sábado, 28 de abril de 2012

DC - Coluna de Notícias 510. (Anexo: A porta do lado)



"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 510 (geral) e 26ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 28 de abril de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 17ª/52, Dias: 119/366 e faltam 247 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Lembra-te de que és pó, portanto, cuidado com o espanador". De J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Maio, mês do trabalho e das mães, promete muito trabalho e pouco coração de mãe com as movimentações de servidores e governo, a greve da saúde será reforçada com os docentes da UERN (indicativo declarado em assembleia em 26/04) e possivelmente com os técnicos administrativos conforme convocatória do SINTAUERN (veja matéria abaixo). Sempre sou defensor de uma AÇÃO TOTAL entre TODOS OS SEGMENTOS DE SERVIDORES DO RN unindo-se ao SINAI, SINTE, SINDSAUDE, SINDFERN, SINTERN e SOERN. Lembro-me que em 2001 esse fórum saiu vitorioso onde o governo de então concedeu reajuste linear na ordem de 20%, ressalvando que não era o índice pleiteado, porém, registrou-se o segundo reajuste Linear nos últimos 17 anos na história do norteriograndesnes. Dissonância entre Governadora e Chefe de Gabinete é claramente notória, a Dra. Rosalba Ciarlini diz que é mulher de palavra e cumpre acordo, já o Prof. Anselmo Carvalho diz que não houve acordo. Cabe ao SINTAUERN E ADUERN publicarem o TERMO DE ACORDO!!!! Quem canta os males estanca sugeri (ver final) todos cantarem a canção. Vem aí "1º de Maio – Dia do Trabalho" feliz reflexões e boa leitura nobre leitor/a.
CAMINHONEIROS PODEM FINANCIAR VEÍCULOS com Juros Menor - Financiar caminhões e equipamentos de transporte rodoviário de cargas está mais fácil no Brasil. Como parte do pacote de medidas anunciado pelo governo federal para o estímulo ao investimento econômico do país, o BNDES reduziu taxas e deixou de exigir valor de entrada para as aquisições. O programa Procaminhoneiro agora conta com taxa de juros de 5,5% ao ano. Anteriormente, esse índice era de 7%. Outra mudança é o financiamento total (100%). Até então, o comprador precisava dar uma entrada de, no mínimo, 10% do valor.
Para o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, as novidades são positivas para o setor, que se esforça para renovar a frota de caminhões. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), existem quase 1,7 milhão de caminhões registrados no país. A média de idade dos mais de 780 mil veículos de transportadores autônomos é de 19,1 anos, enquanto a dos caminhões de empresas (900 mil) é de 8,4 anos.
O prazo máximo de financiamento, pelo Procaminhoneiro, é de 96 meses. Os recursos do programa podem ser utilizados para financiar a aquisição não apenas de caminhões, como também chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques e carrocerias para caminhões, novos ou usados, com idade de até 15 anos, de fabricação nacional. Veja mais no site: www.endividado.com.br/.
CENTRAL DO CIDADÃO DEVERÁ FICAR ONDE ESTÁTomo conhecimento de que o proprietário do prédio onde funciona a Central do Cidadão, em Mossoró, está negociando renovação de contrato com o governo do estado por mais cinco anos. Segundo as fontes, a proposta foi de R$ 25 mil e o governo ofereceu R$ 15 mil. A possível renovação e o valor real não me foram passados e só o tempo poderá confirmar a CONCRETização do contrato (não confundir com o segredo promocional da loja local). Este editor participou de uma audiência pública sobre a central em março/2011 e dias após a governadora prometeu transferir a Central do Cidadão Mossoró para a, caótica, Rodoviária Diran Ramos do Amaral em outubro do ano passado. Pra encerrar, as gratificações dos lotados nas centrais e cortadas desde janeiro/2011 foram confirmadas a ser pagas nesse mês e mais uma vez só promessas.
UERN - NÃO HÁ PREVISÃO DE REAJUSTEOs professores da instituição muito provavelmente entrarão em greve a partir da próxima semana, ou seja, antes mesmo do início do próximo semestre, programado para a próxima quarta-feira, 02 de maio. Motivo é a não-inclusão da primeira parcela do reajuste salarial na folha de pagamento do mês de abril. Em setembro do ano passado, um acordo pôs fim à greve de 106 dias na Uern e previa o pagamento de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014. Recentemente, a governadora do estado Rosalba Ciarlini garantiu o pagamento, mas não foi o que aconteceu.
Na verdade, segundo o secretário chefe do Gabinete Civil, José Anselmo Carvalho, não existe previsão para o pagamento. "Só faremos o pagamento quando a lei de responsabilidade fiscal permitir", justifica, referindo-se ao limite prudencial já ultrapassado pelo Governo do Estado no momento. Anselmo Carvalho garante que não houve acordo entre o Estado e os professores. "A categoria rejeitou todas as propostas e só voltaram ao trabalho porque entramos na justiça para acabar com a greve" argumentou Anselmo. FONTE: balcaodabiblioteca.blogspot.com.br, em 25/04/2012.
SINTAUERN CONVOCA ASSEMBLEIA PARA DIA 02/05 – Sintam-se convocados todos os técnicos administrativos da Universidade do Estado do RN, conforme edital publicado no site do SINTAUER – Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN, a primeira convocação está marcada para às 08h30 e 09h em segunda. Os associados em pleno gozo de seus direitos sindicais deliberarão a seguinte pauta: 1) Leitura da ata anterior, 2) Definição de Posicionamento em face do não cumprimento do acordo firmado para reposição salarial por parte da administração superior da UERN (Gov. do Estado) e 3) Informes Gerais. O edital foi publicado no site do SINTAUERN em 26/04/2012.
ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso leitor e amigo nos envia e-mail convidando-nos para mais uma movimentação da cultural popular nordestina terminando em versos. Confiram:
Grande abraço amigo Hermes, eu o convido para a Cantoria e estendo o convite aos seus leitores e defensores do verso.
No próximo 05 de maio, a partir das 8 da noite, estarei no Município de São Rafael, onde na Fazenda Santo Antônio, canto com o colega repentista Alfredo da Viola. Nesta cantoria, atendo a pedidos de Alfredo da Viola e amigos, de quem também quero tornar-me amigo.
"Cantar em uma fazenda / é grande a satisfação, e é quando eu vou relembrar / lá da minha região / da cabocla que fez renda / do genho e da moenda / que deram vida ao sertão".
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (308)Caro Amigo Hermes. O internauta de Olinda-PE (Edição 506) manifesta sua decepção com o atendimento dos postos de saúde da prefeitura da cidade do Recife. Ele precisa entender que a saúde pública, hoje, é apenas um instrumento de propaganda, seguindo a esteira de promessas de políticos em época de eleição.
Portanto, a eles não interessa resolver em definitivo um problema que tem servido de matéria-prima nas campanhas. Ao político interessa apenas mostrar o caos. Sem ele não há como criticar e apontar soluções a curto prazo, embora nada mais faça, se eleito for. Fica a pergunta: Quem até hoje viu um político continuar a obra bem sucedida do seu antecessor? Qualquer que seja a importância de uma obra, ela não será continuada para dar lugar à crítica e mostrar que aquilo é um elefante branco. Com a saúde não é diferente. Ninguém procura resolver uma situação prioritária para a população. Dizem que ninguém enrica com promessas. Mas discordar deste aforismo é preciso. Porque, quem ingressa na política, usando essa instrumentalidade, nunca mais lhe faltará nos bolsos um aquário fantasiado de garoupa - aquele peixinho das notas de cem. Outro dia tem mais. Abs. Grande Hermes. José Santos Diniz - Prof. Aposentado da UERN.
FIQUE SABENDO... "O Quinto dos Infernos". Texto sugerido por Carlos Batista. (FONTE: e-mail pessoal, em 11/04/2012);
Não deixem de repassar, desta maneira vamos contribuindo para relembrarem parte da História do Brasil... .
Durante o Século 18, o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso País e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".
Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam "O Quinto dos Infernos".
E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.
A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama".
Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final do ano de 2011 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.
Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...
Para quê?
Para sustentar a corrupção? Os mensaleiros? O Senado com sua legião de "Diretores"? A festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar nos 3 Poderes (Executivo/Legislativo e Judiciário)??!
Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas às atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa!
E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente...! E estamos todos sem fazer nada...
CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 118 (cento e dezoito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS (em 02 editais), inscrições reabertas até o dia 14 de maio/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 2.989,33. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL. A TRANSPETRO - Petrobras Transporte SA, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 145 (cento e quarenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 06 de maio/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 7.416,12. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
 = "Olá amigo Hermes, muito obrigada pela divulgação, mais uma vez, da nossa agenda. Grande abraço! Symara".Disponha amiga, sua colaboração só há de melhor divulgarmos a música verdadeira. Aprendi ouvir música onde líamos "Música é Cultura" e tou dentro!;
 = "Valeu meu caro amigo Hermes. Tenha um bom dia. Abraço, Cezôca". – Bravo Cezôca, sempre atento em nossas edições né?. Lanço convite para nos encontrarmos lá no Sêbado, todos os sábados. É só me ligar e combinarmos o dia. Saúde amigão;
 = Há 85 anos (28/04/1927) deu-se o Início da travessia do Atlântico (Gênova, Itália, a Santos, Brasil), feita pelo hidroavião Jaú, pilotado por João Ribeiro de Barros.
**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 371/2010 (de 25/09), relatamos os seguintes temas: Comida Estragada Gera Indenização; PCCR para a Datanorte; Humor em Dose Dupla; Democratizando o Cinema "Bem Me Quer, Mal Me Quer; Bronca do Leitor (183) – Ibero Hipólito; FIQUE SABENDO: Trânsito: fiscalização eletrônica tem horário de funcionamento definido;
 - Demissão – Em março, Mossoró foi uma das cidades brasileiras que mais registraram demissões, segundo dados do Ministério do Trabalho. FONTE: Coluna Raio X – Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 20/04/2012.
 - Rosa de Hiroshima - Muito dificilmente os professores da UERN não entrarão em greve a partir do próximo dia 02 de maio. O reajuste prometido pela governadora (foto) para abril não veio e, o pior, não há previsão de quando isso ocorrerá. Mais uma vez a governadora mostra que sua palavra é um risco n'água. Lamentamos apenas pelos alunos, que já sofreram 103 dias de greve no ano passado, mas, os professores estão reivindicando o que lhes foi garantido pela Rosa. E por favor não a chamem de a Rosa de Mossoró, é melhor chamá-la de a Rosa de Hiroshima. FONTE: Blog do Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 27/04/2012.
 - Dia: hoje é Dia Mundial da Educação, Dia da Sogra e Dia do Cartão Postal. Amanhã (29) será Dia Internacional da Dança, Dia Mundial de Conscientização da Hemofilia e Dia Nacional da Caatinga.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos educados, colecionadores de cartão postal, aos dançarinos e hemofílicos.
Quem CANTA...
"Brincando em plantei a rosa / brincando a rosa pegou / brincando eu plantei o amor / brincando o amor me deixou...".  ("As Três Marias" - Composição: Roberto Muller – Canta: R. Muller).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário