sábado, 22 de junho de 2019

Coluna de Notícias 860.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 860 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 22 de junho de 2019 - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 25/52, dias: 173/365 e faltam 192 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
"Em pleno ato sexual, a velhinha diz ao marido: - "Você está parecendo um celular. – Oor que, vibro muito? Pergunta o velho todo orgulhoso. – Não, é que você entra no túnel cai o sinal!" Ilusão. FONTE: Rachando o Bico, de Marcos Sá de Paula – Macaíba/RN, março/2014. - Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
13º SALÁRIO PARA QUEM NÃO TÊM VÍNCULO EMPREGATÍCIO – CHUÁ DE BOM! Praticamente findamos o mês de junho, chegando aos 181 dias de governo Fátima Bezerra e o Estado pendente de pagamento dos salários dos servidores, pendência em parte pois, servidores do regime CeLeTistas já receberam os meses e gratificações natalinas em dia, mas diante de ação judicial que ainda funciona – capenga, digo lenta e tendo efeito. Assim pra esse segmento está 100% em dia, já os estatutários segue seu calvário financeiro que, poderia estar nesse mês findo, na expectativa de receber a antecipação natalina que tradicionalmente era paga nesse mês junho de forma regular até 2015, primeiro ano do desgoverno Robinson Faria. Pelo quadro atual, ambas categorias (celetistas e estatutárias) irão ficar sem a habitual antecipação natalina em "plena crise", sem reajustes salariais há anos e tendo grande parcela dessas categorias que, há dez anos. Há um descontrole geral na vida dos servidores público desse sofrido estado. Já para os parlamentares, antecipação de 13º salário (2019 sem vínculo empregatício) e reajuste de 16,38% é um chuá de bom - como diz Gilberto de Souza – cabra dos bons e amigo! Boa leitura nobre leitor/a.

CONDENADO: COMPRADOR DE VEÍCULO TÊM QUE REGULARIZAR DOCUMENTAÇÃO DO AUTOMÓVEL. Comprador de veículo que não realizou transferência do bem é condenado a regularizar documentação do automóvel. Juíza titular do 3º Juizado Especial Cível de Brasília condenou um comprador de um veículo que não realizou a transferência do bem para o seu nome a adotar as medidas cabíveis para a regularização dos documentos do automóvel.
O réu compareceu espontaneamente à audiência de conciliação e devidamente intimado, não apresentou defesa, impondo-se o reconhecimento dos efeitos da revelia, nos termos do que dispõe o artigo 20, da Lei nº 9.099/95. A parte autora apresentou prova suficiente da relação jurídica estabelecida entre as partes e dos fatos constitutivos de seu direito.
Na análise dos autos, a magistrada explicou que a transferência do veículo para o nome do comprador no DETRAN é uma consequência natural dos contratos de compra e venda de veículos automotores, já que não pode continuar pesando sobre o vendedor as obrigações relativas ao automóvel, como impostos e multas, pois o bem não mais lhe pertence.
A magistrada, inclusive, citou que nos termos do art. 123, § 1º, da Lei n. 9.503/97, é obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando for transferida a propriedade, cumprindo ao novo proprietário adotar as providências pertinentes: "Nesse passo, não poderia o requerido circular com o veículo sem adotar as providências de transferência administrativa que lhe competia, uma vez que assumiu contratualmente a obrigação".
Assim, diante da constatação de que o requerido descumpriu a obrigação pactuada pelas partes, assumindo os riscos de responder por eventual inadimplemento, a juíza concluiu que "necessário se faz o reconhecimento de sua responsabilidade pela transferência das infrações cometidas e por todos os débitos relativos ao veículo (...). FONTE: sosconsumidor.com.br/.

DIA MUNDIAL DO FUSCA – 22 DE JUNHO. Bobla, Cuca, Kafer, Broasca... você tem ideia do que esses nomes significam? Bem, essas são apenas algumas formas como o Volkswagen Fusca é chamado ao redor do mundo. No pódio como um dos carros mais vendidos de todos os tempos, o compacto ganhou até dia para ser celebrado mundialmente: 22 de junho.
Lançado na Alemanha, em 1935, por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, o Volkswagen contava com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (sem marchas sincronizadas). Ao longo de seus 84 anos, o "besouro" evoluiu um bocado e colecionou muitas curiosidades. Lembranças que o tornaram um dos carros mais queridos de todos os tempos. Veja algumas delas:
Sair do papel não foi fácil - O primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1932, porém, seu projeto só foi realmente aprovado após 40 tentativas trazidas por Porsche. Ao final de tanto trabalho, foi desenvolvido um V1, apelidado de "Kraft durch Freude" ("Força Através da Alegria"). Posteriormente surgiram outros protótipos, tais como os V2, VW3, VW30 e VW38. Por ter sido idealizado para ser acessível a todos os alemães, o automóvel (e depois a própria montadora) passou a se chamar Volkswagen, ou "carro do povo". Aqui vale uma curiosidade: o nome formal do modelo é Volkswagen Sedan. Ainda bem que os apelidos pegaram. FONTE: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/06/dia-mundial-do-fusca-relembre-10-curiosidades-sobre-o-volkswagen.html,

FÓRUM ESTADUAL DE SERVIDORES E GOVERNO SE REÚNEM DIA 28. O Fórum Estadual dos Servidores vai se reunir com a governadora Fátima Bezerra para dialogar acerca das principais demandas do funcionalismo. A conversa está marcada para a próxima quinta-feira, 27 de junho, às 10h, na Governadoria.
O encontro deverá tratar do calendário de pagamento dos salários de 2019, das folhas em atraso, do aumento dos salários de 16,38%, da venda da conta única, do pregão dos royalties, do Plano de investimentos na SET - para incrementar a arrecadação própria e de uma auditoria por parte da CONTROL nos contratos de terceirização.
A audiência deveria ter acontecido no último dia 12 (quinta-feira), mas foi reagendada porque a chefe do Executivo encontrava-se fora do Estado. FONTE: www.sinairn.com.br, em 19/06/2019.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (630). 100% de pedágio para um servidor público e 50% para um balconista de comércio (RGPS) que tem salário de mil reais e 17% para um General, que tem salário de quinze mil ou mais? Isso é mau caratismo. O povo tem que saber disso. Aleazar Brito, servidor público, em 13/06/2019.

FIQUE SABENDO... "Rogério Marinho – perseguidor dos trabalhadores". Texto sugerido por Rubens Coelho – jornalista e escritor, via facebook, em 19/06/2010. FONTE: Diário do Nordeste.
POIS É ...
Rogério Marinho o perseguidor dos trabalhadores - o ex-deputado potiguar tem sido portado como verdadeiro capitão do mato. A assembleia legislativa deveria cassar a cidadania potiguar desse carrasco, que envergonha nosso estado, veja a nova investida do energúmeno contra os trabalhadores, tirar o descanso dominical dos assalariados. Que ficará a critério dos patrões. E, nós sabemos como isso funciona.
A PORTARIA:
O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, assinou hoje (18) uma portaria que ampliou para 78 setores da economia a autorização permanente para que funcionários trabalhem aos domingos e nos feriados. Por meio da rede social Twitter, ele comunicou a medida, que abrange, entre outros setores, o comércio, a indústria, os transportes em geral, a educação e a cultura.
A EXTENSÃO:
Atualmente, 72 setores da economia têm autorização para que os funcionários trabalhem aos domingos e feriados. A nova portaria incluirá seis setores: indústria de extração de óleos vegetais e de biodiesel; indústria do vinho e de derivados de uva, indústria aeroespacial, comércio em geral, estabelecimentos destinados ao turismo em geral e serviços de manutenção aeroespacial.
NÃO É A MESMA COISA:
De acordo com o secretário, os empregados que trabalharem aos domingos e feriados terão folgas em outros dias da semana. Marinho disse que a nova norma preserva os direitos trabalhistas e que a autorização permanente facilitará a criação de empregos.
OUTRA MENTIRA COMO FOI A REFORMA TRABALHISTA QUE MARINHO PROMETEU:
"Muito mais empregos! Assinei hoje portaria que autoriza empresas a funcionar aos domingos e feriados. Com mais dias de trabalho das empresas, mais pessoas serão contratadas. Esses trabalhadores terão suas folgas garantidas em outros dias da semana. Respeito à Constituição e à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)", postou o secretário na rede social.
A CRUELDADE DO CAPITÃO DO MATO:
Mais cedo, Marinho havia se reunido com o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da Medida Provisória 881, a MP da Liberdade Econômica. Os dois também discutiram a revisão das normas reguladoras de saúde e de segurança no trabalho, que está sendo gradualmente feita pelo governo para flexibilizar as atividades produtivas. Segundo Marinho, as mudanças estão sendo feitas sem descumprir a legislação e de forma a manter a segurança no ambiente de trabalho.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
AL: A Prefeitura de Rio Largo/AL, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 253 (duzentas e cinquenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas o dia 16/07/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.975,83.

SE: A Prefeitura de Cumbe/SE, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 34 (trinta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas o dia 19/07/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
ASSIM É BOM DEMAIS! "Fica fácil votar uma reforma da Previdência quando você não é atingido por ela". Maria Cristina Fernandes analisa a reforma da Previdência do ponto de vista político. Ela destaca que 174 parlamentares que tem aposentadoria especial no Congresso não serão afetados pela reforma. Já os trabalhadores do regime geral da Previdência que não tiverem atingido a idade mínima terão que trabalhar 50% a mais do tempo que faltar para garantir a integralidade dos benefícios. FONTE: cbn.globoradio.globo.com/.
RAPIDÍSSIMO: Carla Zambelli e Joice Hasselmann, ambas deputadas pelo PSL de São Paulo, destacam-se nas redes sociais. Há disputa, sim, mas apenas Hasselmann deve ser candidata no pleito do próximo ano. A líder do governo Bolsonaro no Congresso inscreve-se como pretendente à prefeitura paulistana. Zambelli ambiciona, na primeira pedida, reeleição à Câmara. // Tucanato deixou impressão digital na peneira da Operação Lava-Jato. Identificada por procuradores apartidários, respingos da tinta reveladora atingiram da base parlamentar à cúpula nacional. // Jair Bolsonaro vai à Marcha para Jesus, amanhã (20), em São Paulo. Segundo organizadores, desfilaram, ano passado, ao redor de 1,5 milhão de pessoas. Neste 2019, previsão é de público maior. // Joaquim Levy depõe, 26 deste junho, na CPI do BNDES. Data foi anunciada por Vanderlei Macris (PSDB-SP), deputado-dirigente do colegiado. Levy presidiu o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social até domingo (16). // "Entenda que amigos vêm e vão, mas alguns preciosos você deverá manter. Quanto mais velho você ficar, de mais pessoas que lhe conheciam quando era jovem você irá precisar" (Mary Schmich, jornalista estadunidense). FONTE: Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 19 de junho de 2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 23: João Batista – Comerciário. SEGUIDOS POR: Aione Souza – Professora, Alecsandra Praxedes – A. Social, Ary Filho – Comerciário, Linaura Freire - IPERN e Daniele Silveira – Jornalista (24); Aneci Marinho - UERN(25); Ana Paula – SINAI, Conceição Nogueira e Lourdes Freitas – FUNDASE (26); Euclides Flor – FUNDASE e Roberto Câmara – TJRN. (27); Francisco José de Carvalho e Joana Lacerda – Professores e Sineide Lima – FUNDASE (28). E DIA 29: Gilberto de Sousa – Jornalista e Valdinete Rodrigues - UERN.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Prezado Hermes, mando de Brasília o abraço e os cumprimentos do velho repórter. Walter Gomes". – Sempre bem acatado amigo, seus bilhetes, apoio e incentivos. Para quem ainda não sabe, Walgom é potiguar, Jornalista, atuou nos jornais: O Mossoroense, Diário de Natal, Tribuna do Norte, Tribuna do Ceará, O Povo, Jornal do Brasil, O Globo e Correio Braziliense. Desde 2015 tem portal próprio "Walter Gomes - Informação e analise ((https://walgom.com.br). Do qual recomendamos leitura, obrigado amigo, desejo saúde e paz, pra você e demais familiares!

MEMÓRIA:
HÁ 19 ANOS! Criação do CONDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar – Lei 1.426, em 20 de junho de 2000;
DIA: hoje é Dia do Aeroviário, Dia do Orquidófilo (que se ocupa da cultura de orquídeas) e Dia Mundial do Fusca. Amanhã (23) será Dia do Serviço Público das Nações Unidas, Dia do Lavrador, Dia Universal Olímpico e Dia Olímpico.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um cantor e compositor brasileiro que no início da atua como vocalista do grupo niteroiense de rock "Os Lobos", com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora "Top Tape". Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar medicina, formando-se médico. Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção Bem-te-vi, em parceria com Cláudio Rabello, mas gravada e interpretada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias. No ano seguinte, já como intérprete, obteria o maior sucesso de sua carreira: Muito Estranho, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon. Também em 1982, compõe "Leão ferido", em parceria com Byafra, que a interpretou. No segundo disco "Pessoa", a música com esse nome, uma das primeiras a ter um arranjo direcionado e com execução totalmente eletrônica, e as músicas "Espelhos D'Água" e "Anjo", asseguraram sua posição na música brasileira tanto como compositor quanto como cantor. A música "Anjo", composta em parceria com Cláudio Cláudio Rabello e Renato Corrêa (integrante do Golden Boys), foi regravada em 1983 pelo grupo Roupa Nova e tornou-se um grande sucesso. "Espelhos D'Água" ficou conhecida na voz de Patrícia Marx, e "Pessoa", também em parceria com Cláudio Rabello, fez sucesso na interpretação de Marina Lima, em 1993, sendo trilha sonora da novela "Fera Ferida, da Rede Globo. Após alguns anos longe da mídia, nosso homenageado grava, em 1994, o álbum "Guru", cujas músicas principais são a faixa-título e "Quase não dá para ser feliz". Em 2000, grava "Cachorro Fujão", pelo selo "Casa Jorge Discos". Um dos últimos trabalhos dele foi a canção "Faça um Pedido", que fez parte da trilha sonora da novela "Viver a Vida". Ele também chegou a trabalhar no Conselho Consultivo Municipal de Niterói, ainda na gestão de Jorge Roberto Silveira (eleito em 2008), e continua fazendo composições e shows. Reportamo-nos sobre DALTO ROBERTO MEDEIROS, 70 anos, artisticamente conhecido por DALTO, nasceu no dia 20/06/1949, na cidade de Niterói/RJ e está em atividade até o presente momento. Gravou 08 discos entre 1974 e 2000. Dotes artísticos: Compositor, cantor, músico – instrumento violão. Gênero: MPB. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalto.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"A flor e a semente". (Rosângela Trajano).

A flor se arrisca
Fica no jardim
Sai da terra
Olha pra mim.

A semente tem medo
Fica guardada
Embaixo da terra
Ao nada abraçada.

A flor é diferente
Da semente
Uma aparece
A outra é ausente.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos aeroviários, orquidófilos, aos colecionadores de fuscas, lavradores e aos olímpicos.
QUEM canta ...
"Hum! Mas se um dia eu chegar, muito estranho / Deixa essa água no corpo, lembrar nosso banho / Hum! Mas se um dia eu chegar , muito louco / Deixa essa noite saber que um dia, foi pouco ...". ("Muito Estranho" – De: Dalto, canta: Dalto.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário