sábado, 3 de dezembro de 2016

DC - Coluna de Notícias 744. (Anexo slide:O significado da benção).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 744 (geral) e 34ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 04 de dezembro de 2016 – Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 49ª/53, dias: 339/366 e faltam 27 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Salário Regime: Com ele, você come menos". Da série Tipos de Salário 6/10 (descubra qual é o seu...). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Hoje apresentamos no quadro FIQUE SABENDO uma matéria sobre a terra amada com sob o título "Visão geográfica de Henry Koster sobre Mossoró em 1810" por José Romero Araújo Cardoso - Professor. E matéria de mais uma ação dando ganho de causa aos servidores estaduais que amargam atraso salarial desde janeiro. Boa leitura nobre leitor/a!
CONTRA A PULVERIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS. RS. Movimentos populares e entidades que formam o Comitê Gaúcho da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e a Frente Parlamentar em Defesa da Alimentação Saudável realizaram, nesta sexta-feira (2), a atividade "Abraço ao Rio Gravataí", na região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A ação fez parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos, celebrado neste sábado (3).
Segundo os organizadores, o objetivo do ato é chamar atenção para a Área de Preservação Ambiental (APA) Banhado Grande, criada em 1988 e que ocupa dois terços da bacia hidrográfica do Rio Gravataí. Os movimentos populares pedem a prorrogação da medida que veta a pulverização de agrotóxicos em parte da área. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

JUSTIÇA DÁ GANHO DE CAUSA AO SINAI. O Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN) deu ganho de causa favorável ao SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) na ação que cobra o pagamento em dia os salários e o 13° dos servidores do Estado.
De acordo com a decisão do desembargador Amaury Moura Sobrinho, publicada nesta segunda-feira (28/11), fica determinado que o governo pague os salários do funcionalismo até o último dia de cada mês. Em caso de atraso, deverão ser pagos com correção monetária.
O coordenador geral do SINAI-RN, Santino Arruda, avalia que a Justiça fez a sua parte, favorecendo os trabalhadores, e voltou a criticar a postura adotada pelo governo no trato com os servidores: "Esta decisão favorável é fruto da luta dos trabalhadores, que o SINAI encampa. Luta que não pode parar. Temos que lembrar que nestes dois anos de gestão, o governo Robinson vem desprezando o funcionalismo. Além disso, insiste em pagar com atraso. Não garante o mínimo, que é o pagamento em dia". FONTE: www.sinairn.com.br/.

MÁRIO ILO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo Mário já tem colaborado bastante conosco na Bronca do Leitor, hoje, estreia na série para esclarecimento. Mas, logo transformamos sua intervenção em notícia. Ele se reporta à bronca do leitor Carlos Santos que publicamos na edição 742.
Grande Camarada Hermes, avise para Carlos Santos, na próxima edição, que a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública, já faz alguns anos que deixou de ser de responsabilidade da COSERN, e passou a ser de responsabilidade das Prefeituras. Abraços, Mário Ilo.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (525)Fim de semana, início de mês, aproxima-se o fim do ano e, nenhuma informação do Governo do Estado do RN sobre o pagamento de 13º salário do funcionalismo, nem de novembro! Dá um desespero, uma angustia, e uma enorme indignação e não acredito que a área econômica do Governo não tenha as condições de informar, hoje, quando sairá o 13º dos trabalhadores, seria uma enorme incompetência. O Governo obtém suas receitas a cada 5 dias: dia 5, dia 10, dia 15, dia 20 dia, 25 e dia 30, não há exceção, são parcelas oriundas de impostos, repasses federais e etc, não há possibilidade das parcelas não entrarem nesses dias, o que pode ocorrer é, uma parcela ser menor do que a mesma no mês anterior, mas que o deposito entra, nestas datas, entra. Portanto, a falta de divulgação da data para o pagamento do mês, é uma enorme incompetência, de quem só ver em sua frente cifras. E a população fica a ver navio, que situação lastimável, heim? (Santino Arruda – facebook em 03/12/2016).

FIQUE SABENDO... "Visão geográfica de Henry Koster sobre Mossoró em 1810". *Por José Romero Araújo Cardoso - Professor. FONTE: E-mail pessoal do Professor José Romero, em 13/11/2016.
A igreja a qual Koster fez referência é a atual matriz de Santa Luzia, em cuja imediação é considerada por muitos como o marco zero do povoamento mossoroense.
Henry Koster era filho de um comerciante inglês radicado em Lisboa (PT), tendo nascido na capital lusitana. Devido à saúde frágil, estabeleceu-se no ano de 1809 em Pernambuco, onde se tornou senhor de engenho em Itamaracá. Falava fluentemente o português, motivo pelo qual ficou conhecido entre os nativos por Henrique da Costa. Faleceu por volta de 1820 em Recife (PE).
Em 1810 empreendeu viagem a cavalo, saindo de Recife em direção ao Ceará. A sete de dezembro, às dez horas da manhã, chegou ao pequeno arraial de Santa Luzia, o qual não passou despercebido à apurada visão do viajante inglês.
Em 1816 Koster publicou em Londres livro que compila as observações feitas durante a fantástica viagem, com título de Travels in Brazil, em dois volumes. Em 1942 Câmara Cascudo traduziu, prefaciou e comentou a obra do viajante inglês, sendo publicada pela Editora Brasiliana, de São Paulo, dando-lhe o título de Viagens ao Nordeste do Brasil.
Com relação a Mossoró, cujos registros Câmara Cascudo considerou o primeiro e melhor depoimento sociológico e etnográfico da região, Koster assinalou que na época constava duzentos ou trezentos habitantes, estando edificado em quadrângulo tendo uma igreja e pequenas casas baixas. O viajante inglês enfatizou ainda a dura labuta cotidiana dos sertanejos radicados no arraial de Santa Luzia do Mossoró, tendo que conviver com a ameaça de animais ferozes e com as secas.
No arraial de Santa Luzia, Koster reencheu garrafas de bebidas e supriu-se de tijolos de rapaduras, demonstrando que o viajante inglês estava bem adaptado à cultura local. A rapadura, obtida com o beneficiamento da cana-de-açúcar em engenhos e moagens, tornou-se um dos símbolos do Nordeste Brasileiro.
A igreja a qual Koster fez referência é a atual matriz de Santa Luzia, em cuja imediação é considerada por muitos como o marco zero do povoamento mossoroense. Com relação ao citado templo católico, encontramos na Wikipédia que: A primeira edificação no local foi uma capela fundada oficialmente no dia 05 de agosto de 1771. Na ocasião, o sargento-mor da ribeira do Mossoró, Antônio de Souza Machado, e sua mulher, Rosa Fernandes, receberam autorização para construir uma capela na fazenda Santa Luzia, de sua propriedade. Em 13 de julho de 1801, Rosa Fernandes, já viúva, doou o patrimônio da Capela de Santa Luzia, onde já eram enterrados mortos da cidade desde 1773. Em 1830 foi feita uma reforma na capela, que recebeu uma imagem de Santa Luzia de Mossoró, em madeira, esculpida em Portugal.
Motivos históricos, como a fixação efetiva da população e a continuidade do povoamento, foram levados em conta para a fixação do marco zero ao lado da igreja matriz de Santa Luzia, pois há consenso entre àqueles que escreveram sobre Mossoró que a povoação tomou impulso histórico e geográfico a partir da construção do templo em devoção à santa italiana.
Polêmicas, no entanto, são enfatizadas com relação ao início da colonização e do povoamento de Mossoró, pois há registros bem antes de 1772, com a presença dos Carmelitas no Rio do Carmo.
Em Viagens ao Nordeste do Brasil, Koster não faz menção à existência da Missão Carmelita no rio do Carmo, talvez em razão de sua viagem não ter sido realizada contemplando efetivamente a área de fixação dos religiosos oriundos de Pernambuco, não obstante haver citação em Viagens ao Nordeste do Brasil que houve travessia do leito seco do Panema, em cujo curso encontrava-se a redução Carmelita de catequese.
Em todo relato enfatizado por Koster, constata-se inexpressiva espacialização geográfica no arraial de Santa Luzi e em áreas adjacentes, pois avançando em direção ao Ceará, na localidade Tibau, destacou existir esparsas choupanas de pescadores e cinco ou seis casinhas de palha no povoado de Areias.
A fim de dar sustentação à tese que defende o surgimento de Mossoró a partir da igreja de Santa Luzia, o escritor e historiador Geraldo Maia afirma que: O fato dos Carmelitas terem sido os primeiros habitantes da região não quer dizer que os mesmos foram os fundadores, nem tampouco que a mesma nasceu no Carmo. (...) Mossoró surgiu ao redor da Capela de Santa Luzia em 1772, erguida no pátio da fazenda do mesmo nome, nas margens do rio Mossoró, por isso ficou sendo arraial de Santa Luzia, sendo emancipada como Vila do Mossoró, em 15 de março de 1852, através da lei número 246, e elevada ao predicamento de cidade em nove de novembro de 1870, através da Lei número 620 da mesma data, passando a ser Cidade de Mossoró como permanece até os dias atuais.
O escritor e historiador Geraldo Maia defende que se os Carmelitas realmente tivessem tido a primazia de ter fomentado a efetiva colonização e povoamento de Mossoró, a Cidade teria tomado a denominação toponímica de Nossa Senhora do Carmo, Carmópolis ou denominações parecidas.
Os escombros da antiga morada dos Carmelitas existem, visitei-os diversas vezes, motivado pelos relatos fabulosos de David Medeiros Leite, Gildosn Sousa Barreto e José Lima Dias Júnior em Os Carmelitas em Mossoró, opúsculo importantíssimo para a história local em razão que defende com plausíveis argumentos a instalação do verdadeiro marco zero do início da povoação na região do rio do Carmo.
A presença Carmelita no Rio do Carmo é fato histórico inegável, datando do início do século XVIII, setenta anos antes da construção da igreja de Santa Luzia, motivo pelo qual não se pode desprezar a contribuição inequívoca que a ordem religiosa prestou para a História mossoroense, havendo necessidade de se repensar a importância de se colocar placa alusiva ao fato histórico referente ao início do povoamento também na área em que se fixou a missão religiosa na terra dos Monxorós, pois a existência de dois marcos zeros não é algo possível para a localização histórica referente ao início da colonização e povoamento de um lugar.
*José Romero Araújo Cardoso (Mini Currículo): Geógrafo (UFPB). Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB-1996) e em Organização de Arquivos (UFPB - 1997). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Geografia/DGE da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais/FAFIC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase à Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientalismo, nordeste, temas regionais. Espeleologia é tema presente em pesquisas. Escritor e articulista cultural. Escreve para diversos jornais, sites e blogs. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Membro da Associação Mossoroense de Escritores (ASCRIM).
CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O Ministério da Saúde, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 102 (cento e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 05/12/2016 a 05/01/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 5.744,88. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PI: A Prefeitura Municipal de Bom Princípio/PI, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 62 (sessenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 09/12/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.928,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 04: Ednalva Oliveira – (irmã), Lucia Cruz - DATANORTE, Melquizedec Moreira - DIEESE e Sâmia Souza - Prima; Fernando Mineiro - PT; Lúcia Nunes – UERN e Sebastião Almeida – Prof. (06); Jesiel Lima - Primo, Jussara Melo – Pedagoga e Lúcia Souza - A. Social (07); Eliana Honorato e Marilú Santos - Autônoma (08). E dia 09: Diassis Oliveira – UERN e Sérgio Oliveira - Repórter.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Boa tarde, companheiro Hermes Oliveira. Parabéns pela renovação do mandato à frente da Direção do SINAI. Almejamos ao Companheiro e aos demais Companheir@s da Direção desse combativo Sindicato Saúde, Paz, Amizade, Companheirismo e Destemor para a luta em defesa das conquistas e dos direitos sociais da Classe Trabalhadora e do Povo Brasileiro. Abraços - Luiz Carlos".Obrigado companheiro amigo, esclarecendo que tomamos posse para o Conselho de Representantes do SINAI juntamente com três colegas da DATANORE para representar essa categoria. O SINAI consta de mais 12 entidade em sua base. Nosso mandato junto ao conselho é para o triênio 2016/2019. Saúde e paz!.
= NÃO VÃO! ORGANIZAÇÃOES "FRENTE BRASIL POPULAR" E "POVO SEM MEDO". A manifestação denominada VEM PRA RUA convocando a população brasileira para o dia 04/12 não tem apoio dessas frentes que divulgam nota em redes sociais com o seguinte texto: "Um grupo de direita, golpista, que utiliza de forma demagógica e oportunista do suposto combate à corrupção. Financiado por organizações, partidos conservadores e instituições estrangeiras que objetivam impor ao Brasil o receituário neoliberal".
= HÁ 101 ANOS! 04/12/1915 - O STJ decide a favor do RN a secular questão de Grossos. Rui Barbosa foi o advogado do Estado.
**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Em 04/12/2009 falecia ANTÔNIA DE FRANÇA ou Toinha França, cantora da noite mossoroense nos anos 60/70.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É uma cantora, compositora de canções e violonista brasileira de Música Popular. Desde sua estreia chamou a atenção de público e crítica, sendo indicada duas vezes ao Grammy Latino. Paulistana, filha de Neusa e Moacyr Corrêa, ambos brasileiros, foi introduzida à prática musical ainda na infância. Aos 7 anos de idade, já gravava músicas em fitas cassetes. Fez poucos meses de aulas de violão, longe do suficiente para ler partituras, mas o necessário para criar suas próprias canções. Fez, desde os 13 anos, shows em bares e festas de família em sua cidade de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 2008, quando começou a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Sua carreira passou a ter ascensão ao despertar atenção de famosos ligados ao meio musical, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Donato, dentre outros. Nossa homenageada ganhou destaque ao interpretar "Ne me quitte pas", de Jacques Brel, para o diretor Jayme Monjardim, que estava em fase de pré-produção da minisérie Maysa: Quando Fala o Coração. Maysa, cantora e mãe do diretor, fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 60 cantando, dentre outras, esta canção. Na versão dela logo foi incluída na trilha sonora da minissérie que estreara em janeiro 209, na qual a cantora, ainda, fez uma participação especial como ariz. No início de 2009, aos 22 anos de idade, ela preparava seu primeiro álbum, homônimo, lançado pelo selo SLAP, da gravadora Som Livre, e produzido por Rodrigo Vidal. Além disso, iniciou uma temporada de shows no Cinemathèque, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Após o lançamento do álbum em meados de 2009, a cantora rapidamente ganhou espaço na mídia brasileira. A canção "Shimbalaiê", sua primeira composição aos 10 anos de idade, foi incluída na trilha sonora de mais uma produção da TV Globo, desta vez em horário nobre, a novela Viver a Vida. Ne me quitte pas foi regravada e, junto com "A história de Lilly Braun", está na trilha sonora da minisérie Cinquentinha, de Aguinaldo Silva. Em agosto de 2011, participou do show de gravação do DVD de Chitãozinho e Xororó, em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla. O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, e contou com a participação da Orquestra Sinfônica Bachiana, do maestro João Carlos Martins. Participaram do evento Caetano Veloso, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Jair Rodrigues, Fábio Jr. e os filhos de Xororó, Sandy e Júnior. Participou de um show do cantor e compositor sueco-americano Eagle-Eye Cherry realizado na Via Funchal, em São Paulo, em 21 de janeiro de 2010. O show foi registrado para o DVD ao vivo do cantor. Também participou do CD e do DVD do álbum N9VE, da cantora e compositora Ana Carolina, cantando a música inédita "Mais que a mim". A trilha sonora do filme Sonhos Roubados tem a participação de Maria Gadú na faixa principal. A faixa homônima ao longa saiu na internet em abril e foi lançada para promover o filme. Também em 2010, a cantora fez uma participação com Xuxa em seu XSPB 10, cantando a música "O Leãozinho", de Caetano Veloso. No mesmo ano, recebeu duas indicações ao Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor/Compositor. Em agosto de 2011, participou do show de gravação do DVD de Chitãozinho e Xororó, em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla. O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, e contou com a participação da Orquestra Sinfônica Bachiana, do maestro João Carlos Martins. Participaram do evento Caetano Veloso, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Jair Rodrigues, Fábio Jr. e os filhos de Xororó, Sandy e Júnior. A cantora também fez uma participação especial no álbum Umbigobunker!?, do cantor e compositor carioca Jay Vaquer, na sexta canção do álbum, intitulada "Do Nada, me Jogaram aos Leões". Em dezembro de 2011, lançou seu segundo álbum de estúdio, "Mais Uma Página", cuja primeira música, "Axé Acappella", de  Dani Black e Luísa Maita, foi lançada como single e disponibilizada para download gratuito no site da cantora. O disco também traz a regravação de "Amor de índio", música já interpretada pelo grupo Roupa nova, e conta com a participação de Lenine e do cantor português Marco Rodrigues no tema "A Valsa". Ela se casou com a produtora Lua Leça em 2013. Em junho de 2014 voltou a dar dois concertos em Portugal, nos coliseus de Lisboa e Porto, que tiveram como sempre casa cheia. Cantou os seus principais êxitos. Em 27 de março de 2015, a cantora publica em seu Facebook oficial uma imagem confirmando o lançamento de seu terceiro álbum em estúdio. No final de abril do mesmo ano, a cantora confirmou o lançamento de seu novo disco, "Guelã", ainda durante o ano de 2015. O primeiro single do disco foi lançado pela cantora em 6 de maio de 2015 e se chama "Obloco". Com o sucesso de "Guelã" foi gravado o DVD em 11 de agosto de 2016 no Centro Cultural São Paulo. Reportamo-nos sobre MAYRA CORRÊA AYGADOUX, mais conhecida como Maria Gadú (São Paulo, 04/12/1986). Sua discografia consta com mais de 06 CDs, 02 DVDs e 21 trilhas sonoras entre 2009/2015. Dotes musical: compositora, cantora, voz e violão. Gênero: MPB, Pop, Samba, Bossa Nova, Rock e Blues. Atividade: desde 1999.  FONTE: https://pt.wikipedia.org/Maria_Gadú.
- Dia: Hoje é Dia do Orientador Educacional, Dia do Pedicuro, Dia do Trabalhador em Minas de Carvão, Dia Internacional da Câmara Júnior e Dia Mundial da Propaganda. Amanhã (05) será Dia da Cruz Vermelha Brasileira – Criada em 1908; (08/05?) e Dia Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Social e Econômico.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos orientadores educacionais, pedicuros, carvoeiros, propagandistas, agentes da cruz vermelha e aos voluntários.
**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Lara (Poesia de Rosângela Trajano).

Para Lara Cristiny, a verdadeira.

Conheci uma menina
Seu nome é Lara
Sorri de tudo
É preciosa e rara.

Nada é impossível
Para Lara a feliz
Até beijar um pássaro
Beija-Flor ou concriz.

Lara pula da cama
Usa colorida fantasia
Brinca de enfermeira
No coração tem alegria!
QUEM canta...
"Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar / Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar... ." . ("Shimbalaiê". Composição: Maria Cadú. – M.C,).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário