"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias" "Uma forma diferente de noticiar!" Ano IV – Edição nº 484 (geral) e 88ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim). Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/. |
Mossoró/RN, sábado, 31 de dezembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 52ª/52, Dias: 365/365 e últimas horas do ano.
"Causo democrático"!
ESTE ESPAÇO ESTÁ SOB "LICENÇA TEMPORÁRIA", POIS, MANÉ BERADEIRO ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO E O BICHO ME COME, AS CARNES. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
Chegamos ao último dia do ano, recebo muitas ligações e mensagens de felicitações invadem todas as vias de acessos comunicativos. Muito bom, bom mesmo. Nas primeiras horas do ano é a vez da minha retribuição e enquanto essas horas não chegam vou agradecer a você, cada leitor e leitora, pela companhia nas 88ª edições desta coluna só neste ano de 2011 e 484 ao longo de 04 anos. Janeiro é mês de umas férias pra e pra vocês, volto a editar no dia 31/01/2012 - terça-feira. Aproveito a folga e vou dá uma arrumadinha na mala direta da lista de leitores. FELIZ FESTA E MUITA SAÚDE EM 2012, vamos recomeçar. Boa leitura nobre leitor/a.
COBRANÇA DE MENSALIDADE DE SERVIÇO EDUCACIONAL por valor fixo é abusiva - Não é possível a cobrança de mensalidade de serviço educacional pelo sistema de valor fixo, independentemente do número de disciplinas cursadas, sobretudo nos casos em que o aluno cursa novamente apenas as disciplinas em que foi reprovado. A conclusão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu parcial provimento a recurso de médico contra a faculdade em que estudou. A decisão afirmou ainda que não pode haver cobrança integral da mensalidade, quando a aluno for dispensado de matérias já cumpridas em faculdade anterior.
A questão teve início quando um médico de São Paulo ajuizou ação de repetição de indébito contra a faculdade em que estudou, de 1992 a 1999, quando concluiu o curso e colou grau. Segundo afirmou, tendo sido reprovado em apenas uma matéria na segunda série, em 1993, e em duas matérias na terceira série, em 1995, precisou cursá-las novamente, pagando integralmente pela prestação do serviço.
A Quarta Turma deu parcial provimento ao recurso, reconhecendo o direito do consumidor ao abatimento proporcional das mensalidades pagas. "A previsão contratual e/ou regimental que imponha o pagamento integral da mensalidade, independentemente do número de disciplinas que o aluno cursar, mostra-se abusiva, por ferir o equilíbrio e a boa-fé objetiva", considerou o relator do caso no STJ, ministro Luis Felipe Salomão. Ele citou precedentes do STJ nesse sentido.
DIREÇÃO DO SINAI JÁ INICIA 2012 COM AGENDA DE LUTAS - No dia 16/12 a direção do Sinai esteve reunida para planejar as ações para 2012. Do dia 13 ao dia 29 de fevereiro, ocorrerão as assembléias gerais de discussão e aprovação das pautas nos vários órgãos com pendência de pagamento do Plano. Os editais de convocação das assembleias serão publicados oportunamente em jornais, no dia 02 de fevereiro.
A perspectiva é de que a entrega da Pauta Geral à Governadora seja feita no dia 08 de março. Caso persista o impasse sobre o pagamento dos Planos por parte do Governo haverá mobilização das categorias a partir de fevereiro, enquanto perdurar o impasse. Acompanhe aqui o cronograma de ações no site: www.sinairn.com.br/.
DE PRAÇA BENTO PRAXEDES – "Para mim, transformar uma praça em estacionamento, como aconteceu com a Praça Bento Praxedes, a popular Praça do Codó, não é desenvolvimento, mas retrocesso". CORRIGINDO - Quem deu o nome de Praça do Codó a Praça Bento Praxedes, foi o radialista Sousa Luz e não Cruz, como saiu em nossa coluna na Gazeta do Oeste. Pronto mestre Canindé Alves, o decano dos radialistas mossoroenses, correção feita. Fonte: Coluna Pois é..., por Rubens Coelho, http://www.jornalporanduba.com em 20/12/2011.
NOTA DO EDITOR – Mestre amigo Rubens, do mirante do meu AP no centro vejo o relógio (lado que funcionava inicialmente) da praça citada. Toda manhã vou ao mirante dá bom dia a Mossoró e contemplando a vista e o movimento dos carros subindo e descendo a Av. Pte. Dutra. O relógio também é(ra) meu atrativo mas está sem ponteiros! Invoco o Odair José e vamos cantarolar: "e o meu relógio / que sempre certo trabalhou / depois que ficou sabendo / nada mais ele marcou... . Outra, do Seu Mané da Rádio Rural (também decano): "Relógio que atrasa não adianta nada!!!".
LUIZ CARLOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Com o título "Mobilização de usuários de Praça do Abolição I leva prefeitura atender pleito" o amigo leitor Luiz Carlos de Mendonça Martins, na qualidade de membro da Comissão de Moradores do Abolição I, envia seguinte missiva à coluna:
Mossoró/RN, 29 de dezembro de 2011.
Ilmo. Senhor:
Sindicalista Hermes Alves de Oliveira,
Editor do Democratizando a Comunicação-CN.
Nesta.
Prezado Amigo e Companheiro Hermes, boa noite. Boas Festas e um Feliz Ano Novo.
Precisamente, no dia 26/12/2011, por delegação de uma comissão de moradores de nossa comunidade, encaminhamos a Vossa Senhoria solicitação à Prefeitura de Mossoró, para que a Gestão Municipal retomasse, imediatamente, os serviços de manutenção, limpeza e irrigação da Praça Otacílio Negreiros Pimenta, do Conjunto Abolição I, nesta cidade. Coisa que Vossa Senhoria repercutiu incontinenti no seu conceituado Blog.
Caro Militante Social, inspirado na afirmação do Divino Mestre que diz "Eu sou a verdade e a verdade vos libertará," passamos a relatar o seguinte. Ontem, dia 28/12/2011, por volta das 10:00 horas, ao caminharmos por aquele logradouro, constatamos in loco que havia dois garis uniformizados com a logomarca da Municipalidade, fazendo a manutenção e a limpeza daquele espaço público de lazer e de práticas esportivas diversificadas. Portanto, como afirma o ditado latino: "A gratidão é a mãe de todas as virtudes". Assim, a propósito desta assertiva, em nome da comissão de moradores, que nos procurou, recentemente, para que encaminhássemos o supracitado pleito às autoridades competentes, reiteramos nossos agradecimentos à Editoria do Democratizando a Comunicação-DC e à Prefeitura Municipal pelo atendimento da dita demanda. Estamos convictos de que exercemos nossa cidadania, quando, respeitosamente, valemo-nos das redes sociais para apresentar nossos reclamos aos poderes constituídos. Finalmente, almejamos, que doravante, o Governo Municipal não mais negligencie suas responsabilidades para com a limpeza pública de nossa cidade e de nossa comunidade.
Atenciosamente,
Luiz Carlos de Mendonça Martins,
Pela Comissão de Moradores do Conjunto Abolição I.
Nesta.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (282) - Diante de tantas coisas fúteis que assistimos na TV, na popularização do besteirou e as indecências dos realitys shows, você se pergunta, qual o futuro da TV aberta no Brasil. A desculpa é: fazemos uma TV para o povo ver. Qual o povo? O analfabeto alienado sem cultura e discernimento. Tudo virou um mercado podre de interesses publicitários. Começa hoje (26/12) na BAND mais um desses realitys da vida. "MULHERES RÍCAS" um reality para esnobar os pobres. Você assiste e fica com cara de cachorro olhando o frango assando no gríll da padaria. Dondocas desfilando em seus carrões, estourando seus cartões de crédito sem limites, um show de futilidades! Provando que este é o País da desigualdade social
FIQUE SABENDO... "Dez Anos sem Cassia Eller". Texto sugerido indiretamente por Walter Silva – Artes vs Lixo Cultural. (FONTE: http://pt.wikipedia.org, em 31/08/2011);
Filha de um sargento pára-quedista do Exército e de uma dona-de-casa,
seu nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia.
Nascida no Rio de Janeiro, aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, foi para Santarém, no Pará. Aos 12 anos, voltou para o Rio. O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, chegou a Brasília. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Também fez parte, durante dois anos, do primeiro trio elétrico de Brasília, denominado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares (como o Bom Demais), cantando e tocando. Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.
Um ano mais tarde, foi para Minas Gerais, onde trabalhou como servente de pedreiro. "Fiz massa e assentei tijolos", contava. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa também dos shows que fazia, não teria tempo para estudar.
Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.
Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".
Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomenda, singulares, personalizadas.
Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três das canções que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco, Cássia Eller, de 1990 (LP com 60.000 cópias vendidas, sobretudo em razão do sucesso da faixa "Por enquanto" de Renato Russo); "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos), no segundo disco, O Marginal (1992).
Era homossexual assumida e morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão). Ela teve seu filho com o baixista Tavinho Fialho. Ele faleceu em um acidente automobilístico meses antes do nascimento de Francisco. Maria ficou responsável pela criação do filho de Cássia após a morte de sua companheira.
MORTE:
Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio repentino. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, já que ela era usuária de cocaína. A suspeita foi considerada inicialmente como causa da morte, porém foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após autópsia. Encontra-se sepultada no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.
CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Ituaçu/BA, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 258 (duzentas e cinquenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições abertas até o dia 05 de janeiro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 8.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
CE. A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara/CE, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 190 (cento e noventa) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições abertas até o dia 06 de janeiro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 16.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Iêda Chaves (27);
= "Capitão Hermes, 10 anos sem Cássia Eller, perdemos mais uma grande voz da música brasileira, um talento como poucos, mas ainda há pessoas pobres de espirito e coração que só enxergaram os defeitos comuns e passivos de sermos humanos e não sabem perceber o que realmente é em carne e osso uma ARTISTA, e ai nestes 10 anos ganhamos Valesca Popozuda, Mulher Melancia, Mulher Melão e as demais aberrações que se dizem artistas, que mundo mais medíocre este que vivemos hoje, ao menos a qualidade e a grandiosidade de Cassia, seu trabalho será eterno em nossos corações e mentes, nós que amamos as artes, entre elas a boa musica... . Salve Eller! Tenho dito..., José Walter Silva. Falou e disse professor Walter. Por falar em Cássia Eller curti a homenagem à Cássia Eller, feita pela MTV na noite de quinta-feira (29/12) exatos dez anos de sua desencarnação; se viva fosse completaria 49 anos no último dia 10. Dada a sugestão o DC – Coluna de Notícias faz sua homenagem a essa artista in memória no Fique Sabendo. Saúde e paz irmão;
= "Obrigado amigo. Excelente amigo (Atrizes do Século Passado, vivendo hoje). Milton Marques Medeiros". Isso mesmo Dr. Milton. É a nossa homenagem às valentes atrizes vencendo o tempo, muitas delas muito bonitas apesar das marcas do que se foi. Grande abraço e muita saúde em 2012;
= Há 104 anos (31/12/1907) era inaugurado o Mercado Público de Mossoró, em janeiro de 1948 passa por uma reforma estrutural.
**********PANO RÁPIDO**********
- Memória: Na edição no 345/2010 (de 26/06), relatamos os seguintes temas: Servidores do Detran Aprovam Indicativo de Greve; PCCR da Emater será Encaminhada à AL; 3º "Arraiá Dance Direito"; Nilo Santos Atualiza Seu Blog Pela Última Vez em 17/06; Democratizando o Cinema "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças"; Bronca do Leitor (164) – Mário Ilo Garcia; Fique Sabendo: Nem Mulheres de Malandro, Nem Patricinha, Nem Uma Mulher Quer Ser Rotulada ou Chutada;
- SECOM E FISCALIZAÇÃO – Durante este ano, além das fiscalizações realizadas diretamente pelo SECOM - Sindicato dos Comerciários de Mossoró e Região, foram notificadas (até novembro) à Subdelegacia Regional do Trabalho 107 (cento e sete) denúncias de desrespeitos aos direitos dos comerciários que são: exploração da jornada de trabalho, descontos indevidos, não pagamento de horas extras trabalhadas, atraso de pagamentos dos salários e 13º salário, férias, não repasse do FGTS, folgas semanais, saúde e segurança do trabalhador, intervalo para o almoço, piso inferior ao da categoria e até falta de registros em CTPS. FONTE: O Comerciário – Informativo do SECOM, edição de dezembro/2011;
- Militância PT tem até 29/01 para Adesão – Base de luta, formulação e organização política, os setoriais do Partido dos Trabalhadores realizam nos dias 24 e 25 de março a etapa estadual de encontros – fase fundamental para a renovação de coordenação e definição de delegados para o Encontro Nacional, que será em 28 e 29 de abril. Poderão votar e ser votados apenas os filiados há pelo menos um ano e que tenham escolhido por um setorial. Trocas ou novas adesões serão aceitas até o dia 29 de janeiro. O Diretório disponibiliza três formas de alteração ou escolha de setoriais. São elas: por meio do SITE www.pt.org.br, onde os filiados (as) obtém uma senha e podem aderir um dos 21 segmentos disponibilizados pelo Diretório Estadual. FONTE: Portal Linha Direta;
- Hoje é Dia: da Esperança, das devoluções, de São Silvestre, Dia dos Umbandistas, dos Fiéis de Candomblé e Dia de São Silvestre. Amanhã (1º) será Dia da Confraternização Universal e da Paz.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos esperançosos (que nunca desistam), aos atletas da São Silvestre, aos umbandistas e aos fiéis do candomblé.
Quem canta...
"Setembro passou / Outubro e Novembro / Já tamo em Dezembro / Meu Deus, que é de nós, / Meu Deus, meu Deus / Assim fala o pobre / Do seco Nordeste / Com medo da peste / Da fome feroz / Ai, ai, ai, ai... ." ("A Triste Partida" – Composição: Luiz Gonzaga do Nascimento. Canta: L. Gonzaga).
...Os males espanta.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.
*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.