sábado, 10 de dezembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 478. (Anexo: Direitos Humanos, julgue voce).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 478 (geral) e 82ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, sábado, 10 de dezembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 50ª/52, Dias: 344/365 e faltam 21 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

Mensagem do Palhaço Leiturino entitulado "Coração de Palhaço é nutrido por risos": Tem cores mil, que somente na aquarela do Criador é possível tocá-las. / Coração de Palhaço não é do lado esquerdo do peito, é sim em todo o corpo. / Há nele, não apenas um sangue rubro a correr, mas existe, sobretudo um gigantesco rio de alegria que o conduz de forma interminável ao oceano da paz. / Coração de Palhaço, ninguém o faz, ninguém o vende, ninguém o rouba. / E, quando morre o palhaço, uma galáxia se forma em sua homenagem. (Palhaço Leiturino é um dos personagens criado por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fone: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, em 05/12/2011).

 

Estimados/as Amigos/as:

Gracinha de mau gosto, com pitada de irresponsabilidade, foi o que observei no SESC, ocasião da exposição fotográfica "Fragmentos de uma tradição" de Alex Fernandes e Plablo Pinheiro. Nada com a administração e tão pouco dos organizadores, a irresponsabilidade recai sobre alguns usuários que, "por gracinha" riscaram e deixaram recados no Livro de Visitação destinados a assinaturas dos que prestigiam esse tipo de evento. A irresponsabilidade aumenta quando anotaram queixas, ao invés de assinatura, com referência ao cardápio, tipo "a nutricionista deixa a desejar pondo comida gordurosa", um gaiato (vadio e malicioso) fez isso e foi seguido por outr@s. Ora!, a exposição não tem nada a ver com os serviços oferecidos pelo SESC e que a instituição disponibiliza uma urna para captar as opiniões e queixas dos usuários do restaurante. Ah! Lembro que a exposição "Fragmentos de uma tradição" foi iniciada no dia 05 e termina hoje, às 22h, ainda dá tempo conferir. O tema da exposição registra a vida do sertanejo e do sertão, vale a pena. Boa leitura nobre leitor/a.

PAGAR DÍVIDAS COM 13º PODE SER EQUÍVOCOSão Paulo – Todo ano, uma leva de especialistas em finanças pessoais recomenda à população que use o 13º salário para quitar dívidas. No entanto, dependendo da dívida, esse pode ser o pior conselho possível. Segundo Marcelo Maron, Diretor Executivo do Grupo Par, Mestre em Economia e Palestrante, dívidas como as de cartão de crédito, por exemplo, reajustadas por juros extorsivos, não devem ser quitadas sem uma negociação:

"Cada caso é um caso e esse tipo de generalização prejudica os consumidores. Dependendo do estado das dívidas com cartão de crédito, a melhor alternativa pode ser, justamente, o oposto do que dizem esses especialistas. Se o consumidor já está com seu nome negativado junto a instituições de proteção ao crédito e a dívida cresceu espantosamente em função dos juros sobre juros praticados pelas administradoras de cartões, é um grave erro usar o dinheiro do 13º para quitá-la imediatamente. Como os juros cobrados pelas administradoras de cartões são flagrantemente abusivos, as pessoas têm que endurecer a negociação", alerta Maron. Para o executivo, que também promove palestras sobre estruturação de finanças pessoais, é muito comum que, com o passar do tempo, o "desconto" oferecido pelas administradoras de cartões para a quitação da dívida chegue a 90% do total, podendo ficar até mesmo abaixo do valor principal. Fonte: www.endividado.com.br.

SEMANA DE CONCILIAÇÃO: PARA O SINAI, FORMA DE PAGAMENTO NÃO FOI JUSTA II - O acordo para pagamento dos processos, basicamente sobre a responsabilidade que, não recai somente sobre o TRT e sim, também sobre a Datanorte e o Governo Rosalba que com uma divida superior a R$ 70 (setenta) milhões, apresenta proposta de pagamento de R$ 1 (hum) milhão apenas, além do prazo para que se habilitassem os reclamantes, de apenas 24 horas, ensejando uma corrida desesperada, dos que moram em Natal, tendo, ao final sido atendido apenas 21 reclamantes, alguns com mais de um processo, ficando outros mais antigos, sem chances.

FALTOU CRITÉRIO - E mais, a falta de critérios, fazendo com que fosse pago processos com transito em julgado recente, enquanto outros, com mais de 20 (VINTE) anos ficaram para traz. Essa é a critica deste Sindicato, exatamente, por conta de, o TRT não ter nos dado ouvido. "A justiça, que é sempre muito lenta, quando tem uma chance de apressar, a faz com certos prejuízos para os que dela dependem. É o nosso pensamento", conclui Santino Arruda, do SINAI.

VII RECITAL HARMONIA JOVEM acontece no dia 19/12 – A "Música Brasileira" é o tema do VII Recital Harmonia Jovem, que acontece no dia 19 de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. No Recital, todas as peças representarão os ritmos brasileiros, com destaque para a cultura nordestina. As músicas serão interpretadas por diversos grupos e, a maioria delas será executada pela Orquestra Harmonia Jovem com aproximadamente 42 músicos. As senhas serão disponibilizadas gratuitamente no dia da apresentação (19/12), na bilheteria do Teatro.

"O Recital vem ao longo dos últimos anos proporcionando novas experiências musicais a diversos protagonistas da música em Mossoró e a seleta plateia", disse o professor Isac Rufino, coordenador do Harmonia Jovem. Consolidar talentos e evidenciá-los são propostas do Projeto que é uma atividade de extensão do Departamento de Artes da UERN, do Curso de Música da UERN em parceria com o Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire.

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso amigo e escritor, retorna a série para formalizar convite a todos que formam a DC – Coluna de Notícias.

Em nome do Dr. Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia-Norte-Rio-Grandense de Letras - ANRL, tenho a honra de convidar Vossa Senhora para participar da Sessão Solene em homenagem ao transcurso dos 75 anos da ANRL. Data: 12 de dezembro - segunda-feira. Horário: 15 horas, Local: Assembleia Legislativa (ao lado da Prefeitura Municipal). Traje: passeio completo. Pede-se a gentileza de confirmação ao cerimonial através dos telefones (84) 3232 5364, fax 3232 5761 ou e-mail cerimonial.alrn@bol.com.br/. Atenciosamente, Francisco Martins.

CINECLUBE EXIBIRÁ "MISTÉRIOS E PAIXÕES (Naked Lunch)" neste sábado, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme é uma comédia com duração de 115 minutos, originário do Canadá/Inglaterra em 1991, sob a direção de David Cronenberg. Lembrando que a entrada é livre. O Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia, Mossoró/RN.

SINOPSE: Nova York, 1953. Bill Lee (Peter Weller) quer ser escritor, mas ele extermina insetos para pagar suas contas. Bill têm problemas no trabalho, correndo o risco inclusive de perder o emprego, pois, frequentemente esgota seu estoque de inseticida. Porém, a verdade é que Joan (Judy Davis), sua esposa, está viciada no "barato" que este pó lhe causa. Quando Bill, estimulado pela mulher, experimenta esta substância ele entra em um processo interminável de "viagens", nas quais máquinas de escrever se transformam em enormes insetos falantes.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (276)Aflora nos meios políticos, empresarias e principalmente no desejo do povo, a reordenação da nova nomenclatura dos municípios potiguares. Exemplo: O município de Antônio Martins voltará à antiga denominação de Boa Esperança (bonito) nome; Pedro Velho, Vila Nova; Nísia Floresta, Papary, e por aí afora. Para o turismo é uma maravilha. Medida mais do que justa. Liszt Madruga – Coluna Turismo. (FONTE: Jornal Gazeta do Oeste, www.gazetadooeste.com.br, em 02/12/11).

FIQUE SABENDO... "10 de Dezembro: Dia da Declaração dos Direitos Humanos". (FONTE: http://www1.ibge.gov.br);

As condutas nazista e fascista deixaram marcas e traumas que,

 se dependesse da ONU, não viriam a se repetir jamais na trajetória histórica do homem.

UM MAPA DA IGUALDADE

Ao adotar a Declaração Universal dos Direitos do Homem, no dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas - ONU quer deixar para trás todos os horrores que o mundo viveu com a Segunda Guerra Mundial.

Quer também manter vivo e respeitado os direitos naturais de todo ser humano, independente do país em que nasceu, da cor, do sexo, da religião, do partido político ou da opção sexual. As condutas nazista e fascista deixaram marcas e traumas que, se dependesse da ONU, não viriam a se repetir jamais na trajetória histórica do homem.

A Declaração é pensada, então, como um guia, uma espécie de mapa, para que as nações passem a evitar qualquer forma de violência e crueldade.

O DIREITO EM SUA ORIGEM

As necessidades de cada época é que determinaram os direitos dos povos e o esforço para colocá-los em prática. Em tempos remotos, quando o homem vivia em pequenas tribos, os problemas ou desentendimentos que apareciam eram resolvidos pelo uso da força, ou seja, não existiam regras de bem viver.

Mas a partir do momento em que as sociedades começaram a ficar mais complexas, as normas e os pactos precisaram ser estabelecidos como forma de organização política, social, econômica e religiosa.

A tradição oral, transmitida de geração em geração, podia ser quase sempre deturpada (quem conta um conto aumenta um ponto, já diz o ditado). Com a escrita, no entanto, ficou mais fácil ou mais seguro manter as regras da sociedade registradas.

O caráter religioso dessas normas também foi mudando com o tempo. Se antes, as leis que orientavam o comportamento humano eram providas, de certa forma, de uma inspiração divina, hoje estão mais de acordo com as características de cada nação.

TEMPOS MODERNOS

O primeiro documento a reconhecer os direitos naturais (a vida, a liberdade e a propriedade) foi o "Bill of Rights", declaração inglesa de 1689, que continha um grande avanço: a retirada do direito divino dos reis e o conceito do "inglês livre por nascença". Mas o documento não era de todo justo porque excluía a liberdade natural dos outros povos que não fossem os ingleses.

Com a Revolução Francesa, em 1789, a universalização dos direitos vai na frente da história quando a Assembléia Nacional proclama os Direitos do Homem e do Cidadão, que vale para todos os indivíduos. Infelizmente, na prática, não garantiu de fato todos os direitos "naturais, inalienáveis e sagrados do homem".

Um exemplo disso foi Olympe de Gouges, que, em 1791, propôs uma declaração para os direitos femininos, e por isso foi mandada para a guilhotina. Ainda nesse ano, as dez primeiras emendas à Constituição americana foram confirmadas e apesar de garantirem a liberdade de culto, da imprensa e de reuniões pacíficas, não asseguraram a igualdade entre os homens, pois a Constituição manteve a escravatura.

Apesar dos pontos negativos, esses três documentos contribuíram muito para a criação da Declaração dos Direitos Humanos de 1948. Após o horror, as atrocidades e o extermínio ocorridos na Segunda Guerra Mundial, a Declaração estende a todos os homens a liberdade e a igualdade, inclusive nos âmbitos financeiro, social e cultural.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL

Em seu primeiro artigo, a Declaração é bastante clara: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade".

Se lermos com atenção, esse primeiro artigo já dispensaria qualquer outro. Liberdade, igualdade e fraternidade são palavras-chave para que qualquer ato ou atitude de um homem em relação a outro venha de mãos dadas com a justiça.

Aí vão sugestões de sites para você conhecer a Declaração Universal dos Direitos do Homem e outras informações sobre direitos humanos: 1) Organização das Nações Unidas; 2) Dhnet – Direitos Humanos; 3) Secretaria de Estado de Direitos Humanos; 4) Comissão Internacional de Direitos Humanos e, 6) Declaração Universal dos Direitos Humanos.

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE – A Prefeitura de Horizonte/CE realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 555 (quinhentas e cinquenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13 de dezembro/2011. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 4.536,34. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

MA – A Prefeitura de Nova Colinas/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 124 (cento e vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS com salários até R$ 3.500,00. Inscrições abertas no período de 02 a 12 de dezembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Gilberto Oliveira e Sérgio Oliveira (09);

 = "Dia 08/12 - Dia do Colunista Social sabia? Lisboa Batista". Meu amigo, meu cumpade e meu irmão... . Escreva esta data com as suas próprias mãos! Sabia não companheiro Lisboa. Procurei em meus arquivos e não constava, agora sim, nunca mais deixarei mais uma qualidade para homenageá-lo. Arrepare não! Esse ano já citei o Dia do Contador, Contabilista, Professor e funcionário público. Todos da parte que te toca, grande abraço querido Lisboa;

 = "Muito bom o informativo do companheiro Hermes! Diógenes Neto". Que satisfação caro Diógenes Neto. Saúde e paz a todos vocês. Ano novo cheio de glórias;

 = Há 95 anos (10/12/1916) foi implantado o Serviço Militar Obrigatório no Brasil.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 339/2010 (de 05/06), relatamos os seguintes temas: Entidade Pede Fim do Registro de Jornalistas; Em Defesa da Saúde Pública de Qualidade; Bronca do Leitor (161) – Adão Galdino; FIQUE SABENDO: Planeta em Perigo;

 - Privatizações de FHC e Serra vem à TonaNeste fim de semana chega às livrarias "A Privataria Tucana", resultado de 12 anos de trabalho do premiado repórter Amaury Ribeiro Jr. que, acabou indiciado pela Polícia Federal e tornou-se involuntariamente personagem da disputa presidencial durante a campanha eleitoral do ano passado e foi acusado de participar de um grupo cujo objetivo era quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos. A obra apresenta documentos inéditos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, todos recolhidos em fontes públicas, entre elas os arquivos da CPI do Banestado. Na edição que chegou às bancas nesta sexta-feira 9, Carta Capital traz um relato exclusivo e minucioso do conteúdo do livro de 343 publicado pela Geração Editorial e uma entrevista com autor. FONTE: http://tudo-em-cima.blogspot.com;

 - Devolver R$ 1,4 Milhão ao FundefA Primeira Câmara do Tribunal de Contas não acatou o pedido de reconsideração impertrado pela então prefeita de João Câmara, Maria Gorete Leite. Em processo relatado pelo conselheiro Marco Antônio de Moraes Rego Montenegro, a matéria foi julgada irregular, com ressarcimento ao erário da quantia de R$ 1.446.158,94 relativo aos valores gastos e não comprovados, além do remanejamento dos recursos do Fundef no valor de R$ 427.218,61 aplicados às despesas alheias ao ensino fundamental. FONTE: http://www.tce.rn.gov.br, 08/12/11;

 - Hoje é Dia: da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Internacional dos Direitos Humanos e Dia Mundial do Palhaço. Amanhã (11) será Dia do Agrimensor (medidor de terras), do Arquiteto, do Engenheiro, do Evangelho e Dia do Tango.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais palhaços (maiores e melhores sentidos), aos agrimensores, arquitetos, protagonistas do evangelho, dançarinos do tango e homens e mulheres dignos(nas) de seus direitos.

Quem canta...

"Direito de viver / viajar sem passaporte / Direito de pensar / de dizer e de escrever / Direito de viver pela sua própria lei / Direito de pensar de dizer e de escrever / Direito de amar, / Como e com quem ele quiser... ."  ("A Lei" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário