quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DC - Coluna de Notícias, edição 364 (Anexo: Não deixe para amanhã).


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 364 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Herm''es Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 1º de setembro de 2010 (atualizado às 06h).


"Causo democrático".


Mané Beradeiro, o filósofo: " Na época dos melões não se empresta os facões". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com). Tá vendo!!!!


Estimados/as Amigos/as:


Setembro começa marcando a Semana da Pátria, de hoje até o dia 07 - Dia da Independência. Colocarei a Bandeira do Brasil em meu carro em homenagem a Pátria Amada, pois sou brasileiro e busco um Brasil melhor todos os dias. Quanto a Independência, nossas independências vão continuar na batalha. É Brasil, é a pátria! Vamos tremular as bandeiras porque somos brasileiros. Cadê os brasileiros Copa do Mundo? O Cesar Santos – Jornalista do Jornal de Fato nos lembra que ainda falta muito para o TEMPO VERDE E AMARELO, ele contabiliza que são 1.378 dias até a Copa do Mundo 2014. Aquele tempo para exercer o patriotismo dura até uma derrota culminando a desclassificação "do Brasil" – pra mim nada mais e nada menos que um time de futebol. Juntem-se a mim e coloquem a Bandeira do Brasil, tremulem as bandeira, é só uma semana. Boa leitura nobre leitor/a.


DIEESE – CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO – O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE vem convidar profissionais de nível superior a enviarem seus currículos, visando à criação de um cadastro para consultores do Projeto de Pesquisa. Redução da Informalidade de Pequenas e Microempresas por meio do Diálogo Social (Convênio com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento), graduados em: economia, contabilidade, administração, direito, informática ou comunicação. Local: Brasília- DF com prazo até 27/9/2010. FONTE: http://www.dieese.org.br/.


BANDA RETROVISOR – FESTA DE 1º ANIVERSÁRIO – Nosso Irmão de Guerra Matuzael Aires, é o nosso repórter por uma edição (abaixo). O Pepel, mentor do grupo, também entra na luta para que a boa música e talentos não sejam esquecidos, o repertório é de mexer com o público. Faltou ele mencionar a formação da banda, mas com certeza não tira o brilho da festa. Estaremos lá camarada irmão e obrigado pela colaboração.

"Olá, bom dia! Não esqueçam, dia 03 sexta-feira, é 1º Aniversário da Banda Retrovisor. Músicas dos anos 60,70 e 80. Vendas de mesa na Ótica Visual, em frente ao Banco Itáu, preço de R$ 20,00. A festa será no Restaurante Ôba Show, a parti das 21h, janela com o Xavier Costa". Matuzael Aires.


ARTE X CULTURA DO LIXO SEGUE AGENDA – O Professor e músico Walter Silva voltará com sua palestra "Arte X Cultura do Lixo" hoje na Escola Estadual Dix-Sept rosado em duas seções, às 15h45min e 17h10min. Amanhã (02) serão mais duas palestras: 15h45min e 17h30min na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, situado no Bairro Aeroporto II. "Os interessados em saber o que é esse trabalho é só chegar que pra mim é uma satisfação recebê-los", disse Walter Silva.


DE DENTRO PRA FORA é uma proposta cultural do "Grupo Seu Antoin" visando fomentar o tripé Arte, Poesia e Música em diversos estilos. Em momento experimental, este projeto acontecerá no próximo sábado (04) a partir das 18h30min, ocasião em que haverá exposição de artesanatos, declamações, poesias, comes/bebes e sorteios de brindes. Até o fechamento desta edição estava confirmada a presença do poeta Antonio Ribamar, Escravo da Arte, Regina Casaforte entre outros. A animação musical é por conta do Grupo Seu Antoin formado por Mazinho Viana, Marcondes, Raimundinho Viana e Regina Casaforte. O "De Dentro pra Fora acontecerá na Rua Benjamim Constant, bairro Doze Anos, bem próximo ao Supermercado Cestão.


BRONCA DO LEITOR (178) - Olá tal do Hermes como é que tá tu cara? Ou, como é que tu tá? Pois é meu camarada e a rodoviária da grande Mossoró não vão devastar aquele matagal que fica mesmo em frente à dita cuja, rapaz é um matagal só e faz tempo em? Será que nem um órgão responsável não ver aquele matagal em frente a rodoviária? Forte abraço a você, a Goretti e a todos os seus leitores do DC.


FIQUE SABENDO... "O que é Linfoma". Copacabana Runners – Corrida e Saúde. (Fonte: www.copacabanarunners.net/linfoma.html).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a doença

se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático.


O Linfoma é um tipo de câncer saguíneo considerada a quinta causa de morte em pacientes oncológicos. O problema é que no Brasil, cada vez mais pessoas morrem e o governo sequer faz campanhas de conscientização. Pesquisas mostram que 74% da população mundial não sabem que linfoma é um tipo de câncer e mais de 30% desconhece a existência da doença. 


No Brasil, apenas 12% da população sabe a respeito e 6% é capaz de identificar algum dos sintomas. Segundo últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2004 foram registrados 3.194 mortes por linfoma no Brasil, uma média de 8,5 mortes por dia. No mundo estima-se que mais de 180 mil novos casos sejam registrados ao ano. No dia 15 de setembro será comemorado o Dia Munbdial da Conscientização de Linfoma, com o objetivo de sensibilizar o governo a organizar mais campanhas para a população. O Dr. Carlos Chiattone, presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia poderá falar sobre o assunto.


O linfoma, um grave tipo de câncer do sangue, já é a quinta causa de morte de pacientes oncológicos, atrás apenas do câncer de próstata, mama e tubo digestivo. A constatação é do Prof. Dr. Carlos Chiattone, presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH), instituição vinculada à Associação Médica Brasileira que reúne profissionais da especialidade. O problema é que não existem campanhas de orientação às pessoas para estimular a ida ao médico para a detecção da doença em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores.


No Brasil, todo ano surgem cerca de 60 mil novos casos da doença, a maioria em estágio avançado, com dificuldades para o tratamento. A demora no tratamento ou o tratamento incorreto provoca um grande número de mortes.


A data de 15 de setembro é lembrada em vários países como o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. A expectativa do presidente da SBHH é que os governos realizem campanhas junto à população em geral. "Enquanto para outros tipos de câncer há vários esforços para a obtenção do diagnóstico precoce, para o Linfoma não há nenhuma ação neste sentido por parte das autoridades governamentais. A grande maioria da população não conhece os sintomas da doença." Esse quadro gera graves problemas sociais e econômicos para o próprio governo.


Outro problema que afeta os pacientes com Linfoma é que nem todos os que são diagnosticados conseguem tratamento de última geração. Neste sentido, o Dr. Chiattone comenta que "é falta de ética médica não oferecer tratamentos mais modernos para os pacientes, sob a alegação de alto custo". Esforços estão sendo feitos pelas entidades da área médica, junto ao governo para disponibilizar medicamentos largamente usados na Europa e nos Estados Unidos e que aumentam as chances de cura. São remédios que, entre outros benefícios ao paciente, atingem somente as células cancerosas preservando as sadias...


Saiba mais sobre o linfoma

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.


Esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior freqüência entre 25 a 30 anos.


Os órgãos e tecidos que compõem o sistema linfático incluem linfonodos, timo, baço, amígdalas, medula óssea e tecidos linfáticos no intestino. A linfa, um líquido claro que banha estes tecidos, contém proteínas e células linfóides. Já os linfonodos (gânglios) são encontrados em todas as partes do corpo, principalmente no pescoço, virilha, axilas, pelve, abdome e tórax; produzem e armazenam leucócitos denominados linfócitos.


Fatores de risco do linfoma

Pessoas com sistema imune comprometido, como conseqüência de doenças genéticas hereditárias, infecção pelo HIV, uso de drogas imunossupressoras, têm risco um pouco maior de desenvolver a doença. Membros de famílias nas quais uma ou mais pessoas tiveram diagnóstico da doença também têm risco aumentado de desenvolvê-la, mas não se deve pensar que é certo de acontecer.


Sintomas do linfoma

A doença pode surgir em qualquer parte do corpo e os sintomas dependem da sua localização. Caso se desenvolva em linfonodos que estão próximos à pele, no pescoço, axilas e virilhas, os sintomas provavelmente incluirão a apresentação de linfonodos aumentados e indolores nestes locais. Se a doença ocorre na região do tórax, os sintomas podem ser de tosse, "falta de ar" (dispnéia) e dor torácica. E quando se apresenta na pelve e no abdome, os sintomas podem ser de plenitude e distensão abdominal. Outros sintomas incluem febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, e prurido ("coceira na pele").


CONQUISTE SEU EMPREGORN. Prefeitura de Encanto/RN está oferecendo 114 (cento e quatorze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 08/09 a 01 de outubro/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.000,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz está oferecendo 96 (noventa e seis) VAGAS para PESQUISADOR EM SAÚDE PÚBLICA, as inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro/10, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 8.459,87. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 244 - Semana: 35ª – Faltam: 121 dias;


 = "Olá Companheiro Hermes! Tudo bem? Ti desejo toda felicidade do mundo! Saúde, paz amor e grande harmonia familiar. Adorei a mensagem enviada (A Pedra – edição 361). Belíssima, você é muito especial, e por ser muito especial estou ti devolvendo! Abraço: Laécia". – Mais uma vez muitíssimo obrigado Companheira Laécia Cardoso, sua contribuição também engrandece nosso acervo. Saúde e paz;


 = Há 131 anos (31/08/1879) era instalado o Código Morse nas comunicações telegráficas entre Natal e Mossoró. O código Morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 224/2009 (de 20/06), relatamos os seguintes temas: Viúva é Indenizada por Erro Médico e Danos Morais; OAB Critica Lula e Sarney; Fundac Terá que Reativar Vantagens Pecuniária; Técnicos em Radiologia de Mossoró; Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira; FIQUE SABENDO: A Importância da Estruturação do Museu do Alho e da Cebola em Governador Dix-sept Rosado/RN;


 - Projeto de Orçamento prevê Salário Mínimo de R$ 538,15 em 2011. Bernardo diz que próximo governo pode aumentar o valor. FONTE: Globo.com, em 31/08/2010;


 - LADRÕES E CADEIA – O horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional. Por Davi Calisto Neto – Poeta Norteriograndense. FONTE: E-mail pessoal em 27/08/2010;


 - Hoje é Dia do Caixeiro Viajante e Dia do Professor de Educação Física. Amanhã (02) será Dia do Florista. Hoje é início da Semana da Pátria.


DEDICO esta edição ao caixeiro viajante, professores/ras de educação física, floristas e patriotas.


"Quem canta...

"O Céu do meu Brasil tem mais estrelas / O sol do meu país, mais esplendar / A mão de Deus abençoou / Em terras brasileiras vou plantar amor...". ("Eu Te Amo Meu Brasil". Composição: Dom - canta: Os Incríveis).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário