sábado, 21 de abril de 2012

DC - Coluna de Notícias 508.(Anexo: Pai Nosso).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 508 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.


Mossoró/RN, sábado, 21 de abril de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 16ª/52, Dias: 106/366 e faltam 260 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

"Troca-se Chá das Cinco por Trem das Onze. Não se aceita relógio na transação". De J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O jornal O Jabá, mensário impresso idealizado por Ítalo Praxedes, completará nove aninhos no mês vindouro. O maluco me recomenda uma foto em que eu fique "mais bonito" (além de maluco é gozador né não?), pois, o homem promete uma edição especial com merecido bolo e tudo mais. Falar em Jabá, a edição desse mês lançou campanha contra os gafanhotos - não se trata dos insetos que destroem a plantação e sim de insetos humanos que corroem as folhas de pagamento dos órgãos públicos. Recomendo a leitura de todos os articulistas d'O Jabá, com destaque para a coluna do Prof. Antônio Capistrano e ótimo texto "10 Soluções para Melhorar o Brasil". Vem aí "Dia das mães" feliz dia das mães e boa leitura nobre leitor/a.

BANCOS: QUEDA DE JUROS ESTIMULA NEGOCIAÇÃO de dívidas antigas - O anúncio em sequência da queda dos juros bancários em todo o Brasil estimula a renegociação de eventuais dívidas antigas para o pagamento com os juros atuais. Essa é a opinião da economista Sílvia Ibiraci de Souza Leite, que vê com bons olhos a queda sequencial nas taxas de juros das instituições financeiras brasileiras. De acordo com a especialista, a redução foi apresentada como positiva. "É uma medida positiva, já que na taxa de juros dos carros, por exemplo, baixaram bastante os valores. Com os juros mais baixos, a população se sente estimulada a adquirir produtos por intermédio de financiamentos", comentou Ibiraci. FONTE: www.endividado.com.br/.

DEBATE SOBRE PRIVATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS - O Fórum dos Servidores do RN, composto por: SINAI, SINTE, SINDSAÚDE, SINDFERN, SINTERN E SOERN, debaterá Projeto de Lei sobre privatização de serviços públicos. O encontro será nesta segunda (23) de abril e foi motivado após o encaminhamento para votação do Projeto de Lei que privatiza e terceiriza determinados serviços públicos nas áreas de saúde e meio ambiente. A reunião será na sede do Sindsaúde, na Avenida Rio Branco, às 16h.

PAUTA: Entre os temas a serem abordados estão: 1) Discussão sobre projeto de Lei em tramitação, da privatização de serviços públicos; 2) Discussão sobre o Teto Salarial do Funcionalismo no RN e 3) Definição de mobilização conjunta, das categorias, pela solução de suas demandas. FONTE: www.sinarirn.com.br/.

MAC REALIZA DIA DE ESTUDOS, HOJE - O MOVIMENTO DE ADOLESCENTES E CRIANÇAS – MAC realizará um dia de estudos, avaliação e planejamento, culminando com a Assembleia para eleição da coordenação local e aprovação do calendário das atividades que serão realizadas nos próximos meses. Os grupos: Caminho da Felicidade – da Ilha de Santa Luzia e Crescer com Cristo – do bairro São Manoel são os promotores do evento, contando com o acompanhamento de Nazaré Davi e Fátima Azevedo; com o apoio das veteranas Damiana Marques e Ednara Silva, dos pais e da comunidade.

Estará presente ao encontro, um membro da Equipe Nacional - Sérgio Barros, do MAC Ceará, que em visita ao MAC do RN, contribuirá com a assessoria no estudo. O encontro se realizará na Escola Tertuliano Aires Dias, a partir das 08h00, encerrando no final a tarde com a eleição da coordenação local. Maiores informações em: www.mac.org.br; http://macnacional.blogspot.com.br; www.macnatureza.blogspot.com, http://mac-mossoro-cdf.webnode.com; e pelos telefones: 8764-9203 – Sabrina; 8742-9173- Maria Alice ou Damiana; 8808-3903 – Nazaré Davi; 8857-6377- Fátima Azevedo.

MANÉ BERADEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso parceiro, colaborador, cordelista, escritor e criador de causos também divulga sua agenda. Manda cumpade!:

Se você desejar contratar Mané Beradeiro para um show em sua escola, igreja ou outro evento, entre em contato pelos telefones 9158 3151 e 8719 4534. Abaixo, nossa agenda para os próximos dias:

23/04 (segunda-feira): 14h = Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim/RN. Às 20h = Capela São José do Operário, Cidade Praia – Natal/RN;

24/04 (terça-feira): 09h = Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim/RN;

25/04 (quarta-feira): 19h30 = Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim/RN.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (306)Hoje (18/04) aconteceu um dos maiores retrocessos da educação mossoroense, sete vereadores inimigos dos servidores tanto quanto a gestora que apresentou o projeto de Lei que fere a integra do Plano de Carreira do Magisterio,votaram pela desvalorização dos Profissionais da Educação. A palavra que traduz o sentimento dos professores municipais é tristeza,nos sentimos desolados. Mas,irmanados no objetivo de reverter tamanho absurdo,continuaremos nossa luta,mais fortes que nunca companheir@s. Estamos juntos,e juntos somos fortes. Vamos a luta! Gilberto Diógenes.

FIQUE SABENDO... "O não também é AMOR – Criando Monstros". Por Dra. Maria Isabel Alves, do Centro de Apoio e Defesa da Cidadania. Rio de Janeiro. (FONTE: Texto sugerido por Josiram Batista, via e-mail, em 23/03/2012);

Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças.

O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… . Nada?

Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?

O rapaz deu a resposta: "ela não quis falar comigo". A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante.

Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda.

Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha.  Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.

Simples assim. NÃO. Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.

O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos (e alguns maridos, temem dizer não às esposas). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras. Chefes que não dizem não aos subordinados. Gente que não consegue dizer não aos próprios desejos.

E assim são criadas algumas pessoas. Talvez algumas não cheguem à sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco.

Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal.

E é legal.

Os pais dizem, "não posso traumatizar meu filho". E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer:

Não, você não pode bater no seu amiguinho.

Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.

Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.

Não, você não vai passar a madrugada na rua.

Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.

Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.

Não, essas pessoas não são companhias pra você.

Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.

Não, aqui não é lugar para você ficar.

Não, você não vai faltar na escola sem estar doente.

Não, essa conversa não é pra você se meter.

Não, com isto você não vai brincar.

Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.

Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.

Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranquilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer – é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso.

Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O "não" protege, ensina e prepara.

Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora – e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Algumas coisas necessitam ser mudadas em nossa sociedade, educação e mídia.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PB. A Prefeitura de Manaíra/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 112 (cento e doze) VAGA PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 24 de abril/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. A CGU – Controladoria Geral da União realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 250 (duzentas e cinquenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 23/04 a 06 de maio/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 12.960,77. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= "Ótimos exemplos pra nossa juventude conhecer: Hermes Oliveira, AirtonCylon e Carlos André. Eu acho, Walter Silva, que a imbecilidade tá tão grande, a falta de respeito é tão comum, que deveríamos levar tudo o que a gente tem de bom pra dentro das escolas. Os professores deveriam fazer isso. Só pra conversar mesmo. Veja a experiência do Hermes, como pode ser boa pra os jovens verem de perto um camarada que venceu uma doença terrível e tão comum. Nosso Cylon, Carlos André, e tanta gente. Dionízio do Apodi". - Muitíssimo obrigado caro Dionízio, sua força pelo meu restabelecimento é inesquecível igualmente pelo incentivo das publicações dos Boletins de Saúde. Por falar em saúde, desejo muita saúde pra você e todo o grupo O Pessoal do Tarará;

 = "Que bom rever vocês aqui mesmo sendo em fotos. saudades. Um forte abraço meu amigo Hermes, Cylon,  e Walter, grandes momentos ai com vocês. beijos!!! Bem, estou com um grupo de teatro aqui, Arte da Ribeira, viajando muito com o espetáculo "Diálogo de dois loucos", breve iremos ai. Bené Tavares". – Grande Bené, legal mesmo saber que você está na luta. Manda notícias para divulgarmos tá? Semanas atrás ouvi sua voz numa das gravações (em fita K7) do Programa Trabalho e Cidadania que fui buscar no baú para apresentar a um diretor de rádio, quem sabe, meu retorno ao rádio junto com o Josué e Mário Ilo. Se Deus quiser! Saúde amigo;

 = Há 07 anos (20/04/2005) o Baraúnas vencia o Vasco da Gama (com Romário e Cia) por 3 x 0 em pleno São Januário, RJ. Gols de Cícero Ramalho, Álvaro e Henrique; essa vitória classificou o Baru para as quartas de final da Copa Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 369/2010 (de 18/09), relatamos os seguintes temas: Festa Exagerada e Cara; Prefeito é Condenado por Não Pagar Servidores; Fundac – Proposta de Reestruração do PCCR; ADUERN – Assessoria Jurídica com Horário; Liminar Susta Estatuinte da UERN; Bronca do Leitor (181) – Matuzael Aires; FIQUE SABENDO: Dia dos Símbolos;

 - Glaucoma - Quem são os responsáveis pelas fraudes e outras irregularidades na aplicação de R$ 30 milhões, que levaram o Ministério da Saúde a suspender o repasse de recursos para o combate ao glaucoma no Rio Grande do Norte? A sociedade espera providências. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, www.gazetadooeste.com.br, em 14/04/2012.

 - O Brasil conta com 9,8 mil sindicatos (372 mais que em 2010) e 6,8 milhões de trabalhadores sindicalizados, 588 mil a mais que o registrado há dois anos. O universo das centrais é um pouco menor, uma vez que 2,6 mil sindicatos não são filiados a uma central, e, por extensão, os 947 mil trabalhadores filiados a eles também não. No ano passado, a CUT registrou 141 sindicatos a mais no Ministério do Trabalho, e essas entidades contam com 101,3 mil trabalhadores sindicalizados. Ao todo, a CUT conta agora com 2,1 mil sindicatos registrados com 2,4 milhões de sócios - segundo o índice de representatividade criado pelo governo, que cruza o número de sindicatos filiados e dos trabalhadores a eles associados, a CUT representa 36,5% do movimento sindical. A parcela, ainda majoritária, caiu. Um ano atrás, a CUT representava 38,3%. FONTE: www.adital.com.br.

 - Dia: hoje é Dia da Inconfidência Mineira, da Latinidade, da Polícia Civil e da Militar, da União Nacional, de Tiradentes, do Café, do Holocausto, do Líder Comunitário, do Metalúrgico, do Têxtil, Dia Global do Serviço Voluntário Juvenil, Dia Nacional da Paz no Trânsito e Dia do Planeta Terra ou Dia da Terra.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos policiais, civis e militares, metalúrgicos, líderes comunitários e profissionais do trânsito.

Quem CANTA...

"Pra quem te traz no peito / O mundo é mais florido / A vida aqui na terra tem um outro sentido...".  ("Fé Comigo" - Composição: Erasmo Carlos & Roberto Carlos – Canta: R. Carlos).

...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico"; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário