprio Genildo Costa. O Sábado Alternativo acontecerá sempre no terceiro sábado de cada mês, portanto, agende-se para um novo espetáculo de artistas no dia 22 de maio. Até lá nobre leitor/a.

 

DEVOLVENDO EM DOBRO – Banco terá que devolver em dobro tarifa cobrada em caixas eletrônicos. O Banco Real foi condenado a devolver em dobro a todos os clientes que pagavam tarifa por saques em terminais de auto-atendimento. A decisão é da juíza da 17ª Vara Cível de Brasília, que também julgou nula a cláusula do contrato que exigia tal pagamento. Cabe recurso.

 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entraram com ação civil pública contra o banco, alegando que a conduta do réu contraria as normas do Código de Defesa do Consumidor e do Banco Central. A tarifa é cobrada quando o saque é feito em terminais eletrônicos, excedendo o limite de quatro saques mensais, para os clientes que não possuem pacote de serviços ou quando exceder o número de saques incluído no pacote.

 

Por fim, a juíza declarou nula a cláusula contratual que exigia o pagamento da tarifa por saques em caixas eletrônicos e condenou o Banco Real a devolver em dobro os valores cobrados, com correção monetária e juros de mora de 1% ao mês. Se não cumprir a decisão, o Banco deve pagar multa de 10% em 15 dias a contar do trânsito em julgado da sentença. Além disso, o réu terá que publicar a decisão em jornal de grande circulação no DF e em todas as capitais do país, em quatro dias intercalados, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. FONTE: www.endividado.com.br/.

 

LISBOA BATISTA: REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Estamos cuidando da organização de mais uma edição da tradicional FESTA DOS DESTAQUES – Profissionais do ano (11ª Edição) – da cidade de Pau dos Ferros, destacando 26 categorias através de pesquisa aplicada até o dia de ontem (15), com os diversos segmentos sociais. O resultado se dará por ocasião do Dia Mundial do Trabalho – 1º de maio próximo, pois nosso objetivo maior é a valorização do trabalho para engrandecimento do profissional frente o desenvolvimento social-econômico de nossa cidade.

 

A FESTA DOS DESTAQUES será no Kandice Buffet, dia 28 de maio, com animação da Banda MP3 e outra atração musical que divulgaremos posteriormente. Organização: Colunista LISBOA BATISTA - Apoio: Jornal de FATO. Oportunamente daremos conhecimento de mais detalhes do evento social maior de Pau dos Ferros e região. Expressamos aqui nosso agradecimento antecipado pela sua destacada atenção ao colunista. Com as nossas saudações jornalísticas, Lisboa Batista (9972-2473/9911-2473).

 

BRONCA DO LEITOR (220)Caro Amigo Hermes. Não dispenso um comentário sobre o BRONCA DO LEITOR. Às vezes meio irreverente. Aliás, é um dos princípios democráticos, conforme o título do veículo de comunicação, do qual me sirvo aproveitando a benevolência do seu idealizador. Hoje, sou obrigado a discordar do nosso amigo Benilson Silva (Bronca do Leitor – edição 415), em quase todos os seus termos.

 

Qual foi o brasileiro que assumiu cargo eletivo que não reclamou de herança maldita? Será que a nossa Governadora se lançou na frente de todos eles? Será que não foram ouvidos os lamentos do antecessor de Dilma, falando em herança maldita? Dizendo que encontrou o Brasil com um índice inflacionário sem limite? Quando a verdade seja dita: encontrou a maldita inflação com indicadores quase zero "0", providência tomada ainda no governo de Itamar Franco. E a candidata eleita à Presidência da República ainda usou o argumento na campanha de que encontraram o País sem controle inflacionário, à beira do abismo. Isto na rede televisiva. Acredito que ela tenha falado para os beneficiários do bolsa família que, respeitadas as exceções, pouco enxergam em direção desse aspecto tão delicado; vivem na base do quem perdeu que conte. É por esta razão que desconfio de alguém que não quer enxergar os desmandos que estão à porta de todos nós, mostrados pela imprensa até a nível nacional. Há um erro que ainda poderá ser sanado. A falta de publicação dos números, que precisam ser revelados às escâncaras. Aguardemos, pois. É uma providência recomendável.

 

Quanto a prejudicar servidores públicos, o nosso amigo Benilson está se utilizando de premonições. Não acredito muito que a Governadora vá prejudicar uma classe que sempre foi bem vista por ela em outras Administrações na esfera municipal. Digo isto despretenciosamente. Não disponho de procuração para defendê-la. Injustiças é que não se faça por antecipação. Mesmo por detrás da cerca de varas, só não vê quem não quer.

 

Amigo Hermes, obrigado pelo espaço aberto. Você tem todo o direito de não publicar esta opinião. Respeito a filosofia deste conceituado INFORMATIVO. Forte abraço - JOSÉ SANTOS DINIZ - Professor Emérito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

 

NOTA DO EDITOR. Estimado amigo e professor Diniz, sempre digo que este veículo comunicativo é de vocês, eu só o conduzo. É como um taxi que o editor (motorista) vai onde o cliente (leitor) diz, com a diferença que não cobro a utilização do veículo. Aqui se fala até do editor viu!!! Volte sempre nobre amigo.

 

FIQUE SABENDO... "Anestesiamento Social: será tudo culpa da fumaça:". Por Aryanne Queiroz, Membro do Cineclube Mossoró e acadêmica do Curso de Direito/UERN (8º Período). (Fonte: e-mail pessoal, em 10/04/2011).

 

"Sempre ouço comentários acalorados das noveleiras de plantão".

 

Sono profundo. Repentinamente, por "debaixo" dele, escuto uma alerta irritante, que me avisa a aproximação da fumaça combatente, aquela que me salvará dos mosquitos da dengue. E eu achando que a melhor forma de combate seria a conscientização da população para que evite o acúmulo de água parada, com o objetivo de diminuir a reprodução dos mosquitos Aedes Aegypti. Tolice a minha.

 

Medidas paliativas são mais interessantes para o Poder Público, besta. Então me vêm à mente as seguintes interrogações: será culpada a fumaça, gentilmente distribuída no carro fumacê, pelo anestesiamento das pessoas diante dos fatos que as prejudicam direta ou indiretamente? Aparentemente inocente, se distribui pelo ar levando consigo algum medicamento com efeito anestésico, paralisando pensamentos, corroendo neurônios, inativando o senso crítico? Provavelmente.

 

Ela deve ter o mesmo efeito da soda cáustica quando encontra sujeiras indesejáveis. Penso que aquela fumacinha é um lobo em pele de cordeiro. Ela avisa a sua chegada, mas há mensagens subliminares, existe um algo a mais na sua bondade disfarçada. O Estado distribuir fumaça de graça? Isto não está me cheirando bem, literalmente.

 

Ela tem um odor insuportável, o qual não precisaria nem de sons estridentes avisando a sua chegada. No entanto, o Poder Executivo não quer passar despercebido, ele necessita provar a todos que está a postos, trabalhando (como se não fosse o seu dever). Mas, o povo agradece.

 

Imagino esse mesmo povo diante da TV, assimilando bobagens e se indignando com cenas de novela, enquanto suas vidas se esvaem pelos poros, levadas pelo tempo, esse amigo cruel que não dá folga, não dispensa nenhum milésimo de nossa existência, nunca dá segundas chances pra apagar os devaneios que cometemos.

 

Continuo me questionando: será mesmo culpa da fumaça insensível, que se impregna nos seres humanos e os transforma em mortos-vivos? Foi ela que modificou a maneira de percepção da realidade? Terá sido ela a grande vilã, que matou a "mocinha-inteligência", ao invés daquela atriz da novela das 8, que todos comentam ser ela a culpada de matar a sua arqui-inimiga? (Nem sei se existe isso mesmo, não assisto TV, mas sei que todas as novelas tem um desfecho parecido com esse, posto que sempre ouço comentários acalorados das "noveleiras de plantão").

 

As evidências me levam a crer que sim, foi ela. Por que não seria? Vejo todos os dias, consumidores serem ludibriados nos supermercados 'em promoção' e nas lojas com 'queima de estoque'.

 

Mulheres satisfeitíssimas porque encontraram a "Super-Promoção-Relâmpago da Loja Mariquinha" que, em letras garrafais, avisava: "todos os produtos em liquidação". As bobinhas só não perceberam aquele asterisco solitário, tímido, raquítico, quase invisível, que na hora do pagamento, tem voz ativa e diz "a coleção outono-inverno não entra na promoção, assim como a de primavera-verão só tem 10% de desconto, se for à vista".

 

Então vem a pergunta: "o que era que estava na promoção mesmo?!". Só as roupas da moda do "século passado", que caíram em desuso no mês anterior. Ou seja, "atualizem-se, queridas. O seu guarda-roupa agradece." Então, obedecem ao comando sagrado do capitalismo e se dizem satisfeitas, por meia dúzia de horas. E então, isso ainda não é motivo suficiente pra acreditar que tudo é obra da "fumaça-inimiga"?

 

A racionalidade foge de tais acontecimentos, apesar da denominação científica "homo-sapiens" que nos foi gentilmente concedida, e ainda não conseguimos enxergar o óbvio?! Pra mim está tudo muito claro.

 

A culpada é ela, uma vez que, de mansinho, ela permeou o cérebro-brilhante do Sapiens e dilacerou seus sonhos, sua capacidade de se auto-avaliar, assim como interrompeu a construção de pensamentos concatenados e lógicos, os quais poderiam (quem sabe) ajudar na salvação da Mãe Natureza, esta coitada, que pariu filhos ingratos e morre aos poucos, de veias abertas, sangrando sem ser notada, igual àquelas mães pobres nos hospitais públicos, sem atendimento médico.

 

Mas será mesmo que a ingênua fumacinha teria tal poder destrutivo? Foi a tal que atrofiou os cérebros dos pseudo-intelectuais da atualidade? Essa substância é capaz de disseminar tanta barbaridade entre os homens só com sua essência fétida?

 

Ela gera realmente efeitos colaterais aparentemente irreversíveis ou há uma(s) outra(s) razão(ões) de ser para tudo isso que nos paralisa diante de crueldades e massacres ilógicos? Estudarei com mais afinco essa minha teoria conspiratória. Até porque, está na "moda", e não desejo ser extirpada do meu habitat natural (ou artificial, como queiram).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. Prefeitura de Palestina/AL realizará Concurso Público oferecendo 70 (setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 29 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.200,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PE: A Prefeitura de Lomoeiro/PE realizará Concurso Público oferecendo 227 (duzentas e vinte e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 29 de abril/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.400,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 = "Um abraço, prezado Hermes. Walter Gomes". Muito obrigado, amigo Walter.

 

 = Há 07 anos (17/04/2004) o SINTE/RN – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN, através da Coordenação Regional de Mossoró, colocara no ar o Programa Sinte Extra Classe-Rádio. Programa radiofônico dedicado aos trabalhadores da educação, especificamente, como também abrange assuntos de interesse dos trabalhadores em geral. Hoje o programa é exibido pelas ondas AM através da Rádio Rural de Mossoró, todos os sábados de 08 às 09h.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 279/2009 (de 10/11), relatamos os seguintes temas: Justiça Suspende Quadro de Programa da Globo; Teatro; Grupo Mossoroense no RJ; Arte Versos Cultura do Lixo; Bronca do Leitor (111) – Iram de Oliveira. FIQUE SABENDO: Vaginal Câncer;

 

 - Governo reduz previsão de crescimento do PIB de 5% para 4,5% em 2011 e de 5,5% para 5% em 2012, segundo LDO. FONTE: Globo.com, em 15/04/2011;

 

 - Japão inicia busca em torno de usina nuclear, encontra dez corpos e prevê achar outras mil vítimas do tsunami. FONTE: Globo.com, em 14/04/2011;

 

 - Ontem foi Dia do Sacerdócio, Dia Mundial da Voz e Dia Nacional do Leonismo. Hoje é Dia Nacional da Botânica.

 

DEDICO esta edição aos dedicados/das ao sacerdócio, possuidores de belaz vozes e aos botânicos/cas.

 

Quem canta...

"Quero bem alto ao mundo inteiro gritar / Que sou feliz e tenho alguém para amar... . ("Adeus Solidão" – Composição: Carmen Silva. Canta: C. Silva).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário