sábado, 17 de dezembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 480. (Anexo: Desabafo de Natal).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 480 (geral) e 84ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, sábado, 17 de dezembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 51ª/52, Dias: 351/365 e faltam 14 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

ESTE ESPAÇO ESTÁ SOB "LICENÇA TEMPORÁRIA", POIS, MANÉ BERADEIRO ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO E O BICHO ME COME, AS CARNES. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Como membro do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, participamos da última reunião ordinária do ano nesta quarta-feira (14) e entre as discussões tivemos a informação de que a AAPCMR – Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região precisa de um aparelho, não lembro o nome, que tem a função tipo aceleração respiratória, cujo valor é bem elevado e o governo do estado sinalizou "ajuda" financeira para compra na ordem de R$ 200 (duzentos) mil reais. Praticamente acabou o ano e o tal sinal não foi aceso, dói nas vistas vermos um estádio de futebol inteiro derrubado onde uma boa reforma resolveria, dói nas vistas vermos pacientes portadores de câncer ser transportados em ônibus desconfortáveis, dóis nas vistas vermos pessoas (des)assistidas pelos CAPS – Centro de Atenção Psicossocial com a falta de transporte, dói nas vistas vermos a prefeitura bradar a aquisição de um veículo batizado de Bode Móvel para transportar bodes. Nada contra os animais, mas, todos merecem tratamento iguais. Boa leitura nobre leitor/a.

NOVAS CONSULTAS DE PROGRAMAÇÃO PARA RTVBrasília. O Ministério das Comunicações lançou na segunda-feira (12) cinco novas consultas públicas sobre mudanças na programação de retransmissoras (RTV). Para opinar, a população das cidades de Belém (PA), Nova Prata (RS), Santa Fé (MG), Laranjal (MG) e Itumirim (MG) deve acessar o sistema consultas públicas do MiniCom e registrar se aceita a nova programação proposta pelas RTVs da sua região. É necessário se cadastrar no sistema para poder opinar.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (12/12), faz parte da política de transparência do ministério, de consultar a população afetada antes de autorizar a alteração na programação de retransmissoras de televisão. O prazo para contribuição nas cinco consultas vai até 10/01/2012.

JOGO BRUTO FEDERAL – O JOGO É DURO - O Governo Federal, o grande arrecadador de tributos e formulador de políticas quase todas sem as implementações necessárias, coloca os médicos na berlinda. A incompetência oficial não é admitida e se busca desesperadamente um vilão. E no jogo do vale tudo, a bola da vez é o médico. Esta semana o governo prepara um golpe mortal nas aposentadorias, que precisarão ser complementadas de forma privada. Antes, o regime jurídico único foi atropelado pela criação da empresa de serviços hospitalares, com as regras da CLT. "Em vez do nosso piso de 18 mil, um projeto de lei que reduz em 50% a remuneração. Ou quem sabe, que tal uma colher de chá para o PSF com salários de 10 mil, desde que as entidades apoiem", disse Geraldo Ferreira – Presidente do Sinmed. A Emenda 29, uma esperança de mais recursos, findou mantendo apenas 7%, em vez dos 10% que pleiteávamos, afirma Ferreira.

E que tal jogar a imprensa e a população contra os médicos em reportagens comprometedoras para abafar as possibilidades de mobilizações e resistência? O governo tem abusado da prática. Eu me lembro da história, um dia eles entram no seu jardim, pisam suas flores... .

Aqui no Rio Grande do Norte a palavra de ordem é resistir a tudo isso. Para exemplo nacional, estamos articulados com os sindicatos que também cuidam dos servidores federais para defender a saúde, a remuneração, os direitos dos trabalhadores. Não vão conseguir encobrir a ineficiência pública colocando como vilão quem de fato não é responsável pelos fracassos da gestão. Quinta feira (15), em Natal, um dia de paralisação dos médicos federais, uma advertência. Nós lutaremos, resistiremos, não vão pisar nosso jardim e arrancar nossas flores facilmente. Conclui Geraldo Ferreira - Presidente do Sinmed/RN. FONTE: www.sinmedrn.org.br, em 12/12/11.

SINAL FECHADO NO DETRAN/RN: O Diário Oficial do Estado publicou as exonerações do Diretor Geral do Detran, Érico Valério e do seu Chefe de Gabinete Arlindo Nascimento. O DOE deste sábado diz que a Governadora Rosalba resolve designar ANTONIO WILLY VALE SALDANHA, ocupante do cargo de provimento em comissão de Coordenador Financeiro do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), para responder pelo expediente da Direção-Geral da Autarquia, até ulterior deliberação. Os motivos não são citados mais tudo têm haver com a Operação Sinal Fechado, vez que o Ministério Público do Estado apresentou novas documentações denunciando que Valério recebeu R$ 88 mil reais de advogado George Olimpo.

COLUNA RAIO X – Caro Ciro Ney, saudades da coluna que é ótima. Como diz o Emery lá se vão 50 dias, que tá havendo homem!

SÁBADO É DIA DE SÊBADO - Com um vasto acervo de livros, CDs, DVDs, revistas e vinis, o Sêbado é um sebo que só abre aos sábados. Funciona na casa de seu proprietário, Marcos Almeida, que fica situado na Avenida Antônio Vieira de Sá, 0895 (vizinho à loja Arte e Jardim), próximo à Praça do Rotary, no bairro Nova Betânia – Mossoró/RN.

CONFRARIA - Mas, nem só de literatura vive o Sêbado. Espaço cultural que se preza, costuma reunir – a partir do meio-dia dos sábados – artistas, poetas, escritores, pensadores e cervejeiros. É a Confraria do Sêbado, que além de fomentar a cultura, estimulando as produções artísticas, os lançamentos de livros, as exibições de arte e todas as formas de cultura popular, também aproveita o encontro para muita música e poesia. Ambiente informal, onde todos são bem-vindos, o Sêbado é a verdadeira casa da cultura mossorense. FONTE: http://.achoja.com.br/.

LEANDRO NASCIMENTO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo cineclubista estreia nesta série com a seguinte informação:

Boa tarde cineclubistas. O Cineclube Mossoró está oficialmente em recesso de fim de ano. As atividades retornam normalmente no ano que se aproxima. Aproveito e deixo um convite, a quem tem interessar em ajudar na organização do cineclube, auxiliar nas sessões e etc. Estamos precisando de pessoas dispostas para continuação do movimento. Basta entrar em contato por e-mail (cineclubemossoro@yahoogrupos.com.br). Um bom fim de ano! Leandro Nascimento - Cineclube Mossoró.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (278) - Caro amigo Hermes DC, a Prefeitura Municipal de Mossoró aprovou, esta semana, ou melhor obrigou a Câmara Municipal de Mossoró aprovar um projeto de Lei que cria a Previdência Própria dos Servidores Públicos Municipais. Ótimo, afinal de contas era uma reivindicação antiga da categoria através do SINDISERPUM. Acontece que a PMM e a CMM – Câmara Municipal de Mossoró aprovaram o projeto sem que houvesse uma conversa se quer com os servidores, foi uma espécie de tratorada (rolo de compressor) a "la rosados". As coisas caminharam às escondidas como se fosse algo de ruim para os servidores públicos, espero que ainda possamos ter tempo para ser feita alguma mudança na referida lei. Josué Damasceno.

FIQUE SABENDO... "Condenação do Cel. Ubiratan". Por Fernando Rodrigues, em 04/08/2001. (FONTE: e-mail pessoal, em 10/12/2011);

Caro Hermes, cordiais saudações. Anexei a esta mensagem algumas considerações referentes ao anexo (Direitos Humanos, julgue você) do DC - Coluna de Notícias 478. Um forte abraço, Fernando Rodrigues.

Condenação do Cel. Ubiratan.

Sobre a mensagem de Denise Martins Alves intitulada "Coitadinhos"!!!

Discordo em gênero, número e grau! Quando Denise sugere que quem discordar de sua opinião seja omisso ou participe da próxima rebelião.

A polícia não precisa ser violenta. Precisa ser enérgica e eficiente.

Não acredito que nossas instituições, com toda a tecnologia que dispõem, não sejam capazes de resolver o problema carcerário brasileiro, que sei muito amplo e complexo – e que começa com a miséria e a injustiça social.

Que sociedade é essa em que vivemos?! Onde uns não têm o que comer enquanto uma minoria rouba o país e se farta. Não falo aqui do bom empresário que promove o progresso, mas do explorador inescrupuloso da força de trabalho alheia, do ladrão do colarinho branco e do mau político.

Não sei se o referido militar merece ou não a pena que lhe é imputada. Não pretendo ser um policial nem muito menos um bandido para estar na próxima rebelião, mas espero que nossas instituições se organizem para evitar incidentes lamentáveis como o ocorrido.

Felizmente existem pessoas defensoras dos direitos humanos sem as quais esse nosso velho mundo estaria ainda mais selvagem.

É fundamental ser tolerante não para achar que um criminoso seja um coitadinho, mas para vivermos num mundo onde todos possam ser gente, sem ter que morrer nem matar covardemente.

"Muita gente se arvora a ser Deus" e quer ser juiz e carrasco.

Natal, 04 de agosto de 2001.

Shenan.

 

Agora o arquivo anexo DC – Coluna de Notícias 478 (Direitos Humanos, julgue você).

Comentei o mesmo tipo de mensagem numa outra edição do DC – Coluna de Notícias.

Ora, parece que o que há na mensagem é um grande equívoco. Em nem um momento se estabeleceu oposição entre à ação de bons policiais e a Secretaria de Direitos Humanos, ou de uma Comissão de Direitos Humanos.

Enquanto não conseguirmos uma sociedade menos excludente e desigual teremos muitos criminosos, e estes devem ser tratados com os rigores da lei, não os quero à solta.

Em decorrência desses distúrbios sociais muita gente vai ser atingida.

Os policiais fazem parte do Estado, são institucionalizados e devem ter além do dever de bem servir, os direitos e garantias para desempenharem as suas funções, isso não cabe a SDH. Se o Estado falha, é dele que devemos cobrar.

Defender o crime institucionalizado é o que parece que a mensagem prega. Só falta agora fazermos apologia a tortura como forma de moldarmos uma sociedade sem crimes.

Eu proponho um Estado voltado para o social com educação de qualidade.

Natal, 10 de dezembro de 2011.

Fernando Rodrigues - Shenan.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN – O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 98 (noventa e oito) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 1º de janeiro/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 6.106,51. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. OBS. TOTAL DE VAGAS OFERECIDAS EM TRÊS EDITAIS.

NACIONALO TSE – Tribunal Superior Eleitoral, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo VAGAS para TÉCNICO E ANALISTA JUDICIÁRIO, inscrições abertas até o dia 22 de dezembro/2011, escolaridade exigida: Médio / Nível Superior. Salários até R$ 6.611,39. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Mário Gerson (16) e Aline Linhares (18/12);

 = "Bom dia Hermes, gostaria de continuar recebendo o democratizando, segue meu novo e-mail. José Rodrigues – SECOM (jrodriguesouza@gmail.com)". Assinatura renovada nobre companheiro. Seria ótimo quem mudou ou cancelou e-mail nos comunica-se pois, as devoluções são muitas. Obrigado e manda bronca tá?;

 = "Amigo Hermes, A notícia comparando Rosalba a um Papel Noel mau, lembrou-me uma música da Banda de Punk Rock "Garotos Podres" chamada "Papai Noel". Um abraço, Queiroz Alcântara". Que bom receber sinal de vois me cê, amigo Queiroz. Vi a letra e apesar da letra pesada, certo trecho sapeca "presenteia os ricos e cospe nos pobres". Dá pra relacionar mesmo! Saúde e paz amigo;

 = Há 15 anos (17/12/1996) Mossoró recebia o Teatro Estadual "Lauro Monte Filho", inaugurado com novos equipamentos onde funcionava o histórico Cine Cid, abandonado pelo poder público nos últimos anos.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 341/2010 (de 12/06), relatamos os seguintes temas: Munícipe Agora Vê as Contas das Prefeituras; XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas; Bronca do Leitor (Esclarecimento/Adão Galdino); FIQUE SABENDO: Controle Social – Viva O SUS;

 - De Chico Mendes e Economia SolidáriaO dia 15 de dezembro já está consagrado como Dia Nacional da Economia Solidária. A data - uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes, assassinado em 22/12/1988 por sua luta em defesa dos povos da Amazônia - sempre enseja reflexões sobre conquistas e desafios, bem como atividades comemorativas. Em Fortaleza, na programação do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, houve roda de conversa sobre Economia Solidária. De acordo com Ana Lourdes, integrante da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária e do empreendimento Templo da Poesia, foi um momento dedicado ao debate sobre perspectivas e de esclarecimento sobre a Campanha pela Lei de Iniciativa Popular para Economia Solidária FONTE: www.adital.com.br, em 15/12/2011;

 - Orçamento Geral do EstadoAprovado o Orçamento Geral do Estado para o exercício de 2012 que estima a receita em R$ 9.395.362 bi e fixa as despesas em igual valor. Em seu relatório, o deputado Raimundo Fernandes disse que as emendas de despesa são, em sua maioria, destinadas às obras de infraestrutura, prestação de serviços e alocação de recursos para instituições de reconhecido interesse público como a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e o Hospital Varela Santiago. FONTE: www.al.rn.gov.br, em 14/12/2011;

 - Ontem foi Dia: do Reservista e Dia do Teatro Amador. Amanhã (18) será Dia do Museólogo e Dia Internacional dos Imigrantes.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais de teatro amador, aos museólogos e aos imigrantes de todo o mundo.

Quem canta...

"Vida nova, novos caminhos / Cantando eles vão plantando a terra / Adoram dançar, detestam a guerra / Adoram falar da terra distante / Porque afinal são imigrantes... ."  ("Imigrantes" – Composição: Indisponível. Canta: Pholhas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário