quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 372. Anexo: As Melhores Coisas da Vida

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 372 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Natal/RN, quarta-feira, 29 de setembro de 2010. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 272/365, Semana: 39/52 e faltam 93 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro, conta que: "A mulher falou ao médico: - Dr. Eu tou com umas coceiras aqui nas partes e já´passei de tudo que me ensinaram: alho, manjericão, coentro e outras folhas... . O Dr. Carlos Mesquita olhou sério para a paciente e falou: - Issso puro é bom imagine temperado!. (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Essa semana estaremos concluindo os detalhes para registrar o aniversário de 3 anos deste informativo. Já no sábado vindouro enviaremos o Folder Convite para vocês tomarem conhecimento e participar da nossa programação. Será no dia 16 de outubro no Sêbado, ao meio dia. Boa leitura nobre leitor/a.


GOLPES NA INTENETMedo de fraudes online cresce entre consumidores, diz estudo. A percepção do consumidor brasileiro em relação a fraudes online aumentou entre 2009 e 2010, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje no 2º Congresso sobre Crimes Eletrônicos, realizado em São Paulo. Se, no ano passado, 57% dos consumidores temiam fraudes online, neste ano o número passa para 64%.

"O ponto positivo é que a cautela vem se infiltrando entre a população. O negativo é que, na dúvida, a pessoa não compra online", disse o advogado Renato Opice Blum, que apresentou os resultados da pesquisa, feita com 1.095 pessoas durante o mês de agosto pela Federação de Comércio de São Paulo (Fecomércio).

O estudo também mostrou que o brasileiro adota mais soluções para proteger seu computador, para evitar a captação de senhas, fraudes ou invasão da máquina: passou de 76% no ano passado para 80% em 2010. Quatorze por cento dos respondentes disseram conhecer alguém que foi vítima de crime virtual, contra 11% no ano anterior. FONTE: www.endividado.com.br/.


TERESA BASTOS, PRESENTE! – NOTA CONLUTAS. É com muita tristeza que informamos a militantes, ativistas e amigos o falecimento da companheira Teresa


Regina Machado Bastos ocorrido na madrugada desta terça-feira (28), no Rio de Janeiro.


Teresa era militante desde meados da década de 80. Começou sua militância no movimento estudantil na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), organizando-se nos antigos Alicerce e Convergência Socialista. Depois que saiu da Universidade foi trabalhar no Unibanco. Em pouco tempo tornou-se uma das principais ativistas das famosas greves bancárias da segunda metade da década de 80. Em 1988 foi eleita diretora do Sindicato dos Bancários do RJ, onde coordenou a organização da categoria e as greves bancárias na zona sul da cidade.


Teresa foi fundadora do PSTU e militante da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT) até os últimos dias de sua vida. Acometida por esclerose múltipla, já não militava plenamente no último período. Mas estava sempre preocupada e informada da luta dos trabalhadores. Mesmo já padecendo de sua doença ajudou a fundar a Conlutas. Ainda foi de fundamental importância na construção do CONCLAT que fundou a CSP-Conlutas. Ela nunca deixou de acreditar na luta pelo socialismo.

Teresa era conhecida por sua sinceridade, preocupação e carinho com cada um que a rodeava. Era conhecida também por sua firmeza na defesa de suas idéias e de sua luta. Por sua perseverança.


A CSP-Conlutas se solidariza com o pesar dos camaradas militantes do PSTU pela perda desta valorosa companheira e solicita as entidades filiadas ou simpatizantes que divulgue esta nota.


Teresa Bastos era uma mulher, guerreira e socialista. Estará sempre conosco.


DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO – "Dia Latino-Americno de Luta pela Descriminalização do Aborto". O Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidades (GCS - DAN/PPGAS/UFRN) realizará nesta quarta-feira (29), debate sobre o Filme "À MARGEM DO CORPO" (Débora Diniz) para marcar o "Dia Latino-Americano de Luta pela Descriminalização do Aborto". Local: Sala C6 Setor II CCHLA/UFRN. Horário: 19:30 h, Debatedora: Joluzia Batista - Coletivo Leila Diniz/AMB, Organização: Rozeli Porto, Carlos Guilherme Valle e Elisete Schwade (DAN/PPGAS/UFRN). OBS: Destaque para exposição de banners do Coletivo Leila Diniz.


CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA TEM NOVO SECRETÁRIO – O escritor Francisco Martins Alves Neto foi designado para assumir o cargo de secretário das sessões do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte. O CEC-RN é um órgão consultivo que foi criado pelo Governador Monsenhor Walfredo Gurgel, em 4 de outubro de 1968.


As reuniões acontecem semanalmente, às 17 horas de terça-feira, em sua sede sito à Rua Mipibu, 443, Petrópolis, na Sala Onofre Lopes. A atribuição principal de Francisco Martins será redigir as atas das sessões e assessorar a secretaria geral do CEC-RN. Os conselheiros atuais são: Paulo de Tarso Correia de Melo, Dorian Gray Caldas, Francisco Fausto, Iaperi Araújo, Jurandyr Navarro, Diógenes da Cunha Lima, Crispiniano Neto, Enélio Lima Petrovick, Sonia Maria Fernandes Ferreira, Isaura Rosado, Vicente Serejo, Deífilo Gurgel, Pedro Vicente e Nelson Patriota.


BRONCA DO LEITOR (184) – Se o processo estatuinte era ilegal por que a FAD tomou parte nele durante todas as suas etapas, inclusive constituindo e enviando delegados? Como entendo que esta respeitada faculdade jamais tomaria parte em processos ilegais, acredito que a FAD só legitimou o processo porque o considerou perfeitamente legal. Do contrário temos aí uma grande contradição. José Ronaldo.


FIQUE SABENDO... "Carta Aberta do Fórum dos Diretores das Unidades Acadêmicas da UERN". Por comissão composta pelos professores Telma Gurgel, José Ronaldo e Emanuel Braz. (Fonte: e-mail pessoal, em 23/09/2010).

Na aprovação do novo estatuto, expressou o amadurecimento

 político, a convivência com a pluralidade de idéias.


Ao Magnífico Reitor da UERN


Prof. MILTON MARQUES DE MEDEIROS.

No último dia 17 de setembro, durante reunião do CONSUNI, fomos surpreendidos(as) pela liminar que suspendeu a continuidade do processo da Estatuinte de nossa Universidade.  Para além do desrespeito à autonomia universitária, a ação popular com caráter liminar deslegitima frontalmente o processo democrático que construímos durante mais de um ano de debates, deliberações e decisões coletivas da proposta para o novo Estatuto.


Vale destacar que esse momento reuniu o conjunto da comunidade universitária, com mais de 200 delegados(as) representantes dos três segmentos que compõem o corpo político acadêmico da UERN.


O resultado dos trabalhos, que culminou na aprovação do novo Estatuto, expressou o amadurecimento político, a convivência com a pluralidade de idéias e o respeito às diferentes posições que sintetizaram a UERN que sonhamos.


Durante o processo de Estatuinte, reafirmamos uma universidade pública, gratuita, democrática e autônoma, bem como seu papel acadêmico, político e social no Estado do Rio Grande do Norte.


Consideramos que o ajuizamento desta ação popular, que suspendeu a continuidade do processo de Estatuinte, questionando a decisão do CONSUNI em homologar o novo Estatuto, oriundo da Assembléia Estatuinte, desconsidera o espaço político de discussões como representação legítima dos anseios da Universidade, tentando com artifícios jurídicos, que ferem a autonomia da Universidade, inviabilizar o rico processo de construção coletiva.


Nesse sentido, em nome do Fórum dos Diretores, solicitamos que Vossa Magnificência, como dirigente máximo da UERN, seja protagonista da cassação da liminar que suspendeu o processo de construção da Estatuinte restituindo, imediatamente a autonomia  e democracia no interior da UERN.


Mossoró, 22 de setembro de 2010.


Prof. Emanuel Pereira Braz - Coordenador do Fórum dos Diretores da UERN.


CONQUISTE SEU EMPREGORN. O TRT, Tribunal Regional do Trabalho – 21ª Região está oferecendo 53 (cinqüenta e tres) VAGAS para ANALISTA e TÉCNICO JUDICIÁRIO, inscrições abertas até o dia 26 de outubro/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 6.611,39. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


CE – O HRC – Hospital Regional de Cariri/CE está oferecendo 994 (novecentas e noventa e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, as inscrições abertas até o dia 05 de outubro/10, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários de R$ 8.562,81. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Amigo Hermes. É como muito prazer que recebo, leio e repasso aos amigos o "democratizando e a coluna arrumadinho." Ainda não recebí a coluna postada mais, como sempre, leio todas em primeira mão. Obrigado, velho amigo. Edson Modesto". – Obrigado digo eu amigo Edson. Registro para o leitor que conheci o Edson na infância no Conjunto Walfredo Gurgel e ficamos sem contato por mais de 20 anos. Nos reencontramos na minha passagem por Natal em 2007 ocasião do meu tratamento de saúde. Por falar em saúde amigo, estou me cuidando e sempre bem. Graças a Deus e orações de amigos e amigas;


 = "Cabra Hermes, bom dia, se não fossem, editor e questionador, flamenguistas, a coisa estava melhor. De qualquer forma ai vai à resposta ao Gileno, sobre o PCCR da FUNDAC (edição 370): No Art 18, Paragrafo segundo, da Lei Complementar 361/08 consta que "o enquadramento... bem como o critério de tempo de serviço efetivo da cada servidor na FUNDAC... . Foi esse mecanismo proibitório, que impediu a incorporação de tempo de serviço anterior, mesmo que no serviço público. Foi má vontade e mesquinhez do gestor. A chance é a reestruturação do PCCR. E, vê se mudam, tem o timão ai liderando o campeonato, por que não? abraços Santino Arruda". – Bravo Santino Arruda, esclareço-lhe que sou ABC, Botafogo, Baraúnas e Corinthans. Daí o A-B-C legítimo. Agora, se existe a figura do "torcedor licenciado", sou o tal com relação ao "timão". Retorno ao posto quando o Ronaldo(dão) dé o fora do nosso ninho;


 = Há 09 anos (29/09/2001) o "AUTO DA LIBERDADE" era encenado pela primeira vez, de autoria do jornalista, poeta e escritor Joaquim Crispiniano Neto. A ópera popular foi dirigida por Fernando Bicudo com 2.000 participantes e todas as companhias teatrais da cidade, maçons, Atiradores do Tiro de Guerra e Polícia Montada.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 232/2009 (de 09/07) relatamos os seguintes temas: Inativos Federais; Paridade para 47 Gratificações; Senadores do RN apóiam a PEC dos Jornalistas; Pessoal do Tarará de Volta à Mossoró; Greve da EMATER – Reunião com o Governo é Novamente Adiada; Xadrez – Torneio Aberto; Sistema JMA Inova com Tv Universitária; Bronca do Leitor (67) – Itamiram Alves; FIQUE SABENDO: Itália Aprova lei que torno crime imigração ilegal;


 - STF condena deputado Tático (PTB-GO) a 7 anos em regime semiaberto mais multa, por sonegação de impostos. FONTE: Globo.com em 27/09/2010;


 - Tribunal Frances reconhece homicídio culposo em queda de Air France Rio Paris e abre caminho para indenizações. FONTE: Globo.com em 28/09/2010;


 - Hoje é Dia do Anunciante e Dia o Petróleo. Amanhã (30) será Dia da Secretária e Dia do Jornaleiro.


DEDICO esta edição aos anunciantes, petroleiros/ras, secretárias e jornaleiros/ras.

"Quem canta...

" Como vai, pergunta o pai, a filha querida / Ele quer saber como é que está sua vida / Ela diz que é muito feliz na vida que traz / Que trabalha como secretária da beira do cais...". ("Secretária da Beira do Cais". Composição: César Sampaio - canta: C, Sampaio).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário