sábado, 2 de julho de 2011

DC - Coluna de Notícias 440. (Anexo: O Brasil após 2014).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 440 (geral) e 44ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 02 de julho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 183/365, Semana: 27ª/52 e faltam 182 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro se inxerindo: - "Tem muita gente em greve, é inegável, mas mesmo assim ainda tem gente que não se decidiu: nem Kombi, nem Ford, nem sai de Sinca". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Ontem fomos prestigiar a abertura do 29º Encontro Interestadual de Dirigentes Sindical Bancários, promovido pela FEEB – Federação Estadual de Bancários, agregando mais de 60 dirigentes dos estados de AL, PE e RN que está sendo realizado no Sabino Pálace Hotel durante este dia. Eu, prestando assessoria ao Prof. Walter Silva não tive como anotar nomes das autoridades convidadas bem como o do presidente da federação que comanda o evento. Entre as palavras facultadas observei as seguintes preocupações da cageoria: assédios moral por parte dos banqueiros exigindo produção de autenticações, sobrecarga de tarefas, horários além da carga normal, metas por minutos, etc e etc. Até suicídios e separações de casais foram registrados frutos de estresses e sugação da mão de obra desta classe que sustenta gigantescas riquezas, patrimonial, dos bancos e banqueiros. Agradeço em nome do músico Walter Silva, a todos os bancários através do amigo Anchieta Medeiros – Pte. Sindicatos dos Bancários de Mossoró e Região pela oportunidade de seus pares conhecerem um pouco do Projeto Artes X Lixo Cultural, que com certeza agradou o público do encontro, visto que foi disponibilizado 40min e a palestra foi um pouco mais dos 60 minutos, com participação, os apoios seguidos de palavras de incentivos e tirar fotos ao lado do músico. Obrigado amigos, mais uma vez, e que o encontro seja repleto de êxito nos debates e resoluções. Boa leitura nobre leitor/a.

TORCEDOR BARRADO EM ESTÁDIO GANHA INDENIZAÇÃO - Quanto custa perder a final de um clássico do Campeonato Carioca? E se o jogo em questão tiver como protagonistas os rivais Flamengo e Botafogo? Para o desembargador Marcelo Lima Buhatem, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a perda dessa "apaixonada e importante disputa esportiva", em suas próprias palavras, custa R$ 4 mil.

Barrado na porta do Maracanã por causa da superlotação, é essa a quantia que o torcedor Manoel de Souza deve receber da Unibanco Seguradora e do Clube de Regatas do Flamengo. Apesar de ter o ingresso em mãos para assistir à final de 2009, o torcedor foi barrado logo na entrada do estádio. Os seguranças alegaram que o estádio estava superlotado e, por isso, ninguém mais poderia entrar. De acordo com a decisão do TJ-RJ, os portões foram fechados a pedido dos próprios dirigentes do clube.

O caso foi levado à primeira instância da Justiça. Souza venceu sua primeira batalha: o juiz fixou os danos morais em R$ 2 mil. Para o Clube de Regatas Flamengo, porém, as únicas responsáveis pelo ocorrido seriam o Grupo de Policiamento do Estado a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), que administra o Maracanã.

Buhatem se baseou, na decisão, em dois dispositivos do Código de Defesa do Consumidor: os artigos 2º e 3º. Enquanto um trata do conceito de consumidor, outro discorre sobre as circunstâncias da responsabilização objetiva. De acordo com este último, "o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos". FONTE: www.endividado.com.br/.

MANÉ BERADEIRO LANÇA CORDEL DE Nº 05 – Dando continuidade a Série dos Cordéis Bíblicos, Mané Beradeiro lança na próxima semana o cordel O ADMINISTRADOR JOSÉ, o quinto da coleção. O folheto estará disponível para venda diretamente com o autor através dos telefones (84)9956 4014 ou 8719 4534, podendo também ser encontrado na Livraria Gilgal. Mané Beradeiro atende convites para fazer apresentações também em igrejas, levando seus textos que são adequados para um momento de descontração e humor cultural. Aproveite e leia o cordel que já estar disponível aqui no blog. FONTE: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

EXTENSIONISTAS RURAIS, DA EMATER EMITEM NOTA - Caros(as) Agricultores(as):

Nós, Extensionistas Rurais possuímos uma história de dedicação e trabalho na EMATER-RN e acreditamos na missão da Instituição, em seus valores e nos preocupamos com sua sustentabilidade.

Para tanto, na mediação do fato, comunicamos a vocês, Produtores Rurais e Agricultores Familiares que a greve prossegue, pois o Governo se nega a cumprir uma das maiores conquista dos Servidores que foi o PLANO (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR) aprovado em 2010, quando fomos contemplados com a primeira parcela, restando-nos a 2ª e 3ª parcelas.

Mesmo nós, estando sendo alvos de ameaças e retaliações, por tentarmos fazer valer nossos direitos, continuamos em greve por tempo indeterminado.

Esperamos que o Governo se sensibilize com a nossa luta e venha atender nossas reivindicações. Neste momento de luta pedimos seu apoio, sua compreensão e colaboração.

Assu, 30 de junho de 2011. Saudações dos Servidores em greve da EMATER - Regional de Assu.

SINDICATO DOS RADIALISTAS DO RN CONVOCA CATEGORIA - O Sindicato dos Radialistas no Estado do RN convoca todos os associados a participarem da Assembléia Estadual que acontecerá dia 09/07, às 10h, na sede do Sindicato. Nesse dia serão escolhidos os delegados que irão representar o RN durante o 9º CONGRESSO NACIONAL DA FITERT – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão.

O Congresso acontecerá em Aracajú-SE, nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro de 2011. Durante a assembléia também serão discutidos os temas do Congresso e contribuições indicadas para o debate como: 1) Conjuntura Nacional e Internacional, 2) Balanço da Atuação da FITERT, 3) A Tecnologia e seus Impactos, 4) A Política de Formação e a Política Permanente, 5) Plano de Lutas e Política de Oposição, 6) Democratização dos Meios de Comunicação, 7) Reformas, 8) Estatuto e, 9) Eleição. Só poderão votar e ser votados trabalhadores sócios que estejam em dia com suas contribuições estatutárias junto ao sindicato. FONTE: www.sintertrn.com/.

MARIA DOS AFLITOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Desta série, quem estreia hoje é a nobre Aflitos (prima) com o seguinte e-mail:

ASSALTO COM A PLACA DO TEU CARRO, UM ALERTA PARA TODOS - NOVA FORMA DE ROUBO A imaginação dos marginais não tem limites... . Esperam num estacionamento, e depois de você sair do carro, eles tiram sua placa, assim não tocam o alarme e ficam à espera. Depois, te seguem, te ultrapassam e mostram a placa pela janela, como se ela se tivesse desprendido do teu carro.

Talvez você fique um pouco espantado por ver a tua placa ali mas, sem desconfiar e porque acha que ela caiu, resolve parar para recuperá-la e agradecer a quem tão "generosamente" deseja devolver a placa que você nem reparou que tinha caído... Parar é tudo o que eles querem que você faça e aí, já é tarde demais e terá sorte se não for violentamente tratado, raptado, ferido ou morto. Não pare, seja por que motivo for. Uma placa não é nada, comparada com a tua integridade física. Pense no que poderá acontecer, antes de agir. Os criminosos são espertos e podem ser extremamente violentos quando querem conseguir alguma coisa. Repasse este e-mail para defesa de todos, Aflitos.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – Será realizada nos dias 06 e 07/07/2011, no Hotel Thermas de Mossoró, sob o tema principal "Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores". O credenciamento de delegados se dará a partir das 18h de quarta-feira (06) seguida de abertura oficial com a apresentação cultural do Grupo PROJOVEM ADOLESCENTE (GEDS), às 19:45h – leitura e aprovação do Regimento Interno. Às 20:15h - conferência de abertura  seguida de debate sobre "Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS" com o conferencista Wagner Antônio Alves Gomes – Coordenador Geral de Apoio ao Controle Social e a Gestão Descentralizada do Departamento de Gestão do SUAS; às 21h – Coquetel e encerramento do 1º dia.

Dia 07 – Às 08h, apresentação cultural do PETI – GEDS/PMM seguida conferência e debate sobre "Assistência Social no Município de Mossoró: efetivação da politica de assistência social e consolidação do SUAS", tendo como conferencista Fernanda Kallyne Rego de Oliveira Morais – Assistente Social e Gestora/GEDS. Às 09:50h – Apresentação Cultural com grupo Terceira Idade do Centro Geriático (GEDS/PMM) seguidos de painés de trabalho, trabalhos em grupos, escolha de delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, encaminhamentos finais e encerramento às 17h.

FIQUE SABENDO... "Poluição do Rio Mossoró". Por. Manoel Lourenço Neto, técnico agrícola da EMATER/Serra do Mel e Gestor Ambiental pela UERN. FONTE: e-mail pessoal, em 29/06/2011).

Às margens desse rio estão dispostos 1.196 domicílios,

abrigando mais de sete mil habitantes.

Fico imaginando como pode um rio genuinamente potiguar, como é o caso do nosso RIO MOSSORÓ, ser tratado da forma como está sendo pelos governos estadual e municipal. A cada dia que passa os habitantes presenciam o seu definhamento a passos largos. Pior do que ver os poderes públicos fazerem uso de medidas paliativas, como a retirada de aguapés, como se isso resolvesse o problema é ver a população totalmente alheia a essa situação. Além de não cobrar, ainda contribuir para o agravamento da situação.

Vi em um documento elaborado por uma equipe de professores, um estudo de caso, um dado que me deixou mais inquieto ainda: às margens desse rio estão dispostos 1.196 domicílios, abrigando mais de sete mil habitantes. Ribeirinhos, sobrevivendo numa área totalmente insalubre, fruto do descarte de resíduos sólidos e efluentes domésticos, lançados no leito do rio.

Esses moradores, além de contribuírem para a aceleração da poluição, são presas fáceis de diversas doenças, pelo convívio diário com águas poluídas. Nem é preciso dizer que esses moradores, com poder aquisitivo baixíssimo, acabam enchendo os postos de saúde da cidade à procura de cura para os males adquiridos no ambiente onde moram. Gerando aí outro problema que poderia ser evitado. Pois é sabido que a cada R$ 1 real empregado com saneamento básico, deixa-se de gastar R$ 4 reais com a saúde pública.

Muito se ouve sobre a intervenção do Ministério Público, tentando minimizar a situação. Sinceramente, por mais que se sinta a boa vontade desses promotores, não se pode esperar muito, pois, muito antes de se proceder a uma despoluição do rio é imperativo que não se volte a poluí-lo.

Vamos lembrar que a própria natureza se encarrega da despoluição. É só ver como fica esse manancial, quando do período invernoso. Aqui vale chamar a atenção para outro fator: o homem primitivo também poluía, mas de uma forma que a capacidade de regulação da natureza, superava o potencial de poluição antrópica.

Hoje essa proporção se inverteu: a natureza não mais tem capacidade de auto-regulação, em função da acelerada poluição antrópica. É preciso, além de trabalhar a consciência da população, fazer, também, o tratamento das águas usadas que são despejadas diariamente no leito do rio, e isso é uma atribuição dos poderes públicos constituídos.

É interessante, também, que lembremos de uma outra coisa: desde a nascente do rio em Luís Gomes até chegar em Mossoró, as águas desse rio passam por várias outras comunidades que têm ou deveriam ter, a mesma preocupação. Infelizmente, temos que ficar, pelo andar da carruagem, muito tempo esperando que alguém faça alguma coisa de concreto para salvar o nosso rio.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará Concurso Público, oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA CONTADOR E TÉC. ASSUNTOS EDUCACIONAIS, inscrições abertas no período de 04 a 07 de julho/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.231,32. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

RN: A Prefeitura de São Bento do Trairí/RN realizará Concurso Público oferecendo 21 (vinte e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03 de julho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.550,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – Ainda é tempo de parabenizar "aniver" de: Marcelino Neto (02/07);

 = "Caro Hermes, bom dia. Você me pregou uma peça (edição 439), fiz apenas uma informação e você com sua habilidade de escritor pensa que todos podem fazer o mesmo. Obrigado pela publicação no seu conceituado jornal eletrônico, e nos colocamos a disposição para colaborar, menos como "repórter" claro. Enviamos votos de estima e elevada consideração. Cordialmente, Jose Anchieta de Oliveira Medeiros". Respondo a la Kleiton e Kleidir... Eu hein! Nem pensar!!!, sobre "habilidade de escritor". Manda mais homem de Deus;

 = Há 31 anos (01/07/1980) entrava em funcionamento a Colônia Penal Agrícola de Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 301/2010 (de 11/02), relatamos os seguintes temas: Alunos de Universidades Públicas Podem ser Obrigados a Prestar Serviços; Justiça Volante, Evita Aborrecimentos nos Acidentes Automobilísticos; Jornais Recebidos; Bronca do Leitor (131) – Prof. Diniz Santos; FIQUE SABENDO: PETAB – Pesquisa Especial de Tabagismo;

 - O número de automóveis e comerciais leves emplacados no Rio Grande do Norte caiu 2,21% entre janeiro e maio de 2011 em relação ao mesmo período de 2010, ao passo que na Paraíba, principal concorrente do RN dentro do Nordeste, subiu 12%. Para entidades do setor, o fato de o governo estadual ter cortado benefícios de servidores e suspendido o pagamento a fornecedores locais, reduzindo o poder de compra dos potiguares, contribuiu para o mau desempenho do estado. A situação é agravada pela greve no Departamento Nacional de Trânsito (Detran/RN), que já dura 30 dias. Com a paralisação, segundo estimativa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no RN (Sincodern), 2 mil automóveis deixaram de ser transferidos no estado. O atraso afeta as vendas de novos e semi-novos;

 - Nos últimos meses a cidade do Natal vivencia uma série de crises geradas pela insatisfação de várias classes trabalhadoras e também pela mobilização da juventude. Por conta dessa efervescência dos movimentos sociais no estado o trocadilho "Rio Greve do Norte" ficou popular. A SintestTV dessa semana vai te ajudar a entender os fenômenos de mobilização social em Natal, no Brasil e no mundo. No estúdio, entrevistamos o professor doutor em Ciências Políticas Gabriel Vitullo;

 - Hoje Dia da Independência da Bahia, Dia do Hospital e Dia do Bombeiro Brasileiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos baianos, trabalhadores em hospitais e bombeiros/ras.

Quem canta...

Ela disse meu Lundru / Nós vamos se balançar / A rede veia comeu foi fogo / Foi com nois dois pra lá e pra cá... ("A Rede Véia" – Composição: Luiz Lua Gonzaga. Canta: L. Gonzaga).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário