sexta-feira, 6 de abril de 2018

Coluna de Notícias 815. (Anexo slide: Acidente Vascular Cerebral).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano X – Edição nº 815 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 07 de abril de 2018 - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 14/52, dias: 97/365 e faltam 268 dias para o final do ano.

"Causos/, poesias e prosas democráticos"!

"Desde os tempos remotos que o homem tem a fantasia de transar com duas mulheres ao mesmo tempo e eu acho que elas deveriam concordar com essa condição, pois quando o homem fosse dormir, elas tinham com quem conversar, não"? – Útil ao agradável, por Alcides Andrade de Oliveira Júnior em "Causos do Pirata 2 – Julho de 2016. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

ALBEM – O SONHO VIROU REALIDADE! Final de março fomos fazer uma visita ao ALBEM – Albergue de Mossoró a convite do amigo Edson Lima - grande idealizador dessa pousada que, embora signifique pousada de baixo custo, os seus albergados não tiram um centavo do seu bolso chegando lá para acolhimento e o apoio merecido em acompanhamento de parentes com tratamentos de saúde internados nos hospitais públicos de Mossoró. Vimos os primeiros alicerces serem erguidos ao longo de dez anos, hoje, apesar de muito equipado, precisa do apoio de todos os cidadãos para dá continuidade em manter aquela entidade. Torne-se um colaborador, faça sua parte da Campanha "EU SOU SÓCIO DO ALBEM" com sua pequena ajuda o ALBEM prestará um grande serviço a quem realmente precisa. Para ser sócio dirija-se até a Rua Guilherme Ricardo de Lima, 2512, Bairro Aeroporto em Mossoró/RN e preencha um cadastro. Contribuições voluntárias "Deposite com amor, qualquer valor" pode ser feita nas seguintes contas: Titular "Centro Social Francisco Dantas" no Bando do Brasil, Agência 4687-6, Conta Corrente n. 48.389-3 ou Caixa Econômica Federal, Agência 560, Opção 003, Conta Corrente n. 4.779-1. Outras informações pelos seguintes contatos: (84) 3061-8906, 3062-3155, e-mail: alberguemossoro@hotmail.com ou face: albemmossoro@hotmail.com/. Boa leitura nobre leitor/a.

 

CARTÃO DE CRÉDITO DEIXA 24% DOS USUÁRIOS COM DÍVIDAS NO ROTATIVO. A cada quatro usuários de cartão de crédito no Brasil, um entrou no rotativo em fevereiro. Isso representa cerca de 24% do total, sendo que 10% pagaram um valor entre o mínimo e o total. As informações foram divulgadas pelo Indicador de Uso do Crédito apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nesta quinta-feira (05).

Além disso, a pesquisa ainda investigou o uso de outras modalidades de além do cartão de crédito, pré-aprovadas ou não, e constatou que quatro em cada dez consumidores (41%) utilizaram alguma delas: o crediário foi mencionado por 9%, o cheque especial por 6%, os empréstimos por 6% e os financiamentos por 3%.

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, atrasos no rotativo custam muito caro e o consumidor precisa ter consciência disso. "O pagamento do mínimo não é algo com que se deve contar, sob pena de ver a dívida crescer muito rápido. Mesmo que se apliquem as novas regras do cartão de crédito, que determinam que os atrasos devem ficar no máximo 30 dias no rotativo, a opção de parcelamento da fatura também envolve altas taxas, que chegam a mais de 170% ao ano, na média", alerta. FONTE: sosconsumidor.com.br, em 06/04/2018.

 

ABORTO AO NOSSO LADO. De acordo com a Pesquisa Nacional de Aborto, feita pela UnB, o perfil das mulheres que abortam no Brasil é bem diferente do que o senso comum indica. Segundo essa pesquisa, das mulheres que abortam, 84% tem entre 25 a 34 anos, 88% tem uma religião e 81% tem filhos. A pesquisa mostra que mulheres que abortam no Brasil são mães, religiosas, mulheres comuns. A mulher que aborta no Brasil pode ser amiga, namorada, colega de trabalho, ou seja, a mulher que está ao nosso lado, todos os dias.

ENTEDIMENTO. A legalização do aborto é uma das formas de reivindicar que todas as mulheres vivam em plenitude, com direito a levar adiante suas escolhas sem sofrer nenhum tipo de violência, sem risco de prisão ou de morrer em procedimentos clandestinos. FONTE: Revista Mulheres da Intersindical "Aborto e a PEC 181", Novembro de 2017.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (588). Pois é, amiga Donattele Samantha Morais Maia, infelizmente o ódio da burguesia contaminou até quem nunca deveria devotar qualquer raiva a quem só beneficiou sua classe. Mas nós vamos continuar na Luta, pois é a luta que nos faz maior! Diógenes Souza, via facebook, em 06/04/2018.

 

FIQUE SABENDO... "A origem e evolução do dinheiro" (Parte 4/4). FONTE: http://www.bcb.gov.br/htms/origevol.asp.

Em 1977, o BankAmericard passa a denominar-se Visa. Na década de 90, o Visa torna-se o maior cartão com circulação mundial.

CARTÃO DE CRÉDITO.

O uso de moedas e cédulas está sendo substituído cada vez mais por pequenos cartões de plástico. Instituições financeiras, bancos e um crescente número de lojas oferecem a seus clientes cartões que podem ser usados na compra de grande número de bens e serviços, inclusive em lojas virtuais através da internet. .

Os cartões não são dinheiro real, simplesmente registram a intenção de pagamento do consumidor. Cedo ou tarde a despesa terá de ser paga, em espécie ou em cheque. É, portanto, uma forma imediata de crédito

O Cartão de Crédito surgiu nos Estados Unidos na década de 20. Postos de gasolina, hotéis e firmas começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis. Eles podiam abastecer o carro ou hospedarem-se num hotel sem usar dinheiro ou cheque.

Em 1950, o Diners Club criou o primeiro cartão de crédito moderno. Era aceito inicialmente em 27 bons restaurantes daquele país e usado por importantes homens de negócios, como uma maneira prática de pagar suas despesas de viagens a trabalho e de lazer. Confeccionado em papel cartão, trazia o nome do associado de um lado e dos estabelecimentos filiados em outro. Somente em 1955 o Diners passou a usar o plástico em sua fabricação.

Em 1958, foi a vez do American Express lançar seu cartão. Na época, os bancos perceberam que estavam perdendo o controle do mercado para essas instituições, e no mesmo ano o Bank of America introduziu o seu BankAmericard. Em 1977, o BankAmericard passa a denominar-se Visa. Na década de 90, o Visa torna-se o maior cartão com circulação mundial, sendo aceito em 12 milhões de estabelecimentos.

Muitos cartões de plástico não têm poder de compra, simplesmente ajudam a usar e a obter formas conhecidas de dinheiro. São os cartões de banco que garantem cheques, retiram dinheiro e fazem pagamentos em caixas automáticos.

Outros cartões aliam as funções de compra, movimentação de conta-corrente e garantia de cheques especiais.

O comércio vem criando seus próprios cartões. Destinados a atender a uma clientela mais fiel, eles facilitam a compra e eliminam a burocracia na abertura de crédito.

Em diversos países os cartões telefônicos são uma maneira prática de realizar ligações de telefones públicos sem o incômodo de fichas e moedas. A cada chamada a tarifa é descontada do valor facial do cartão.

O mais recente avanço tecnológico em termos de cartão foi o desenvolvimento do smart card, o cartão inteligente. Perfeito para a realização de pequenas compras, ele vem com um chip que pode ser carregado com uma determinada soma em dinheiro. À medida que o portador vai gastando, seu saldo vai sendo eletronicamente descontado. Quando o saldo acaba, o cartão pode ser carregado com uma nova quantia.

Os cartões se multiplicaram. Hoje eles estão cada vez mais direcionados para os diversos nichos de mercado. São cartões de afinidade, que apoiam campanhas sociais, ecológicas; cartões para atender jovens e universitários; ou cartões de negócios destinados a altos funcionários de empresas.

O dinheiro, seja em que forma se apresente, não vale por si, mas pelas mercadorias e serviços que pode comprar. É uma espécie de título que dá a seu portador a faculdade de se considerar credor da sociedade e de usufruir, por meio do poder de compra, de todas as conquistas do homem moderno.

A moeda não foi, pois, genialmente inventada, mas surgiu de uma necessidade e sua evolução reflete, a cada momento, a vontade do homem de adequar seu instrumento monetário à realidade de sua economia.

Texto extraído da revista: "As Muitas Faces da Moeda" do Centro Cultural do Banco do Brasil.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A LIQUIGÁS S.A., realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 99 (noventa e nove) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições abertas até o dia 17/04/2018. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.894,08;

PI: A Prefeitura de Altos/PI realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 132 (cento e trinta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 21/05/2018. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

COMEMORA-SE O DIA DOS PROFISSIONAIS DO JORNALISMO EM SEIS DATAS DIFERENTES. A imprensa brasileira completa 211 anos (1808). Essa importante data se deve ao trabalho e dedicação de todos os jornalistas, que merecem ser reconhecidos. Mas para homenagear os profissionais da imprensa, uma pesquisa feita sobre essa data apontou outros dias como possíveis dias do jornalista: 24 e 29 de janeiro, 16 de fevereiro, 07 de abril, 03 de maio e 1º de junho. Em consulta a mais de cem sites diferenciados, jornais, revistas e a obra "História da Imprensa no Brasil", de Nelson Werneck Sodré sobre a formação da imprensa no Brasil - vários acontecimentos ligados a todas as datas foram citados. FONTE: http://www.douradosnews.com.br / brasil-mundo/comemora-se-dia-dos-profissionais-do-jornalismo-em-seis-datas-diferentes.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 08: José Carlos Fernandes – DATANORTE, Josiene Nolasco - FUNDAC e Nilson Bezerra – DATANORTE. Seguidos por: Anekésia Oliveira - PT, Arlene Duarte – UERN, Fátima Soares – FUNDAC, José Gomes – DATANORTE, Leila Barbalho – UERN, Marcos Aurélio – Contador, Mário Ilo – PT e Zeza Melo – Profª (09); Eriberto Monteiro – Biblioteca Municipal, Shekson Ribeiro – Médico e Selene Medeiros – Comerciária (10); Glisiany Plúvia – CF, Herbert Mota – Adv. e Thiago Melo – Autônomo (11); Barbosa Assis - PT, Genilson Henrique – FUNDAC, Raimunda Oliveira – FUNDAC e Verônica Fernandes – Autônoma (12); Grayce Karen - TCM (13), José Mota – DATANORTE e Souza Júnior – Adv. (14). E DIA 14: José Fernandes – Ag. Penitenciário e Valdomiro Morais – Professor.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Caro Hermes Oliveira, obrigada por divulgar a minha poesia! Sou muito grata por isso! Continue democratizando o mundo! Abraços, Rosângela Trajano". Nobre poetisa e escritora R.T, em nome de nossos amigos leitores, todo agradecimento a você que disponibiliza seu acervo (que é diverso) para publicações. Por enquanto vamos contemplando a criançada no Democratizando a Poesia com Rosangela Trajano -Escritora e poetisa. Recomendo o site da Rosangela (resangelatrajano.com.br) que consta de vasto trabalho literário. Grande abraço e desejo de saúde paz Danda! Saudações democráticas. Hermes Oliveira - Democratizando a comunicação!

 

MEMÓRIA:

HÁ 138 ANOS! – Inaugurada a Cadeia Pública de Mossoró (hoje Museu Municipal Lauro da Escóssia), concluída com o trabalho dos retirantes da seca de 1877 e 1880. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;

E NA EDIÇÃO Nº 762/2017 (de 30/03): Caixa pode fechar 120 agências em todo o país; Instalado o Fórum Permanente em Defesa da Previdência e da Cidadania; Cláudio Palheta, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (542) – por Francisco Martins; Fique sabendo... "Servidores estaduais e municipais que tem regime próprio, estão fora da reforma da previdência! Isso é bom?, por Drª. Rute Marta Ferreira.

DIA: hoje é Dia da Rádio-patrulha, Dia do Corretor, Dia do Jornalista, Dia do Médico Legista, Dia Mundial da Hipertensão e Dia Mundial da Saúde. Amanhã (08) será Dia da Natação, Dia do Correio (Criação do Correio Geral no Rio de Janeiro), Dia do Desbravador, Dia do Holocausto, Dia do Profissional de Marketing e Dia Mundial do Combate ao Câncer.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um músico, cantor, humorista, compositor e ator brasileiro. Na indústria musical, integrou o grupo de samba, "Os Originais do Samba" em meados da década de 60. Como humorista, fez parte do célebre grupo "Os Trapalhões". Nosso homenageado "Antônio Carlos Bernardes Gomes – O Mussum, nasceu no Morro da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Filho da empregada doméstica Malvina Bernardes Gomes. Mussum se focou nos estudos, repassando os ensinamentos para a sua mãe, concluindo o ensino primário em 1954. Não desejando interromper sua educação, assim ingressou na Fundação Abrigo Cristo Redentor. No Instituto Profissional Getúlio Vargas, uma das instituições pertencentes a Fundação Abrigo Cristo Redentor, Mussum foi aprovado em uma seletiva para o programa "Nutrição Boa". Em 1957 obteve o diploma de ajustador mecânico junto com uma recomendação de trabalho, o recém formado começou a trabalhar como aprendiz em uma oficina no Rocha na Zona Norte do Rio de Janeiro. Serviu na Força Aérea Brasileira durante oito anos, ao mesmo tempo em que aproveitava para participar da Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado. INÍCIO DA CARREIRA - Mussum iniciou sua carreira artística tocando reco-reco no grupo Os Modernos do Samba. Fundou o grupo Os Sete Modernos, posteriormente chamado os Originais do Samba. O grupo teve vários sucessos. As coreografias e roupas coloridas os fizeram muito populares na tevê, nos anos 70, tendo o grupo se apresentado em diversos países. Antes, nos anos 60, foi convidado a participar de um show de televisão, como humorista. De início, recusou o convite, justificando-se com a afirmação de que pintar a cara, como é costume dos atores, não era coisa de homem. Finalmente, estreou no programa humorístico Bairro Feliz (TV Globo, 1965). Consta que foi nos bastidores deste show que Grande Otelo lhe deu o apelido de Mussum, que origina-se do muçum, um peixe teleósteosul-americano: como o peixe, Mussum era escorregadio e liso, já que conseguia facilmente sair de situações estranhas. Em 1969, o diretor de os Trapalhões, Wilton Franco, o viu numa apresentação de boate com seu conjunto musical e o convidou para integrar o grupo humorístico, na época na TV Excelsior. Mais uma vez, recusou: entretanto, o amigo Manfried Santanna (Dedé Santana) conseguiu convencê-lo, e Mussum passou a integrar a trupe em 1973. Na época, ainda era um trio, pois Zacarias entraria no grupo depois, em 1974. O grupo terminaria tornando-o muito famoso em todo o país. Apenas quando Os Trapalhões já estavam na TV Globo, e o sucesso o impedia de cumprir seus compromissos, é que Mussum deixou os Originais do Samba. Mas não se afastou da indústria musical, tendo gravado discos com Os Trapalhões e até três álbuns solo dedicados ao samba. Uma de suas paixões era a escola de samba Estação Primeira de Mangueira: todos os anos, sua figura pontificava durante os desfiles da escola, no meio da Ala de Baianas, da qual era diretor de harmonia. Dessa paixão, veio o apelido "Mumu da Mangueira". Também era rubro-negro fanático. CAMPANHAS SOCIAIS - Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, se dedicou às campanhas sociais a favor dos portadores de deficiência visual, promovendo a doação de córneas em 1981, durante o especial Os Trapalhões - 15 anos, a favor dos desabrigados da seca do Nordeste, de 1985 nos especiais SOS Nordeste e também, a favor das crianças e dos adolescentes em todo o Brasil, promovendo o lançamento do show Criança Esperança em 28 de dezembro de 1986, durante o especial 20 Anos Trapalhões - Criança Esperança. O TRAPALHÃO MUSSUM foi considerado, por muitos, o mais engraçado dos Trapalhões. No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis" as palavras arbitrárias (como forévis, cacíldis, coraçãozis) e pelo seu inseparável "mé" (que era sua gíria para cachaça). A personagem que vivia no programa Os Trapalhões tinha, como característica principal, o consumo constante de bebidas alcoólicas, em especial a cachaça. Mussum se celebrizou por expressões onde satirizava sua condição de negro, tais como "negão é o teu passádis" e "quero morrer prêtis se eu estiver mentindo", além de recorrentes piadas sobre bebidas alcoólicas. Também criou outras frases hilariantes, que se popularizaram rapidamente, como "eu vou me pirulitazis (pirulitar)", quando fugia de uma situação perigosa, ou "traz mais uma ampola", pedindo cerveja, ou "casa, comida, três milhões por mês, fora o bafo!", passando uma cantada em uma mulher bonita, ou ainda "faz uma pindureta", pedindo fiado. Sua personagem constantemente brincava com os outros membros do grupo, inclusive inventando apelidos divertidos (Didi Mocó era chamado de "cardeal" ou "Jabá", e Zacarias era chamado de "Mineirinho de Sete Lagoas"). Também era alvo de gozações por parte dos demais membros do grupo, recebendo apelidos como "Cromado", "Azulão", "Grande Pássaro", "Maizena", "Fumaça" ou "Cabo Fumaça", dentre outros, sempre ficando evidente, entretanto, que as brincadeiras e gozações eram feitas num ambiente de amizade entre os quatro, uma vez que, na maioria dos quadros do programa de tevê, os Trapalhões eram sempre quatro amigos que dividiam uma casa ou apartamento, sendo normal, portanto, que eles constantemente dirigissem gozações e criassem apelidos entre si. MORTE - Mussum morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, vítima de complicações ocorridas após um transplante de coração. O humorista foi sepultado no Cemitério Congonhas, em São Paulo. A escola de samba Mangueira decretou luto e relembrou que o humorista tocava samba com as crianças da Mangueira do Amanhã em dias de folga. LEGADO - Nos anos 1970 e 1980, Mussum era um dos poucos artistas negros na tv. O humorista nunca foi esquecido pelo grande público que conquistou, permanecendo, até hoje, muito vivo e presente na memória de seus admiradores, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, tendo sido lembrado em uma série de camisetas lançadas na cidade com a imagem estilizada de Mussum e a inscrição "Mussum Forevis". Após o Rio de Janeiro ter sido escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016, vários internautas satirizaram o pôster de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com a foto do humorista e, sob ela, a frase "Yes, we créu". Uma sátira a "Yes, we can" (sim, nós podemos), frase de campanha do presidente estadunidense. Também foram produzidas camisetas com a palavra "Obamis". Uma rua de Campo Limpo, na cidade de São Paulo, ganhou o nome "Comediante Mussum" em sua homenagem. O Largo do Anil, em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, teve o seu nome mudado pelo prefeito Eduardo Paes para "Largo do Mussum". Uma famosa frase do humorista, "Só no Forévis", inspirou a banda brasileira de hardcore punk Raimundos, que utilizou a frase como título de seu álbum homônimo de 1999, bem como título da canção que abre o disco, uma vinheta na qual a música "Selim" era tocada em ritmo de samba. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO CARLOS BERNARDES GOMES (in memorian), artisticamente conhecida como MUSSUM, nascido a 07/04/1941 no rio de Janeiro/RJ e falecido a 29/07/1994 em São Paulo/SP com 53 anos de idade. Discografia: gravou 30 discos, 12 LPs com Os Originais do Samba – 1960/1979 (ganhou 03 discos de ouro) e 18 discos com Os Trapalhões. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mussum.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

"Um menino". (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Era um menino triste
Cheio de ideias nos pés
Ganhou uma galinha
E foi brincar em seu quintal
Ficou contente
E nunca mais chorou.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos operadores de rádio-patrulha, corretores, jornalistas, médicos-legistas, hipertensos, profissionais da saúde, nadadores, desbravadores, marqueteiros e agentes de combate ao câncer.

QUEM canta...

"Quantas belezas deixadas nos cantos da vida / Que ninguém quer e nem mesmo procura encontrar / E quantos sonhos se tornam esperanças perdidas / Que alguém deixou morrer sem nem mesmo tentar". ("Esperanças Perdidas" – Composição: Os Originais do Samba. Canta: Os Originais do Samba).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário