sábado, 25 de maio de 2019

Coluna de Notícias 856, do BDC.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 856 (geral) e 20ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, 25 de maio de 2019. - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 21/52, dias: 145/365 e faltam 220 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DA SÉRIE ASSIM DISSERAM ELES: "O livro é mais durável que o bronze das estátuas e os mármores das lápides". - Câmara Cascudo, Acta Diurna de 4 de outubro de 1940. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Partimos para a última semana de maio e os sindicatos, ao que me parece, termina a primeira fase da Campanha Salarial 2019 sem muitos avanços ou avanço nenhum com relação a reajustes salarial. Estou falando de "reajuste", pois, há tempos – décadas até, que não se discute aumento real de salários. A segunda fase se caracteriza por greves, será que as categorias estão organizadas para os enfrentamentos? Boa leitura nobre leitor/a.

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR CAI 2,9 PONTO EM MAIO. Depois de quatro quedas, consecutivas, o indicador acumula perda de 10 pontos e atingiu 86,6 pontos em uma escala de zero a 200. Esse é o menor patamar desde outubro do ano passado (85,4 pontos).
De abril para maio, a confiança dos consumidores caiu em relação tanto ao presente quanto ao futuro. O Índice de Situação Atual (ISA) diminuiu 3,7 pontos, indo para 73,4. Houve queda de 3 pontos em relação ao otimismo em relação à economia e de 4,4 pontos sobre a satisfação com as finanças familiares. Veja, matéria completa no site: soscomunidor.com.br/.

VÂNIA DIÓGENES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Aluna mossoroense conquista 1º lugar em feira de ciências nos Estados Unidos. Bom dia! A estudante Ekarinny Myrela Brito de Medeiros é orgulho mossoroense, orgulho da UFERSA! Egressa da Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, rede pública, conquistou o 1º lugar em feira de ciências nos EUA. Investir na educação e na pesquisa científica é o caminho natural para o desenvolvimento do país. Mas, vivemos dias sombrios em que um governo fascista e elitista que cortar os investimentos da educação e levar o Brasil de volta ao esquecimento. #ForaBolsonazi. FONTE: facebook pessoal, em 21 de maio de 2019.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (626). Triste ver um (des)governo entreguista, que se desfaz sem a menor cerimônia do patrimônio do povo brasileiro e de sua soberania em uma das áreas mais estratégicas do mundo, que é o da aviação. Nem mesmo o antigo nome (EMBRAER) a empresa vai mais manter! Cristiano Rojas – Jornalista, via facebook, em 23/05/2019.

FIQUE SABENDO... "A urgente ameaça da desinformação e como se proteger". Por Ricken com Iain, Nell, Sarah, Risalat, e toda equipe da Avaaz. FONTE: Avaaz voa e-mail, em 21/05/2019.
Queridos amigos e amigas,
O novo presidente do Brasil faz o Trump parecer um santo: ele exalta ditadores, quer destruir a Amazônia e diz que crianças gays deveriam apanhar!
Assim como o Trump, as pesquisas mostravam que ele não tinha chances. Mas ele venceu! Qual é a arma secreta dele?
DESINFORMAÇÃO. - Os apoiadores de Bolsonaro usaram contas falsas para inundar as redes sociais com mentiras tóxicas, com o objetivo de confundir os eleitores e semear a discórdia entre as pessoas. E funcionou!
As pesquisas agora mostram que a grande maioria dos seus eleitores acreditava nessas mentiras, como por exemplo, a de que seu oponente queria distribuir um "kit gay" nas escolas.
Isso não acontece só no Brasil. Todos nós somos alvo disso, não importa onde vivemos e nossa crença política. Esta é a ameaça mais séria que as nossas democracias enfrentam atualmente e, para pará-la, temos que entendê-la.
Cinco coisas que todos nós precisamos saber sobre a desinformação:
1.     Ela se alimenta dos nossos medos e se espalha rapidamente.
Seres humanos são programados para se lembrar mais de informações negativas do que das positivas. É assim que aprendemos. Disseminadores de desinformação sabem disso e jogam com emoções profundas como o medo e a raiva. Isso nos torna muito mais propensos a compartilhar produtos da desinformação nas redes sociais. E assim ela se espalha até seis vezes mais rápido do que as notícias verdadeiras!
2.     Ela cresce nas redes sociais e atinge bilhões.
Quanto mais tempo gastamos nas redes sociais, mais dinheiro elas fazem. Elas sabem que conteúdos extremos e chocantes atraem mais a nossa atenção, e por isso programam seus websites para promovê-los, podendo fazê-los chegar a bilhões de pessoas. Os maiores jornais vendem alguns milhões de cópias, enquanto as notícias no Facebook chegam a mais de UM BILHÃO de pessoas por dia.
3.     Ela está sendo usada como uma arma contra nós.
Líderes autoritários do Brasil à China estão usando a desinformação como uma nova arma na sua antiga cartilha de estratégias para dividir e conquistar. Mas é a Rússia que lidera o grupo com as chamadas "fazendas de trolls", enormes legiões de pessoas empregadas pelo governo para criar milhares de contas falsas e espalhar desinformação. O canal RT, veículo de propaganda russo, é um dos canais de notícias mais vistos do YouTube com uma estimativa de 2 bilhões de visualizações!
4.     Ela está matando pessoas e envenenando a democracia.
A desinformação estimulou linchamentos violentos na Índia e no Brasil, e fomentou uma limpeza étnica brutal em Mianmar. E também influencia nossa política. Notícias falsas impulsionaram o Brexit, Bolsonaro e Trump. Isso está destruindo também a confiança na grande mídia, nas instituições democráticas e nos líderes políticos, criando o terreno fértil perfeito para que populistas anti-sistema tomem o poder. Por causa da desinformação, as redes sociais agora são uma ameaça `a democracia.
5.     Ninguém está imune.
Pessoas em todo o espectro político estão virando alvos como parte de uma estratégia para polarizar e corroer as nossas sociedades. Nos Estados Unidos, o exército de trolls da Rússia criou uma página falsa para o movimento ativista negro norte-americano que atraiu mais seguidores do que as páginas oficiais do Black Lives Matter! Achamos que nunca cairíamos nessa, mas estudos mostram que mesmo os mais instruídos tendem a acreditar em notícias falsas, e pessoas acima de 65 anos são ainda mais propensas a compartilhá-las.
A desinformação espalha desconfiança, medo e mentiras. Mas quanto mais sabemos sobre ela, mais podemos evitar que continue se disseminando. Compartilhe esse briefing com amigos e familiares para orientá-los sobre a ameaça da desinformação. E continue lendo para ver como podemos nos proteger!
Cinco maneiras de se proteger da desinformação:
1.     Se você vir algo, diga algo!
Não acredite em tudo que você lê na Internet. Viu um post aleatório no Facebook com informações chocantes sobre um candidato? Não acredite de primeira! Verifique os fatos com fontes confiáveis e, se achar que encontrou uma desinformação, denuncie imediatamente para a plataforma.
2.     Continue acompanhando jornalismo de verdade.
A mídia tradicional tem que obedecer leis e parâmetros éticos básicos que a tornam muito mais confiável do que um cara aleatório na Internet. Ela não é perfeita, mas checa seus fatos e pode ser responsabilizada! Assinar um jornal de alta qualidade, com jornalismo de verdade, é uma das ações mais poderosas que um cidadão pode fazer hoje.
3.     Junte-se à campanha para limpar as redes sociais.
A Avaaz tem um plano simples e eficaz para pressionar os gigantes da tecnologia para curar a epidemia de desinformação nas redes sociais mostrando correções factuais verificadas independentemente para notícias falsas. Junte-se à campanha.
4.     Não desista da democracia!
O objetivo dessas "milícias digitais" é criar um clima de desconfiança para que os cidadãos comuns abandonem a democracia. Quando isso acontece, extremistas fanáticos podem dominá-la. Devemos continuar presentes e votando, encorajando nossos amigos e familiares a fazerem o mesmo e responsabilizando os nossos representantes eleitos.
5.     Escolha a esperança na humanidade.
A desinformação se alimenta dos nossos medos mais profundos, apelando para a nossa tendência natural ao pessimismo e revelando o nosso lado mais raivoso e cínico. Mas, se aprendermos a ouvir e considerar sinceramente os argumentos de pessoas que não pensam como nós, com empatia e sabedoria, podemos nos conectar através das nossas diferenças. Temos mais em comum do que nossos medos nos fazem acreditar. Se confiarmos nisso, coisas incríveis podem acontecer.
Nossa civilização é a mais bem sucedida na história da humanidade em muitos aspectos, dos direitos humanos à democracia. Podemos acabar com a pobreza dentro de uma geração, e estamos próximos a colocar todas as crianças na escola. É muito óbvio que a democracia, os grandes jornalistas, os líderes políticos responsáveis e cidadãos como nós nos trouxeram até aqui. Mas as forças que promovem a desinformação são poderosas e ameaçam destruir tudo isso. Não vamos deixar que elas vençam porque abandonamos a esperança!
Com esperança e confiança.
P.S. Quer saber como a desinformação mostra sua cara? Confira esses três exemplos assustadores da vida real!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: A Prefeitura de Brejo de Areia/MA, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 200 (duzentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06/06/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00.

PB: A SEE – Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 1.000 (mil) VAGAS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA III, inscrições prorrogadas até o dia 06/06/2019. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 2.110,12. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
POIS É... - Combate aos privilégios, Jair Messias Bolsonaro, o presidente, está prestes a ser aposentado de novo, com um salário que pode chegar até "360 mil reais mensais, correspondentes" a 3.600 salários mínimos, segundo matéria do jornal curitibano gazeta do povo. Rubens Coelho – Jornalista e escritor, via facebook, em 24/05/2019.

RAPIDÍSSIMAS: Marta Suplicy foi deputada, prefeita de São Paulo, ministra – do Turismo no governo Lula da Silva, e, da Cultura, na presidência Dilma Rousseff – e senadora. Prefere não falar sobre política, "assunto do passado. Quase todos os cargos conquistou sob a bandeira do PT, mas passou pelo MDB, onde teve, revela, "algumas decepções". Sugerem-lhe que conte sua história em livro, mas se esquiva. // Questionado sobre sua disposição de permanecer na liderança do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), colecionador de críticas pelo seu desempenho, declarou de bate-pronto: "Eu aguento mais pressão". // Agendado para 12 de junho julgamento da contestação do PT ao decreto do presidente da República que extinguiu conselhos da administração federal. // João Doria (PSDB), governador de São Paulo, estranha que no século 21 ainda se defenda gestão pública com mais estado e menos iniciativa privada. // Ministério da Economia reduziu projeção do PIB. Desceu de 2,2% para 1,6%. Mesmo assim, percentual do Produto Interno Bruto continua maior do que o previsto pelo mercado. // Eduardo Cunha (MDB) conseguiu, na Justiça, transferência da prisão em Curitiba para o Rio de Janeiro. O ex-presidente da Câmara dos Deputados cumpre pena de 15 anos e quatro meses. // Onyx Lorenzoni, titular da Casa Civil do Planalto, perde espaço nas bancadas do PSL no Senado e na Câmara. Deputado (DEM) licenciado, o gaúcho faz "costuras" que desagradam aos bolsonaristas que buscam acalento. // "O poder político é o poder organizado de uma classe para a opressão de outra" (Karl Marx, economista, sociólogo e revolucionário socialista alemão). FONTE: https://walgom.com.br, em 24/05/2019.


REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 25: Agenor Donizetti – TER e Cilene Dantas – HRTM. SEGUIDOS POR: Antônio Nilson da Silva – Poeta (26); (Albetiza Lóia – UERN (27); Célia Macêdo – FUNDASE, Goretti Lucena – Profa., Regina Pereira – Lar da Criança Pobre e Robson Carvalho – Repórter (28); Fátima Dambroski – Olinda, Guimarães – Câmara Municipal de Mossoró e Nelson Oliveira – EMATER/RN (29); Glória Ryos – Cantora (RJ) (30); Amilton Fonsêca – A. Fiscal, Cláudia Maria – A. Social, Moisés Oliveira/Lourdinha e Vinícius Magnus – SINDATRAN (31). E DIA 1º: Custódio Dantas – Doze Anos, Edvar Soares de Jesus – Autônomo, Elza Brito – UNIMED, Roberto Freitas – COOMAP, Ronaldo Garcia – Prof., e Thatiana Dantas – Representante Claro.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo Hermes, gostaria que você deixasse um comentário na divulgação do meu banner do Quinto Constitucional do TRT-21, está no meu facebook. Grande abraço, Herbert Mota". – Valeu, meu eterno confrade amigo, vi e comentei mas como não voto fica meu irrestrito apoio!

MEMÓRIA:
HÁ 61 ANOS! Inaugurada a Central Telefônica Automática de Mossoró, em 25 de maio de 1958;
HÁ 57 ANOS! Criada a banda de Rock mais antiga em atividade. The Rolling Stones, em 25 de maio de 1962. "The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin' Stone, cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962". FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Rolling_Stones;
DIA: hoje é Dia da África - Libertação da África (1972), Dia da Costureira, Dia da Indústria e do Industrial, Dia do Massagista, Dia do Trabalhador Rural e Dia Nacional da Adoção. Amanhã (26) será Dia das Vocações Sacerdotais, Dia do Revendedor Lotérico e Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano. A música Folk, na cultura norte-americana, atingiu o auge de popularidade nas década de 50 e 60 e o nosso homenageado incorporou as tensões dessa época da melhor forma, com foco nos detalhes e humor. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade e escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richarfd e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova Iorque em 1961. Em 2004 foi eleito pela revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles, e uma de suas principais canções, "Çike a Rolling Stone", foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970. Em 2012, foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presiente dos Estados Unidos Barack Obama. Foi laureado com o Nobel da Literatura de 2016, por "ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana". E, assim, tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, Grammy e o Globo. SOBRE PRÊMIO NOBEL - Em 13 de outubro de 2016, foi anunciada a escolha de Bob ao Prêmio Nobel da Literatura de 2016, em um evento em Estolcolmo, na Suécia. Bob Dylan foi acusado de ser arrogante, inclusive por membros da Academia Sueca, pois ficou em silêncio após o anúncio de seu prêmio Nobel de Literatura e não respondeu às insistentes ligações da Academia. Somente duas semanas depois, no dia 28 de outubro, Bob Dylan quebrou o silêncio acerca do Nobel. O cantor disse que é algo "difícil de acreditar", além de considerar "surpreendente e incrível" a laureação. Contudo, o cantor não compareceu à cerimônia de premiação, alegando ter "outros compromissos". Patti Smith o representou na cerimônia, com uma interpretação de "A Hard Rain's A-Gonna Fall", uma das composições mais emblemáticas de Dylan. Bob Dylan só veio a receber as premiações do Nobel - que incluem uma medalha, um diploma e cerca de 8 milhões de coroas suecas (US$ 900 mil) em 1 de abril de 2017, após um encontro discreto com os representantes da Academia Sueca em Estocolmo. Em 6 de junho de 2017, a palestra Nobel de Dylan foi postada na página oficial do Prêmio Nobel. A secretária da academia Sara Danius comentou: "A conversa é extraordinária e, como se pode esperar, eloquente. Agora que a palestra foi entregue, a aventura Dylan está chegando ao fim". Em seu ensaio Dylan escreve em detalhes sobre o impacto que três livros influentes - Moby Dick de Herman Melville, Odisseis de Homero e Nada de Novo no Front de Erich Maria Remarque - tiveram sobre ele. Dylan conclui: "Nossas letras são vivas na terra dos vivos. Mas as letras são diferentes da literatura. Elas devem ser cantadas, não lidas. As palavras nas peças de Shakespeare devem ser atuadas no palco. Assim como as letras de músicas são cantadas, não lidas em uma página. E espero que alguns de vocês tenham a chance de ouvir essas letras da maneira como elas foram destinadas a serem ouvidas: em concertos ou gravadas ou como quer que as pessoas estão ouvindo músicas atualmente. Volto mais uma vez a Homero, que diz: "Cante em mim, oh Musa, e através de mim conte a história". Reportamo-nos sobre ROBERT ALLEN ZIMMERMAN, conhecido artisticamente por BOB DYLAN, nasceu em Duluth Minnesota – Estados Unidos no dia 24 de maio de 1941. Sua discografia consta de 101 discos gravados sendo 37 álbuns em estúdios (1961/2016), 34 singles (1962/2009), 12 compilações (1967/2007), 10 ao vivo (1974/2005) e 08 bootlegs – gravações via rádio ou televisão (1991/2010); além de 6 colaborações e 3 álbuns de vídeo. Dotes artísticos: compositor, cantor, ator, escritor e pintor. Gêneros: Folk, Blues, Rock, Gospel, Country e Pop Tradicional. Atividade: desde 1959. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina dos pintinhos". (Rosângela Trajano).

A menina dos pintinhos
Gostava de brincar
De abraçar forte
E com eles conversar.

A menina dos pintinhos
Nunca estava sozinha
Com eles podia
Brincar de amarelinha.

A menina dos pintinhos
Todos amarelos
Com penas e bicos
Pareciam belos.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos africanos, às costureira, industriários, massagistas, trabalhadores rurais, afeitos à adoção, aos sacerdotes vocacionados, aos revendedores lotéricos e aos agentes de combate ao glaucoma.
QUEM canta ...
"Quantas estradas um homem precisará andar / Até que possam chamá-lo de homem? / Sim, e quantos mares uma pomba branca precisará sobrevoar / Até que ela possa dormir na areia? / Sim, e quantas balas de canhão precisarão voar / Até serem para sempre banidas? ...". ("Blowin' In The Wind" – De Bob Dylan, canta B.D.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colabora com o mensal jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário