terça-feira, 7 de setembro de 2010

DC - Coluna de Notícias 366. Anexo: Por favor, toque-me.


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 366 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 08 de setembro de 2010 (atualizações: 4ª e sábado).

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 251/365, Semana: 36/52 e faltam 114 dias para fim do ano.


"Causo democrático".

Mané Beradeiro, afirma: " Dois cão e um só osso, é danado para dá briga". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Ontem participamos de mais uma edição do Grito dos Excluídos, a de nº 16. Eu participo desse movimento desde o primeiro grito em 1995, quando fui às primeiras mobilizações na condição de dirigente sindical. O SINAI tem o compromisso estatutário de defender sua categoria, as classes sociais e as organizações populares. Tomamos gosto pela causa e fica difícil sermos taxado de não excluído porque temos família, moradia, lazer e o alimento diário. E os que não têm? Os que não podem gritar? E os que têm medo de gritar? Muitos dos que fazem e estão nos movimentos populares são cientes de que estão ali representando os verdadeiros excluídos da sociedade, excluídos da moradia, do alimento, do vestuário, do lazer, cidadania, etc e tal. Já se tentou organizar uma marcha para os desempregados, alguém foi? Lembro ao leitor que só fiquei ausente desta atividade nos anos de 2007/2008, mas acompanhei tudo lá de Natal. Boa leitura nobre leitor/a.


CAMINHADAS RÁPIDAS PODEM PREVENIR 10 MIL CADOS DE CÂNCER - Segundo dados recentes do The World Cancer Research Fund (WCRF), cerca de 10 mil casos de câncer1 de mama e intestino poderão ser prevenidos a cada ano no Reino Unido se as pessoas fizerem mais caminhadas rápidas. Qualquer atividade física moderada que acelere o coração2 e faça você respirar mais profundamente pode trazer os mesmos benefícios à saúde.


Os dados sugerem que 45 minutos ao dia de exercícios moderados podem prevenir cerca de 5.500 casos de câncer1 de mama, e que 30 minutos de atividades moderadas, pelo menos 5 dias na semana, podem evitar 4.600 casos de câncer1 de intestino ao ano.


A equipe do WRCF reforçou que o mais importante é o tempo total de atividade. Você não precisa exercitar-se direto durante 45 minutos ao dia para alcançar estes benefícios. Caminhadas curtas que acelerem o coração2 também são benéficas. A coordenadora, Dra. Rachel Thompson, disse que com pequenas mudanças na rotina diária é possível alcançar ganhos reais para a saúde. De acordo com o estudo, ainda que as atividades físicas não sejam realizadas diariamente, elas trazem melhorias. Fonte: The World Cancer Research Fund.


RÁDIO COMUNITÁRIA – SAI AVISO DE HABILITAÇÃOBrasília - O Ministério das Comunicações publicou na sexta-feira, 3 de setembro, no Diário Oficial da União, aviso de habilitação para que 249 localidades do país possam receber rádios comunitárias. O prazo de inscrição vai até 17 de outubro. Nesse intervalo, as associações comunitárias interessadas em prestar o serviço deverão se inscrever e encaminhar os documentos à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.


Podem se habilitar associações e fundações comunitárias legalmente constituídas, com sede na região onde pretendem prestar o serviço. As entidades também devem efetuar o pagamento de uma taxa de cadastramento de R$ 20,00. Os formulários necessários para o cadastro estão no site www.mc.gov.br, no item "Rádio Comunitária". A Coordenadora de Serviços de Radiodifusão Comunitária do ministério, Sibela Portella, explica que pode ser aprovada mais de uma rádio para uma determinada região, desde que haja a distância de 4 km entre as antenas. "Quando houver concorrência, o ministério pode propor uma associação entre as interessadas ou avaliar as manifestações de apoio apresentadas pelas comunidades, caso não se tenha um acordo", afirma Sibela Portella. FONTE: Ministério das Comunicações, www.mc.gov.br/.


PALESTRA SOBRE FUNDAÇÕES PRIVADASNo dia 09 de setembro, a ADUERN promove a palestra "O papel das fundações privadas dentro da Universidade Pública", que será ministrada por Francisco Miraglia Neto, professor da USP e 1º vice-presidente da Regional São Paulo do Andes-SN. De acordo com o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o objetivo da palestra é levar ao conhecimento dos docentes as questões acerca dessa temática tão importante no âmbito da Universidade Pública.

Para o professor Geraldo Carneiro, 2º tesoureiro da Regional Nordeste II do Andes-SN, esse evento se faz necessário porque, atualmente, na UERN, tenta se apresentar uma proposta de criação de uma fundação privada. Dessa forma, a palestra fará com que os professores possam se posicionar sobre a questão. Carneiro acredita que Francisco Miraglia trará a posição do Sindicato Nacional. "O Andes-SN é contra a presença das fundações privadas na Universidade Pública, já que entendemos que é papel do Estado o financiamento dessas instituições", esclarece o docente. A palestra será realizada no dia 09 de setembro, na sede da ADUERN em Mossoró, às 19h30.


QUARTETO EM CY – Na próxima sexta-feira mais uma edição do Projeto Seis & Meia, no palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A atração nacional é o Quarteto em Cy, originalmente formado pelas irmãs baianas: Cybele, Cylene, Cynara e Cyva com o apoio de Vinícius de Morais. Na atração local Simara Tamara. Sucessos, é uma excelente proposta para a boa música na terra da cultura.


FIQUE SABENDO... "Pátria e Plebiscito". Por Dom Demétrio Valentini* – Bispo de Jales/SP e Presidente da Cáritas Brasileira. (Fonte: Arimatéia Morais – PO, via e-mail pessoal).


Está marcado para a Semana da Pátria um plebiscito,

 sobre o limite da propriedade rural no Brasil.


A própria iniciativa levanta uma porção de perguntas. Isto é bom sinal. Pois a intenção é suscitar um questionamento, em torno de um assunto de indiscutível importância, como é a questão da terra no Brasil. O ponto de partida para um país elaborar sua identidade é a sua terra. Sem terra não há país. Disciplinar o uso da terra é uma tarefa patriótica de primeira grandeza! A questão da terra tem tudo a ver com a soberania nacional, e com destinação primordial da terra, que é a de produzir alimentos para a humanidade.


O plebiscito é proposto para a Semana da Pátria. Bem intencional, mesmo! Para dizer que a questão da terra é de interesse nacional. Nisto o plebiscito, como outros já acontecidos sobre a Dívida Externa e a Alca, segue a intuição do Grito dos Excluídos, colocado em 1996 pela CNBB em seu plano de pastoral, para ser realizado em cada ano na Semana da Pátria. Dá para dizer que o plebiscito deste ano serve de gesto concreto do Grito dos Excluídos, cuja realização ainda continua acontecendo pelo Brasil afora.


Outra questão, que volta com freqüência, se refere ao envolvimento da CNBB neste plebiscito. São diversas perguntas, pedindo respostas adequadas.


- Foi a CNBB que decidiu fazer este plebiscito?


- Não, não foi a CNBB quem decidiu! Esta questão não foi colocada em votação na sua recente assembleia, diferente, por exemplo, da decisão tomada em 1996 sobre o Grito dos Excluídos. Mas uma decisão como esta, de caráter típico de exercício da cidadania, para ser válida não necessariamente precisa ser de iniciativa da CNBB.


- Então este plebiscito não tem nada a ver com a Igreja?


- Tem, sim! Pois diversas vezes e de diversas maneiras a CNBB já manifestou sua preocupação com a questão da terra, inclusive dedicando a este assunto diversas sessões de estudo em sua última assembléia. Além disto, a realização do plebiscito sobre o limite da propriedade rural consta como uma das recomendações da última Campanha da Fraternidade. Sabemos muito bem como as campanhas da fraternidade são ótima oportunidade para a Igreja participar da sociedade, propondo assuntos que merecem a atenção de todos. Como este, por exemplo, da questão da propriedade da terra, com seus múltiplos desdobramentos.


- Quem está promovendo, então, este plebiscito?


- Foi inicialmente lançado pelo Fórum Nacional da Reforma Agrária, que agrupa mais de quarenta entidades, entre as quais estão alguns organismos e pastorais da Igreja, como por exemplo a Cáritas Brasileira e a Pastoral da Terra.


- Então, é para participar deste plebiscito, ou não?


- Quando se trata de livre exercício da cidadania, dá até para perguntar a pessoas de nossa confiança o que devemos fazer. Mas cabe a cada cidadão decidir o que faz ou deixa de fazer. O plebiscito é livre, participa quem quiser, e cada um vota como quiser.


- Quais as grandes questões levantadas por este plebiscito?


- São maiores do que as perguntas que o plebiscito faz. Quase todos os países do mundo estabelecem limite para a propriedade rural. Nos Estados Unidos, por exemplo, era de 76 hectares e passou para 36. Na Índia é de 03 hectares. A proposta levantada por este plebiscito seria de estabelecer como limite 35 "módulos fiscais", que variam de Estado para Estado, desde 05 a 110 hectares. Uma indicação clara de que a legislação sobre o limite de propriedade precisa levar em conta a grande diversidade regional, existente no Brasil em questão de tipo de terras e de seu uso racional


As perguntas do plebiscito só levantam timidamente a questão. Ninguém precisa se assustar, achando que este plebiscito vai colocar em risco a situação fundiária no país!


CONQUISTE SEU EMPREGOSE. O COREN, Conselho Regional de Enfermagem/SE está oferecendo 24 (vinte e quatro) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 19 de setembro/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.000,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A ABIN, Agência Brasileira de Inteligência, está oferecendo 80 (oitenta) VAGAS para OFICIAL E AGENTE DE INTELIGÊNCIA, as inscrições estão abertas no período de 13/09 a 04 de outubro/10, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários de R$ 10.216,12. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Querido Hermes, obrigada por me presentear com sua coluna de notícias, essa fonte importante de informação. Um abraço. Jane Oliveira - Fundac". – Valeu Jane, como é gratificante suas frases para a nossa caminhada;


 = "Grato pela atenção; a recíproca é verdadeira (A Pedra, edição 361). J. Neto". – Grande João Neto, bonita sua caminhada. Vejo-o todas as manhãs mostrando os caminhos para os que não podem enxergar com os olhos, mas vêm com o coração. Deus te abençoe amigo;


 = Há 88 anos (07/09/1922) realizava-se a primeira emissão de rádio oficial no país, com um discurso de Epitássio Pessoa – Presidente do Brasil durante a exposição comemorativa do Centenário da Independência do Rio de Janeiro.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 226/2009 (de 25/06), relatamos os seguintes temas: Olha a Bronca aí Gente! Novas Inspeções; Cacik Jonne; Espaço UERN; SECOM Convoca Associados; FIQUE SABENDO: 26 de Maio: Dia do Metrologista;


 - Receita Federal libera consulta ao 4º lote do IR amanhã (09). Serão beneficiados1.092.555 contribuintes. FONTE: Globo.com, em 06/09/2010;

 - FIM DE CARREIRA E ÚLTIMA TURNÊ – A despedida do grupo começa no Brasil e durará por uns três anos pelo mundo. O lendário grupo de rock Scorpions vai tocar na capital paraibana. A banda alemã, uma dos mais importantes do heavy-metal, será um dos destaques do Sun Rock Festival, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro no estádio Almeidão, em João Pessoa. O Scorpions encerra a primeira das duas noites do festival, no sábado;


 - De acordo com os dados disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rio Grande do Norte, até 31 de julho transposto, tem exatos 2.246.691 eleitores. Natal é o maior colégio com 524.497 eleitores, seguido de Mossoró com 159.030, Parnamirim: 96.406, São Gonçalo do Amarante: 60.087, Caicó: 43.855, Assu: 38.892, Currais Novos: 32.581, P. dos Ferros: 19.185, Areia Branca: 18.580 e Serra do Mel: 8.537 eleitores. O município de Viçosa, com 1.501 eleitores, é o menor colégio. FONTE: Blog do Herbert (www.doherbert.blogspot.com) em 06/08/2010;


 - Hoje é Dia Internacional da Alfabetização. Amanhã (09) será Dia da Velocidade e Dia do Administrador de Empresas.


DEDICO esta edição aos trabalhadores em alfabetização, administradores de empresas e velozes.

"Quem canta...


"E você ainda me pede para não correr assim / Meu bem eu não suporto mais você longe de mim / Por isso eu corro demais / Sofro demais, corro demais / Só prá te ver / Meu bem...". ("Por Isso Corro Demais". Composição: Roberto Carlos - canta: R. Carlos).

...os males espanta".


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário