quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 481. (Anexo: Atrizes do Séculos Passado..., vivendo hoje).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 481 (geral) e 85ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, quarta-feira, 21 de dezembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 51ª/52, Dias: 355/365 e faltam 10 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

ESTE ESPAÇO ESTÁ SOB "LICENÇA TEMPORÁRIA", POIS, MANÉ BERADEIRO ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO E O BICHO ME COME, AS CARNES. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Criada a ANLIC - Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel, em Natal, na segunda-feira (19), 40 membros foram empossados entre cordelistas, editores, xilogravuristas e pesquisadores do cordel, sete deles bem identificados com a sociedade mossoroense que são: Aldaci de França, Antônio Francisco, Aldivan Honorato (único residente em Natal), Crispiniano Neto, Gustavo Luz (editor), Kydelmir Dantas e Luis Campos. Fico feliz por todos e principalmente pela boa amizade e cordialidade que nutro com boa parte dos que moram em Mossoró. Parabéns amigos, nossos parabéns aos demais membros através da primeira presidenta Rosa Ramos Régis da Silva. Boa leitura nobre leitor/a.

CAMPANHA "DE OLHO NA VALIDADE"PE. O Procon Pernambuco em parceria com a Associação Pernambucana de Supermercados (APES), lançou na terça-feira (13/12), o convênio para a campanha "De Olho na Validade". Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de incentivar a fiscalização dos consumidores nos supermercados que vendem produtos fora da validade.

A campanha funciona da seguinte forma: o consumidor que encontrar em algum supermercado um produto fora da validade receberá gratuitamente o mesmo item dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o produto idêntico, o cliente receberá um produto similar. Se não houver similar, o consumidor deverá escolher um produto da mesma seção do produto que estava vencido.

Esta medida é válida para os produtos que forem encontrados na área de venda do supermercado e antes de passar pelo caixa. No entanto, caso o consumidor já tenha passado pelo caixa e constate que um dos produtos que adquiriu está vencido, ele poderá fazer a troca do produto. O Código de Defesa do Consumidor garante esse direito. A campanha é válida somente para troca de produtos. O consumidor não poderá receber crédito correspondente ao valor do produto que ele encontrar vencido na área de vendas do supermercado. Cerca de 80 supermercados no Estado vão participar da campanha. FONTE: www.jornalextra.com.br/.

SINAI: PLANTÃO JURÍDICO EM RECESSO desde a última sexta-feira (16) e seu retorno se dará nos dias 12/01/2012 para a advogada Drª. Irany Germano, e no dia 13/01 para o advogado Dr. Manoel Batista, sem alteração nos horários: 15h as 18h e 09 às 12h, respectivamente.

CONVIVÊNCIA COM O CORDEL – Uma noite cultural diferente para os frequentadores da Praça da Convivência (Av. Rio Branco – Mossoró), sob o título "Canções e Declamação de Poemas", nessa quarta-feira (21) às 21h. O poeta convidado é o poeta cordelista Nilson Silva "O Cancioneiro do Amor". O poeta Nilson Silva interpretará canções de Elizeu Ventania e outros que fazem a música nordestina, passando por nomes da música romântica brasileira dentre outros ritmos como a música gaúcha ao som do violão.

SÊBADO ENCERRADA TEMPORADA DO ANO – No último sábado numa tarde cheia de humor e descontração, Marcos Pereira – proprietário do Sêbado ficou muito feliz com o encerramento da temporada 2011. Muitos amigos, poetas, músicos, cantores, cordelistas e humoristas. Os apreciadores do local ficaram além do horário habitual. Reconheço que o local atrai muitos inteligentes, mas, um "doido" ou alguém com cinco minutos de loucura entrou e erupção e idealizou levar o Sêbado para a cidade-praia de Tibau/RN!!! Não cola meu caro, nada contra Tibau e sim pela possibilidade de levarem o prédio sem o Marcos, enfincado na Antônio Vieira de Sá num sai não! Há! Em conversa telefônica com o proprietário do Sêbado, ele disse-me que reabrirá a temporada 2012 já em janeiro com dia a ser definido, mas a parte de comercialização do acervo permanece sem alteração de atendimento, ou seja, de 10 às 12h. "Abrirei paa aos clientes e apreciadores do nosso acervo normalmente, agradeço a todos vocês por mais um ano de alegria", afirmou Marcos Pereira.

ENCERRADA TEMPORADA DO ANO II – Fim, também, para as atividades oficiais do Projeto Artes vs Lixo Cultural de 2011. Encerrando com as oficinas dadas na Escola Estadual Maria Stella, no sábado (17), aos professores das escolas públicas trabalhadas entre 2010/2011. "Embora ano difícil, mas teve também coisas maravilhosas e momentos fantásticos, velhos desafios e novas conquistas, obrigado a Prefeitura Municipal de Mossoró - Gerencia da Cultural, a PROGEL, UERN, ao Democratizando a Comunicação e ao Sêbado, pelos patrocínios e apoios dados a este trabalho, a gradeço a todos que torcem mesmo de longe pelo projeto", que Deus abençoe a todos e vamos em frente! Publicou o músico Prof. Walter Silva (mentor do projeto), em seu blog http://jose.walter.zip.net, em 18/12/2011.

NA CHURRASCARIA DO CLÓVIS mais um encontro de repentistas e poetas, será nesta sexta-feira (23/12) a partir das 20h. Participações especiais dos poetas Antônio Francisco e Zé Lima (cordelistas local) e ainda da Mariana Teles (PB) filha do repentista Valdir Teles. Grandes nomes do repente nordestino também se apresentarão neste encontro: Louro Branco, Zé Cardoso e Valdir Teles. Vendas de ingressos e mesas na própria churrascaria situada a Rua Coelho Neto, 0858, bairro Boa Vista – Mossoró/RN.

REJANE CUNHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – A amiga parauense de carteirinha estreia nesta série com a seguinte informação:

Atenção amigos e conterrâneos parauenses, o II ENCONTRO DOS AMIGOS DE PARAÚ será realizado no dia 14/01/2012 (sábado), na ADEPOL – Associação dos Delegados de Polícia, localizado na Via Costeira, vizinho ao Posto de Gasolina (subida para Mãe Luiza). A programação começa às 12h com churrascos e animação musical comandado por Ramiro (Voz e Teclado) alternando com o sexteto Romildo Pompêu & Amigos: Bismark (Violão, percussão e voz), Antônio Emído - Barrão (percussão e voz), Écio (Contrabaixo e voz), Gilson (Cavaquinho, Teclado e vocal) e Celson (Percussão) e Romildo (Guitarra/Guitarra e voz) versando vários ritmos musicais. As fotos do I Encontro dos Amigos de Paraú você verá no sítio: www.rnparau.blogspot.com/. Saudações, Rejane.

Serviço – Para participar do evento é necessária aquisição da camiseta (indispensável ao acesso) ao preço de R$ 35,00 (adulto), R$ 17,50 (crianças de 07 a 10 anos, abaixo de sete anos é isenta) e usufruir do churrasco, sucos, sobremesa, refrigerantes e água mineral. "Os interessados devem entrar em contato conosco (84 – 8869.0675 ou 9900.8401) a fim de efetuar o pagamento e passar o número da camiseta, para a encomenda em tempo hábil". Afirmou Rejane, da organização, lembrando que não será servida bebida alcoólica, e que cada participante levará a seu gosto e quantidade desejada.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (279) - Amigo Hermes, também sou desse tempo em que futebol se fazia por amor a camisa, e não por salários astronômicos. Não sou contra a boa remuneração em qualquer setor de trabalho. Porém o que se faz hoje no futebol é um absurdo. Meu pai, por exemplo, foi jogador do Náutico, time pelo qual torço e amo aqui na santa terrinha. Só que meu pai quando jogou no Náutico, foi em 1934, quando o time ganhou seu primeiro título como Campeão Pernambucano. Na época ele não recebia salário para jogar futebol, e o clube naquela ocasião expediu uma carteira de sócio para os atletas que foram campões, que era uma carteira especial, era uma carteira em que o clube reconhecia que devia favores aqueles atletas, justamente por eles não serem remunerados, e terem conquistado o primeiro título oficial para o clube. Sinto orgulho em relatar isso, misturado com uma certa saudade dos tempos em que tínhamos uma sociedade mais humana e menos capitalista. Lemos – Olinda/PE.

FIQUE SABENDO... "Servidores X Governo X 2012". Texto "Fórum dos Servidores do Estado Realiza Coletiva nesta Terça-feira (13)", extraído do site do SINAI. (FONTE: www.sinairn.com.br, em 13/12/2011);

Sindicatos manterão as atividades de mobilização das categorias

 em todo o Estado durante o período de férias.

O Fórum dos Servidores do Estado, composto pelos sindicatos SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, SINTE/RN – Sindicato dos Trabalhadores em Educação e SINTTERN – Sindicato do Técnicos Tributários do RN, convidaram a imprensa a participar de uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira (13). O encontro foi realizado às 15h na sede do Sinte, na capital do estado. Na ocasião, os dirigentes sindicais denunciaram a falta de compromisso do Governo com o serviço público estadual e as próximas medidas a serem tomadas para que sejam atendidas reivindicações como o pagamento dos planos de carreira dos funcionários.

No final da tarde da segunda-feira (12), o Fórum participou de audiência com o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado José Anselmo de Carvalho. O objetivo do encontro seria discutir, entre outros pontos, a implantação do PCCR dos funcionários estaduais, no entanto, o Governo deixou os trabalhadores mais uma vez sem resposta.

Essa foi a terceira audiência que os sindicatos tiveram com o Governo sem obter qualquer previsão sobre a possibilidade de pagamento. Para o presidente do Sinai, Santino Arruda, a forma com que a atual gestão tem lidado com o serviço público se contrapõem às necessidades do Estado e da população. "Um Estado eficiente tem que ter no seu corpo de profissionais pessoas qualificadas, bem remuneradas e que deem respostas à população. Mas, contrária a isso, a visão de Estado que o Governo tem - e deixa transparecer - é de uma estrutura de prédios sucateados com funcionários insatisfeitos, resultando em uma população desassistida.", relatou.

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, a administração atual não tem demonstrado qualquer interesse em resolver a questão com os servidores. "A falta de prioridade que este Governo tem com o serviço público fica cada vez mais claro quando o governo não se compromete sequer a estabelecer um calendário de pagamento aos funcionários.", avaliou a dirigente. Além dos trabalhadores ativos, não há previsão para pagamento da primeira parcela do plano aos pensionistas e o problema se arrasta desde o início deste ano.

Vale lembrar que esses planos foram concedidos em 2010 e que o calendário de pagamento previa a liquidação dos valores até junho deste ano. O acordo inicial, feito entre Governo e sindicatos, deixava claro que duas parcelas seriam pagas neste exercício, sendo uma em março e a outra em junho. A negociação foi descumprida e um novo acordo foi feito apenas com uma parte dos servidores, reescalonando a dívida entre os meses de setembro e de dezembro. Aos demais trabalhadores não foi dada sequer uma previsão para início da implantação e pagamento dos planos.

Os sindicatos manterão as atividades de mobilização das categorias em todo o Estado durante o período de férias. O objetivo é encontrar formas de pressionar o Governo a atender as reivindicações da categoria por meio da luta dos servidores, já que o diálogo não tem sido suficiente para despertar a administração para as responsabilidades que tem com os trabalhadores.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PI – A Prefeitura Sebastião Leal/PI, realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 68 (sessenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30 de dezembro/2011. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONALA CEF – Caixa Econômica Federal, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo VÁRIAS VAGAS para MÉDICO DO TRABALHO, inscrições abertas até o dia 08 de janeiro/2012, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.801,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Luiz Carlos Dambroski (20) e Lúcio Ney de Souza (21);

 = "São boas suas amenidades lembradas na hora certa, meu Caro Amigo Hermes. Lembrei-me de uma piadinha de salão de sinuca quase que pisando no terreno das amenidades, como você gosta de tratá-las. Abraços, Diniz". Mestre Diniz, como sempre ligado em tudo, criei o Democratizando Amenidades para editar aos domingos e acabei me afastando da telinha. Não por recomendação médica mais pra deixar a mente mais "forgada" em repouso. Vou ver um melhor dia para regularizar as amenidades. Feliz Natal e Ano Novo Próspero;

 = "Ok, ilustre. Valeu Velho. Muito bom. Obrigado, Milton Marques". Não há de que caro Milton, que Deus continue nos permitindo nossa continuidade por muitos anos. Ah! Valeu o vídeo "Pilobulus on the Conan OBrien Show', não conhecia. Fantástico mesmo!

 = Há 23 anos (22/12/1988) Chico Mendes, líder sindicalista de projeção mundial, era assassinado por fazendeiros do Acre. Fundou os sindicatos dos trabalhadores rurais de Brasiléia e Xapuri.

 = E há 44 Anos (22/12/1967) foram inaugurados, pelo Presidente da República Artur da Costa e Silva, a então ESAM - Escola Superior de Agricultura (hoje UFERSA) e o Edifício Epílogo de Campos – que a época abrigava à antiga FACEM – Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró e que hoje funciona a administração central da UERN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 342/2010 (de 16/06), relatamos os seguintes temas: A Lei da Ficha Limpa; Depósitos Judiciais – SINAI Aguarda Reclamantes; Bronca do Leitor (162) – Mário Ilo; FIQUE SABENDO: A Direção do SINAI Vem Exercendo uma Enorme Carga de Trabalho;

 - 14 Vítimas da Ditadura São Homenageadas – RJ. Como forma de homenagear 14 militantes presos e executados pelo regime militar brasileiro (1964-1985), o grupo Tortura Nunca Mais inaugurou no último dia 11, no cemitério Ricardo de Albuquerque, na cidade do Rio de Janeiro (Sudeste do Brasil), um memorial – o primeiro do país em homenagem a vítimas da Ditadura. Com a presença de integrantes de movimentos, famílias de vítimas e pessoas que à época lutaram contra o regime, os ativistas e suas lutas foram relembrados. "A criação do memorial foi uma forma simbólica de homenagear aqueles que lutaram contra o regime militar fascista. Foi uma ação muito importante, porque para as famílias das vítimas representou o cumprimento de um ritual de velar e enterrar seus entes queridos", manifestou Victória Grabois, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais RJ. FONTE: www.adital.com.br, em 19/12/2011;

 - Governador da PB anuncia reajuste de Servidor com variação de 3% a 33% – O governador Ricardo Coutinho anunciou, ontem, no programa semanal "Fala Governador", pela Rádio Tabajara e uma cadeia de rádios paraibanas, o reajuste salarial de todos os servidores públicos do Estado. O reajuste acontece já a partir do próximo dia 1º de janeiro de 2012, cumprindo o que havia ele garantido, de que a partir de agora todo o funcionalismo do Estado terá uma data-base específica no início de cada ano. De acordo com o reajuste geral, a folha de pagamento do Estado terá uma variação de 3% a 33%, dependendo de cada função ou categoria específica. O impacto do aumento anual para os cofres do Estado, segundo o governador, será de R$ 305,5 milhões, incluindo a Previdência, o que dará mensalmente o valor de R% 23,5. A folha mensal passará dos R$ 215 atuais para R$ 238 milhões, representando um aumento percentual de 10,78%. O Governo da Paraíba passa a pagar o salário mínimo como vencimento básico, mais popularmente conhecido como "cabeça do contracheque", saindo dos atuais R$ 545 para R$ 622,73. Esta foi, durante o ano, uma das maiores reivindicações do conjunto dos servidores públicos. FONTE: Secom/PB e Rádio Tabajara, em 19/12/2011. Matéria sugerido por João Moura/Emater;

 - Hoje é Dia: do Atleta e dos Artistas Profissionais. Amanhã (22) será Dia da Consciência Ecológica.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos atletas e artistas profissionais.

Quem canta...

"Vamos dar viva aos grandes heróis / Vamos em frente, bravos cowboys / Avante! Avante! Super-Heróis / Ai-oh Silver! / Shazan... ."  ("Super-Heróis" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário