segunda-feira, 11 de julho de 2011

DC - Coluna de Notícias 442. (Anexo: O Livro de Capa Preta).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 442 (geral) e 46ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, segunda-feira, 11 de julho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 28ª/52, Dias: 192/365 e faltam 173 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro pelas bandas da capital do oeste: - "Dois engenheiros japoneses estavam trabalhando em Mossoró. Um era Susumu Kumeda e o outro Takiro Kaga. João Santos ligou de Natal para Mossoró e queria falar com um deles. Quem atendeu o telefone perguntou: - O senhor quer falar com o cagão ou o que come merda?". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Ufa!!! Até que enfim sento para concluir esta edição, iniciada na sexta-feira, ótimas notícias referentes às greves no Detran/RN, Fundação José Augusto e Emater. O SINAI enviou ofício (em 21/06) ao governo reformulando as reivindicações para pagamento das parcelas dos PCCRs com parcelas de 30% em setembro/11, 20% em outubro, 10% em novembro e 10% em dezembro/11. Percentuais referentes a 70% das parcelas não pagas em março (30%) em junho (40%). A resposta do governo é de pagar a dívida dos PCCRs – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração em quatro parcelas, iguais, a partir de setembro até dezembro deste ano. Início de manhã de hoje servidores da FJA avaliaram a proposta e encerrou greve com volta ao trabalho imediato. Já no DETRAN a turma suspendeu greve, com volta ao trabalho a partir de amanhã (12), enquanto se resolve a questão da homologação do concurso público realizado em dezembro/2010 com a imediata convocação dos concursados. Agora a tarde nova reunião com o Secretário de Administração – Anselmo Carvalho para avançar a negociação deste item. Na Emater os servidores farão assembleia geral na ASSEMA – Associação dos Servidores da Emater na cidade de Macaíba, ás 10h, desta terça-feira (12) com a presença de servidores de todas as regiões do estado. Boa leitura nobre leitor/a.

PORTABILIDADE DE CRÉDITO: TROQUE SEU BANCO e economize no bolso. - A portabilidade de dívidas bancárias pode ser a solução quando a relação com o banco atual está conturbada; simulação feita pelo BOM DIA revelou que trocar de instituição financeira pode resultar em economia de até 29% Comprar a primeira casa ou trocar de carro na maioria das vezes envolve um financiamento. Como os juros no Brasil não são dos menores, uma pequena diferença na taxa pode representar uma boa economia no fim das contas. Pouca gente sabe que é possível mudar a dívida de credor para um que ofereça condições melhores. É a chamada portabilidade de crédito. Em simulações feitas pelo BOM DIA, a diferença de um banco para outro chegou a 29,44%, no caso de um crédito pessoal para ser pago em 24 meses.

A lógica é a mesma adotada com os números de telefones celulares. O consumidor que estiver descontente com as condições contraídas em um banco pode procurar outra instituição bancária e transferir a dívida.

A coordenadora da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci, lembra que os bancos são proibidos de cobrar taxas para fazer a transferência do débito. "Eles não podem dificultar o processo. Se isso acontecer, o consumidor poderá denunciar", garante. Mais informações no sítio: www.endividado.com.br/.

POSSE: VALMIR ALVES tomará posse como Superintendente Regional do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. A solenidade de posse ocorrerá a partir das 16h, desta segunda-feira (11), na Sede do INCRA situada a Rua Potengi, 612, bairro de Petrópolis em Natal.

CASA DO BEM: SEDE PRÓPRIA COMPLETA UM ANO E LANÇA CD - A Casa do Bem vai comemorar um ano de atividades em sua sede própria no bairro de Mãe Luiza, no próximo dia 15 de julho, com a programação começando ao meio-dia quando 30 jovens vão comer na Pizzaria Reis Magos e, continua a partir das 19h em sua sede própria com apresentações culturais dos diversos projetos em andamento na ONG como, Percussão do Bem, Violão do Bem, Hip Hop do Bem, Balé do Bem Coral do Bem. "O trabalho flui do coração e é feito com muito amor, sem que haja muito interesse em questões quantitativas de quanto doamos de alimentos, roupas e quantas pessoas beneficiamos, o que nos move é ir fazendo, educando, informando, tornando as pessoas mais aptas em todos os sentidos ao enfrentamento da realidade e, as inserindo no mundo da cultura, do esporte e do lazer", afirma Flávio Rezende – Presidente da Casa do Bem.

O Show - Com Pedro Mendes (voz e violão) que vai cantar a Canção do Bem, hino oficial da entidade que lança nesta noite o CD do Bem, mais novo projeto coordenado pelo cantor e compositor Nelson Freire, ex-deputado e atual voluntário da Casa do Bem, CD do Bem este que contém outras 18 músicas de cantores da terra como Babal, Uskaravelhos, Lucinha Lira, Lola, Eustaquio Lima, Dudu Taufic, Valéria Oliveira, Khrystal, Daniel Freire, Mirabô, Tânia Soares, Leno, Carlos Zens, Lene Macêdo, Meirinhos do Forró e Coral da Casa do Bem. A festa de um ano da Casa do Bem é aberta ao público e, quem quiser ajudar pode ligar para os fones 3202-3441 - 9612-8300 ou contribuir levando salgadinhos diversos, refrigerantes, bolos, guardanapos, cachorro quente ou água mineral.

GREVES NA UERN: MOBILIZAÇÃO EM PAU DOS FERROS - A Associação dos Docentes da UERN – ADUERN e o Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN – SINTAUERN convidam todos os professores, técnicos administrativos e alunos, a participarem na próxima terça-feira 12.07.2011 do dia de mobilização em defesa da UERN.

A programação consta de: 8h30min. - Reunião no auditório do Campus de Pau dos Ferros/RN com professores, técnicos, alunos e o Comando Geral de Greve; 9h30min. - Caminhada/panfletagem com saída do Campus até o centro de Pau dos Ferros – RN; 11h45min. - Entrevista na Rádio Obelisco. Mais informações: http://www.professoreneasneto.net.

PESSOAL DO TARARÁ E A CONSTRUÇÃO DA CENA - O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará inicia mais um projeto, em parceria com o Banco do Nordeste, a partir da próxima quarta-feira (13), em Upanema. Trata-se do projeto "A Construção da Cena", que consiste na realização de oficinas em cinco cidades da região: Upanema, Apodi, Janduís, Umarizal e Governador Dix-Sept Rosado. O projeto será realizado graças ao Programa BNB de Cultura 2011, parceria BNDES e Governo Federal, e chega à população de forma gratuita.

Em cada uma das cidades, o grupo O Pessoal do Tarará permanecerá por cinco dias realizando oficinas, e documentando o trabalho realizado e os causos e histórias da comunidade, através de vídeo, fotografia e literatura, para, ao final do projeto, abrir um outro canal de divulgação, através de um documentário e uma revista.

"Estamos querendo muito este momento, porque sempre passamos por estas cidades com nossos espetáculos, e quase nunca temos tempo de ajudar na formação artística, a partir da nossa experiência no grupo", explica o ator Antônio Marcos.

A primeira cidade a receber o grupo será Upanema, de 13 a 17 deste mês; depois, Apodi, de 25 a 29 também de julho; em agosto O Pessoal do Tarará finaliza o projeto em Janduís, de 7 a 11; Umarizal, de 14 a 18; e Governador Dix-Sept Rosado, de 21 a 25. Contato com o grupo (84) 3314-9078.

GILBERTO DE SOUSA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Desta série, quem estreia hoje é o grande músico, cantor, jornalista e amigo Gilberto. Vejam... .

Caro amigo Hermes. Pegando um pouco da veia musical desse velho aqui, meu filho, Heitor Azevedo, mossoroense da gema, se encaminhou por esse bom caminho e foi bem mais além. Largou um curso de Direito para estudar música na Irlanda, onde morou durante um ano e, agora, radicado em Fortaleza, vem apresentar um trabalho no dia 15 de julho, às 21 horas, no Teatro Dix-huit Rosado, intitulado "Bossa Nova em Novo Tempo", oportunidade em que será acompanhado pelo bom Carlinhos Patriolino (bandolim), Thiago Almeida (piano) e Serginho Santos (Percussão). Se puder, avise aí aos seus seletos leitores. Grande abraço! Gilberto de Sousa.

BRONCA DO LEITOR (241) - Matutando cá com meus botões, como diz o bom sertanejo, os proventos dos vereadores, deputados, senadores e do presidente, o preço da gasolina e derivados, preço de alimentos e etc, etc,etc..., são aumentados e nenhum deles perguntam se "nós queremos dividir", e em quantas parcelas o pagamento". É com nossos impostos que pagamos tudo isso, ou não? Se nós pagamos, eu acho que eles deviam nos perguntar, estou certa ou errada? Se depender de mim só voltaria a trabalhar quando esses governantes melhorassem a educação, saúde, segurança, transportes coletivos de boa qualidade, porque nós daqui da Boa Vista sofremos a muitos anos, aliás em todo Brasil. Estou indignada com a Governadora que oferece "X" (pra uns) e só quer começar a pagar em setembro, isto é uma piada. Assisti o vídeo da Prof@ Amanda, gostei bastante. A união faz a força. Sem medo de ser feliz. Se não estar dando certo vamos fazer um "Bota Fora Rosa". Bj, Erneide.

FIQUE SABENDO... "11 de Julho – Dia Mundial da População". FONTE: http://www.boasnoticias.pt, (noticia sugerida por Patrícia Guedes).

População atinge 7 mil milhões de habitantes.

Uma campanha global está a unir várias organizações mundiais em torno de um objetivo melhorar a vida da humanidade, que este ano atinge os 7 mil milhões de habitantes. Desta iniciativa deverão surgir milhões de ideias para enfrentar os problemas colocados pelo crescimento populacional.

Hoje é Dia Mundial da População, e este ano deverá subir para sete mil milhões o número de habitantes do planeta terra, mais do dobro dos habitantes de há 50 anos. Tal crescimento faz aumentar as preocupações com a forma de alimentar o planeta e com a exploração dos recursos naturais.

Por isso, a Fundação para a População das Nações Unidas juntou-se a várias entidades para promover os desafios e oportunidades a enfrentar perante uma população de sete mil milhões numa campanha cujo nome é mesmo "sete mil milhões de ações".

Nesta iniciativa, cujo lançamento vai marcar o Dia Mundial da População, participarão várias empresas, órgãos de comunicação social, organizações não governamentais e universidades, além de vários departamentos das Nações Unidas.

Utilizando diferentes meios - desde a internet ao telefone - a campanha vai mostrar as ações que as pessoas estão a realizar para melhorar a sua vida e a dos que as rodeiam, atendendo aos desafios relativos aos recursos, à saúde e ao ambiente.

Espera-se, assim, envolver milhões de pessoas que partilhem a ideia do que será viver num mundo com sete mil milhões de habitantes e do que podem fazer para assegurar que todos conseguem concretizar o seu potencial e ter qualidade de vida.

Na base do projeto está a ideia de que cada um tem um papel único na ajuda aos outros e em contribuir para tornar o mundo melhor.

Há sete pontos de partida para o desenvolvimento deste movimento que são: pobreza e desigualdade: quebrar o ciclo; mulheres e moças: capacitação e progresso; jovens: chegar ao futuro; saúde reprodutiva e direitos: os fatos da vida; ambiente: planeta saudável, pessoas saudáveis; envelhecimento: um desafio sem precedentes; e urbanismo: planear o crescimento.

No ano passado, a população mundial era de cerca de 6.934 milhões de pessoas e a Organização das Nações Unidas prevê que dentro de 50 anos a população chegará aos nove mil milhões, sendo em África que o crescimento é mais acelerado.

CONQUISTE SEU EMPREGO: SE. A Prefeitura do Natal/RN realizará Concurso Público, oferecendo VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 15 de julho/2011, escolaridade exigida: Superior/Magistério. Salários até R$ 1.490,31. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

BA         : A Prefeitura de Brumado/BA realizará Concurso Público oferecendo 246 (duzentas e quarenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de julho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.843,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Eu não tinha agradecido, ainda, a você por enviar todas as Colunas de Notícias, estou adorando... e, também, a Coluna Arrumadinho, você é de mais. Abraços, bjus. Ceição Andrade". Eu é que tenho de agradecer caríssima Ceição Andrade, por disponibilizar seu tempo para conosco. Grande abraço;

 = Há 50 anos (11/07/1961) foi fundado o Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró - SECOM.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 303/2010 (de 18/02), relatamos os seguintes temas: Gestante Não Tem Estabilidade Durante Experiência; Campanha da Fraternidade 2010; O Enigma da Saúde, Até Quando? SINAI Dará Continuidade à Formação Sindical 2010; Bronca do Leitor (133) – Carlos Santos; FIQUE SABENDO: Auxílio Reclusão;

 - DIREITO TRABALHISTA – A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência deverá analisar proposta que aumenta as multas para as empresas que não cumprirem a Lei de Cotas para a contratação de deficientes. A Lei de Cotas obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com trabalhadores reabilitados ou com deficiência. FONTE: www.camara.gov.br/;

 - A presidenta Dilma Rousseff sancionou, quarta-feira (06), no Palácio do Planalto, o projeto de lei que determina a organização da assistência social e consolida o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É um importante passo para o plano Brasil sem Miséria, que pretende tirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema. O SUAS garante o direito à assistência e proteção às famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. O sistema tem adesão de 99,5% dos municípios;

 - Hoje Dia do Mestre de Banda, Dia do Rondonista, Dia Mundial da População e Dia Nacional dos Trabalhadores em Serviços Telefônicos.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos mestres de bandas, rondonistas, trabalhadores em serviços telefônicos e a população mundial.

Quem canta...

Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão / Todo artista tem de ir aonde o povo está / Se foi assim, assim será... ("Bailes da Vida" – Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant. Canta: M. Nascimento).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário