quarta-feira, 28 de março de 2018

BDC - Coluna de Notícias 813. (Anexo slide: Alimentos que curam).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano X – Edição nº 813 (geral) e 11ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), .9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 28 de março de 2018 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 13/52, dias: 87/365 e faltam 278 dias para o final do ano.

"Causos/, poesias e prosas democráticos"!

"Quem tem defunto ladrão não fala em roubo de vivo". – Inácio da Catingueira, poeta e repentista. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

AS MÁQUINAS REGISTRADORAS PÚBLICAS (OU ALUGADAS?) E O BENEFÍCO PRÓPRIO – Ou seja, investimento tão somente em mais equipamentos para multar mais e mais! Fico a pensar nos vultosos recursos arrecadados pelas máquinas arrecadadoras de multas no sistema: homens, câmeras, radares, pardais e lombadas eletrônicas. Cadê os investimentos em malhas viárias, passarelas para se evitar atropelamentos e facilitar a travessia de pessoas nas avenidas urbanas, BRs e cidades metropolitanas? Cadê a fiscalização dos parlamentares que, além de fazer leis também têm papel fundamental de fiscalizar contas dos segmentos executivos do que arrecadam em diversos impostos? Quanto a prefeitura de Mossoró e o Estado do RN arrecadam, por mês, com as maquinetas eletrônicas e talonárias? Com as respostas nossos parlamentares! Boa leitura nobre leitor/a.

 

TST: É NULO PEDIDO DE DEMISSÃO SEM HOMOLOGAÇÃO DO SINDICATO. É nulo pedido de demissão feito por funcionário se não houver homologação do sindicato. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho deu provimento a recurso de uma ex-vendedora para anular seu pedido de demissão e condenar a empresa ao pagamento das diferenças rescisórias.

Na reclamação trabalhista, a vendedora disse que foi coagida a pedir demissão após retornar da licença-maternidade "e sofrer intensa perseguição pela empresa". O juízo da 81ª Vara do Trabalho de São Paulo e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, no entanto, consideraram válido o pedido.

Segundo o TRT, a falta da assistência sindical gera apenas uma presunção favorável ao trabalhador. No caso, a empresa apresentou o pedido de demissão assinado pela própria empregada. Esta, por sua vez, não comprovou a coação alegada.

No recurso de revista ao TST, a vendedora sustentou que a homologação na forma prevista no artigo 477, parágrafo 1º, da CLT é imprescindível e, na sua ausência, seu pedido de demissão deve ser desconsiderado.

O relator, ministro Alexandre Agra Belmonte, observou que a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST decidiu que a exigência prevista na CLT é imprescindível à formalidade do ato.

"Se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o pedido de demissão somente terá validade se assistido pelo seu sindicato", concluiu, ressalvando seu entendimento pessoal sobre a matéria. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST. Processo: RR-1987-21.2015.5.02.0081. FONTE: www.conjur.com.br/.

 

VEA ARAÚJO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! PROCON - A defesa do consumidor é um direito fundamental presente na Constituição Federal de 1988, que trouxe expressamente, conforme do art. 5º, XXXII: "O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor". Além dos comandos normativos sobre o direito consumerista espalhados na Carta Magna, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) trouxe mais dispositivos que detalham a tutela do direito em questão, em face da necessidade de uma maior proteção em relação ao consumidor, que é o pólo mais fraco nas relações de consumo.

Em 2017 o PROCON - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor sediado em Mossoró recebeu 1.311 reclamações fundamentadas (com audiências), das entidades questionadas estão: operadoras telefônicas, lojas comerciais, bancos, supermercados e planos de saúde compõe uma relação de 20 mais reclamadas. Desse total 917 casos foram solucionados consensualmente, 263 encaminhamentos ao judiciário e 131 desistências (falta de interesse, doenças ou viagem não compareceram as audiências). Para 2018, o PROCON de Mossoró terá um grande desafio que é de simplificar as informações e captar grupos de empresas que registram vários cadastros com nomes e CPJ diferentes – tipo cadastros múltiplos.

"O PROCOM também registra atendimentos que chamamos "simples consultas" que consumidor procura o órgão e tem sua demanda resolvida administrativamente, nesses casos as empresas não constam dessa lista negra – digamos assim". Afirmou Vera Araújo – Coordenadora do PROCON – Mossoró.

SERVIÇO: A abertura de reclamação é feita pessoalmente ou representação por procurador formal. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, de 07 às 13 horas, para registro de reclamações, e a tarde (de 13h30 às 17 horas) são realizadas as audiências previamente agendadas. Havendo conciliação o caso termina ali mesmo, ao contrário seguem para o judiciário.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (586). Não sei se rio ou choro, mas, o Facebook está cheio de analistas políticos, juízes de direito e comentaristas esportivos; além de sociólogos de ocasião, que mal conseguem construir uma única frase de poucas palavras sem assassinar o nosso vernáculo. Aff. Bom dia! Alfredo Neto, via facebook pessoal em 23/03/2018.

 

FIQUE SABENDO... "A origem e evolução do dinheiro (Parte 2). FONTE: http://www.bcb.gov.br/htms/origevol.asp.

Já existiram moedas ovais, quadradas, poligonais etc. Foram também cunhadas em materiais não metálicos diversos, como madeira, couro e até porcelana.

OURO, PRATA E COBRE:

Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. Nos primórdios da civilização, os sacerdotes da Babilônia, estudiosos de astronomia, ensinavam ao povo a existência de estreita ligação entre o ouro e o Sol, a prata e a Lua. Isso levou à crença no poder mágico desses metais e no dos objetos com eles confeccionados.

A cunhagem de moedas em ouro e prata se manteve durante muitos séculos, sendo as peças garantidas por seu valor intrínseco, isto é, pelo valor comercial do metal utilizado na sua confecção. Assim, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias deste mesmo valor.

Durante muitos séculos os países cunharam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o final do século 19, quando o cuproníquel e, posteriormente, outras ligas metálicas passaram a ser muito empregados, passando a moeda a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor gravado em sua face, que independe do metal nela contido.

Com o advento do papel-moeda a cunhagem de moedas metálicas ficou restrita a valores inferiores, necessários para troco. Dentro desta nova função, a durabilidade passou a ser a qualidade mais necessária à moeda. Surgem, em grande diversidade, as ligas modernas, produzidas para suportar a alta rotatividade do numerário de troco.

Moeda de Papel

Na Idade Média, surgiu o costume de se guardar os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.

No Brasil, os primeiros bilhetes de banco, precursores das cédulas atuais, foram lançados pelo Banco do Brasil, em 1810. Tinham seu valor preenchido à mão, tal como, hoje, fazemos com os cheques.

Com o tempo, da mesma forma ocorrida com as moedas, os governos passaram a conduzir a emissão de cédulas, controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento.

Atualmente quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.

A moeda de papel evoluiu quanto à técnica utilizada na sua impressão. Hoje a confecção de cédulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impressão que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurança e condições de durabilidade.

FORMATOS DIVERSOS.

O dinheiro variou muito, em seu aspecto físico, ao longo dos séculos.

As moedas já se apresentaram em tamanhos ínfimos, como o stater, que circulou em Aradus, Fenícia, atingindo também grandes dimensões como as do dáler, peça de cobre na Suécia, no século XVII.

Embora, hoje, a forma circular seja adotada em quase todo o mundo, já existiram moedas ovais, quadradas, poligonais etc. Foram também cunhadas em materiais não metálicos diversos, como madeira, couro e até porcelana. Moedas de porcelana circularam na Alemanha, quando, por causa da guerra, este país enfrentava grave crise econômica.

As cédulas, geralmente, se apresentam no formato retangular e no sentido horizontal, observando-se, no entanto, grande variedade de tamanhos. Existem, ainda, cédulas quadradas e até as que têm suas inscrições no sentido vertical.

As cédulas retratam a cultura do país emissor e nelas podem-se observar motivos característicos muito interessantes como paisagens, tipos humanos, fauna e flora, monumentos de arquitetura antiga e contemporânea, líderes políticos, cenas históricas etc.

As cédulas apresentam, ainda, inscrições, geralmente na língua oficial do país, embora em muitas delas se encontre, também, as mesmas inscrições em outros idiomas. Essas inscrições, quase sempre em inglês, visam dar à peça leitura para maior número de pessoas.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 339 (trezentas e trinta e nove) VAGAS PARA MÉDICOS, inscrições abertas no período de 27/03 a 10/04/2018. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.093,59;

PE: A UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 30 (trinta) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições até o dia 15/04/2018. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.180,66. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

DIA DO CIRCO. O dia 27 de março foi escolhido como Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro ABELARDO PINTO, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data no ano de 1897. Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 25: José Fernandes e Silva; Rosiana Medeiros – IPERN. Seguidos por: José Garcia, Zélia Pedrosa – CEBI e Sadraque Manoel – DATANORTE (26); Abi-Ackell Migidal Eder Bezerra Silva da Fé, Carlos Allan, Cláudio Moura, Gilvan Leite - Comerciário e Sueldo Antônio – Comunitário (27); Fátima Vieira – HRTM (28); Davi Calisto Neto - Poeta e Verônica Carlos – UERN (29). E DIA 31: Cícero Pascoal -UERN, Jorge de Castro – CEF, Manoel Dantas – Prof., Manoel Soares de Freitas Júnior -  DATANORTE e Sayonara Amorim – Jornalista.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo Hermes Oliveira, as FMs só tocam porcarias! Não tem cristão que suporte. À noite nem se fala, as rádios AMs quando chega 11 horas saem do ar. Sintonizo as rádios FM e é um deus nos acuda, dar vontade de vomitar! Olívio Santiago". – Pois é amigo Olívio. Nós que nos formemos musicalmente ouvindo talentos pelas nossas AMs Difusora, Tapuyo e Rural. Se for nomeá-los aqui faço uma lista sem fim. Você é bom de estômago mesmo, eu não me arrisco a ouvir besteirol. Tô de trincheira pronta a combater tudo que e porcaria musical.

 

MEMÓRIA:

HÁ 174 ANOS! – Nascimento de Jeremias da Rocha Nogueira – Criador de O Mossoroense, em 29/03/1844;

E NA EDIÇÃO Nº 760/2017 (de 21/03): Relator deve pedir a cassação de Temer no TSE; UERN: comissão eleitoral divulga dados e distribuição de urnas; Crise - Liga de Combate ao Câncer paralisa serviços; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (540), por Santino Arruda; Fique sabendo... "Água antes de dormir"?. Por Vinícius G. A. Guerra.

DIA: hoje é Dia do Diagramador e Dia do Revisor. Ontem (27) foi Dia da Inclusão Digital, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi compositor luso-brasileiro, entre suas obras destaca-se o grande sucesso "A Volta do Boêmio", primeiramente gravada por Nélson Gonçalves. Nasceu na Freguesia de Covêlo, no Concelho de Gondomar, em Portugal e se mudou para o Rio de Janeiro com um ano de idade, junto com o seu pai, Serafim Moreira da Silva, então com 22 anos de idade, que era chamado de Comendador Serafim Sofia, por ser devoto de Santa Sofia. Sua mãe, Maria Rosa Martins de Castro, era natural do Lugar de Gens, Freguesia de Foz do Sousa, concelho de Gondomar, em Portugal, filha de Manuel Martins de Oliveira e de Dª. Rosa Martins de Castro, ambos naturais do mesmo lugar. A família foi morar na Estrada do Monteiro, em Campo Grande. Em 1948, foi fundada a Escola de Samba Unidos de Cosmos, no bairro de Cosmos, próximo a Campo Grande, onde seu pai tinha diversos negócios e promovia benfeitorias, tendo inclusive sido um incentivador da criação da escola. Nosso homenageado foi compositor de sambas para a escola em seus primeiros anos. Ainda em 1948, voltou a Portugal, onde gravou músicas brasileiras, mas retornou ao Brasil ainda no início dos anos 50, período em que passou a compor mais canções. Grande parte de sua obra foi gravada por Nélson Gonçalves, para quem passou a compor em 1952, tendo sido "Última Seresta" a primeira canção gravada. No total, foram mais de 370 canções gravadas. A cantora Núbia Lafayete foi lançada em 1959, também gravando diversas canções compostas pelo luso-brasileiro, como "Devolvi" e "Solidão". Rompendo com Nélson Gonçalves, com quem só voltou a gravar em 1975, lançou o cantor Carlos Nobre com a canção "Ciclone", em 1959. Foi disc-jockey na Rádio Mauá do Rio de Janeiro, em 1967. Em 1970, teve uma churrascaria, chamada Cinderela, em sua casa, também no Rio de Janeiro, em Campo Grande, em que compareciam vários cantores famosos na época, como Ângela Maria que, em várias ocasiões, declarou publicamente ser ele o seu compositor preferido. Em 1971, Teixeirinha grava em seu LP: "Num Fora de Série" a música: "A Volta do Boêmio" e, em 1972, a música: "Perdoar é Divino", tendo pertencido esta canção às trilhas sonoras de dois filmes estrelados pelo cantor: "Ela Tornou-se Freira" e "Teixeirinha a 7 Provas". A música "Negue", em parceria com Enzo de Almeida Passos, foi sua composição que teve mais regravações. Morreu em 2002 de um infarto fulminante enquanto dormia em sua casa, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Reportamo-nos sobre ADELINO MOREIRA DE CASTRO (in memorian), artisticamente conhecida como ADELINO MOREIRA, nascido a 28/03/1918 em Gondomar/Portugal e falecido a 07/05/2002 no Rio de Janeiro com 84 anos de idade. Suas composições foram gravadas e consagradas por vozes expoentes do Brasil. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adelino_Moreira.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

"Um passarinho". (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Um passarinho vem
Cantar à janela
Traz flores e melancias
Dentro desse seu cantar
É um passarinho
Feito de costuras de retalhos.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos digitalizadores, profissionais do teatro e do circo, aos diagramadores e revisores.

QUEM canta...

"Devolvi / O cordão e a medalha de ouro / E tudo que ele me presenteou / Devolvi suas cartas amorosas / E as juras mentirosas / Com que ele me enganou". ("Devolvi" – Composição: Adelino Moreira. Canta: Núbia Lafayette.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário