domingo, 15 de abril de 2012

DC - Coluna de Notícias 506. (Anexo: O Tempo e as Jabuticabas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 506 (geral) e 22ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, domingo, 15 de abril de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 16ª/52, Dias: 106/366 e faltam 260 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "Vende-se um cinto de castidade. A virgem segue junto", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nós que gostamos da MUSICA DE QUALIDADE e defendemos que a cultura musicalmente falando, do talento, da voz, da instrumentalização compatível com cada ritmo do artista e acompanhada de boa poesia (a letra), estamos felizes com a aprovação e sancionamento da lei denominada "lei antibaixaria" (leia matéria abaixo) no Estado da Bahia. Essa lei tem tudo haver com o projeto "Artes vs Lixo Cultural" que o nosso conhecidíssimo amigo Walter Silva (http://jose.walter.zip.net) luta e defende por criação de lei idêntica para nossa cidade e estado. A Deputada Luiza Maia, da BA, cita que teve especial apoio da bancada feminina do seu estado, aqui, o Walter Silva já questionou em seu blog o silencio das nossas parlamentares, em todas as esferas dos poderes. Carta especialmente foi publicada e enviada a Presidente Dilma Rusself e parece que fez jus ao título da missiva "Carta que a presidenta nunca vai ler". Vem aí "Dia das mães" feliz dia das mães e boa leitura nobre leitor/a.

VAGUEJADA: PROJETO RECONHECE COMO ATIVIDADE ESPORTIVA - Tramita na Câmara projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro.

A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração. A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do peão. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada doze meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). FONTE: www.camara.gov.br/.

LEI ANTIBAIXARIA – DEP. LUIZA MAIA COMEMORA SANSÃO - BA. Emocionada, Luiza Maia ressaltou a luta, o caráter pioneiro da iniciativa e o interesse despertado em parlamentares de outras unidades da federação. "Foram noves meses de debates. A Bahia saiu na frente e disse não ao desrespeito e a banalização da violência de gênero. Deputados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Sergipe já entraram em contato comigo e querem apresentar propostas parecidas em suas respectivas casas legislativas", anunciou.

No entanto, a petista revelou que o seu foco, pelo menos inicialmente, é expandir a "onda antibaixaria" para os municípios. O objetivo dela é que aconteça no maior número de lugares o que já ocorreu em Lauro de Freitas, onde a prefeita Moema Gramacho regulamentou a retirada dos grupos que tocam canções agressivas à mulher da programação dos eventos oficiais. Para viabilizar esse objetivo, Maia já tem pronto um kit composto pela minuta da lei antibaixaria e cópias dos planos estadual e nacional de políticas para as mulheres. A Lei Maria da Penha também integrará o "pacote" que, via Sedex, será enviado para as 417 prefeituras e câmaras do estado.

Agradecimentos – Minutos antes do governador sancionar a Lei Antibaixaria, Luiza Maia contou ao chefe do executivo que só foi possível emplacar o projeto graças aos inúmeros apoios que teve. Citou especialmente a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa e uma série de entidades, artistas, instituições e "cidadãos comuns" que se mobilizaram, fizeram pressão externa e criaram o clima favorável à aceitação da matéria.

SYMARA TÂMARA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nossa correspondente da série volta para sintonizar o rádio de fãs. Manda ver gente boa!:

Olá amigos! Estamos em abril e seus feriados. Festa para cristãos e judeus. Enquanto alguns descansam e curtem e outros renovam sua fé, a gente aproveita e faz algo mais: se prepara para levar a vocês o melhor da nossa música. É por isso que trazemos mais uma vez a nossa agenda, para que vocês tomem conhecimento das oportunidades de lazer da cidade e onde estaremos com nosso repertório. Falando em oportunidades, desde já agradeço ao convite da cantora e produtora Katharina Gurgel para integrar o seleto time de artistas mossoroenses que farão a festa dos 35 anos do jornal Gazeta do Oeste. No mais, um ótimo abril, com Jesus ressuscitando em todos os corações. Eis a nossa agenda. Grande abraço!

20/04 (sexta-feira): Symara Tâmara e Moisés Moraes interpretam clássicos da MPB no Tenda Restaurante, às 21h;

21/04 (sábado): Symara Tâmara se apresenta, a partir das 23h, no palco Sélect Nouveau com seu show "Tudo e mais um pouco", onde faz uma grande mistura de ritmos, estilos e interpretações. MPB, soul, samba, rock e ritmos regionais num só repertório. Apresenta-se acompanhada dos músicos Moisés Moraes (contrabaixo), Jarinho (guitarra), Marcondes Silva (bateria), Osman Carlos (sax e percussão);

28/04 (sábado): Moisés Moraes (violão) e Osman Carlos (sax) tocam clássicos da música nacional e internacional em formato instrumental dentro do projeto Memorial Jazz no espaço Cafezal, no Memorial da Resistência, a partir das 20h30.

30/04 (segunda-feira): Symara Tâmara, juntamente com Alzinete de Oliveira, Dayanne Nunes, Alan Jones, grupo Samba Nobre e grupo Vina interpretam classicos da MPB na festa dos 35 anos do jornal Gazeta do Oeste, no Teatro Dix-huit Rosado, às 20h. (evento para convidados). Mais informações pelos contatos: (84) 8735-0896 = Symara ou 8843-3357 = Moisés Soares.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (304)Para se marcar uma consulta médica em um posto de Saúde da Prefeitura da cidade do Recife é preciso muita saúde, paciência e disposição de chegar por volta das 3h da manhã, para se conseguir uma vaga. Diante do problema que se alastra há anos sugiro que algum vereador crie uma lei no sentido de que o paciente só possa passar no máximo uns 15 minutos na fila e caso esse tempo fosse ultrapassado se aplicasse uma multa na Prefeitura. Garanto que se essa lei fosse criada seria cumprida ao pé da letra, pois com certeza nossas autoridades iriam contratar mais médicos e criar mais vagas. Estagiarios ou mesmo membros do Ministério Público seriam os fiscais, pois caso contrário seria mesmo que nada, ou seja, não seria cumprida como as milhares de outras existentes na nossa cidade e no país inteiro. Foto: Divulgação. Luiz Dambroski, Olinda/PE.

FIQUE SABENDO... "A Coragem que Só Temos Pelas Costas". Por Flávio Rezende – Escritor, Jornalista e Ativista Social. (FONTE: via e-mail pessoal, em 12/04/2012);

"Essa coisa de falar pela frente é muito rara, sendo que pelas costas é quase tão natural".

Existem muitas maneiras de sentir prazer na vida. Pessoalmente cito uma boa pizza, viajar, assistir jogos de futebol, tomar banho de mar, beijar os filhos, a esposa, relação sexual, conversar com os pais, ajudar o próximo, cinema, música, trabalhar, shows, carnaval, caminhar e ler um bom livro.

Muitas dessas coisas podem ser aceitas como legais pela grande maioria das pessoas, outras podem não ter tanto ibope assim para uns, que devem preferir outras opções, mas, tem uma coisa que sempre esteve em alta em todos os períodos, a famosa e popular: fofoca.

É fato que tem uma coisa que junta todo mundo ao redor da mesa de uma maneira intensa, provocando frisson, gritinhos, ouvidos apuradíssimos e expectativa da informação de alguma falha de outro ser, é o tal do mexerico.

Circulando por ai é fácil constatar a presença de grupos de homens e de mulheres, jovens, idosos, marcando encontros para conversar em shoppings, praças, clubes, sendo esta uma maneira saudável de tornar a vida mais alegre e, de, ficar sabendo das informações que a mídia em geral não pode divulgar por falta de comprovação.

Nestas confrarias, encontros, reuniões de grupos diversos, a fofoca corre solta, com detalhes completos de quem está roubando dinheiro do povo via governo, de quem está comendo a mulher ou o homem do outro, do religioso desvirtuado, da mais nova falcatrua, do produto que engana e da emergente que só quer saber de se dar bem.

Uma pesquisa na internet informa que os mexericos humanos remontam ao tempo das cavernas. As fofocas mais divulgadas de nossa história ou estória na Terra colocam a rainha Elizabeth como vítima em 1560, com forte conotação pessoal, tem ainda nos idos de 1917, informações de bastidores sobre estripulias sexuais do czar Nicolau II e de sua esposa e, algumas, até beneficiam alguns, como foi o caso do ditador Mussolini, que em 1922, terminou saindo por cima da carne seca com fofocas sobre um projeto de governo.

O problema com as fofocas é que, muitas vezes, as pessoas que são alvos das fofocas, são informadas por participantes dos grupos e confrarias, sobre o evento de "derrubação" e, furiosas com as acusações, partem para o revide, muitas vezes escolhendo alguém do grupo que tenha menos afinidade.

As brigas geradas em consequência de fofocas de grupos terminam em processos, agressões físicas, contratação de espiões, detetives, como no caso das fofocas que envolvem traições, gerando até emprego para alguns.

Outro aspecto neste universo de falar do outro de maneira prazerosa é que, a grande maioria das pessoas só tem coragem de falar se for pelas costas. Quando estão na frente tudo é muito cordial, beijinhos, apertos de mão, abraços, faz de conta que a pessoa não sabe de nada e, quando a coisa se torna pública, ninguém assume que disse e, tampouco que ouviu nada.

Já aconteceu comigo também. Certa vez estava numa reunião com sócios de um empreendimento carnavalesco e falei mal de uma participante da sociedade ausente da reunião. Todos ouviram, alguns concordaram, outros calaram e marcamos novo encontro. No intervalo os comentários ditos por meu ser acerca das deficiências administrativas da pessoa chegaram a seu conhecimento e, na reunião seguinte, a pessoa não teve papas na língua e me esculhambou dizendo que eu era covarde, falso e por ai foi. Ouvi tudo calado, pois, a pessoa tinha toda razão. Quando a verborragia temperada com ódio e reforçada com indignação terminou, eu disse simplesmente que essas coisas a gente só tem coragem de dizer pelas costas, que realmente se fosse para dizer pela frente eu não diria.

Ela então foi tomada por uma espécie de choque de verdade e, congelou. Sua respiração entrou num ritmo mais cadenciado, seu coração amoleceu diante da colocação nua e crua que disse e, liberou uma estrondosa risada, seguida imediatamente por todos.

Não sou psicólogo, mas, acredito que naquele momento ela percebeu que quase todos nós somos assim, só temos coragem de dizer certas coisas pelas costas e, os demais, também conscientes que esse é um comportamento quase que mundial, riram numa catarse gostosa e que até hoje comentamos.

O ser humano tem esse prazer de fofocar pelas costas, negar pela frente e, alguns, felizmente, quando pressionados, assumem, lembrando porem, que essa coisa de falar pela frente é muito rara, sendo que pelas costas é quase tão natural, como beber água e comer pizza.

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Atalaia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 455 (quatrocentas e cinquenta e cinco) VAGAS VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18 de abril/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 1.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

BA. A Prefeitura de João Dourado/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 54 (cinquenta e quatro) VAGAS VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 23 de abril/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana de: Gilberto Diógenes (hoje);

 = "Bom dia Hermes, não recebi mais seu excelente informativo, deve ser por não ter informado meu novo e-mail, então, como estou sentindo falta de tão boa leitura, segue o e-mail atual, obrigada, Rosilene Soares". É estimada Rosilene, nunca mais você ouviu falar de mim, mas eu continuei a enviar pra você. Tudo resolvido, atualizei seu endereço e enviei as 3 últimas edições. Como dizia o Renato, um é pouco dois é bom..., três é demais! Saúde tá?;

 = "Amigo Hermes, venho sempre recebendo suas mensagens e isto é gratificante. Que Deus nos ilumine. Sadraque Manoel". – Grato pela companhia grande Sadraque, valendo a máxima do saudoso Chacrinha "quem não se comunica se trombica!". Acompanhe agente, também, pelo site: www.sinairn.com.br. Deus abençoe a todos voces;

 = Há 42 anos (14/04/1970) era criada a Loteria Esportiva.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 367/2010 (de 11/09), relatamos os seguintes temas: Biblioteca X Ferrari; Negócio Proibido – MP Autoriza Venda de Fundação; MEIOS Ainda Não Pagou Proventos de Agosto; Comunidade Shalom Promove Artes Nordestinas em Mossoró; Democratizando a Cinema – Três Visões; Plebiscito Sobre Limite da Terra Terá Apuração; FIQUE SABENDO: Relação de Poder – Por Iram Oliveira;

 - Maioria dos Deputados Estaduais Ganham 15º Salário -  No país onde cerca de 20 milhões de trabalhadores não têm direito ao 13º salário porque estão na informalidade, mais da metade das assembleias legislativas paga até mais de um salário extra por ano aos seus deputados estaduais. Levantamento feito pelo Congresso em Foco nos estados revela que ao menos 16 legislativos pagam 15 remunerações por ano aos parlamentares. Essas Casas abrigam 721 (68%) dos 1.059 deputados estaduais e distritais do país. No Rio Grande do Norte, os deputados estaduais embolsam até o 15º salário, com a maior naturalidade, sem um pingo de constrangimento. FONTE: Coluna Herzot, por Carlos Santos, em 12/04/12.

 - Sêbado bombou na tarde de ontem com a presença de inúmeros amigos do Marcos Pereira – Idealizador e criador do Sebo. Citar nomes aqui o espaço parecerá lista de aprovados em vestibular. Entre a surpresa das estrelas locais é bom registrar a inesperada visita do Oséas Lopes o "Carlos André". Carlos André não quebrou a mesa mais, arrembentou o espaço com depoimentos e cantando seus sucessos. Oséas informou que foi convidado por uma gravadora (não lembro o nome) para produzir um disco em homenagem aos 100 de nascimento do Luiz Gonzaga Lua da Silva, em dezembro. "É muito gratificante para mim, um mossoroense e amigo pessoal do Luiz Gonzaga, ser reconhecido e escolhido para produzir este disco, em 1983 o Lua passava por um momento difícil e a RCA me chamou para produzir um novo disco do Luiz, daí nasceu nossa amizade e me honra de orgulho está hoje no Rio de Janeiro trabalhando o lançamento dos 100 anos do saudoso Luiz Gonzaga". Disse Carlos André".

 - Dia: hoje é Dia da Conservação do Solo, do Desarmamento Infantil, Dia Nacional do Ciclista e Dia Mundial do Desenhista.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do solo, aos ciclistas e aos desenhistas.

Quem CANTA...

"Numa folha qualquer / Eu desenho um navio / De partida / Com alguns bons amigos / Bebendo de bem com a vida...".  ("Aquarela" - Composição: Toquinho, Vinícius de Moraes, G. Morra e M. Fabrízio – Canta: Toquiho).

...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico"; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário