quarta-feira, 27 de julho de 2011

DC - Coluna de Notícias 447. (Anexo: O que você veio fazer nesta vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 447 (geral) e 51ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 27 de julho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 30ª/52, Dias: 208/365 e faltam 157 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro com seu olhar na política: - "Será que é verdade? Dizem por aí que certa prefeita, conhecida no início da campanha como a Borboleta, passou por um processo de metamorfose é hoje é conhecida como "mosca - varejeira". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O trânsito em Mossoró está a cada dia uma loucura só, sabemos que a cidade cresce muito, mas, o foco comercial ainda é o "centro da cidade". Mesmo com o maior shopping encontrar-se aproximadamente a 6km do centro e bem frequentado, não conseguiu-se evacuar fluxos de automóveis e pessoas até mesmo no turno vespertino. Até com grandes e pequenos supermercados de bairros sempre lotados. A Gerência de Trânsito tem feito manobras e manobras para melhorar o caótico e desordenado problema de estacionamento. Eu nunca entendi porque certas avenidas ou ruas com largura esbanjadora, exemplifico a Rua Melo Franco nas imediações do cemitério não se permite o estacionamento veicular. Agora vão implantar a "Faixa Rápida" que para isso proibirão estacionamento nas avenidas num certo horário. Ora, na Av. Presidente Dutra existe trechos com até três faixas e motoristas "tipos domingueiros" teimam e usar a faixa central como e tivesse passeando no parque! Torço muito para que a Faixa Rápida funcione e duvido que a chegada da Zona Azul não amarele... . Boa leitura nobre leitor/a.

TORTURADOR NO BANCO DOS RÉUS – O Coletivo Merlino e o Grupo Tortura Nunca Mais/SP pedem aos cidadãos com espírito de justiça que compareçam em peso à audiência marcada para o próximo dia 27, às 14h30, no Fórum João Mendes (Pça. João Mendes, centro velho de SP), quando o ex-comandante do DOI-Codi paulista, Carlos Alberto Brilhante Ustra, será confrontado com as testemunhas da morte do jornalista Luiz Eduardo Merlino, um dos aproximadamente 40 resistentes assassinados naquele centro de torturas da rua Tutóia.

Um primeiro processo movido pela família de Merlino foi arquivado em 2008.
Ao invés de deixar a ação seguir até que o mérito fosse julgado, a defesa conseguiu seu arquivamento sob a alegação de que uma das várias pessoas que acusavam Ustra não comprovara sua legitimidade como parte do processo (dizia ter sido companheira de Merlino, mas não anexara documentos que o provassem).

Ou seja, Ustra escapou pela tangente, aproveitando uma brecha jurídica para evitar a sentença que certamente lhe seria "desfavorável". A família voltou à carga com uma ação por danos morais acusando Ustra de responsável pela morte sob tortura de Merlino, em julho de 1971, nas dependências do DOI-Codi. E a corte, desta vez, rechaçou as manobras evasivas. Serão ouvidas no dia 27 testemunhas que presenciaram a tortura e morte de Merlino, como cinco companheiros de militância no Partido Operário Comunista.

ESTUDANTE ADVENTISTA: DIREITO DE NÃO FREQUENTAR AULAS NO SÁBADO - O juiz Edmilson da Silva Pimenta, da 3ª Vara Federal de Sergipe, decidiu por conceder a estudante universitário o direito de não frequentar aulas no sábado, em virtude da religião que o requerente professa. O estudante entrou com um Mandado de Segurança contra o Reitor da Universidade Tiradentes, relatando que é estudante do Curso de Biomedicina da aludida instituição de ensino, desde o 1° semestre de 2006, encontrando dificuldades em frequentar as aulas do curso alocadas pela impetrada aos sábados, posto que professa o Cristianismo e tem, como regra de fé, os Dez Mandamentos constantes da Bíblia, dentre eles o Terceiro Mandamento, que orienta a guarda do sábado, que é dia reservado, exclusivamente, a suas atividades religiosas.

Segundo o juiz Edmilson da Silva Pimenta, "em que pese as universidades gozem de autonomia didático-científica, a liberdade de crença, também prevista na Constituição Federal, deve ser priorizada por se tratar de um bem maior, prevista no rol dos direitos e garantias fundamentais". No seu entendimento. O magistrado considera que, por ser o Brasil um estado laico, nenhuma religião pode exercer pressão ideológica junto aos cidadãos livres, nem imprimir sua marca ou papéis do Estado, porque não há verdadeira democracia sem liberdade religiosa, isto é, sem igualdade dos cidadãos perante a lei, também no domínio das crenças religiosas. FONTE: www.jornaldodia.com.br, na base de dados do sitio http://universowilliampereira.blogspot.com/.

ARTES X LIXO CULTURAL – As aulas da rede estadual de ensino voltaram, após longa greve do professorado, e com elas as palestras do músico e professor Walter Silva. Nesta quarta-feira (27) e na próxima (03/08) será na Escola Estadual José Martins de Vasconcelos – Liberdade I, ambas às 14h10min. As próximas escolas são: Escola Estadual Feitas Nobre e a Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, faltando acertar as datas e horas. Logo voltaremos com os detalhes desta retomada.

COMANDO EMITE NOTA SOBRE A GREVE NA UERN – O Comando de Greve dos Técnicos Administrativo publica Nota Oficial sobre a greve na UERN. FONTE: www.sintauern.org.br:

O Comando de Greve dos Técnicos Administrativos vem informar aos associados do SINTAUERN, diante do quadro de negociações que se estendeu desde a última sexta-feira, quando foi realizada a primeira rodada de conversações, em Natal, que consideramos prematura a realização de uma nova assembléia da categoria, tendo em vista que as negociações ainda não chegaram a nenhuma conclusão que seja motivo para uma exposição para os colegas grevistas.

Uma nova rodada de negociações acontecerá no próximo dia 29 de julho, na Reitoria, e aguardamos esperançosos, que este novo encontro possa gerar bons frutos para a categoria, que mantém firme o propósito de somente retornar ao trabalho quando essas conversações chegarem a um bom termo.

Mossoró, 26 de Julho de 2011.

Comando de Greve.

JANJÃO (João Geraldo Lopes Gonçalves), REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO Sexta Feira, dia 29, estarei participando do Cine Debate na Livraria Catedral. O Filme em questão é um Documentário sobre o melhor Festival de MPB do Brasil, o III da TV Record em 1967, intitulado como o Festival da Virada. Nele se consolidou o que chamamos de Música Popular, surgiu o Tropicalismo, nomes como o de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Edu Lobo, grandes instrumentistas e músicas inesquecíveis, que são importantes registros de nossa História, como Roda Viva, Alegria Alegria, Domingo no Parque, Ponteio e outras. Tudo isto em pleno regime militar. Convido a todos e todas para assistirem este registro histórico. Entrada Franca. Abraços, Janjão.

SERVIÇO: Limeira/SP. Cinema e debate sobre o filme "Uma Noite em 67". Local: Auditório da Livraria Catedral, sito à Rua Senador Vergueiro, 0993 – Centro, Limeira/SP. Hora: 19h30min. Mediador: Janjão – Escritor e Assessor Parlamentar. Sinopse: No teatro teve aplausos, vaias, violão quebrado, guitarras estridentes. No palco teve os jovens Chico Buarqque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: Roda Viva, Ponteio, Alegrai Alegria e Domingo no Parque. E só um deles sairia vencedor. Isso é "Uma Noite em 67", um convite para viver a final do Festival da Record que mudou os rumos da MPB.

BRONCA DO LEITOR (246) - O artista plástico Guaraci Gabriel, que já é reconhecido pelo Livro dos Records com a maior escultura em ferro velho do mundo (Via Costeira e destruída maldosamente pela Prefeitura) Natal, desejava dá um presente a Mossoró, com uma escultura que iria superar o seu record mundial, tratava-se de uma obra em ferro velho que pesaria aproximadamente 120 toneladas de ferro e uma altura de 50 metros (aproximadamente um edifício de 22 andares), pois bem essa obra já existe um patrocinador do ferro, as 120 toneladas será patrocinada por um comerciante local e a obra seria erguida no alto de São Manoel próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, um triângulo com 50 metros de altura. Mossoró perdeu essa oportunidade de possuir em uma de suas entradas a maior escultura em ferro velho do mundo!..., a palavra foi dada a Sra. Prefeita Fátima Rosado. E o silêncio até hoje está ecoando. Conversei com ela pessoalmente... . SILÊNCIOOOOOOOOOOOOOOOO. Rogério Dias.

FIQUE SABENDO... "Mandatários da Tríada Tirânica". Por Márcio Ribeiro, funcionário público estadual. (FONTE: e-mail pessoal, em 20/07/2011.

Reprime psicológica e financeiramente centenas,

 senão milhares de trabalhadores.

Até que ponto chega a intolerância e a retomada do sistema inquisitorial interpostas pelos "mandatários" da tríade tirânica, pra não solapar na nomenclatura "satânica", formada pelos poderes executivo, legislativo e judiciário brasileiro, apoiado por um sistema a beira da falência múltipla do governo dos EUA, que reprime psicológica e financeiramente centenas, senão milhares de trabalhadores em educação, e por via de reboque milhares de outros segmentos economicamente ativos, se se pensarmos o composto de cifrões por estes jorrados na economia nacional?

Os trabalhadores, grande maioria assalariados, querem tão somente garantir suas necessidades essenciais e sustentáveis de suas famílias, num país que rasga figurinhas a esmo, alegando estar-se caminhando para o pleno desenvolvimento...? Que estilo de desenvolvimento o Brasil e seus proprietários majoritários querem alcançar com uma política miserável e excludente?

Conforme pesquisas recentes, do DIEESE e do IPEA, este último sendo órgão do governo, sobre a pobreza e as desigualdades sociais em cidades nordestinas, para uma pessoa sobreviver bem, ratificando uma antiga proposta do Prêmio Nobel de Economia em 1998, o indiano Amartya Kumar Sen, é necessário que se tenha salários não inferiores a R$1.500,00 para sobreviverem e, consequentemente, possibilitarem que crianças e jovens, e até adultos, na grande maioria oriunda da pobreza extrema conquistem um futuro melhor e promovam o real desenvolvimento daquilo que, assim, devamos chamá-la de fato de nação!

Políticos, "cargos comissionados" do alto escalão do serviço público federal, estadual e municipal, juízes, promotores, defensores, e procuradores estão pouco se lixando para as condições adversas de educadores e demais trabalhadores assalariados, pois eles não precisam fazer greves para conquistarem os seus plenos e vitalícios "cargos públicos", com salários com mediana de R$ 12.000,00 mensal; certamente e infelizmente há o amparo da C.F. de 1988, que por sinal são legalmente reconhecidos pelos seus pares.

A mazela alheia não lhes tira o sono em confortáveis camas, abençoadas com tempreaturas amenas de condicionadores de ar, em luxuosas mansões, revestidas de todos os aparatos e blindagens possíveis a classe rica, na lógica social, somando-se a blindagem dos seus magníficos automóveis, porque a pobreza não tem automóvel, possui quando muito um carro...

Ademais possuem segundas casas, de campo e ou de praia, especialmente para o lazer; têm mais, direitos a rentáveis e pomposos bônus (viagens aéreas, hospedagens, lazer de primeira linha, em ambientes apropriados e fartos e variados cardápios de comes e bebes) exclusivos de seus cargos públicos, vitalícios e ou temporários, em detrimento da classe trabalhadora, que é a que arca com o ônus dos privilegiados do poderio, incluída a dos professores da rede pública de ensino do Estado do RN, que mal pode oferecer a si a sua família um lazer, com nome de pique-nique e ou uma reles farofada em beira de rio ou de praia, sujas.

E, justamente é desse exército de infelizes escravos, oriunda da classe paupérrima, formada por uma legião de otários que têm, por força maior, votar e eleger canalhas para se repretarem uns aos outrem, nas casas legislativas espalhadas Brasil adentro.

Essa, evidentemente é a razão pela qual escrevo esse texto; não é somente ira, é simplesmente revoltante ter conhecimento disto, e não poder sequer fazer nada para mudar um sistema opressor, bizarro e opulento como o que ocorre no Estado brasileiro. Lamentável situação de degradação moral e social do povo (trabalhadores assalariado e pobre) dessa nação.

Márcio Ribeiro.

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Arapiraca/AL realizará Concurso Público, oferecendo 95 (noventa e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de agosto/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.143,45. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: O TRF – Tribunal Regional Federal, 1ª Região, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 29 (vinte e nove) VAGAS PARA JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO, inscrições abertas até o dia 31 de julho/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 21.766,16. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Hermes. Agradeço, você é dos poucos que confio nas informações. abraSUS, Luzia Bessa". Obrigado amiga Luzia, muito obrigado;

 = "Prezado Hermes, quero agradecer pelo exemplar do jornal "O Jabá" número 98, que gentilmente nos ofertou hoje (22/07) lá sala da Distribuição dos Feitos. Em casa, li-o completamente, o que inclui teu artigo e o do colega Luiz Costa, que escreveu sobre a Seleção da CBF, ironicamente uma sigla também para "Chuta Bola Fora". É bem voltado ao humor; via na banca, mas nunca me dispunha a adquirir exemplar, valeu conhecê-lo. Após isso ideei um dia vir a colaborar com ele, escrevendo sobre um outro esporte, porém por essas plagas entendido como jogo: xadrez - sem esperar grande público por essas plagas. Queria lhe pedir a especial lhaneza de esquecer minhas palavras sobre o assunto mais falado na ocasião, uma vez que evidentemente não encontram amparo real. Só o fiz porque sei de tua predileção pelo assunto, e queria lhe ouvir também, haja vista que na seara, como pôde perceber, sou declaradamente leigo em alto grau. Saudações, Juarez Belém". Obrigado amigo Juarez, tudo tranquilo e na paz. Este espaço estará sempre aberto para amig@s, escreva sempre;

 = Há 244 anos (27/07/1767) foi fundada a cidade de São José dos Campos/SP.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 308/2010 (de 02/03), relatamos os seguintes temas: Troca de Acusações pela Imprensa; Rodovia Nordeste é o Novo Projeto; Bronca do Leitor (138) – Arnóbio Xavier; FIQUE SABENDO: Brasilianas – Por Aluísio Barros;

 - TRABALHO DECENTE – A CUT, Central Única dos Trabalhadores, prepara a "I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente" em 2012. O conceito de Trabalho Decente foi discutido em 1999 pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. FONTE: Informativo do SECOM, Edição 131/2011;

 - "A FOME NÃO ESPERA". As palavras são da União Nacional de Organizações Regionais Camponesas Autônomas (Unorca), que divulgou, na última quarta-feira (20), um manifesto exigindo do Poder Executivo Federal e do Congresso Nacional do México a declaração de "emergência agroalimentar nacional". Além disso, demandou a promoção de políticas de aumento da produção de alimentos baseados na agricultura familiar e camponesa. FONTE: Adital - Notícias da América Latina e Caribe, em 22/07/2011;

 - Ontem foi dia dos avós, hoje é Dia do Despachante, Dia do Motociclista, Dia do Pediatra e Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho. Amanhã (28) será Dia do Agricultor.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos avós, despachantes, motociclista, pediatras e agricultores.

Quem canta...

Felicidade só se tem quando se doa / Por isso na minha cidade a vida é boa... / E a vida é boa quando planta-se a semente, / Nem só na terra, mas, no coração da gente... ("Terra dos Meus Sonhos" – Composição: Silvio Brito. Canta: S. Brito).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário