domingo, 2 de junho de 2019

BDC - Coluna de Notícias 857.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 857 (geral) e 21ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, 02 de junho de 2019. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 22/52, dias: 153/365 e faltam 212 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
O PERFIL DO ELEITOR BRASILEIRO: "Lourenço foi à loja de material para construção comprar uma chibanca, na falta desta ferramenta a vendedora disse-lhe que dispunha de PICARETA e indaga-o se resolveria o problema. Lourenço não perde a oportunidade para tirar sarro do momento político vivenciado na última campanha em Mossoró. – PICARETA não precisávamos comprar pois acabara de ver aos montes, em um comício próximo dali, brinca Lourenço. Ao lado esperando ser atendida uma senhora ouvia tudo e com olhos rútilos indagou: - MEU FILHO, ME DIGA AÍ, OS POLÍTICOS ESTÃO DISTRIBUINDO PICARETA AONDE?. – Manoel Lourenço – Emater/RN. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
A UNIFICAÇÃO DO RG É NECESSÁRIO E URGENTE. Volto ao tema aqui já abordado. É sobre a cédula de identidade nacionalmente conhecida por RG – Registro Geral que identifica civilmente o ser humano, particularmente chamo de chassi humano pela facilidade na alteração de especialistas mal feitores ou bandidos – que dá no mesmo. Tal facilidade em falsificar as RGs têm um ótimo colaborador que ao contrário, deveria cuidar em dificultar o máximo possível, é o governo central do país. A unificação do RG é necessário e urgente aprovar lei nacionalizando esse documento vez que, é estadualizado com validade nacional. A situação complica ainda mais quando o cidadão ou cidadã precisa renovar seu RG e está residindo em outro estado temporariamente, transitando (caso de caminhoneiros) ou sem condições de ir ao estado de origem providenciar a renovação. Vão ter que fazer novo RG e complicar sua vida por passar a ter dois, três ou mais o referido documento com numerações diferentes. Alô autoridades federais, em especial os legisladores. Boa leitura nobre leitor/a.

INSS VAI REVISAR TRÊS MILHÕES DE BENEFÍCIOS. Rio - A Medida Provisória 871 que determina o INSS fazer pente-fino em benefícios, para coibir fraudes, finalmente foi aprovada pela Câmara e agora depende do Senado. Mas o texto só deve ser analisado pelos senadores na próxima segunda-feira (03), quando acaba o prazo de validade da MP, que também modifica regras para conceder aposentadoria rural, eliminando o papel de sindicatos no cadastro do trabalhador.
A expectativa é que cerca de três milhões de benefícios sejam revisados. O governo costurou um acordo com a oposição no plenário para viabilizar a votação da MP. Um dos acenos foi estender o prazo para a apresentação de recurso em caso de suspensão do benefício no pente-fino. A MP fixou um prazo de 30 dias, que deve ser ampliado para 60 dias.
A principal resistência era ao dispositivo sobre concessão de aposentadoria especial rural apenas por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) a partir de 1º de janeiro de 2020. Após acordo, o governo aceitou um período de transição para a exigência do cadastro, que duraria três anos. Assim, a liberação por meio do CNIS passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2023. Até lá, vale a autodeclaração dos segurados especiais, ratificada por órgãos públicos, como INSS ou prefeituras.
Procurado pelo DIA, o INSS informou que "demandas sobre a MP 871 serão prontamente atendidas após a aprovação no Senado. Até para não adiantar a possíveis mudanças que podem vir a ocorrer no processo legislativo". FONTE: O Dia Online, em 30/05/2019, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.

DE INGERÊNCIA MILITAR. Estimadxs Camaradas, a Liga Latino-americana de Irredentos coerente com a campanha contra a ingerência militar estadunidense no nosso continente, colabora na divulgação da série "ABC de la Geopolítica" - um instrumento político-pedagógico para contribuir nos processos de formação sobre a realidade da nossa conjuntura.
Este novo vídeo, ver pelo site: https://www.youtube.com/watch?v=ZV48T54oQFg faz referencia a Guerra Biológica e traz um elemento novo, até então pouco ou nada conhecido/abordado por muitas das nossas organizações sociais: a base da marinha estadunidense, localizada no nosso vizinho Peru, e que realiza pesquisas com agentes infecciosos. Dado o histórico dos EUA na elaboração de armas bacteriológicas, este tema deveria, no mínimo, deixar-nos alertas.
Agradecemos seu apoio na divulgação deste vídeo, por estar de acordo com a relevância do tema.
Sua participação solidária, clicando em curtir o vídeo, ajuda muito a ampliar a visibilidade deste trabalho formativo.
Forte e cordial abraço! OS IRRDENTOS, em 31 de maio de 2019 (osirrdentos@gmail.com).

EMPARN: ACORDO JUDICIAL GARANTE QUITAÇÃO A PARTIR DE JANEIRO. Trabalhadores da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN) reunidos em Assembleia convocada pelo SINAI-RN deliberaram por acatar a proposição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e firmar acordo judicial referente ao pagamento de três dissídios pendentes do órgão, relativos aos anos de 2008, 2010 e 2013, e cujos reajustes eram de 5,52%, 5,22% e 3%.
A decisão se deu na quinta-feira, 23 de maio, por ocasião de Assembleia geral extraordinária na qual o Sindicato apresentou aos trabalhadores a contraproposta do TRT, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O acordo, firmado em audiência entre o SINAI e a EMPARN já no dia 27 de maio, dispõe os pontos seguintes:
1) Incorporação dos índices pendentes de 13,74%; 2) Pagamento de 50% do valor principal em 30 parcelas a partir de Janeiro/2020; 3) Pagamento de 50% em precatórios ou Requisitório de Pequeno Valor (RPV), conforme o caso; e 4) Trabalhadores cujo valor a receber se enquadra enquanto RPV, terão o valor quitado na primeira parcela de Janeiro/2020. FONTE: www.sinairn.com.br/.

ERIBERTO MONTEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! A Fundação Vingt-un Rosado lançou, no dia de hoje, o Concurso Literário Coleção 70 para celebrar os 70 anos de existência da Coleção Mossoroense, maior movimento editorial do Brasil. Os candidatos poderão concorrer nas 4 categorias, a saber: conto, crônica, poesia e trabalho jornalístico, com o tema "Coleção Mossoroense, 70 anos.
Os trabalhos terão que ser enviados até o dia 5 de julho e o resultado dos vencedores acontecerão no final do mês de julho e a premiação posteriormente, durante a realização da Noite da Cultura que será realizada num grande momento festivo no mês de setembro.
O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Rosado Sobrinho está muito feliz com a realização deste concurso e ressalta o enorme esforço que está sendo feito para que tudo aconteça. Para ele, "É muito importante a participação popular para valorizar e coroar um trabalho da Coleção Mossoroense que iniciou em 1949 com o saudoso Vingt-un Rosado".
Os trabalhos vencedores farão parte de uma obra literária que será publicada pela Coleção Mossoroense, sendo este o seu quinto milésimo título, em formato de coletânea.
Conte a história da Coleção Mossoroense e faça parte desta história. Sua participação é muito importante para a Coleção Mossoroense continuar sua saga. Maiores informação sobre o regulamento, e qualquer dúvida, entrar em contato pelo número (84) 9.8886-0520 e falar com Eriberto Monteiro.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (627). Mais de 13 milhões de desempregados! Uma tragédia nacional e os empregos com a reforma trabalhista? Tudo mentira, que continua. Rubens Coelho, via facebook, em 31 de maio de 2019.

FIQUE SABENDO... "Dia Internacional da Prostituta – objetiva denunciar a discriminação e a exploração a nível mundial". FONTE: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-prostituta/.
O dia mundial das prostitutas não é nenhuma brincadeira. Este dia tem o objetivo de denunciar a discriminação e a exploração das prostitutas a nível mundial, assim como as precárias condições de vida e de trabalho.
A origem do dia internacional das prostitutas está no protesto de 2 de junho de 1975, quando mais de cem mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, França, em protesto contra a repressão sofrida na altura. O protesto visava as multas recebidas, as detenções e os assassinatos de colegas que não eram investigados.
A cobertura mediática do incidente levou a mais protestos organizados por prostitutas, quer em França, quer noutros países do mundo. Apesar do apoio da população, a ocupação terminaria na madrugada de 10 de junho, após uma violenta expulsão pela polícia. A brutalidade das autoridades levaria a uma maior indignação e desde 2 de junho de 1976 se relembra então anualmente este incidente e se visa a regularização da profissão que é considerada a mais antiga do mundo.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
CE: A Prefeitura de Ubajara/CE, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 64 (sessenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 10/06 a 10/07/2019. Escolaridade exigida: TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.950,00.

MA: A Prefeitura de Brejo de Areia/MA, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 200 (duzentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 06/06/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
COMEMORA-SE O DIA DOS PROFISSIONAIS DO JORNALISMO EM SEIS DATAS DIFERENTES. A imprensa brasileira completa 209 anos (1808). Essa importante data se deve ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, que merecem ser reconhecidos. Mas para homenagear os profissionais da imprensa, uma pesquisa feita sobre essa data apontou outros dias como possíveis dias do jornalista: 24 e 29 de janeiro, 16 de fevereiro, 7 de abril, 3 de maio e 1º de junho. Em consulta a mais de cem sites diferenciados, jornais, revistas e a obra "História da Imprensa no Brasil", de Nelson Werneck Sodré sobre a formação da imprensa no Brasil -, vários acontecimentos ligados a todas as datas foram citados. FONTE: http://www.douradosnews.com.br / brasil-mundo/comemora-se-dia-dos-profissionais-do-jornalismo-em-seis-datas-diferentes;

RAPIDÍSSIMAS: Ronaldo Caiado, governador de Goiás, é quadro de destaque do Democratas no bloco de apoio à administração Jair Bolsonaro (PSL). // No segundo volume de suas memórias, José Dirceu vai incluir depoimento de Lula da Silva, em capítulos especiais, no anexo sob o título "A era Lula" // O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), bispo (licenciado) da Igreja Universal do Reino de Deus, bate recordes de impostura na política. Ficha negativa do político pode incentivar a Câmara de Vereadores a aprovar o impeachment do governante. Processo em trâmite // Hamilton Mourão, vice-presidente da República, colabora na agenda de reativação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação. A COSBAN continua parada desde 2015 (governo Dilma Rousseff). // Eduardo Cunha está no Rio de Janeiro desde meio-dia desta sexta-feira (31). Ex-presidente da Câmara dos Deputados estava preso em Curitiba. Agora, faz companhia a Sergio Cabral, também emedebista que governou o estado duas vezes, em Bangu 8, presídio na Zona Oeste fluminense. // Deslumbramento acompanha, passo a passo, o ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. // "Não viro a cara para meus acusadores, embora eles só mereçam desprezo, mas os enfrento com o olhar límpido, como minha consciência, e um leve sorriso no canto da boca" (Luís Fernando Veríssimo, cronista e escritor gaúcho). FONTE: Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 31 de maio de 2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 02: Airton Cilon - Poeta, Conceição Bezerra – FUNDASE, Gilberto Pedro – Ag. Saúde, Graça Lima – Icó/CE, Tica Soares – Colunista Social e Vera Lúcia – Doze Anos. SEGUIDOS POR: Jarda Jacinta – Nutricionista, Lúcia Monte – UERN, Marlene Silva - Professora e Zulene Ferreira – FUNDASE (03); Aldo Gondim – Prof., Tony Leandro – Parnamirim/RN e Walter Silva – Prof. e Músico (04); Adão Galdino – IPERN, Gleide Tomaz – Anestegiologista e Ítalo Rebouças – Prof (05); Cid Albuquerque – Músico, Dionízio Cosme do Apodi – Ator, Fátima Lira – FUNDASE, Graça Pereira – FUNDASE, José Teixeira – Sindicalista, João Newton Júnior - Autônomo, Maria Graziela - Professora e Núbia Mara – Autônoma (06); Kalianne Pereira – Adv, José Zenóbio Oliveira – INTERTV e Solenia Henrique – IFRN (07). E DIA 08: Carlos Scarlack – Radialista, Cenilda Oliveira – SINAI, Geilda Brito – Cabeleireira e Karenine Fernandes – Colunista Social, Mary Ane – B. Horizonte/MG.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Você é dos bons, prezado Hermes. Walter Gomes". – Obrigado nobre Walgom! Assim fico tranquilo que não ando tão desatualizado como afirmou um internauta, por eu ter dito que dois postos de combustíveis aqui no país de Mossoró eram de propriedades dos ex-prefeito/vereador e ex-deputado federal. Até sentenciei "se não tiverem vendidos" vez que é praxe políticos se valer do cargo adquirir concessão pública em nome de grupos (geralmente ligados) e venderem. Interessante quem me chamou de desativado não me avisou de quem são os postos! Votos de saúde e paz grande Wagom, pra você e demais familiares,

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 818/2018 (de 31/05): Será que o chá emagrece mesmo?; Décimo terceiro de 40% dos servidores estaduais será pago em até 60 dias; Santino Arruda, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (591) - por Diógenes Sousa; Fique sabendo... "Por direitos iguais e emancipação política". – Texto sugerido por Assis Filho – Professor.
HÁ 65 ANOS! Inauguração do Pavilhão da Vitória - Pavilhão Rafael Fernandes, no centro da cidade, em 1º de junho de 1954. Derrubado pelo menos, duas décadas depois – localizava-se na Praça Rodolfo Fernandes ainda conhecida por Praça do Pax;
DIA: hoje é Dia da Comunidade Italiana e Dia Internacional da Prostituta. Amanhã (03) será Dia Mundial do Administrador de Pessoal (RH) e Dia do Escrevente de Cartório.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora e compositora brasileira e começou a carreira durante a fase final da Jovem Guarda, em 1969. Gravou quatro compactos simples até 1972, quando obteve seu primeiro grande sucesso comercial com o lançamento do compacto de "Ainda Queima a Esperança", que figurou em sétimo lugar entre as 50 mais daquele ano, segundo o Nopem, orgão de pesquisa do mercado de discos. A partir dali, foi emplacando mais sucessos, entre os quais, Uma Vez Mais, Fatalidade, Um Mundo Só pra Nós, Estou Completamente Apaixonada, Hoje Sonhei com Você e Porque Brigamos, este último o maior sucesso de sua carreira. Ganhou de seu público e da mídia os apelidos de "A Voz que Emociona" e "A Cantora Apaixonada do Brasil", devido ao conteúdo apaixonado e melancólico de suas canções. Depois da grande popularidade vivenciada na década de 1970, a carreira musical da cantora entrou em declínio, ainda assim, ela está na ativa, fazendo shows pelo interior do Brasil. Recentemente, nossa homenageada adotou uma nova grafia para seu nome artístico: "Dianah". CARREIRA – Em 1969 gravou seu primeiro disco, um compacto simples, pela Caravelle, trazendo as canções Menti pra Você (Lado A) e Sítio do Pica-Pau Amarelo (Lado B), ambas de sua autoria, sendo a segunda em parceria com Carlinhos, um dos membros do grupo Renato e Seus Blue Caps e primo do guitarrista e lider do grupo, Renato Barrros. Menti pra Você, carro-chefe deste disco, ficou em primeiro lugar na Rádio Globo por mais de 40 semanas. O sucesso de Menti pra Você lhe rendeu o convite de Evandro Ribeiro, então produtor da gravadora CBS, para fazer parte do catálogo de artistas da empresa, cobrindo a vaga deixada por Wanderléa. Em 1970, gravou um compacto simples, pelo selo EPIC, com duas canções, intituladas Não Chore Baby e Eu Gosto Dele. Passou, então, a ser produzida por Raul Seixas, que comporia em parceria com Mauro Motta algumas das baladas do repertório da cantora para seu LP de estreia. O produtor e compositor capixaba Rossini Pinto ficou encarregado de complementar as composições do álbum com versões de sucessos internacionais da época. Lançado em 1972, o LP teve êxito comercial, com destaque para as faixas Porque Brigamos e Ainda Queima a Esperança. Em 1974, ela trocou de gravadora. Na Polydor, três discos entre 1974 e 1976. Desta fase, resultam os sucessos Foi Tudo Culpa do Amor, Lero-Lero, Sem Barulho e Uma Nova Vida, sendo esta última uma composição que Odair José fez para Rosemary. Curiosamente, na voz de Rosemary a canção não teve êxito porém, em 1975, gravada por Diana, foi sucesso no Brasil. Em 1978 gravou pela RCA seu último LP dos anos 70, que contou com arranjos de Azymuth, Maurício Einhorn, Hélio Delmiro, Nivaldo Ornelas, José Roberto Bertrami e Oberdan. Destaque nesse disco foi a faixa Vida que Não Pára, composta por Odair José e gravada por ele em 1972. Na década de 1980, gravou alguns compactos e um LP, além de participar de um tributo ao cantor Evaldo Braga no disco Eu Ainda Amo Vocês, onde cantou em dueto com Evaldo a canção Só Quero. Embora sua carreira artística tenha entrado em declínio durante essa década, ela prosseguiu com shows, especialmente por cidades pequenas e médias do Brasil. Nascida no bairro do Botafogo, filha de Regina Siqueira e Osvaldo Iório mas foi no bairro do Leblon, no Rio, que cresceu. Foi casada com o cantor e compositor Odair José, o qual conheceu no final da década de 1960, quando os dois ainda iniciavam a carreira artística. O casamento oficial foi em 1973, mas durou pouco e se encerrou de maneira conturbada - ocupando as páginas dos jornais entre 1974 e 1875 devido a violentas brigas. Em 1976 nasceu a filha do casal, Clarice, cuja união de Odair e Diana terminou definitivamente em 1981; entrevistado por um blog, Odair José declarou que, segundo o advogado Paulo Lins e Silva, eles foram o quarto casal a obter o divórcio no Brasil. Reportamo-nos sobre ANA MARIA SIQUEIRA IÓRIO, conhecida artisticamente por DIANA, 65 anos, nasceu no Rio de Janeiro/DF no dia 02 de junho de 1954. Sua discografia consta de 32 discos entre 1969 e 2000, sendo 12 LPs e 20 compactos simples e duplos. Dotes artísticos: compositora e cantora. Gêneros: Jovem Guarda, MPB, Pop e Rock and Roll. Atividade: desde 1969. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diana_cantora.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Casinha de ontem". (Rosângela Trajano).

A casinha de ontem
Rachadura tinha
Era pequena
Quarto e cozinha.

A casinha de ontem
Com piso de cimento
De cor amarela
Sem acabamento.

A casinha de ontem
De reboco de barro
E tijolos brancos
Na janela um jarro.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: a comunidade italiana, as prostituta, aos administradores de pessoal e aos escreventes de cartórios.
QUEM canta ...
"Ó meu amado porque brigamos / Não posso mais viver assim sempre chorando / A minha paz estou perdendo / A nossa vida deve ser de alegria, pois eu te amo tanto ...". ("Porque Brigamos" – De: Raul Seixas, canta: Diana.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colabora com o mensal jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário