quarta-feira, 6 de maio de 2020

BDC - Coluna de Notícias 897.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 897 (geral) e 15ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outub  ro de 2007.
Mossoró/RN, 06 de maio de 2020. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 20, dias: 127/366 e faltam 239 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
DESACOMPANHADA: Rosalba Costa, esposa do meu primo Neto (bosteiro) Andrade ao chegar na casa de sua genitora, foi recebida com a seguinte sugestão: - Minha filha, Neto está bebendo demais. Faça-o parar de beber... . No que ela, Rosalba, imediatamente sapecou: - Não mamãe, num dá certo não! Eu vou beber com quem? FONTE: Causos do Pirata 2, Alcides de Andrade Oliveira Júnior, Fundação Vingt-un Rosado – Julho/2016. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
SAIR OU NÃO SAIR – EIS A DECISÃO! Da minha zona de isolamento, sou de “Grupos de Risco”, fico acompanhando os apelos para que “fique em casa” – que são muito mais racionais e apelos “vá trabalhar ou mesmo vá pra rua” que claramente são puxados por empresários, comerciantes e autônomos preocupados com sua “vida financeira” falir sem ao menos preocupar-se com “vidas humanas” falecendo! Vejam que a palavra chave de grande valia é “VIDA”..., vida financeira e vida humana. Em se tratando de VIDA todos têm razão – tenho dito e repito. Sugiro que ao invés de decretos, passe a ser obrigatório cada pessoa assinar um “TERMO DE ALTO-RESPONSABILIDADE” e em seu teor conste que, se sentir sintomas do Coronavírus/Covid 19 não procurará socorros nos órgãos públicos, com assinatura do declarante e testemunhas obrigatoriamente de seus familiares diretos. Boa leitura nobre leitor/a.

PLANO DE SAÚDE DEVE MANTER CONTRATO DE DEPENDENTE APÓS MORTE DE TITULAR. O 7º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Amil Assistência Médica e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Hospital da Universidade de Brasília - Fahub a efetivar a transferência de plano de saúde à dependente após falecimento de titular.
Os autores da ação, marido e filha da ex-beneficiária, relataram que, devido à morte da titular do plano de saúde, entraram em contato com a administradora e a fundação para que procedessem à correção da titularidade do contrato. Na solicitação, que foi negada, o esposo passaria a ser beneficiário titular e a filha continuaria sendo beneficiária dependente.
Em contestação, a Amil alegou que, pelas normas da empresa, não há possibilidade de mudança de titularidade do plano e a Fahub afirmou que o falecimento da titular leva ao cancelamento do contrato.
O juiz declarou que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor - CDC e a Lei 9.656/98, que criou o regime regulatório dos planos de saúde, o falecimento da titular nada muda para o plano de saúde ou para a administradora em relação aos dependentes, que não devem ser banidos do contrato.
Ao declarar que houve “flagrante vício na prestação do serviço”, o magistrado julgou procedente o pedido das partes autoras para determinar que as requeridas procedam à reinclusão dos requerentes no plano de saúde. Pela decisão, o marido deve constar como beneficiário titular e a filha deve ser mantida como beneficiária-dependente, sem cumprimento de qualquer carência. Cabe recurso da sentença. FONTE: sosconsumidor.com.br, em 05/05/2020.

DETRAN-RN: SERVIDORES SÃO CHAMADOS PARA ASSEMBLEIA VIRTUAL. Uma nova Assembleia Geral Extraordinária vai reunir os servidores do DETRAN/RN na tarde dessa terça-feira, 05 de maio. A atividade, chamada pelo SINAI-RN em conjunto com a Associação dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (ASTRAN) e a Organização por Local de Trabalho (OLT) dos trabalhadores da Autarquia; a assembleia terá início às 15h, no grupo “Servidores do Detran-RN” do Facebook.
Os pontos que serão debatidos durante a Assembleia são:
1.     Manutenção da quarentena, com isolamento social;
2.     Retorno da pauta Campanha Salarial;
3.     Manutenção do estado de Greve;
4.     Informes gerais;
5.     Encaminhamentos.
FORMATO: Essa é a terceira Assembleia da categoria que ocorre em formato virtual, uma vez que o modelo evita aglomeração de pessoas e consequentemente, combate a propagação do novo coronavírus.
Para participar da Assembleia, é necessário que o trabalhador seja membro do grupo no Facebook. A adição de novos membros pode ser feita acessando a página do sindicato (sinairn.com.br/noticias).

GILBERTO DE SOUSA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. O atual comando da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) decidiu reagir a denúncias, feitas inicialmente através de redes sociais, pelo ex-diretor da Companhia, na região Oeste, com sede em Mossoró, João Maria Sousa. Ele apontou a existência de supostos desmandos nas entranhas da empresa que teriam sido praticados por pessoas que assumiram cargos de confiança, e chamou a atenção do Ministério Público e da Polícia Federal para que essas pessoas sejam investigadas por roubo e corrupção, sugerindo inclusive uma realização de uma auditoria.
Através de um áudio que o portal GAZETA DO OESTE teve acesso, atribuído ao diretor-presidente da CAERN, Roberto Sérgio Linhares, durante uma reunião em que estimula a reação dos servidores da empresa atingidos pelas denúncias, ele afirma que não se deve abrir mão da defesa da Caern e que as ações de empregados ou de qualquer um que tente prejudicar sua imagem sofrerão consequências em todas as esferas do Direito (...). FONTE: gazetadooeste.net.br, em 05/05/2020.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (660). Olá Hermes, Sempre leio o seu DC e acho interessante; mas quero lhe falar de duas piadas que você reproduziu e que são altamente preconceituosas. Uma, não lembro mais a data, foi sobre os alunos da EJA (Ensino para Jovens e Adultos) minimizando o seu valor porque não sabem ler; a outra é esta sobre as solteironas. Nem todas são iguais, você sabe. E parece que esqueceu que todas e todos, mulheres que não casaram e alunos da EJA merecem respeito e não deboche. Não considere isto uma crítica, apenas porque sou professora de EJA e solteirona, pois sou feliz por isso mesmo, mas porque não estar certo. Você deve zelar o que escreve e principalmente zelar pelos seu leitores. Um abraço, boa saúde, Vera Abreu.
NOTA DO EDITOR. Prezada e querida amiga e companheira de tantas lutas, esse editor merece vez por outra ter orelhas puxadas pela desatenção. Sabes que não índole de causar vexames e estimar preconceitos, jamais. Nosso objetivo e levar alegria através de anedotas, causos, piadas (sadias) mas educadamente engraçadas. Me desculpa pela reprodução, mas, a anedota acima está publicada com a devida fonte, consequentemente autoria. À luta, sempre!

FIQUE SABENDO... “06 de Maio – Dia Nacional do Cartógrafo”. FONTE: http://odia-a-historia.blogspot.com.br/06/05/2015=6-de-maio-dia-do-cartografo.html.
Instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil.
Não falta trabalho para o engenheiro cartógrafo já que o mercado de trabalho para a profissão só tende a crescer no país, tendo em vista o avanço tecnológico.
O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil.
O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália - atual Porto Seguro.
O documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio. De lá para cá, a tecnologia marcou a diferença entre aqueles primeiros profissionais e os engenheiros cartógrafos da atualidade. Afora isso, eles são e sempre serão os mesmos artistas da ciência de compor cartas geográficas.
O engenheiro cartógrafo é especialista em coleta, armazenamento, recuperação, medição, processamento e análise de dados e informações necessários à representação adequada dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.
Com base em informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, densidade populacional e demografia, o engenheiro cartógrafo elabora mapas de cidades, países e continentes, plantas topográficas, cartas náuticas, aeronáuticas e de navegação aérea ou marítima.
A profissão de engenheiro cartógrafo é das mais antigas, remontando suas origens ao ano de 1810, quando foi criada a Academia Real Militar, embrião da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.
A principal diferença entre os primeiros profissionais e os engenheiros cartógrafos da atualidade é o uso da tecnologia em seu trabalho.
A formação desse profissional é caracterizada por um aspecto dinâmico em relação a uma constante atualização, devido ao avanço tecnológico e modernização de equipamentos e técnicas aplicadas.
O engenheiro cartógrafo não cuida apenas de mapas. O cartógrafo é um profissional multidisciplinar capaz de atuar na coleta, processamento e representação de informações da superfície terrestre.
Não falta trabalho para o engenheiro cartógrafo já que o mercado de trabalho para a profissão só tende a crescer no país, tendo em vista o avanço tecnológico.
Quem pensa que o planeta Terra é o limite para o trabalho do engenheiro cartógrafo está enganado. A tecnologia que envolve esse especialista em mapas já está no espaço, em comunicação via satélite, processamento de imagem e outras formas de informação.
Planejar e orientar a execução de projetos de mapeamento aplicados ao meio ambiente, gestão urbana, turismo, dentre outros, são tarefas do engenheiro cartógrafo. Cabe a este profissional, do campo da Engenharia, dominar as novas geotecnologias para produzir informações espacialmente referenciadas com mais precisão e atualidade.
O cartógrafo é um profissional multidisciplinar, pois agrega toda sorte de dados com a finalidade de transformá-los em informação útil e representável por meio de mapas. “Com o avanço tecnológico, a Cartografia vem se tornando uma ciência que apoia a tomada de decisões técnicas no planejamento urbano, regional e ambiental.
Para representar os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico (enchentes, deslizamentos de terra, desmatamentos, infra-estrutura urbana etc.) é necessário mapas em meio digital, que possam apresentar a informação de forma lógica e fidedigna.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 309 (TREZENTAS E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 15/05 a 05/06/2020. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 6.030,23;

AL: A Câmara Municipal de Limoeiro de Anadia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 11 (ONZE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até 16/06/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL INCOMPLETO / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 2.500,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com/concursos.

PANO RÁPIDO:
MP DO CONTRATO VERDE E AMARELO - No último dia 20, foi publicada a Medida Provisória nº 955 (MP 955) com o único objetivo de revogar a Medida Provisória nº 905, de 11 de novembro de 2019, que ficou conhecida como a “MP do Contrato Verde e Amarelo”. A MP 905 criava um tipo específico de contrato de trabalho a prazo determinado destinado ao preenchimentos de novos postos de trabalho por jovens de até 29 anos, sem registro anterior de vínculo de emprego em carteira e com remuneração de até um salário mínimo e meio. O contrato Verde e Amarelo estabelecia, ainda, a isenção aos empregados de qualquer contribuição previdenciária e a redução dos depósitos do FGTS a um quarto do seu valor. A MP 90r era, todavia, muito mais do que o Contrato Verde e Amarelo. Ela estabelecia um novo regime de fiscalização trabalhista, privilegiando a função orientadora em detrimento da punitiva, autorizava o trabalho aos domingos, permitia o armazenamento de documentos em meio eletrônico, afastava a natureza salarial da alimentação concedida por qualquer meio, estabelecia regras para pagamento de participação nos lucros e prêmios e descaracterizava como de trabalho no acidente de percurso residência-trabalho, entre outras disposições que a levaram a ser chamada de "minirreforma trabalhista". Portanto, mesmo que a renovação da MP 905 possa trazer prejuízos à empregabilidade, causar insegurança jurídica e impedir a desburocratização das regras trabalhistas, frustando os objetivos anunciados na referida exposição de motivos, o artifício anunciado ofende o Artigo 62 da Carta Maior e deve ser prontamente rejeitado pelo judiciário. FONTE: www.conjur.com.br, em 06/05/2020.
REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 06: Áurea Gomes de Miranda – IDEMA e Nélio Ferrante – SP/SP (06). SEGUIDOS POR: Beriozka Lóia – UERN, José Carlos Lisbôa – DATANORTE, Maria do Carmo Costa e Sônia Alves – Autônoma (07); Dalvirene Silva – Professora, Marcos Fábio – EMATER, Raimundo Nonato Vieira – UERN e Saul Dias – EMATER (08). E DIA 09: Ceição Dantas – PT, Dalvirene, Dantealighieri, Guido Morais, Gorete Pessoa Maia - UERN, Luciana Azevedo – FUNDASE, Raimundo Leontino – Prof. e Zulmar Sales – Educação;
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Prezado Hermes, diverti-me com a piada na abertura de sua coluna – edição 896. Abraço, Walter Gomes. – Pois é Caro Walgom, enquanto anedotas, piadas, causos e entretenimentos em geral objetivo aliviar as amarguras cotidianas, imagine em tempos de pandemia com isolamento..., outros vêem como preconceituosas. Estou levando, aqui, puxões de orelhas por causa da anedota – Na Farmácia. Saúde paz amigo, pra você e demais familiares, te cuida tá!

MEMÓRIA:
HÁ 139 ANOS! – Nascimento de Antônio Soares Júnior, primeiro médico nascido em Mossoró, em 05 de maio de 1881 (faleceu em 1966). Formado na Bahia (1910); foi: Deputado Estadual, Vice-presidente da Intendência (Intendente 1923/1925), Prefeito de Mossoró (1933/1935) e Professor da Escola Normal;
DA EDIÇÃO Nº 855 (em 20/05/2019): Confusão em dados sobre corte nas universidades é proposital, diz Professor; FUNDASE: justiça vai determinar expedição de RPVs e precatórios para ação de diferença de FGTS; Alfedo Neto - repórter por uma edição; De Emery Costa; Bronca do leitor(a)/interna (625) – por Santino Arruda; Fique sabendo... “Teatro além das mãos - por Dionísio do Apodi. Fonte: Facebook pessoal, em 16/05/2019;
DIA: hoje Dia do Cartógrafo e Dia Nacional da Matemática – Lei N.12;835 de 26/ de junho de 2013. Amanhã (07) será Dia do Oftalmologista, Dia da Saúde Ocular e Dia do Silêncio.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um compositor, instrumentista, cantor e produtor brasileiro. Na década de 70, atuou como produtor e compositor nos discos do grupo “As Frenéticas”, sendo dele e de Nelson Motta uma das músicas de maior sucesso do grupo (Dancind' Days), que foi tema da novela homônia em 1978. Outro sucesso de sua autoria foi “Eu sou Free”, do grupo Sempre Livre, composta em parceria com a atriz Patricya Travassos. Lançou-se como cantor na década de 80, gravando alguns compactos, dentre eles o da música “Cinderela”, que foi uma das músicas mais tocadas de 1986, além de ter vendido milhares de cópias do compacto, e o do seu único LP (Vitrine) do mesmo ano, que traz a faixa-título, também muito tocada naquela época. Mantém-se em plena atividade se apresentando em bares de sua cidade natal. Trabalhou durante 25 anos na Rede Globo como produtor musical, atuando em diversos programas e novelas de sucesso como: Laços de Família, O Clone, Fantástico, Os Trapalhões, Angel Mix, Domingão do Faustão, Big Brother Brasil, entre outros. Mostrou sua versatilidade em diferentes contextos de gêneros perpetuando até hoje vários momentos históricos da televisão e cultura brasileira, que continuam a ecoar nas cabeças de todos que passaram por essa geração. Passagem pela Escolinha do Professor Raimundo. Nosso homenageado chegou também a engatar uma carreira de ator, em 1990. Participou da temporada inicial do humorístico Escolinha do Professor Raimundo, onde interpretou Agnaldo Peixoto, um aluno que sonhava em ser cantor, mesmo não possuindo nenhum talento. CARREIRA POLÍTICA - Em 2016, concorreu a uma vaga de vereador na eleição municipal de Valença. Filiado ao PTN, mas sem sucesso, pois, obteve apenas 11 votos. Reportamo-nos sobre RUBENS DE QUEIROZ BARRA conhecido artisticamente por RUBAN, nasceu em Valença/RJ no dia 05 de maio de 1950. Sua discografia consta 01 LP – Vitrine, em 1986, e alguns compactos. Compôs para outros artistas gravar suas músicas. Dotes artísticos: cantor, compositor, tocava violão, guitarra e teclado. Gênero: romântico. Atividade: de 1970 até o momento. FONTE:   https://pt;wikipedia.org/wiki/Ruban.
DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Menino experiente” (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

Era um menino experiente
O mundo conhecia
Resolvia problemas
Tudo o mais sabia.

Adquiriu experiência
No seu belo viver
A cada dia passado
Por dentro um crescer.

Cresceu tanto o menino
Que com a sua experiência
Ajudava as pessoas
A terem paciência.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos cartógrafos, matemáticos, oftalmologistas e apreciadores profundos do silêncio.
QUEM canta ...
“Estava no mesmo lugar / Quando senti naquele olhar / Foi um caro original / Um encontroo quase banal / Sem muita explicação / Sem tino, sem destino  / Desde a primeira vez, foi claro ...” . (“Cinderela”. - Autor: Ruban. – Canta: Ruban.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário