terça-feira, 5 de julho de 2011

DC - Coluna de Notícias 441. (Anexo: Cuidemos de Nosso Pensar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 441 (geral) e 45ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 06 de julho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 187/365, Semana: 27ª/52 e faltam 178 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro não nega que é do Estado Rio Greves do Norte: - "O funcionário público se candidatou a presidente do sindicato da categoria. Alguém perguntou: - Ele é bom de papo? A resposta: - Companheiro, aquele dali tem conversa pra vender abano pra ferro elétrico". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Nos bastidores das greves surgem conversas que nas entrelinhas capitamos algumas denúncias, como diz o personagem mexicano Chaves, sem querer-querendo saem e não podemos calar. O papo rolava sobre o grande número de carros novos transitando na cidade sem as devidas placas e consequentemente sem registro no Detran/RN, fato ocasionada pela greve no órgão a mais de 40 dias. A conversa rolava na Emater e um companheiro contou que o colega "não-grevista" circulava no carro da empresa e quase teve o veículo retido por encontrar-se com a documentação atrasada, daí deduz-se que a EMATER não está pagando o licenciamento da sua frota e estão circulando irregularmente. Aí vem a pergunta que não quer calar... De quem é a responsabilidade dessa situação? O presidente da empresa ou o governo do Estado? Boa leitura nobre leitor/a.

DE FALIDA A AUTOGESTÃO POR TRABALHADORES - A autogestão das fábricas falidas pelos próprios trabalhadores é possível, viável e pode ser bastante lucrativa. É o que garantiram vários representantes de movimentos e cooperativas de trabalhadores, nesta terça-feira (5). Eles participaram de audiência pública organizada pela Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para tratar da situação das fábricas administradas por trabalhadores.

O coordenador do Conselho da produtora de tambores de plástico Flaskô, Pedro Alem Santinho, contou a experiência de administração da empresa pelos próprios funcionários, a partir de 2003, depois da falência da fábrica. Além de evitar que os funcionários da Flaskô fossem demitidos, a autogestão traduziu-se, disse ele, em outros benefícios ao longo desses oito anos, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 30 horas semanais; a construção da vila operária, com 564 moradias para os empregados dentro do próprio terreno da fábrica; e ainda a ocupação de dois espaços ociosos para implantação de projetos voltados para a cultura e o esporte. FONTE: www.senado.gob.br/.

DOCUMENTÁRIO: CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO - Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.

O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

FICHA: Direção: Estela Renner e Marcos Nisti – Documentaristas. Produção Executiva: Marcos Nisti e Maria Farinha Produções. Ano: 2008. Fonte: www.adital.com.br/.

ROSALBA NÃO SE DEU BEM EM CURRAIS NOVOS - Clima pesado na abertura da XIV Exponovos, em 1º/07. Os poucos que compareceram eram grevistas, manifestantes contra o governo do estado. Faixas, cartazes e vários gritos inflamados que interromperam por vezes o discurso da governadora Rosalba e outros oradores, como Ximbica. O suplente de senador, que não costuma levar desaforo pra casa, disse que Rosalba livrou o governo de "xexeiros, trambiqueiros e corruptos".

A clara impressão que ficou foi de um governo desestabilizado e acoado. Pouquíssimas lideranças no palanque. Com mandato, só Betinho Rosado, Geraldo Gomes, Leleu Fontes (vereador de Caicó) e Iranildo Pereira (prefeito de Santana do Seridó). Além de tudo isso, servidores da Emparn e Emater que não aderiram às greves, passaram o dia preparando um bonito estande com uma demonstração do trabalho do governo em favor da agricultura potiguar. Por lá a governadora nem passou. Decepção geral. O GrandePonto estava lá e viu tudo isso! FONTE: www.grandeponto.com.br/.

DIONÍZIO DO APODI, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Desta série, quem estreia hoje é o nobre Dionízio do Apodi (Pessoal do Tarará) com o seguinte e-mail:

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará está com inscrições abertas para a Oficina de Teatro Físico. O curso será direcionado para mulheres, com idade a partir dos 16 anos, e será realizado em duas semanas, de 18 a 29 deste mês, das 14h às 16h, na sede do grupo. O curso cobrará apenas uma taxa de inscrição no valor de dez reais, para despesas com material utilizado na oficina. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas na sede do próprio grupo, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Mais informações, pelo telefone 3314-9078. Abraços d´O Pessoal do Tarará, Dionízio.

SINAI CANCELA REALIZAÇÃO DE CURSO SOBRE OLT – O curso sobre Organização por Local de Trabalho - OLT, previsto para acontecer os dias 14 e 15 de julho, está cancelado. O motivo são as greves que assolam o funcionalismo estadual na base do SINAI. Resolvidas essas questões a diretoria de Formação Sindical do SINAI divulgará nova data para realização do curso. FONTE: www.sinarirn.com.br/.

SINTE-RN REAGE A PEDIDO DE ILEGALIDADE DA GREVE na educação. – Depois de semanas de silêncio absoluto, o Governo se manifestou. Na tarde desta sexta-feira(01) a direção do Sinte recebeu notificação da Justiça, informando do pedido de ilegalidade da greve através de ação judicial. Para a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a medida demonstra a falta de vontade de negociar e a intenção de ignorar a educação do nosso do estado. "Estamos profundamente indignadas com esse ato de desrespeito a luta em defesa da educação pública. Mas não será esta medida que irá inibir a luta da categoria e a ação deste Sindicato" assegura a Coordenadora Geral do Sinte Fátima Cardoso.

O também coordenador geral José Teixeira reforça a indignação da diretoria e explica que a medida será discutida com a categoria em assembleia nesta sexta-feira no Churchill às 8h e 30 minutos. "Vamos nos defender judicialmente e ir ao ataque politicamente, denunciando mais esse desrespeito", esclarece Teixeira. Já o coordenador Rômulo Arnaud, comenta que a medida não surpreende já que quando prefeita de Mossoró a hoje governadora não escondeu seu autoritarismo. "É um ataque frontal ao nosso direito de lutar por nossos direitos. Mas acho que a governadora está dando um tiro no próprio pé. Seu governo já detém 59% de rejeição, esse tipo de medida só irá piorar esse quadro", prevê Rômulo.

CINECLUBE EXIBIRÁ "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" no dia 09/07 (sábado) a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, e após, ocorrerá o costumeiro debate. O filme é uma comédia com duração de 125min, lançado em 2003 sob a direção de Tim Burton. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. O Cineclube convidou do ilustre Professor Universitário Ailton Siqueira, o qual debaterá com os presentes acerca do filme.

Sinopse: Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

BRONCA DO LEITOR (240) - Sem resposta. Em Mossoró sabe-se de maneira bem contabilizada, quem morre e quantos morrem. Mas ninguém responde às perguntas óbvias: quem mata? Quem manda matar? Crispiniano Neto.

FIQUE SABENDO... "Estatuto Idoso: sentença manda reintegrar funcionária do BB". FONTE: TRT 23 (Processo 0004800-802010.5.23.0026) – Na base de dados do sítio: www.sindibancarios.com, postado por Diógenes Neto – Diretor, em 04/07/2011.

Estatuto do Idoso obriga o poder público a assegurar

alguns direitos, entre os quais, o trabalho.

Uma funcionária concursada do Banco do Brasil, com idade de 63 anos, que foi despedida após três meses de experiência, teve sua reintegração determinada pela juíza Janice Schneider de Mesquita, em atuação na Vara do Trabalho de Jaciara.

A bancária alegou que mesmo tendo sido aprovada em concurso público, após o período de experiência foi demitida. Disse que sua demissão se deu por discriminação em razão de sua idade, e que durante o trabalho sofria assédio moral do gerente que seguidamente fazia pressão e exigia esforços além de sua capacidade.

A trabalhadora, que atuava na agência da cidade de Juscimeira, além da reintegração também pediu indenização por assédio moral pelas humilhações e perseguições praticadas pelo gerente e o pagamento de horas extras que não foram quitadas.

O banco negou a ocorrência de assédio moral e justificou a demissão pelo fato da empregada não alcançar desempenho suficiente para atividade.

Analisando as provas nos autos, a juíza concluiu que de fato o banco exigia da trabalhadora um desempenho incompatível com a sua situação de pessoa idosa. Argumenta a julgadora que a Constituição Federal prevê a proteção da pessoa idosa e que o Estatuto do Idoso obriga o poder público a assegurar alguns direitos, entre os quais, o trabalho. O Estatuto também exige responsabilidade social das empresas, ainda mais sendo o Banco do Brasil uma empresa de economia mista.

A juíza ainda fundamentou sua decisão em doutrina que trata da questão do "lucro ético", abordando a amplitude do lucro empresarial, que deve ser também destinado às áreas sociais, com objetivo de sustentabilidade e responsabilidade social. Assim, o banco deveria ter observado as condições físicas, intelectuais e psíquicas da trabalhadora para adequá-la às necessidades do trabalho.

Segundo a julgadora, as testemunhas ouvidas, colegas bem mais jovens que a reclamante, afirmaram que no início, todos tem dificuldade no trabalho, principalmente no acesso ao sistema do banco. Por isso, se deve levar em conta que o próprio edital do concurso não aponta incompatibilidade de idosos com as atribuições do cargo. Também as avaliações mostram que a bancária tivera uma evolução e constatam apenas o desenvolvimento mais lento dela e não a inabilidade.

Assim, foi reconhecido o direito da bancária de ser reintegrada imediatamente e de receber os salários desde a dispensa até a efetiva reintegração.

Quanto ao pedido de indenização por assédio moral, a juíza entendeu que este não ficou comprovado, não sendo pois, devido.

Já o pedido de pagamento de horas extra foi deferido em parte e deverá refletir nos demais direitos.

Trata-se de decisão de primeiro grau, sujeita à recurso ao Tribunal. Porém a reintegração deve se dar imediatamente em até 30 dias após a publicação da sentença sob pena de multa.

CONQUISTE SEU EMPREGO: SE. A Prefeitura de Lagarto/SE realizará Concurso Público, oferecendo 693 (seiscentas e noventa e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de julho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: A EBC – Empresa Brasileira de Comunicação realizará Concurso Público oferecendo 391 (trezentas e noventa e uma) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA, inscrições no período de 15 a 07 de agosto/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.843,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= "Parabéns Hermes pela coluna... (Arrumadinho – edição de junho/11), você realmente fez perguntas que eu gostaria de saber as respostas... . Kélia Dias". Obrigado companheira Kélia, seja bem vinda a nossa lista e vamos fazer coro e nossas vozes toquem os ouvidos das autoridades. Assim faremos nossos reclamos. Saúde e paz;

 = Há 79 anos (05/07/1932) foi fundado o Sindicato dos Pedreiros de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 302/2010 (de 13/02), relatamos os seguintes temas: Comissão Aprova Licença-Maternidade Obrigatória de 180 Dias; Prefeituras do RN Fazem Acordo de R$ 2,5 Milhões; Ciro Ney Está de Volta; Tibau: Comerciantes Promovem Carnaval com Apoio da Prefeitura; Renascer 2010 – A Alegria Nasce do Amor; Bronca do Leitor (132) – João Paulo; FIQUE SABENDO: Lembrando Gandhi: olho por olho e a humanidade acabará cega;

 - GRITO DOS EXCLUÍDOS 2011 – Com a proximidade da Semana da Pátria, os movimentos sociais já começam as articulações para a construção do XVII Grito dos Excluídos. Hoje haverá reunião no SECOM – Sindicato dos Comerciários de Mossoró e Região, às 17h30min, ocasião em que serão discutidas agendas, datas e hora das plenárias. O SECOM está situado a Rua Jerônimo Rosado, 313 – Centro de Mossoró/RN;

 - LOBÃO - Uma das atrações da Feira do Livro que vai se realizar proximamente aqui em Mossoró será o cantor e compositor Lobão. Vai ser muito assediado, com certeza. FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 05/07/2011;

 - Hoje Dia da Criação do IBGE. Amanhã (07) será Dia do Voluntário Social.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do IBGE e voluntários/rias sociais.

Quem canta...

Um preto, um pobre / Uma estudante / Uma mulher sozinha / Blue jeans e motocicletas / Pessoas cinzas normais / Garotas dentro da noite / Revólver: cheira cachorro / Os humilhados do parque / Com os seus jornais... ("Alucinação" – Composição: Belchior. Canta: Belchior).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário