quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

DC - Coluna de Noticias 479. (Anexo: Medicina. Como comer frutas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 479 (geral) e 82ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, quarta-feira, 14 de dezembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 50ª/52, Dias: 348/365 e faltam 17 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

ESTE ESPAÇO ESTÁ SOB "LICENÇA TEMPORÁRIA", POIS, MANÉ BERADEIRO ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO E O BICHO ME COME, AS CARNES. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Aproveitei o feriado de ontem para concluir a Coluna Arrumadinho do impresso Jornal O JABÁ (Ítalo cobrando ao ponto de meter bronca) e editar o DC dessa quarta-feira. Foi o dia todo trabalhando e só parei para participar da procissão de nossa Padroeira Santa Luzia. Bonita festa as tardes do dia 13 a cada ano, muitos credos, observo bastante o cenário e o vai e vem de pessoas. Emociono-me constantemente a cada cena de devotos, analisando bem, dá para distinguir as pessoas que saem de casa e até de outras cidades por pura devoção à santa homenageada e que são movidas pela fé religiosa. Mas, a grande maioria sai de casa para passear na procissão, desfilar, conversar, etc. Os apelos pelo silencio e concentração aos cânticos são constantes. Este ano não acompanhei a santa, fiquei sentado perto de um carro de som no centro da cidade. Pessoas passeavam nos dois sentidos, misturados a ciclistas, motos e até carros na Avenida Augusto Severo, sentido mercado central ao semáforo da Alberto Maranhão, ali chegando eram interceptados pelas autoridades. Não opinarei sobre as 10 noitadas porque não fui vê-las, preservando-me para no grande dia saudar Santa Luzia. Repito, mais uma bonita festa à tarde/noite de ontem, Mossoró com muita alegria saúda Santa Luzia. Boa leitura nobre leitor/a.

SERVIDOR FEDERAL: REAJUSTE DE 31% - Congresso bate martelo para 937 mil servidores federais. Mais carreiras podem ser incluídas Rio - O governo federal bateu o martelo ontem e garantiu reajustes salariais para 937 mil servidores do Executivo em julho de 2012. O impacto da medida será de R$ 1,5 bilhão, em 2012, e de R$ 2,4 bilhões, em 2013, conforme divulgou a Coluna no último dia 1º. O aumento será concedido no valor do ponto da gratificação por desempenho.

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Gilmar Machado (PT-MG), anunciou que os recursos para o aumento serão discutidos até o fim desta semana, durante o fechamento do relatório final do Orçamento 2012. Feitas as contas na reta final, a equipe econômica do governo cravou que aumentos adicionais aprovados pelo Congresso serão vetados na Casa Civil.

REGULAMENTAÇÃO PARA PROFISSÃO DE MOTORISTA - Os senadores aprovaram, nesta terça-feira (13), o substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 319/2009, do ex-deputado federal Tarcísio Zimmermann, que regulamenta a profissão de motorista. O texto acatado é fruto de acordo firmado entre a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Transporte Terrestre (CNTTT).

Uma das principais inovações contidas na proposta é a fixação da jornada de trabalho da categoria. Por meio do acréscimo do capítulo III-A no Código de Trânsito Brasileiro, o texto proíbe os motoristas profissionais de dirigirem por mais de quatro horas ininterruptas, devendo ser observado, após esse período de trabalho, um intervalo mínimo de 30 minutos para descanso.

Em situações excepcionais, contudo, fica permitida a prorrogação por até 1 hora do tempo de direção, de modo a permitir ao condutor, o veículo e sua carga chegar a lugar que ofereça segurança e atendimentos demandados. Além disso, os condutores serão obrigados, dentro de um período de 24 horas, a observar um intervalo mínimo de 11 horas de descanso, podendo esse tempo ser fracionado em nove horas mais duas horas, no mesmo dia.

O texto, que agora volta à Câmara dos Deputados, imputa aos empregadores, sem ônus para os motoristas, as despesas com cursos exigidos pela legislação e com um seguro obrigatório. O valor mínimo de tal seguro deverá ser correspondente a dez vezes o piso salarial de sua categoria. FONTE: www.senado.gob.br/.

PCCRs: GOVERNO ROSALBA DIZ "NÃO" PARA O SOCIAL – Comparar o Governo Rosalba com o Papai Noel, teríamos um mau velhinho. Daqueles que, em vez de dar os presentes, tira-os. Não satisfeito em negar qualquer benefício a mais para os servidores neste Natal, o Governo deixa de conceder direitos já conquistados em Lei, como é o caso dos Planos de Carreira de diversas categorias. Na última segunda-feira (12), O Governo recebeu mais uma vez os sindicalistas para tratar do tema. Abriu as portas do Gabinete, mas fechou a do cofre. O dinheiro que deveria ser usado para cumprir a Lei do pagamento dos Planos continua cuidadosamente trancafiado.

A atitude do Governo não deixa outra saída aos servidores: a luta por seus direitos e pela valorização do serviço público. O movimento de funcionários públicos insatisfeitos que em 2011 deu ao Estado a alcunha de "Rio Greve do Norte", tem tudo para se repetir com mais força em 2012, afirmou um dirigente sindical.

Rosalba já disse a que veio. Os recordes de arrecadação estufam os cofres públicos de dinheiro. No entanto, o Governo faz caixa, única e exclusivamente, para fabricar um Estado feito de concreto armado e, para tanto, se utiliza do dinheiro que deveria ser usado para valorizar o serviço público e seus profissionais. Veja matéria completa no sitio: www.sinairn.com.br.

CMAS COMPLETOU 16 ANOS e encerra gestão 2011 no Centro Social Francisco Dantas - O CMAS Conselho Municipal de Assistência Social, criado através da Lei nº 1.026, em 18/12/1995, tem a honra de convidar a sociedade mossoroense, em especial à comunidade do Bairro Aeroporto, para participar da 9ª e ultima Reunião ordinária da Gestão 2011, que ocorrerá logo mais, às 14h, no Centro Social Francisco Dantas, localizado à rua Sebastião Saraiva, nº 0042, bairro Aeroporto, onde o Conselho Municipal de Assistência Social aproveitara a oportunidade para realizar uma confraternização. Entre outros assuntos a pauta consta de: processos reconhecimento de entidade na área de assistência social: Aldeias Infantis SOS BRASIL, Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, AAPCMR e Centro Social Francisco Dantas; Plano de Providências – Meta de Atendimentos 2009/2010; Plano de Ação 2011 – Ação Social/SUASWEB; Conferência Nacional de Assistência Social; Reconhecimento da Câmara – GEDS e Confraternização entre conselheiros e comunidade.

JOSUÉ DAMASCENO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O companheiro de luta que não descansa um só minuto, terminada a campanha sucessória do SINTE/Regional da qual a Chapa 1 foi vitoriosa, arranja um tempinho para colaborar:

Meia entrada para docentes é aprovada pela Câmara Municipal de Mossoró, essa lei é de autoria da vereadora Maria Auxiliadora do Nascimento (DEM) que versa sobre o direito do professor ter direito a pagar 50% em eventos esportivos e culturais, esse tema já havia sido discutido com a categoria e o sindicato. O que falta agora? Primeiro a PMM sancionar e depois criar a Carteira de Identificação Docente (CID) para o professor apresentar no local do evento, no mais é só aguardar. Abraços Hermes DC, obrigado pelo espaço.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (277) - Esperando por você para fechar o jabaaaaaaaaaaaa. Não se esqueça de mim - onde você estiver..., já dizia o rei! Ítalo Praxedes.

FIQUE SABENDO... "Luiz Gonzaga, a voz que traduziu as aspirações e a cultura de um povo sofrido". Por José Romero Araújo Cardoso, geógrafo, professor Adjunto da UERN. (FONTE: http://www.liberdade96fm.com.br, em 30/10/2011);

A boa música de Luiz Gonzaga ao invés de cairmos na tentação de prestigiar breganejos

 que são influenciados pela cultura texana.

A cultura de um povo é a maior riqueza que pode haver na face da terra. Querer destrui-la ou truncá-la é um crime sem perdão, por isso temos que render tributos ao grande Luiz Gonzaga por séculos sem fim.

Liquidar com as culturas de cada povo é uma meta da globalização, da pós-modernidade, pois como poderemos dar lucros à Coca-Cola ou a Mc´Donald´s se insistirmos em preservamos nossos valores culinários?

Como poderemos dar lucros às multinacionais que promovem rodeios se continuarmos cultivando nossas vaquejadas e a boa música de Luiz Gonzaga ao invés de cairmos na tentação de prestigiar breganejos que são influenciados pela cultura texana?

Luiz Gonzaga conseguiu tocar fundo o coração do matuto, pois falou de perto com seu povo, cantando e enaltecendo seu dia-a-dia. Em um tempo em que os assuntos ecológicos ainda não estavam tão em voga ele e Humberto Teixeira denunciaram a perversidade que faziam com o assum preto.

Luiz Gonzaga vai ser sempre a síntese das aspirações sertanejas, até o momento que a "lógica" do capital não inserir de forma proeminente a região semiárida no circuito sofisticado da seletividade espacial.

Ouvir as músicas de Luiz Gonzaga é o mesmo que se imaginar balançando em uma rede tendo ao lado um candeeiro feito de folha de flandres iluminando o retrato do Padim Ciço, o Santo do sertão.

As canções que gravou tiveram como parceiros verdadeiros gênios que imortalizaram as práticas culturais de um povo. Sem Luiz Gonzaga, estaríamos fadados a uma ênfase maior ao esquecimento de nossas raízes e tradições.

A simplicidade do "rei do baião" era tão destacada que certa vez, quando do histórico encontro com Zé Dantas de Sousa Filho em um hotel em Olinda (PE), depois que o sertanejo de Carnaíba de Flores apresentou-lhe algumas composições que se tornaram clássicas em suas interpretações, fez a louvação ao novo parceiro com as pompas da tradição sertaneja, dizendo-lhe que ele, Zé Dantas, quando adentrou o quarto do hotel no qual se hospedara, que o filho do "Coronel" Zeca tinha cheiro de bode pai de chiqueiro. O que poderia parecer uma ofensa foi na verdade um elogio à altura do magistral linguajar matuto.

Luiz Gonzaga falava a língua do seu povo, sabia como se comunicar com a massa ávida em desfrutar de sua extraordinária arte inspirada nos carrascais do nordeste castigado pelas secas inclementes, pelas pegadas dos beatos e cangaceiros, pela aflição dos retirantes e pelo temor de que a modernidade pudesse macular a originalidade de uma raça forte.

Luiz Gonzaga tinha o cheiro do chão do nordeste molhado pelas chuvas que põe fim às secas, tinha cheiro de mato verde, de noites de lua cheia clareando a estrada de Canindé e o caminho que leva à Meca sagrada do sertanejo no sul cearense.

Luiz Gonzaga é e será sempre eterno, pois nenhum movimento revisionista de nossa cultura conseguirá apagar a contribuição fantástica que o saudoso matuto do riacho da Brígida promoveu a fim de imortalizar a alma de um povo em todos os quadrantes de suas manifestações do cotidiano.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN – A Prefeitura de Cruzeta/RN realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 13 (treze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27 de dezembro/2011. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 4.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONALA Petrobras Distribuidora S/A está provendo Processo Seletivo e Formação de Cadastro oferecendo 90 (noventa) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 14 a 31 de dezembro/2011, escolaridade exigida: Técnico / Nível Superior. Salários até R$ 6.217,19. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Lisboa Batista – Pau dos Ferros (13/12), Augusto Pinto e Sgt. Vantuil Carvalho (14/12);

 = "Boa Tarde!!! Como está voce? Espero encontrar-se bem com a graça de DEUS todo poderoso. Vejo todas as mensagens que me enviastes, são lindas essa então (Direitos Humanos, julgue você – edição 478). Um forte abraço. Bjossss... Wilma Azevedo". Brava leitora Wilma, soube que fostes requisitada para adubar uns canteiros de votos pelo interior do estado. Sucessos então e foi um prazer receber seu e-mail. Deixo um cheiro, votos de saúde e muita paz em 2012;

 = "Caro Hermes, cordiais saudações. Anexei a esta mensagem algumas considerações referentes ao anexo do DC - Coluna de Notícias 478 (Direitos Humanos, julgue você). Um forte abraço, Fernando Rodrigues". Beleza prezado Fernando, as publicarei na edição seguinte. Valeu e escreva sempre, é uma bela colaboração. Saúde e paz a você e demais familiares;

 = Há 93 anos (14/12/1918) Mossoró recebia a instalação da Agência de nº 36 do Banco do Brasil (a 3ª no Nordeste).

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 340/2010 (de 09/06), relatamos os seguintes temas: Mutuários e FGTS – Sobe 61% Volume de Recursos Usados; Acadêmicos de Direito da UFERSA Promovem Seminário; Alá a Luiz Gonzaga, Nilo Santos Retoma Blog e Atividades Profissionais; Bronca do Leitor (Nota/SINAI); FIQUE SABENDO: Sinto-me na Obrigação de Alguns Esclarecimentos – Por Ana Lucas;

 - As Centrais sem CidadaniaRecebi e-mais dando conta de que as unidades da Central do Cidadão estão registrando baixa no contingente de pessoal na ordem de 20%, tudo por conta de não pagamento das gratificações que é verba funcional da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC). Desde que a governadora Rosalba Ciarlini assumiu, nunca se pronunciou sobre a liberação desta verba. O leitor que nos escreve pergunta: será que estão arrumando uns "meios" para justificar o fechamento geral? Em Mossoró são notórias várias salas fechadas e algumas abertas até o meio-dia, no caso a sala 12. No piso superior, precisamente onde já funcionou o banco, espremem-se dois servidores com um bocado de cadeiras quebradas. Um amigo que trabalha na central do cidadão informou que teve um pessoal de Natal dizendo que eles não esperem nada mais do governo porque nem eles sabem se a gratificação que os funcionários têm direito não vem mais. Afirma o leitor que lá se encontra grande imundície, faltando tudo, o lixo dando no meio da canela e sem material para trabalhar. Estive na Central do Cidadão de Mossoró e constatei tudo que o leitor está dizendo. Ressaltando, porém, a dedicação dos servidores ali lotados, mesmo sabendo-se que estão sendo tratados a pão e água. A governadora prometeu salvar a Central do Cidadão e a Rodoviária Diran Ramos do Amaral, levando a central para lá depois de uma reforma à altura dos dois órgãos. Um ano está se passando em brancas nuvens. É a Rosa... Sem cor, sem perfume, sem rosa, sem nada. Só espinhos! FONTE: Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 04/12/2011;

 - Glosa: Eu não vi cidadania na Central do Cidadão – "Tem o bom atendimento / Por parte dos servidores / A quem nunca dão valores / A quem nunca deram aumento... / Dizem que até o momento / Não vem gratificação / Não foi dada condição / De trabalho em nenhum dia / EU NÃO VI CIDADANIA / NA CENTRAL DO CIDADÃO". FONTE: Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 04/12/2011;

 - Hoje é Dia: Nacional do Ministério Público e Dia do Engenheiro de Pesca. Amanhã (15) será Dia do Esperanto (língua auxiliar de comunicação internacional) e Dia do Jardineiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do ministério público, aos engenheiros de pesca, e aos jardineiros.

Quem canta...

"As flores do jardim da nossa casa / Morreram todas de saudade de você / E as rosas que cobriam nossa estrada / Perderam a vontade de viver... ."  ("As Flores do Jardim da Nossa Casa" – Composição: Roberto Carlos. Canta: R. Carlos).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário