sábado, 4 de setembro de 2010

DC - Coluna de Notícias - 365/Anexo: O Médico.

 


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 365 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 04 de setembro de 2010 (atualizações: 4ª e sábado).

Túnel do tempo = Ano: 2010, Dias: 247/360, Semana: 36/52 e faltam 118 dias para fim do ano.

 

"Causo democrático".

 

Mané Beradeiro, questionando: " Quem é mais porco? O porco ou o homem que come o porco?". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

Mossoró, após câmeras de segurança instaladas há pouco mais de um mês, sofre atentado de assalta a banco em pleno centro da cidade na última quarta-feira. Fiquei atento para saber a eficácia do novo sistema em apoio a (in)segurança da população, o assalto não houve êxito e não entendi porque. Mas a fuga foi um sucesso. Ouvi a autoridade dizendo que o carro utilizado foi identificado e recuperado porque tudo foi filmado e acompanhado. E os bandidos? Onde estão Boa leitura nobre leitor/a.

 

IMÓVEL COM DIREITO DE USUFRUTO NÃO PODE SER PENHORADONão pode incidir a penhora sobre imóvel no qual a devedora reside e detém o usufruto de metade do bem. A decisão foi tomada pelos ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao analisar um recurso em que o novo proprietário tentava receber aluguel da antiga dona, que tinha o direito a 50% do usufruto do imóvel. A votação foi unânime.

A recorrente e o marido eram proprietários de 50% de um imóvel na cidade de Piracicaba (SP). Essa metade do bem foi doada a outras duas pessoas, mas ela e o marido ficaram com o usufruto do imóvel (direito real transitório que concede ao titular o uso e o gozo de bem pertencente a terceiro durante certo tempo, sob certa condição, ou vitaliciamente). Por causa de uma dívida, o bem foi a leilão em 1994. Um comprador arrematou o imóvel, passando a ser o proprietário da integralidade do bem, mas a devedora continuou a ocupar o imóvel, do qual detém o usufruto de 50%.

 

No STJ, a recorrente sustenta que o direito de usufruto seria impenhorável por ser bem de família. Para o relator, ministro Sidnei Beneti, o Código Civil de 1916, vigente à época dos fatos, estabelecia que o direito de usufruto era inalienável, mas que seu exercício podia ser cedido a título oneroso ou gratuito. "Daí a construção jurisprudencial de que os frutos advindos dessa cessão podem ser penhorados, mas desde que tenham expressão econômica imediata", afirmou o relator. Como o imóvel encontra-se ocupado pela devedora, que nele reside, não produz frutos que possam ser penhorados. Por isso, ele concluiu ser incabível a penhora sobre o usufruto do imóvel ocupado pela recorrente. FONTE: STJ – Supremo Tribunal de Justiça, na base de dados do sitio: www.endividado.com.br, em 02/09/2010.

 

IPERN – PENSIONISTA É OBRIGADO A DEVOLVER R$ 88 MIL e tem obrigação suspensa e ainda recebe de volta R$ 13 mil reais. A Direção do SINAI vai cobrar do Governo do Estado todas as providências necessárias no sentido de esclarecer o fato ocorrido no pagamento de agosto/2010 do pensionista do IPERN, José Valter Fonseca. Segundo Santino Arruda, é de se estranhar ainda o fato de existirem milhares de processos pendentes para pagamento de pequenas dívidas, geradas desde o ano de 2007, que não foram pagas por falta de dotação orçamentária. "Como é que de repente pode ser pago a um único interessado um valor dessa monta?", questiona Santino.

 

Informações dão conta de que no ano de 2008, Valter Fonseca solicitou a revisão de seu benefício no IPERN. A revisão não lhe foi favorável. "Foi constatado que ele vinha recebendo mais do que o que lhe era devido e deveria devolver aproximadamente 88 mil e 500 reais", comenta Santino Arruda, presidente do SINAI. FONTE: www.sinairn.com.br/.

 

GOVERNO DECRETA PONTO FACULTATIVOO Governo do Estado decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas estaduais nesta segunda-feira (6) em virtude do feriado do Dia 7 de setembro, que este ano cai numa terça-feira. O decreto governamental será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (4). A medida vale para todos os órgãos da Administração Direta, Indireta, autarquias e fundações. À exceção fica para os serviços considerados essenciais, como de saúde e segurança, que não poderão sofrer interrupção. FONTE: Agência RN.

 

DE DENTRO PRA FORA – Mazola "Mazinho Viana" me liga para confirmar outros nomes além do Zé Ribamar, Escravo da Arte para o lançamento do espaço cultural denominado De Dentro Pra Fora, logo mais às 18h30min. A animação musical é por conta do Grupo Negatoin (nunca "Seu Antoin" como grafei na edição anterior) formado por Mazinho Viana, Marcondes, Raimundinho Viana e Regina Casaforte. O "De Dentro pra Fora acontecerá na Rua Benjamim Constant, bairro Doze Anos, bem próximo ao Supermercado Da Gente – Rede 10.

ATRAÇÕES MAIS: Maurílio Santos (cantor e compositor), Guido e Denilson (violinistas), Toinho do Mamolengo, Antônio Francisco (poeta), Nildo da Pedra Branca (repentista) e Genildo Costa (cantor e compositor).

 

BRONCA DO LEITOR (179) - O leitor Carlos Arruda agora que está descobrindo alguns detalhes da História do Brasil. Não é assim tão fácil ele provar tudo isso que disse (Bronca do leitor 177, edição 363). Pode estar registrado em alguns anais que conservam documentos secretos. Só existe um meio de trazer tudo isso à baila, porém pouco positivo. É através de um "habeas data". Mas ele fique tranquilo que dentre essas passagens existem outras que escaparam ao registro. Por exemplo, no movimento acirrado pela Proclamação da República, a Tropa da Cavalaria estava formada no Campo de Santana. Alguns dos componentes decidiram procurar o Marechal Deodoro da Fonseca, porque sabiam que se tratava de um forte adepto daquela postulação. Estava em casa, repousando, por estar acometido de um forte resfriado. Relutou, mas a turma conseguiu pô-lo na montaria de um cavalo possante. Indeciso, sem condição de combate, ficou parado na frente da tropa. O destino era o hoje Quartel General, nas proximidades da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Exitando em prosseguir, um dos cavaleiros, em tom de brincadeira, cutucou, com uma lança, a barriga do cavado que ele, Deodoro, montava. O equino desembestou e a turma gritava atrás: "Grita, proclamação...! Grita proclamação...!" O cavalo só parou no ponto pré estabelecido, e do Marechal teve que sair o apelo convertido em ordem: "Proclamação da República, já!" E assim foi proclamada a nossa República dos Trópicos. E lá está à frente, no Quadro produzido por Pedro Américo, como o principal coadjuvante da façanha. Vão desmentir Carlos Chagas da Tribuna de Imprensa. Eu, não! Tenho outra de D. Pedro II, quando proclamou a independência, no famoso Riacho Iperanga. Depois eu conto. Forte Abraço, Grande Hermes. Seu Amigo Diniz.

 

FIQUE SABENDO... "Dia do Serventuário – 04 de Setembro". (Fonte: www.bicodocorvo.com.br).

 

Você provavelmente não sabia,

mas 04/09 é Dia do Serventuário.

 

Você provavelmente não sabia, mas hoje é o dia do serventuário. Agora vem a principal pergunta (pelo menos a mais educada delas…): o que é um serventuário!? São os suplentes ou substitutos. Lembra na época da escola quando a professora tinha que faltar por algum tempo, numa licença médica ou coisa parecida? Sempre vinha um professor substituto para acabar com a alegria da garotada. Bem, esse era o coitado do serventuário, que pegava o bonde andando e ainda tinha que aguentar o mau humor da molecada.

 

Muito polemico é o fato de uma escola contar ou não com o tão requisitado professor substituto, pois os professores nomeados para exercerem o cargo fazem tanta questão de ter um colega que possa desempenhar suas funções quando precisa faltar como a escola também acha fundamental ter quem preencha os horários dos que faltam para que as crianças não fiquem ociosas e muitas vezes fazendo o que não deve. Na realidade os professores substitutos têm que ter uma grande abnegação para fazerem o que se propõem, pois sempre trabalham mais do que qualquer outro professor, mesmo que estes sejam os responsáveis pela classe. O professor substituto nada mais é do que a tropa de elite de uma escola que sempre é solicitada independente da disciplina ou do conteúdo que está sendo desenvolvido.

 

ESCOLA

 

Se você está enfrentando uma situação difícil e não sabe como sair da crise mundial, é preciso repensar toda a situação, mas antes pare de reclamar da vida e procure saber como é o dia a dia de um professor substituto e então vai ter uma idéia melhor do que é uma situação difícil. Para a escola em particular e para os professores de carreira é muito bom que as escolas possam contar com o professor substituto, porém no Brasil nada funciona exatamente como deveria pois estes professores deveriam existir sim , porém sendo um para cada disciplina senão vejamos o que acontece; se o professor substituto tem formação em matemática, não interessa a escola, qual seja a sua formação, ele vai substituir o professor de inglês, de português ou de qualquer outra disciplina que falte no dia e ainda em qualquer turma seja que série for.

 

EDUCAÇÃO

 

Atualmente as escolas parecem estar muito voltadas para a educação das crianças, porém muitas coisas deveriam ser revistas, pois não é por ter um professor substituto que faça com que os dias letivos cheguem certinhos no fim do ano que tudo está como deveria, pois educação é muito mais do que simplesmente não ter aulas vagas. Apesar do medo do desemprego com a crise, muitos professores hoje estão desistindo da profissão e procurando ganhar dinheiro em casa trabalhando na internet, o que é uma alternativa bastante viável diante dos baixos salários que são pagos tanto para os professores titulares da classe como para os professores substitutos que mais trabalham.

 

CONQUISTE SEU EMPREGORN. Prefeitura de Santa Cruz/RN está oferecendo 09 (nove) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 20/09 a 03 de outubro/2010, escolaridade exigida: 1º e 2º graus. Salários até R$ 638,00. Maiores informações e Edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

NACIONAL – A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz está oferecendo 266 (duzentas e sessenta e seis) VAGAS para TECNOLOGISTA EM SAÚDE PÚBLICA, as inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro/10, escolaridade exigida: Superior. Salários de R$ 7.555,83. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

 = "Bom dia pricípe Hermes, fraternalmente, meu abraço. Grato pelo registro da I FESTA BRASILEIRA DO TURISO E DOS DESTAQUES DO RIO GRANDE DO NORTE (edição 359) e me coloco ao seu dispor para quaisquer eventualidades, mormente no seguimento turístico. Liszt Madruga (Aprendiz de praticante de jornalismo...)". – Disponha, sempre, nobre jornalista Liszt Madruga;

 

 = "Olá, bom dia Camarada Hermes. Desde já agradeço a colaboração pela divulgação no seu conceituado Blog. A Banda Retrovisor é formado por: Marcílio Maia (Vocal), Sebastião Neto (Guitarra Solo), Breno (Guitarra Base), Neto Caxete (Baixo) e Matuzael Aires (Bateria). Temos a participação especial de Clevim (Guitarra Solo). Matuzael Aires". – Disponha irmão Pepel, me interessei muito em assisti-los mais não foi possível. Outras oportunidade virão e você abonará essa falta. Sucessos amigos;

 

 = Há 160 anos (04/09/1850) foi criada a Lei Eusébio de Queirós – Ministro da Justiça (1848-1852), neste cargo, foi autor de uma das mais importantes lei do império, que reprimia o tráfico negreiro e estabelecia sua posterior extinção.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

 - Memória: Na edição no 225/2009 (de 23/06), relatamos os seguintes temas: Restaurante Indenizará Empregada por Queimaduras; FIQUE SABENDO: Jornalista: uma batalha perdida e uma guerra por travar;

 

 - Taxa de homicídio no país cresceu 32% entre 1992 e 2007 para 25,4% a cada 100 mil habitantes. Diz IBGE. FONTE: Globo.com, em 01/09/2010;

 

 - SINDICATO – Hoje em dia o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) possui nos seus quadros um número de associados que é igual a 3.600 sócios. Destes, 60% são professores da rede municipal. FONTE: Coluna Emery Costa (www.omossoroense.combr) em 23/08/2010;

 

 - Hoje é Dia da Lei Eusébio de Queiroz e Dia do Serventuário. Amanhã (05) será Dia da Juventude.

 

DEDICO esta edição aos serventuários e toda a juventude brasileira.

 

"Quem canta...

"Nossa linda juventude / Página de um livro bom / Canta que quero cais e calor / Claro como o sol raiou / Claro como o sol raiou...". ("Linda Juventude". Composição: Flavio Venturini e Márcio Borges - canta: 14 Bis).

...os males espanta".

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e franciscomartinsescritor.blogspot.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário