segunda-feira, 10 de junho de 2019

BDC - Coluna de Notícias 858.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 858 (geral) e 22ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, terça-feira, 11 de junho de 2019. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 24/52, dias: 162/365 e faltam 203 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
PICOLÉ OFENDE? "Mané Beradeiro estava no mercado quando apareceu uma senhora e pediu um picolé. Saiu com o sorvete na mão e se deparou com Mané Beradeiro. Antes de começar a degustar perguntou ao poeta: - Mané, sabe dizer se picolé ofende para quem está grávida? Mané olhou para a mulher, arregalou os olhos e de maneira bem espantada falou: - Ofende, e muito! - Por que? - Porque o menino nasce fresco!Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
VAMOS PARAR, TEMOS MOTIVOS. Trabalhadores/as, aposentados/as, pensionistas e principalmente jovens devem estar unindo forças pela mobilização e paralização geral por todo o país nesta sexta-feira. Multidões deverão mostrar suas forças e derrotar essa reforma da previdência e fazer valer o recado aos deputados e senadores que "se votar pela reforma, não voltam à novo mandato". Boa leitura nobre leitor/a.

BRASILEIRO TRABALHA 153 DIAS PAGAR IMPOSTOS; 29 DELES VÃO PARA CORRUPÇÃO. Segundo estudo do IBPT, salário dos trabalhadores só começa a ser destinado para benefício próprio a partir desta primeira semana de junho.
O brasileiro trabalha mais de cinco meses do ano para pagar impostos. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), somente a partir desta segunda-feira (3), passados 153 dias do início do ano, a população começa a utilizar seus salários em benefício próprio.
O relatório explica que, ao longo dos anos, não apenas o peso dos impostos sobre o trabalho cresceu, como também o tempo necessário paga conseguir pagá-los também estão aumentando progressivamente. Em 1986, por exemplo, eram necessários 82 dias de trabalho para a quitação de impostos, número que alcançou os 153 dias em 2017.
"Se em 2003 o brasileiro destinou cerca de 36% de seu salário para pagar tributos, hoje ultrapassa os 41%", ressalta a advogada tributarista e vice-presidente do IBPT, Letícia Mary Fernandes do Amaral".
Segundo Amaral, esses 153 dias necessários para ficar em dia com todos os tributos impostos pelo governo são reforçados pela corrupção. Ou seja: desse tempo total, 29 dias servem para bancar perdas por desvio ou mal uso de verbas. FONTE: sosconsumidor.com.br/.

SINAI: 30 ANOS DE MUITAS LUTAS. A edição de maio do Jornal do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) destaca em sua capa os 30 (trinta) anos, sindicato despontou no período pós-ditadura como um instrumento de superação e avanço da classe trabalhadora, cujo propósito imediato era corrigir as injustiças acumuladas e lutar por condições mais dignas de vida e de trabalho.
O jornal traz ainda as atividades do SINAI em defesa da aposentadoria e contra a Reforma da Previdência; a homenagem recebida por Santino Arruda, então coordenador geral do SINAI-RN, por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador, comemorado em 1º de Maio; o apoio e presença do SINAI na Greve Nacional da Educação; bem como a luta do Fórum Estadual de Servidores. FONTE: www.sinairn.com.br/.

ALFREDO NETO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Amigos e amigas, neste sábado (15) nós da Banda Alfredo & Os Caras, estaremos fazendo o som no Shopping Boulevard Central – centro de Mossoró, a partir das 15h, e esperamos contar com a presença de vocês. Se quiserem, já podem ir dando sugestões pelo messenger (Alfredo Neto) que teremos prazer em atendê-los (las). A promoção é do Balú Restaurante!
 em
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (628).  Como vai Hermes? Só buraqueira nas ruas, vou fotografar um trecho que está terrível aqui no Abolição II. Me Aguarde! Lúcia Cabral, via Whats App, em 08/06/2019    .

FIQUE SABENDO... "O dia da imunização é celebrado anualmente em 09 de junho. FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-imunização/.
O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.
O Ministério da Saúde do Brasil, como meio de lembrar a população da importância das vacinas, criou o Programa Nacional de Imunizações. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.
História da Vacina:
A primeira vacina de imunização foi criada pelo médico britânico Edward Jenner, em 1796, quando descobriu como imunizar as pessoas expostas ao vírus da varíola.
As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.
Contra as Vacinas:
Atualmente, existe um movimento de pessoas que são contra a vacinação e não levam seus filhos para vacinar. A Organização Mundial de Saúde alerta que "a imunização salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso e mais economicamente viáveis".
Por isso, a vacina ainda é o melhor método para evitar doenças que já mataram milhões em todo o mundo e agora estão extintas.
*E o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tem muito que comemorar. O programa nasceu em 1973 com o objetivo de coordenar as ações de imunizações no Brasil. Mas há décadas, vem mudando a história do país. Ao longo do tempo, sua atuação apresentou avanços consideráveis e hoje, é parte integrante do Programa da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde disponibiliza por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) 42 imunobiológicos (vacinas e soros) que estão disponíveis em 34 mil salas de vacinas existentes no país. "É muito importante que as pessoas procurem um posto de saúde, se protejam e mantenham o cartão de vacinação atualizado, pois a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças, como sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, entre outras", explica Carla.
Cada vacina segue um esquema diferenciado, por isso é necessário que o paciente complete o ciclo determinado por cada uma. "Existem vacinas que necessitam de uma dose, outras de duas ou três. Apenas com o esquema completo, a pessoa vai estar devidamente imunizada, pois o organismo vai criar anticorpos em níveis adequados e a vacina terá uma eficácia em torno de 95 a 100%. Um exemplo é a hepatite B: você toma uma dose, depois de trinta dias outra e com seis meses, você toma a terceira dose. Mas infelizmente, muitos se esquecem da terceira dose", explica.
A cobertura vacinal do PNI engloba diferentes faixas etárias. "Vale ressaltar que os postos de vacinação não disponibilizam apenas vacinas para crianças, mas também para os adolescentes, idosos, para a família toda".
A vacina contra meningite C, por exemplo, é administrada em duas doses aos 3 e 5 meses de idade, com intervalo entre as doses de 60 dias, e mínimo de 30. O reforço é recomendado preferencialmente entre 12 e 15 meses de idade. Outro exemplo é vacina contra febre amarela, onde é indicada uma dose aos residentes ou viajantes para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A população indígena também está dentro do PNI, onde são oferecidas diversas vacinas para diferentes faixas etárias.
As viagens internacionais não ficam de fora. Todos aqueles que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola, podendo contribuir a reintrodução dessas doenças no Brasil.
É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A vacina tríplice viral, disponível pelo SUS, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba.
Evolução - O esquema de vacinação do Brasil tem crescido a cada ano. Em 1992, por exemplo, o PNI disponibilizava 12 tipos de vacinas e atualmente, esse número subiu para 14. Outra conquista foi a manutenção da erradicação da poliomielite e do sarampo e a eliminação do tétano neonatal. Além disso, doenças como difteria, coqueluche, tétano acidental, hepatite B, meningites, febre amarela, formas graves da tuberculose, rubéola e caxumba também foram controladas em alguns estados brasileiros.
Doses – A cada ano, o Ministério da Saúde aumenta sua cobertura vacinal. Em 2006, foi incluída no calendário do Ministério a vacina contra o rotavírus, e em 2010, doses para meningite C conjugada. O PNI é um programa que está sempre crescendo no sentido de ampliar a oferta de imonubiológicos para a população brasileira. Lembrando também que o Brasil é o país que mais oferece vacinas gratuitas por meio da rede pública", comemora o Ministério da Saúde. *FONTE: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/30294-dia-nacional-de-imunizacao-saiba-mais-sobre-o-calendario-de-vacinacao, 09/06/2012 e atualizado em 01/20/2013.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PB: A Prefeitura de Aroeiras/PB, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 158 (cento e cinquenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 17/06 a 17/06/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.000,00.

PE: A UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 166 (cento e sessenta e seis) VAGAS PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO, inscrições no período de 16/07 a 18/08/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.180,66. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
MAIS PROVAS CONTRA MOURO. O jornalista Glenn Greenwald garantiu nesta segunda-feira, 10, que há muito material a ser divulgado, que comprova a atuação parcial de Sérgio Moro nas ações da Lava Jato; "Moro era um chefe da força-tarefa, que criou estratégias para botar Lula e outras pessoas na prisão, se comportando quase como um procurador, não como juiz", disse Greenwald ao UOL; segundo o jornalista, o volume de material obtido por ele neste caso supera o do caso Edward Snowden. FONTE: www.brasil247.com, em 10/06/2019;

RAPIDÍSSIMAS: Rodrigo Agostinho (SP), deputado-presidente da Comissão de Meio Ambiente e líder do PSB na Câmara, inicia campanha para anular despacho palaciano que diminui participação da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente. // Vem aí alta pressão das pequenas e micro indústrias para o governo iniciar política de baixar os juros e impostos, cortar a burocracia e parcelar dívidas. O grupo empresarial representa 26% do Produto Interno Bruto. // Envaidecido, João Amoêdo, presidente do Novo, disse a jornalistas: "É muito bom ver o nosso partido se ampliar tanto". Em número de filiados, "cresceu, proporcionalmente", 30% após eleição de 2018. // Há restrições ao plano do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para levar Jair Bolsonaro de volta ao Democratas. O Presidente, um dos destaques nacionais do troca-troca de legenda, foi companheiro de Lorenzoni, em 2005, quando o DEM se chamava Partido da Frente Liberal. // Vladimir Aras tem a preferência do estado-maior da Operação Lava-Jato para suceder a Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República. // E o peso-real, hem? Os presidentes do Brasil e da Argentina pisaram na casca da banana. A bobagem, provavelmente, não ajuda a reeleição do empresário Mauricio Macri nem leva Bolsonaro ao estrelato na região. // Não estou afim de lidar com a negatividade, eu já tenho minha opinião. Eu farei o que me faz feliz" (Raven-Simoné, cantora e atriz estadunidense). FONTE: Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 08 de junho de 2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 09: Francisco Barbalho – Prof., José Maria Alves – Adv., Maria Socorro – Facebook e Paulo Linhares – Adv. e Professor. SEGUIDOS POR: Alana Kyra – Estudante, Fca. Otília Neta – Professora, Fco. Nolasco – Poeta, Luzia Benício – Professora, Raimunda Dantas – FUNDASE, Raimunda Rodrigues – FUNDASE e Socorro Batista - Professora (10); José Edmilson – FUNDASE, Lidiane Alencar – UERN e Paulo Izídio – Doze Anos (11); Carlos Oliveira-Adv. e Prof., Inalda Lira – Professora, José Paulo – Facebook e Mário Nobre – Autônomo. (12); Adalgisa Maia – Professora, Carlos Santos – UERN, Marcos Antônio – Adv. e Socorro Freire – FUNDASE (13); Edna Lemos – Adv., George - Pit-Steak e Iara Linhares – Professora (14). E DIA 15: Humberto Fernandes – Prof., Cléa Santos – Comerciária e Kleylenda Linhares – Ass. Social.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Muito bom, viu grande Hermes! Você o tipo de amigo de esquerda que eu respeito, quem não sabe @hermesoliveira é um dos roqueiros mais antigos de Mossoró. Já ajudou os Rockstages e sempre ligava para meu programa e fizemos parte da equipe da exinta rádio FM ALTERNATIVA (96,5MHZ)" – abraço companheiro, PT sempre! Marcondes Paula. – Valeu grande Marcondes Paula, bons tempos vivemos na FM Alternativa que, realmente tinha variedades de opções de programas e músicas de qualidade. Você nos deu apoio por várias edições na técnica do Programa Trabalho e Cidadania ao longo de seis anos de existência de programa, sempre aos sábado. Saúde e paz companheiro!

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 819/2018 (de 05/06): TJ-SP inaugura unidade para setenciar processos parados; Delegados que acumulam unidades têm direito a acréscimo remuneratório; Yara Cordeiro, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (592) – por Santino Arruda; Fique sabendo... "04 de junho – dia mundial contra a agressão infantil". – Texto sugerido por Hermes Oliveira - Editor.
HÁ 67 ANOS! Fundado o Clube Espártacos com o primeiro presidente negro Rafael Mossoroense da Glória. Os espártacos constituíram a Milícia da Libertadora Mossoroense, em 11/06/1952;
DIA: hoje Dia da Marinha Brasileira, Dia do Educador Sanitário e Dia do Escoteiro do Mar. Amanhã (12) será Dia do Correio Aéreo Nacional (1931), Dia dos Namorados e Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora e compositora brasileira, nasceu em uma vila na rua do Propósito, no bairro da Saúde, Zona Central do rio de Janeiro, onde morou por alguns anos. Teve uma infância pobre e não conheceu o pai biológico, que abandonou sua mãe grávida. A única informação que possuía de seu pai é que ele era um homem branco, que possuía uma boa condição financeira, tendo sido o primeiro namorado de sua mãe, e que não casou-se com ela e nem quis assumir a sua paternidade por puro preconceito social e racial, visto que sua mãe era negra e pobre. Aos cinco anos de idade mudou-se do Centro do Rio para um cortiço no bairro da Piedade, subúrbio carioca, Piedade, subúrbio carioca, com a mãe, Josepha Silva da Rocha, o padrasto, Armindo José de Souza, e com suas meias-irmãs: Denise da Rocha de Souza e Solange da Rocha de Souza. Desde criança gostava de cantar e sonhava em ser famosa. Aos oito anos de idade contraiu uma febre reumática, que quase a levou à morte, e que deixou como sequela um sopro cardíoco gravíssimo. Aos doze anos de idade, influenciada pelos amigos e convicta de seus sonhos pessoais, resolveu, com a permissão da mãe, inscrever-se num concurso de cantores. Surpreendentemente, ela cantou muito bem, como uma profissional, mesmo sem nunca ter estudado música, e conquistou o primeiro prêmio no programa Calouros em Desfile, de Ary Barrosp; As apresentações no programa tornaram-se frequentes, fixando-a na carreira artística. Quando Adiléia tinha doze anos, teve que abandonar os estudos, parando no ensino primário, para ajudar a mãe e o padrasto com as despesas de casa: A família era muito pobre e passava necessidades. Seu padastro era um homem negro, alto e forte, sendo um conceituado sargento da marinha, oficialmente viúvo, e pai de dois filhos: Hilton e Hilda, que sempre visitavam o pai, a madrasta e as meias-irmãs Denise e Solange, e mesmo sem laços de sangue, consideravam Adiléia também como meia-irmã. Josepha, sua mãe, era costureira, tendo ensinado o ofício para suas filhas. Junto com as meias-irmãs e a mãe, Adiléia costurava roupas para os vizinhos e para pessoas da alta classe social. Apesar disto, queria trabalhar fora, ser independente e ter um salário fixo. Embora quisesse ser cantora, era muito difícil conseguir de fato uma vaga. Para isso, fez o único teste disponível no momento, que era para atriz. Gravou o texto e fez uma boa cena, e venceu outras candidatas, conseguindo trabalhar como atriz nas rádios Cruzeiro do Sul e Tupi, nesta última no programa "Hora do Guri". Na época em que iniciou sua carreira artística de cantora, as cantoras e atrizes eram mal vistas, do ponto de vista moral, ainda mais se cantassem na noite. Contrariando os costumes daquela época, Dona Josepha, por mais que tenha se oposto a profissão que a filha queria seguir logo que soube do desejo dela de ser artista, temendo seu futuro, com o tempo passou a incentivar a carreira da filha, mesmo seu marido sendo contra e ambos brigando por causa disso, já que era um homem rígido, e como sargento, queria um futuro digno à enteada, assim como desejava aos seus filhos, mas acabou aceitando, para ficar em paz com a esposa. Dona Josepha acompanhava a filha em diversos programas de auditório. Eles a ajudam a se tornar realmente uma cantora e a levam em diversos lugares chiques e reconhecidos, frequentado por famosos. Lauro passa a chamá-la de Dolores Duran, nome inspirado certamente no da atriz americana Dolores Moran, que chegou a ser capa de revista no Brasil. Sem nunca ter estudado línguas, aprendeu sozinha a cantar em inglês, francês, italiano e espanhol e esperanto. Dolores jamais estudou canto e música, mas sua voz não precisava de correção através de aulas. Gravava as letras com sua própria voz, desde os sons mais graves até os mais agudos, o que surpreendia todos que a ouviam. Em diversas publicações de jornal, fora anunciado: Dolores Duran havia nascido com o dom da música, e sua missão era cantar. Elta Fitzgerald durante sua passagem pela bela Cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 1950, foi à boite Baccarat especialmente para ouvir Dolores e entusiasmou-se com a interpretação de Dolores para "My Funny Valentine" - a melhor que já ouvira, declarou Fitzgerald. A estreia de Dolores em disco foi em 1952, chamado Músicas para o Carnaval, gravando dois sambas para o Carnaval do ano seguinte: "Que bom será" (Alice Chaves, Salvador Miceli e Paulo Márquez) e "Já não interessa" (Domício Costa e Roberto Faissal). Em 1953, gravou "Outono" (Billy Billy Blanco), e "Lama" (Paulo Marquez e Alice Chaves). Dois anos depois, vieram as canções "Canção da volta" (Antônio Maria e Ismael Neto), "Bom é querer bem" (Fernando Lobo), "Praça Mauá" (Billy Blanco) e "Carioca" (Antônio Maria e Ismael Neto). Em 1955, seu coração não suportou: Foi vítima de um infarto, tendo passado trinta dias internada no Hospital Miguel Couto. COMPLICAÇÃO CONJUGAL - Ainda nos primeiros meses de casamento, os ciúmes de Macedo estavam incomodando Dolores, e ele passou a controlar seus horários e com quem ela mantinha amizade, até de visitar a família ele a proibia, pois dizia que agora a vida dela era ao lado dele. A jovem cantora não o obedecia e ia visitar seus parentes, mesmo contra a vontade dele. Dolores estava muito fragilizada, triste, o marido e ela brigavam constantemente, ele pedia atenção a ela, que sempre estava ocupada com sua profissão. Sempre desconfiado da esposa, não queria mais que ela fizesse shows à noite. Com tudo isso, ele a estava sufocando, e Dolores estava cada dia mais depressiva por não poder ter filhos, e transferiu toda essa carga de dor ao se dedicar integralmente à música, sua maior paixão. Macedo não entendia que Dolores precisava da música para sobreviver, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Ele acabou a acusando-a de preferir a música do que ele. Revoltada, Dolores saiu de casa, e resolveu dar um tempo no casamento. SAMBA-CANÇÃO - Dolores Duran foi um grande expoente, como cantora e compositora, do gênero samba-canção, surgido na década de 1930. Além dela, destacam-se nesse gênero Maysa Matarazzo, Nora Ney, Dalva de Oliveira e Ângela Maria. O gênero samba-canção, pode ser comparado ao bolero pela exaltação do amor-romântico ou pelo sofrimento por um amor não realizado. O samba-canção antecedeu o movimento da bossa nova, surgido ao final da década de 1950. Mas este último, um amálgama do jazz norte-americano com o samba doo Rio de Janeiro, representou um refinamento e uma maior leveza nas melodias e interpretações, que substituíram o drama pessoal e as melodias melancólicas. Reportamo-nos sobre ADILÉIA SILVA DA ROCHA, em memória, conhecida artisticamente por DOLORES DURAN, nasceu no Rio de Janeiro/DF no dia 07 de junho de 1930 e faleceu em 24 de outubro de 1959 com 29 anos de idade. Sua discografia consta de 11 discos sendo: 06 em estúdios (1955/1959) e 05 discos póstumos entre 1960/2009 além de 34 composições próprias. Dotes artísticos: compositora e cantora. Gêneros: MPB e Samba-canção. Atividade: 1946 a 1959. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dolores_Duran.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"A menina estrábica". (Rosângela Trajano).

A menina estrábica
Um bocado sofria
De olhos trocados
Ninguém entendia.

A menina estrábica
Olhava para mim
Um olho para um lado
O outro no fim.

A menina estrábica
Tinha vergonha
Do olhar trocado
De quem nunca sonha.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos marinheiros brasileiros, aos educadores sanitaristas, escoteiro do mar, correio aéreo nacional, namorados/as e agentes mundial de combate ao trabalho infantil.
QUEM canta ...
"Hoje eu quero a rosa mais linda que houver / E a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem / Hoje eu quero paz de criança dormindo / E abandono de flores se abrindo / Para enfeitar a noite do meu bem ...". ("A Noite do Meu Bem" – De: Dolores Duran, canta: D.D.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário