terça-feira, 1 de maio de 2012

DC - Coluna de Notícias 511. (Anexo: Cada um dá aquilo que possui).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 511 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 02 de maio de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 18ª/52, Dias: 123/366 e faltam 243 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Trabalho é meio de vida e não de morte". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Muita reclamação por parte dos comerciantes e frequentadores da Praça da Convivência após o episódio resultando na apreensão de equipamentos de músicos acabando com os shows musicais, de fundamental importância pela vida noturna do corredor cultural, fato acontecido há duas semanas. A polícia ambiental agiu alegando uma determinada denúncia. Ora ora, a praça funciona há 03 ou 04 anos e não acredito que um suposto morador na redondeza seja incomodado pela qualidade de música e o volume do som lá produzidos. Estranho mais ainda quando ninguém denuncia os mais altos decibéis produzidos nas edições do Mossoró Cidade Junina a partir da meia noite. Moro a menos de 300m do palco principal daquela estação. Os shows de artistas menos expressivos não me incomodam e as janelas do meu apartamento ficam abertas pelo baixo volume. A coisa muda de sena a partir das bandas de forrós (ruins – não entendo porque dizem que aquilo é forró) cheias de metais começa a tocar e gritar são ouvidas na Praça Raimundo Rubira ou Praça da Boa Vista, cerca de 3km de distância. Solidarizo-me a todos os artistas, produtores, clientes e comerciantes. Vem aí o Dia das Mães e boa leitura nobre leitor/a.

ADEUS AS PILHAS COMUNS: Brasília. - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (25/04) o Projeto de Lei 1400/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que obriga fabricantes de pilhas e baterias comuns a substituir toda a produção por similares recarregáveis dentro do prazo de cinco anos. Pelo texto, a substituição será feita gradativamente – 20% a cada ano.
A comissão acolheu parecer do relator, deputado Penna (PV-SP), pela aprovação. Ele discorda dos argumentos que levaram à rejeição da proposta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Segundo os argumentos, as pilhas recarregáveis, apesar de contribuírem para a redução do volume de pilhas descartadas, provocariam um impacto ambiental maior em razão das substâncias químicas que as compõem, além de aumentarem os custos de produção para fabricantes tanto das próprias pilhas como de equipamentos eletrônicos.
Tramitação - O projeto, que perdeu o caráter conclusivo por ter recebido pareceres divergentes (aprovação e rejeição), ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para o Plenário. FONTE: www.camara.gov.br/.

SECRETÁRIOS DESMENTEM GOVERNADORA e afirmam o não cumprimento do acordo – Em reunião realizada no final da manhã da última sexta-feira, 27, os auxiliares da Governadora Rosalba Ciarlini desmentiram-na e afirmaram que o Governo do Estado não irá cumprir o acordo firmado com a ADUERN, em setembro do ano passado, que pôs um fim à greve de 106 dias na UERN. No dia 17 de abril, a governadora afirmou em visita à Mossoró, que o acordo seria cumprido já que "quando eu firmo um acordo, eu cumpro", disse ela na oportunidade e ainda complementou "Inclusive já é lei!" (veja aqui).
Tão logo foi iniciada a reunião, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, que negociou com a categoria docente no ano passado, pediu desculpas e alegou que não poderia participar da reunião, pois teria outro compromisso. O fato gerou indignação nos presentes. "Foi uma falta de respeito o secretário que negociou conosco durante toda a greve do ano passado e que anda dizendo que não houve acordo, quando nós temos documentos assinados por ele, sair de uma reunião de negociação", explica o professor Carlos Filgueira, diretor da ADUERN que participou da reunião.
Segundo o docente, na oportunidade, o secretário de Administração, Alber Nóbrega, e o Consultor Geral do Estado, José Marcelo Costa, somente utilizaram o mesmo discurso da "Terra Arrasada", usado amplamente no ano passado. "Na época, o Governo do Estado havia assumido há pouco tempo, agora já faz mais de um ano e continuam com as mesmas desculpas", afirma o professor Filgueira. FONTE: Assessoria de Imprensa da ADUERN.

II MUTIRÃO ESTADUAL DE COMUNICAÇÃOA Pastoral da Comunicação da Diocese de Santa Luzia Mossoró/RN abriu ontem (01) as inscrições para o público participar do "II Mutirão Estadual de Comunicação" que vai até 15/06. O MUTICOM deverá acontecer de 06 a 08 de julho de 2012, no Colégio Sagrado Coração de Maria, com o tema: "A Comunicação a Serviço da Verdade na era digital". Está sendo oferecidas 07 oficinas e um grupo temático simultaneamente, onde serão abordados temas relacionados à comunicação.
O evento está sendo organizado pela Província do Rio Grande do Norte, composto pela Arquidiocese de Natal, Diocese de Caicó e Diocese de Mossoró, para agentes de pastorais, professores, estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral. Você pode acessar o Blog http://2muticomrn.blogspot.com.br/, e ver outros detalhes para garantir a sua participação. FONTE: Por Valéria Bulcão, via facebook, em 01/05/2012.

RÔMULO ARNAUD, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso leitor e companheiro de luta é, também, Coordenador do SINTE – Regional de Mossoró estreia na série. Ele publicou esta tabela no mural do Facebook:
Amigos, esses são os valores para a jornada de 30h de acordo com o reajuste do MEC.

NÍVEL MÉDIO
NÍVEL SUPERIOR
ESPECIALISTA
1.088,25
1.523,55
1.828,26
1.142,66
1.599,73
1.919,67
1.199,80
1.679,71
2.015,66
1.259,79
1.763,70
2.116,44
1.322,77
1.851,88
2.222,26
1.388,91
1.944,48
2.333,37
1.458,36
2.041,70
2.450,04
1.531,08
2.143,79
2.572,55
1.607,84
2.250,68
2.701,17
10º
1.688,23
2.363,53
2.836,23

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (309) - Caro Benilson, não acredito que ao difundir esse e-mail (Zé Mendes tem razão), vocês do CECOMPOM ainda estão "migalhando' um pouco de atenção da nossa excelentíssima governadora. Zé Mendes tem mais do que razão quando afirma que "Vocês líderes comunitários só são lembrados pelos políticos em período de campanha". Isso já é mais do que sabido há muito tempo. Não adianta agora vocês correrem atrás de migalhas. E vou além. Os líderes comunitários de Mossoró têm o que merecem, pois são uns tremendos "sem vergonha", pois sabem da sua força e sabem que isso sempre acontece e são incapazes de dizer um não quando em cada campanha seus "padrinhos" aparecem com falsas promessas. Os maiores culpados disso tudo são vocês próprios. George Vale.

FIQUE SABENDO... "Dia da Literatura Brasileira". (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_do_Brasil);
A Semana de Arte Moderna de 1922 abriu novos caminhos para a literatura do país.
O primeiro documento que pode ser chamado de Literatura Brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, em que o Brasil é descrito, em 1500. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. O neoclassicismo se expandiu no século XVIII na região das Minas Gerais.
Aproximadamente em 1836, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo características diferentes da literatura européia. O Romantismo brasileiro (possuindo uma temática indianista), teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros.
Após o Romantismo, o Realismo expandiu-se no país, principalmente pelas obras de Machado de Assis (fundador da Academia Brasileira de Letras). Entre 1895 e 1922, não houve estilos literários uniformes no Brasil, seguindo uma inércia mundial. A Semana de Arte Moderna de 1922 abriu novos caminhos para a literatura do país. Surgiram nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e outros. O século XX também assistiu ao surgimento de nomes como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.
Atualmente, o escritor Paulo Coelho (membro da Academia Brasileira de Letras) é o escritor brasileiro mais conhecido, alcançando a liderança de vendas no país e recordes pelo mundo. Apesar de seu sucesso comercial, críticos diversos consideram que produz uma literatura meramente comercial e de fácil digestão, e chegam a apontar diversos erros de português em suas obras, principalmente em seus primeiros livros.
Outros autores contemporâneos são bem mais considerados pela crítica e possuem também sucesso comercial, como Ignácio de Loyolla Brandão, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo e outros.
Poesia
A poesia brasileira, como toda a literatura nacional, também está dividida em vários movimentos literários.
O primeiro movimento é o Barroco, cujo principal poeta é Gregório de Matos, que chegaram aos dias atuais pela tradição oral, já que nunca publicou em vida. O marco inicial do barroco é o poema Prosopopéia, de Bento Teixeira, com estilo inspirado em Camões. Também dessa época é o primeiro livro impresso por um autor nascido no Brasil, Música do Parnaso, de Manuel Botelho de Oliveira.
A seguir, considera-se que inicia-se o arcadismo, que em Portugal tem em Bocage seu principal representante. No Brasil, poetas como Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, criador de Marília de Dirceu, e Alvarenga Peixoto.
Após o arcadismo vem a fase romântica, com pelo menos três gerações, contando com poemas que evocam o patriotismo, como Canção do Exílio de Gonçalves Dias, da primeira geração. Na segunda geração, poetas como Álvares de Azevedo apresentam uma certa obsessão pela morte. Na terceira geração aparece Castro Alves, um dos mais conceituados poetas brasileiros de todos os tempos, autor de Navio Negreiro. Era a época dos escritores abolicionistas.
Segue-se uma época de formalismo extremo, o parnasianismo, cuja estrela máxima é certamente Olavo Bilac. Esse movimento viria a diminuir em muito a influência do simbolismo, de Cruz e Sousa e Gilka Machado, uma das raras presenças femininas na literatura brasileiras antes até o século XX.
O parnasianismo viria a ser fortemente combatido pelos modernistas, causando grande polêmica que resultaria em um racha na cultura nacional. Os modernistas pregavam a destruição da estética anterior e praticamente assumem a liderança do movimento cultural brasileiro com a Semana de Arte Moderna em 1922. São poetas como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, líderes do movimento, e Manuel Bandeira, que se juntaria mais tarde. É o modernismo que domina a cultura brasileira do século XX, passando por mais duas gerações com poetas como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Murilo Mendes e Jorge de Lima na segunda geração e Péricles Eugênio da Silva Ramos, Domingos Carvalho da Silva e Lêdo Ivo na terceira.
O modernismo acabou levando ao concretismo, com poetas como Ferreira Gullar e Haroldo de Campos.
A poesia contemporânea apresenta nomes como Paulo Leminski, Patativa do Assaré, Ana Cristina César, Adélia Prado e Mário Quintana, entre outros. Poetas como Ferreira Gullar e Manoel de Barros têm sido nomes mais aclamados nos círculos literários nacionais, tendo o primeiro sido indicado para o Prêmio Nobel de Literatura.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PI. A FUNDESPI – Fundação dos Esportes do Piauí realizará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, oferecendo 381 (trezentas e oitenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 06 de maio/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 1.800,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL. A TBG – Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil SA, realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 14 (quatorze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21 de maio/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.388,31. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Diógenes Neto e Fabrícia Greyce (02), José Zenóbio (03) e Sidnéia Martins (05);
 = "Muito obrigado, amigo. Milton Marques".Beleza amigo, obrigado pela inclusão da Tia Iolanda no ótimo programa "Mossoró de Todos os Tempos". Parabéns e transmita nosso abraço a todos da equipe pela paciência e dedicação de registros contando a história de Mossoró e seu povo. Saúde a todos vocês;
 = "Amigo Hermes, obrigada por me manter informada de suas andanças. Estou mais do que nunca isolada do mundo, fisicamente, pois mamãe sempre sob nossos cuidados. Um grande abraço e apareça para um café. Lucia Rocha". – Claro gente fina, pode botar a água pra feuver e marcar pro finá de semana próximo viu? Oramos para que sua mãe esteja em plena recuperação;
 = Há 93 anos (1º/05/1919) deu-se instalação da Cooperativa Mútua Escolar 30 de Setembro, destinada ao incentivo da poupança de seus alunos, para compra de livros e cadernos escolares. Foi incentivado o Sistema de Poupança no valor de 20 (vinte) réis com retirada mensal com juros.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 372/2010 (de 29/09), relatamos os seguintes temas: Golpes na Internet; Teresa Bastos, Presente; Descriminalização do Aborto; Conselho Estadual de Cultura tem Novo Secretário; Bronca do Leitor (184) – Prof. José Ronaldo; FIQUE SABENDO: Carta Aberta do Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas da UERN;
 - Cantar e Ouvir – Quem estaria perturbado com a boa música que se canta na Praça da Convivência, e formulou denúncia à Polícia Ambiental, que veio a resultar no fim da festa e na apreensão dos instrumentos? Certamente quem não acredita que quem canta seus males espanta. É osso. FONTE: Coluna Circulando em Off, por Gilberto de Sousa, www.gazetadooeste.com.br, em 24/04/2012.
 - Cineasta Nelson Pereira dos Santos - Brasília – O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra, do 65º Festival de Cannes, na França, de 16 a 27 de maio. A decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival. O filme A Música segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, será exibido em uma sessão especial. "O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova", disse Frémaux, referindo-se ao trabalho que conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor. FONTE: Agência Brasil, em 20/04/2012.
 - Dia: hoje é Dia da OEA – Organização dos Estados Americanos e Dia Nacional dos Ex-Combatentes. Amanhã (03) será Dia do Parlamento, do Pau Brasil, do Sol e Dia do Sertanejo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos ex-combatentes, profissionais do parlamento e sertanejos.
Quem CANTA...
"Eu vou falar desse povo / Que não faz mal a ninguém / O sertanejo do norte / Que em pau de arara vem / Desprotegido da sorte / Sou pau de arara também...".  ("Sertanejo do Norte" - Composição: Indisponível – Canta: Luiz Gonzaga).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário