sábado, 31 de março de 2018

Coluna de Notícias 814. (Anexo slide: Qualidade de Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano X – Edição nº 814 (geral) e 12ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), .9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 31 de março de 2018 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 13/52, dias: 90/365 e faltam 275 dias para o final do ano.

"Causos/, poesias e prosas democráticos"!

"Os ladrões deste estado (RN) / Têm coragem de montão / Roubaram o governador / N]ao tiveram comoção / Fugiram pelas estradas / Com cem anos de perdão!". – Sextilha Carro do Governador Foi Roubado. Por Mané Beradeiro, em 28/03/2018, Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

MOSSORÓ: PERIGO À VISTA NA AV. DO CONTORNO. Na edição anterior comentei sobre a preocupação dos governos em tão somente arrecadar, especificamente no item via multas veicular sem a preocupação de dá retorno da dinheirama via benefícios desses "contribuintes" e pedestres que trafegam inseguros pelas cidades e BRs que cortam cidades grandes e pequenas. Volto ao assunto para detalhar sobre o que ocorre na Av. Engenheiro Pedro Ciarlini e popularmente conhecida por Avenida do Contorno e ou BR 304. Motivado por falta de projetos ou, talvez, por verbas desviadas, não foram construídas passarelas na extensa avenida com mais de 20km. Pedestres que precisam atravessar a BR para trabalhar, deixar crianças nas escolas e até cortar caminhos, estão destruindo a mureta central com a finalidade de "facilitar o trajeto" e com isso pondo em risco suas próprias vidas e de condutores dos motoristas que lá circulam. Enquanto não acontecer UM SÓ ACIDENTE que dê repercussão (por grande número de vítimas ou envolvendo gente importante), MEDIDAS URGENTES E NECESSÁRIAS serão tomadas. As fiscalizações existem, mas, para multar, a ordem é multar e arrecadar. Benefícios com melhorias para a segurança dos pedestres e condutores..., jamais! Boa leitura nobre leitor/a.

 

BRASILEIROS NÃO SE DEDICAM ÁS PRÓPRIS FINANÇAS. São Paulo. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Há, também, aqueles que precisam recorrer ao crédito para complementar a renda. Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Há, também, aqueles que precisam recorrer ao crédito para complementar a renda.

Os dados, obtidos em pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais, mostram que a organização financeira não é uma tarefa que atrai os consumidores.

Para o educador financeiro José Vignoli, do portal Meu Bolso Feliz, uma vida financeira saudável depende do esforço de cada consumidor em buscar informação e exercitar a disciplina para incorporá-la no seu cotidiano.

"Muitas pessoas poderiam, facilmente, ter acesso às informações necessárias para ter um orçamento mais equilibrado, mas não parecem conseguir. Elas pensam que dá trabalho, ou que é muito difícil manter o controle sobre as despesas, e se esquecem de que trabalhoso mesmo é encarar o endividamento e a restrição ao crédito. Lidar com o dinheiro exige disciplina e comprometimento para viver dentro da sua realidade financeira e não tomar decisões equivocadas", afirmou Vignoli.

O mestrando Murilo Gouveia disse que espera mudar seus hábitos financeiros em breve. "Eu já fiz planilhas anos atrás, mas hoje não faço mais porque os gastos variam, e ganho muito mal, mas agora vou trocar de emprego e quero me organizar".

Equilíbrio - Uma prova de que a vida financeira equilibrada traz mais satisfação e tranquilidade é que 56% dos consumidores ouvidos no levantamento disseram que se sentem melhor quando planejam as despesas para os próximos seis meses. O problema, novamente, é que nem sempre isso acontece na prática, porque 48% deles nunca ou somente às vezes fazem um planejamento cuidadoso dos passos a seguir para ficar dentro do orçamento nos meses seguintes. O problema surge com mais força entre os consumidores de baixa renda (classes C, D e E), com 51% de citações.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (587). É incrível. O povo levando chicotada e depois fica lambendo as feridas, sem qualquer reação contra os chicoteadores! É inacreditável! Cadê as panelas e os paneleiros? Rubens Coelho, via facebook pessoal, em 27/03/2018.

 

FIQUE SABENDO... "A origem e evolução do dinheiro" (Parte 3/4). FONTE: http://www.bcb.gov.br/htms/origevol.asp.

Acredita-se que datem de 1762 os primeiros cheques impressos por LAWRENCE CHILDS na Inglaterra.

SISTEMA MONETÁRIO.

O conjunto de cédulas e moedas utilizadas por um país forma o seu sistema monetário. Este sistema, regulado por meio de legislação própria, é organizado a partir de um valor que lhe serve de base e que é sua unidade monetária.

Atualmente, quase todos os países utilizam o sistema monetário de base centesimal, no qual a moeda divisionária da unidade representa um centésimo de seu valor.

Normalmente os valores mais altos são expressos em cédulas e os valores menores em moedas. Atualmente a tendência mundial é no sentido de se suprirem as despesas diárias com moedas. As ligas metálicas modernas proporcionam às moedas durabilidade muito superior à das cédulas, tornando-as mais apropriadas à intensa rotatividade do dinheiro de troco.

Os países, por meio de seus bancos centrais, controlam e garantem as emissões de dinheiro. O conjunto de moedas e cédulas em circulação, chamado meio circulante, é constantemente renovado por processo de saneamento, que consiste na substituição das cédulas gastas e rasgadas.

MOEDA BANCÁRIA – CHEQUES.

A moeda bancária ou moeda escritural consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou em outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, instrumento de circulação da moeda bancária.

Os cheques são:

Originados em entrega de dinheiro pelo cliente (depósito originário);

Originados em operação de créditos (depósitos contábeis).

No caso dos depósitos feitos por clientes, os bancos fornecem cheques em branco que podem ser preenchidos à vontade do depositante, até completar a quantia creditada.

No caso da moeda bancária, ocorre o mesmo processo utilizado na moeda-papel conversível. Permanecendo parte dos depósitos sem movimento, os bancos emprestam certa importância que vai de 75% a 93% dos depósitos, ficando a outra parte como encaixe, variando sua percentagem conforme a legislação bancária de cada país. Há uma proporção entre depósitos, encaixe e empréstimos.

Enquanto os franceses atribuem a origem da palavra cheque ao vocábulo inglês to check - "verificar", "conferir" – os ingleses sustentam que a palavra é originária do francês echequier, que significa "tabuleiro de xadrez". Segundo os ingleses, as mesas usadas pelos banqueiros tinham a forma de um tabuleiro de xadrez, daí seu nome. A origem é remota e está ligada à letra de câmbio.

Os especialistas não têm certeza. Alguns dizem que os romanos inventaram o cheque por volta de 352 a.C. Outros admitem ter sido criado na Holanda, no século XVI. Em Amsterdam, por volta do ano 1500, o povo costumava depositar seu dinheiro com cashiers, o que representava menor risco do que guardá-lo em casa.

Os cashiers concordavam em arrecadar e cancelar débitos por meio de ordens escritas dos depositantes (cheques).

Na Inglaterra, no fim do século XVII, o povo começou a fazer depósitos com os GOLDSMITHS*.

O Goldsmith dava ou emitia Goldsmith notes a favor do seu cliente. Essas simples notas escritas a mão continham uma promessa de pagamento ao cliente ou à sua ordem.

O cliente podia também escrever ao goldsmith, pedindo-lhe que pagasse a outra pessoa.

Acredita-se que datem de 1762 os primeiros cheques impressos por LAWRENCE CHILDS na Inglaterra. Ele foi o primeiro banqueiro no sentido moderno. Mas antes disso, no mesmo país, o uso do cheque já tinha começado a desenvolver-se. Alguns cheques recebidos de diferentes pessoas pelos banqueiros, contra diferentes bancos, traziam o inconveniente de obrigá-los a ir aos estabelecimentos sacadores para obter pagamento.

O banqueiro depositava os cheques no seu próprio banco, depois realizava a coleta. Apresentava depois esses cheques nos outros bancos empregando mensageiros. Isso significava que os mensageiros dos variados bancos faziam inúmeras viagens por dia. Para diminuir o número de viagens, eles resolveram se encontrar numa taverna, onde permutavam seus maços de cheques.

Os banqueiros, a princípio, resistiram a esse sistema, mas, percebendo sua utilidade, adotaram-no, criando as Caixas de Compensação a que são levados todos os cheques entregues a um banco contra outros.

O primeiro país que legislou sobre o cheque foi a França, com a Lei de 14 de junho de 1865. Na Inglaterra, onde ele se expandiu mais rapidamente, a legislação específica só foi baixada em 18 de agosto de 1882.

No Brasil, a primeira referência ao cheque apareceu em 1845, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia; mas, mesmo assim, sob a denominação de cautela. Só em 1893, pela Lei 149-B, surgiu a primeira citação referente ao cheque, no seu art. 16, letra "a", vindo o instituto a ser regulamentado pelo decreto 2.591, de 7 de agosto de 1912.

O uso do cheque apresenta muitas vantagens: facilita a movimentação de grandes somas; economiza o tempo que tomariam para ser contadas; diminui possibilidade de roubos, além de impedir o entesouramento do dinheiro em espécie.

Para segurança, deve sua emissão cercar-se de garantias, de modo que conquiste a confiança pública.

Os benefícios propiciados pelo uso do cheque só são possíveis onde leis rigorosas punem os eminentes de cheques sem fundos, amparando, assim, sua circulação.

Outro tipo usado pelos viajantes é o traveller-check - cheque de viagem ou turístico, emitido em qualquer país, no qual, no ato da aquisição, o beneficiário apõe a assinatura que serve de elemento autenticador, quando da emissão.

Temos também os cheques especiais, garantidos até determinado limite, acertado entre o banco e o cliente.

Notas: (*) cidadão que cuidava do comércio de ouro. - Texto extraído do livro "Dinheiro no Brasil" - F. dos Santos Trigueiro.

 

PANO RÁPIDO:

SOBRE MOSSORÓ. Em abril de 1917 a cidade de Mossoró possuía 10 transportes, sendo: 03 automóveis de passeio, 02 carros de luxo, 02 diligências, 01 de passageiros, 01 de cargas, além de outro avariado. Os carros de luxo pertenciam a Almeida Castro, Miguel Faustino do Monte e Camilo Figueiredo.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 1º: Auris Martins – Prof., Elizandra Cordeiro – SP, Giany Pedrosa – Professora e Aécio Cândido – Professores, Fco. Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista e Sérgio Chaves – Colunista Social. Seguidos por: Maria do Céu – Advogada e Socorro Martins – Doze anos (28); Cesi Nogueira e Gilmar Henrique – Professores (30); Phabio Wanceslau (31); Auris Martins – Prof., Elizandra Cordeiro – SP, Giany Pedrosa – Professora e Aécio Cândido – Professores, Fco. Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista, Monielly Susan - Professora e Sérgio Chaves – Colunista Social (1º); Benilson Silva – Radialista, Elias Alves – FJA, Marileide Matias - Facebook e Niécio Roldão – Adv (02); Lázaro Fabrício – SESC, Moisés Domingos, Pedro Marcelino, Valéria Bulcão – Jornalista e Yara Cordeiro – FUNDAC (03) Fátima Câmara – DETRAN, Mariza Pinto – UERN, Mariza Pinto – Profª. e Michelle Fonseca – Jornalista (04); Carlos Mendes – P. Civil; Ciro Ney – Jornalista, Elisângela Cordeiro – Sobrinha e Tony Filho – Radialista (05); Luiz Moura – Prof. e músico (06). E DIA 07: José Fernandes – Ag. Penitenciário e Valdomiro Morais – Professor.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Bom dia, companheiro Hermes Oliveira. Ultimamente, de segunda a sexta, estou me submetendo a sessões de fisioterapia. A crise da coluna cervical tem sido forte. Mas, Deus é maior. ELE está no comando. Amigo de fé e de lutas, Feliz Páscoa para você, as leitoras e os leitores do Democratizando a Comunicação. Abraços, Luiz Carlos - exdirigente do SINTE/RN e da ADUERN". – Grande Companheiro L.C., a idade sempre inovando para enfrentamento de vida digna, agora cuidemos da saúde que, igualmente passo por esse processo. Vamos firmes e fortes, pois, o hino nos fortalece por não fugir própria da luta. Saúde e paz ao amigo para mais uma batalha democrática nesse 2018.

 

MEMÓRIA:

HÁ 70 ANOS! – Posse do 3º Prefeito Constitucional de Mossoró – Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, em 31/03/1948;

E NA EDIÇÃO Nº 761/2017 (de 25/03): Governo vai subir impostos para cumprir meta fiscal; Erasmo Firmino, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (541), por Walter Silva; Fique sabendo... "Aprenda a monitorar o que seus filhos fazem na rede".

DIA: hoje Dia da Integração Nacional (É o conjunto de política de desenvolvimento sustentável das economias regionais do país), Dia da Doutrina Espírita, Dia da Nutrição, Dia da Saúde e Dia de Umbanda. Amanhã (1º) será Dia da Abolição da Escravidão dos Índios (01/04/1680), Dia da Mentira e Dia do Humanismo.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora, compositora e empresária canadense. Nascida numa família de Charlemagne, Quebec, nossa homenageada surgiu como uma estrela adolescente no mundo francófono na década de 1980, depois que seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco. Em 1990, ela lançou o álbum em inglês Unison, estabelecendo-se como uma das maiores artistas da história da música mundial e outras áreas de língua inglesa, no mundo. Ela ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez em 1980. Após uma série de álbuns franceses no início dos anos 1980, ela assinou com a CBS Records em 1986. Durante a década de 1990, assinou com a Eric Records e lançou vários álbuns em língua inglesa. Além disso, deu sequência aos álbuns franceses, tornando-se uma das cantoras mais bem sucedidas da história da música popular. No entanto, em 1999, no auge de seu sucesso, anunciou um hiato de entretenimento, a fim de começar uma família e passar o tempo com seu marido, que tinha sido diagnosticado com câncer. Ela voltou em 2002 e assinou um contrato de três anos (mais tarde alargado a quase cinco anos, devido ao enorme sucesso) para se apresentar todas as noites em seu próprio Coliseu no Caesars palace, em Paradise, Nevada. Sua música foi influenciada por gêneros que vão do rock e R&B ao gospel ao e música clássica. Suas gravações são principalmente em francês e inglês, embora ela também cante em espanhol, italiano, alemão, latim, japonês e mandarim. Embora seus lançamentos dividam a opinião dos críticos, ela é conhecida por sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita. Ganhou 2 prêmios Oscar com "Beauty and a Beast" e "My Heart Will Go On", recentemente recebeu o Icon Awards cinco Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano por Falling You e Gravação do Ano por "MY Heart Will Go On". Ela é a segunda artista feminina que mais vendeu nos Estados Unidos durante a era Niellsen SoundScan, com seus álbuns Falling Into You e Let's Talk About Love; ambos receberam a certificação diamante. Além disso, seu álbum de 1995, D'eux, é álbum francês mais vendido de todos os tempos. Em 2004, após ultrapassar 250 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Aswards, tornando-se uma das artistas femininas que mais vendeu de todos os tempos, superando nomes com Whitney Houston e Cher. Continua sendo a artista canadense que mais vendeu na história e uma das artistas de vendas de discos, já vendeu entre 120 milhões de álbuns em todo o mundo. Já recebeu mais de 252 prêmios se tornando a artista viva mais premiada da história da música mundial. A canção My Heart Will Go On é a canção mais interpretada, e segunda mais premiada de todos os tempos. PAUSA NA CARREIRA - Em 1999, o seu marido René Angelil foi diagnosticado com câncer de laringe e a artista toma a difícil decisão de parar por um tempo indeterminado a sua carreira para cuidar do seu marido e também ter seu primeiro filho. Nesse espaço de tempo é lançada uma pequena coletânea dos seus maiores sucessos em inglês, "All The Way ... A Decade of Song", que inclui o mega-sucesso "That's The Way It is" e o tema do filme "O Homem Bicentenário" - "Then You Look At Me". "All The Way ... A Decade of Song" se tornou uma das coletâneas mais vendidas da história com 20 milhões de cópias vendidas. Em Setembro de 2001, a artista é convidada para cantar "God Bless America" no espetáculo de beneficência em homenagem às vítimas do ataque terrorista do Word Trade Center. Ela foi a última a cantar, fechando a homenagem. Ainda em 2001, participou do projeto United We Stand, organizado pelo astro Michael Jackson. Ela participou da canção e clipe What More Can I Give, com outros artistas. REGRESSO À CARREIRA - Pouco mais de um mês após ficar viúva e perder um irmão, ela voltou aos palcos na noite de terça-feira 23/02/2016, no The Colosseum, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A emoção tomou conta da apresentação diversas vezes, mas o momento mais intenso foi durante a música "All By Myself". A estrela não se conteve e não conseguiu terminar o hit, caindo no choro e sendo ovacionada pelo público. No dia 22 de maio de 2016, o Billboard Music Awards, patrocinado pela revista Billboard, cerimônia que premia anualmente artistas do mundo da música, condecorou a cantora com o Icon Awards, um prêmio em reconhecimento à importância de sua carreira. Durante o anúncio da categoria, feito pelo cantor Seal, o músico convidou o filho mais velho da artista, René-Charles Angelil, de 15 anos, para a entrega do troféu – levando-a ao público às lágrimas. Em seguida, a cantora, em colaboração da violinista Lindsey Stirling, fez uma performance da faixa "The Show Must Go On", do Queen, em homenagem ao seu marido, e foi novamente ovacionada pelo público. A apresentação foi a mais impactante da noite, segundo a Billboard. Ela é a segunda mulher a receber o Icon Awards, a primeira foi Jennifer Lopez. O prêmio é entregue desde 2011 e já homenageou os artistas Neil Diamond, Stevie Wonder e Prince. Uma semana antes da sua apresentação, havia lançado a versão em estúdio da canção "The Show Must Go On", feita em colaboração da violinista Lindsey Stirling. No dia 24 de maio de 2016 é lançado o single em francês "Encore Un Soir", que alcançou o topo dos charts do itunes na França, Suíça, Canadá e Bélgica. Reportamo-nos sobre CÉLINE MARIE CLAUDETTE DION, 50 anos, artisticamente conhecido por CÉLINE DION (também como Rainha do Pop Romântico) nasceu Charlemagne, Quebec - Canadá no dia 30/03/1968. Sua discografia consta de 143 discos gravados entre 1981/2016 sendo: 16 discos em francês, 11 em inglês, 07 coletâneas em francês e 04 em inglês; gravou 13 álbuns ao vivo e 92 singles. Dotes artísticos: vocal e piano. Gênero: Pop, Solft Rock, R&B, Chanson e Power Ballad. Atividade: desde 1980. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Céline_Dion.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

"O trenzinho". (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O trenzinho passa na estação
Lá vai ele apitando o coração
O menino quer nele passear
Descobrir seus segredos
Levar ovelhas nos vagões
E encher de sorrisos
Os seus trilhos de ferro
Vai, trenzinho, vai
Pois o menino não se aquieta
Quer ser maquinista
Dessa tua nuvem mão.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos doutrinadores espíritas, aos nutricionistas, aos que esbanjam saúde, umbandistas, aos mentirosos (?!) e humanitários!

QUEM canta...

"Todas as noites, nos meus sonhos / Eu vejo você, eu sinto você / É assim que eu sei que você continua / Longe, atravessando distâncias / E espaços entre nós / Você veio para mostrar que você continua". ("My Heart Will Gon On" – Composição: James Horner & Will Jennings. Canta: Céline Dion.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário