sexta-feira, 25 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 345 (Anexo: Para Ser Feliz).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 345 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 26 de junho de 2010 (atualizado às 00h).

"Causo democrático".

"Mané Beradeiro conta: Adágios populares – Marido é igual a menstruação, se não chega preocupa, quando chega incomoda". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados(as) Amigos(as):

Chegando, novamente, vários e-mails (o mesmíssimo) sobre o consolidado 13º Salário com o título "Fim do 13º Salário". Peço licença aos antigos leitores para reenviar a edição com o assunto já publicado neste veículo em 10/04/2008. Vale salientar que eu mesmo pesquisei, à época, e confiram tudo na edição 57 também anexa. Coincidentemente, a edição 57 registra meu primeiro reencontro com Nilo Santos, falecido na última quarta-feira (23), após meu retorno à Mossoró naquele ano. Boa leitura.

SERVIDORES DO DETRAN/RN APROVAM INDICATIVO DE GREVEEm Assembléia realizada no último dia 22, a categoria deliberou dois pontos: 1) Indicar GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir das 08h do dia 1º de julho; 2) Procurar a Direção Geral do Detran/RN para discutir pendências, inclusive, tentar um entendimento que evite a consolidação do processo grevista. Afirma Geinisa Sarmento – Secretária Geraldo SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN.

PCCR DA EMATER SERÁ ENCAMINHA A ALNosso repórter por uma edição de hoje é o Companheiro Neilton Fontes, esse informe ele nos passou na noite de quinta-feira (24): "Olá Colegas, boa noite. Terminou há pouco a reunião a equipe do Governo, apesar de o Governador não estar presente, o Chefe de Gabinete, informou que o Governo aprovou o projeto do PCCR da Emater (e de outros também) e encaminhará a AL na segunda-feira dia 28. Sendo que no projeto encaminhado pela SEARH, a única coisa que não mudou, da proposta original, foi o percentual de Adicional de Interiorização.Além de ter duas cláusulas muito "complicadas" para não dizer ruins: subordina à LRF e Legislação Eleitoral. A partir da vigência da Lei Complementar o servidor terá 120 dias para optar pelo enquadramento no novo PCCR, quem não optar, permanece nas condições em que se encontram. Espero que no dia 29 esta Lei esteja disponível DOE para melhor avaliá-la. Fiquem todos com Jesus! Neilton Fontes".

3º "ARRAIÁ DANCE DIREITO" – A Faculdade de Direito da UERN e o Centro Acadêmico Rui Barbosa promovem mais um arraiá com alunos, funcionários e professores. Tudo prontinho para a noite de quarta-feira (30), terá sorteio de um balaio e a animação forrozeira é por conta do Forró Danado. Vamos lá gente, a partir das 20h30min no pátio da faculdade – Campus Central.

NILO SANTOS ATUALIZA SEU BLOG PELA ÚLTIMA VEZ EM 17/06 com as seguintes manchetes: "Forró retorna hoje ao Cidade Junina" e, "Cantora Joanna é Cidadã Mossoroense". Descanse em paz amigo... até o nosso novo reencontro assim Deus permita.

DEMOCRATIZANDO O CINEMA: "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" será exibido pelo Cine Clube Mossoró às 19h30min de hoje. Após a exibição do filme há uma discussão sobre o mesmo, com os telespectadores, e troca de informações sobre diversos assuntos que surgem no decorrer do debate. É imprescindível destacar que a sessão é gratuita e acontece no Hotel Villa Oeste, Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia.

Um filme pode ser lido de maneiras variadas. Bons filmes podem ser lidos de maneiras infinitas. "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" parece se encaixar mais na segunda categoria. A sua fotografia é excepcional e potencializa os temas discutidos e levantados pela película. O roteiro do genial Charlie Kauffman é um retalho bem resolvido sobre personagens profundamente humanos, sofredores, reais, homens e mulheres de carne, osso, memória e esquecimento.

BRONCA DO LEITOR (164)Meu Caro Companheiro Hermes Oliveira, depois de ter sido aprovada pelo Congresso Nacional, sancionada pelo Presidente da República e confirmada pelo TSE a sua aplicabilidade já para a próxima eleição (não sou jurista, mas, é o que afirmam os estudiosos dessa área do conhecimento), a Lei que fica popularmente conhecida como Ficha Limpa, é sem sombra de dúvidas mais uma vitória, da sociedade, pois a Lei é fruto de mais uma iniciativa popular. Digo isto porque a Lei n. 9840 de 29 de setembro de 1999, que tem como princípio o combate a corrupção eleitoral, foi o primeiro Projeto de Lei de iniciativa popular depois da promulgação da Constituição de 1988. Diante deste feito me desperta a curiosidade e me faz lembrar e até perguntar a quem de direito possa responder, em que estágio está o processo do caso denominado de "Sal Grosso" em que foram citados vários vereadores da legislação próximo-passada, da Câmara Municipal de Mossoró. Mário Ilo Garcia.

FIQUE SABENDO... "Nem Mulheres de Malandro, Nem Patricinha, Nenhuma Mulher quer ser Rotulada ou Chutada". Por *Lúcia Irene Reali Lemos (FONTE: Mário Ilo, via e-mail pessoal).

"Liberdade é pouco, o que queremos ainda não tem nome. Clarice Lispector".

Como na música, "todo dia a cidade vem e nos desafia..." e é assim mesmo, todos os dias somos provocadas em nossa dignidade e não é de hoje as lutas dos movimentos e das organizações ligadas ao combate da violência contra as mulheres. Constantemente enfrentamos "ferrenhas" batalhas contra as campanhas publicitárias que utilizam a imagem da mulher em seus produtos e as oferecem como objeto de consumo. A coisificação tá escancarada e o desrespeito cada vez maior.

Esta semana fomos surpreendidas com a deplorável declaração de um desportista, jogador de futebol da Seleção Brasileira, Felipe Melo, ao falar sobre a sua insatisfação com a Jabulani, a bola oficial da Copa do Mundo: "A outra bola é igual a mulher de malandro: você chuta e ela continua ali. Essa de agora é igual a uma patricinha, que não quer ser chutada de jeito nenhum". O que nos leva a várias interpretações podendo entender que tanto a "mulher de malandro", como "a patricinha", (sem contar a ofensa dos rótulos) mesmo as duas não querendo, serão vítimas de violência, a diferença é que uma é agredida e se cala e a outra mesmo resistindo e reclamando será agredida também.

O fato é: a famigerada declaração vem carregada de machismo e nas entrelinhas revela a cultura de violência "velada" que existe no "mundo das personalidades" (o que não é nenhuma novidade pra nós), nos levando a uma reflexão sobre a postura do referido e o quanto isso nos transtorna.

Por ironia do destino, esta é a declaração de um homem que leva a imagem do Brasil gravada em suas vestimentas e em nossas bandeiras (sua atitude, retrata o triste perfil da violência contra as mulheres brasileiras) e foi feita na África do Sul, coincidentemente no país cujo Presidente da Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano, Julius Malema, foi levado ao tribunal por empregar um discurso baseado no ódio contra as mulheres. País que segundo estudo efetuado em 2009 pelo Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul revelou que um em cada quatro homens entrevistados admitiu ter violentado uma mulher, o índice mais elevado de todo o mundo.

Ora, ora, o referido foi "infeliz" na sua declaração e talvez desconheça o peso de ser mulher em um país cujo continente quase que na sua totalidade é marcado pela desigualdade, pelo machismo e pela violência.

Pesquisas apontam que a África do Sul possui altos índices de violência sexual – cerca de 150 mulheres são violadas diariamente, segundo os dados do Instituto Sul-Africano para Relações Raciais. Sem contar que é muito comum o estupro coletivo (1/4 dos casos envolve mais de um abusador). A estimativa é de que ocorra um abuso sexual a cada 26 segundos. Segundo a Simelela, ONG criada em 2003 para dar apoio às vítimas de abuso sexual na área que abriga entre um milhão e dois milhões de pessoas, 41% das mulheres que sofrem violação têm menos de 14 anos. Só na região da Cidade do Cabo, cerca de 10% deles admitiram ter feito com jovens menores de 10 anos De acordo com os registros da organização, a vítima mais nova tinha um ano, e a mais velha, 76.

Um Continente onde os papéis de gênero são radicalmente definidos e impostos; onde a masculinidade é associada a perversidade, a honra ou domínio sobre as mulheres; onde a punição de mulheres e crianças é aceita; onde a violência é o padrão para resolver conflitos, onde as mulheres são consideradas seres inferiores, como em Serra Leoa que, em tempo de guerra civil, faz com que as tropas rebeldes cometam a barbárie de forçar as mulheres à escravidão sexual. Em Uganda, onde a lei reconhece ao homem o direito de bater na mulher. Onde é praticada a mutilação genital em meninas consistindo na extirpação parcial ou total dos órgãos genitais, práticas estas, comuns em 28 países africanos. Onde é "cultural" os casamentos precoces das meninas na média com 11 anos de idade, o que limita a estas meninas qualquer oportunidade de ter uma vida normal de uma criança com direitos de criança.

"Nós pedimos com insistência: nunca digam "isso é natural". Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa época em que reina a confusão. Em que corre sangue. Em que se ordena a desordem.Em que o arbítrio tem forças de lei. Em que a humanidade se desumaniza. Nunca digam: "isso é natural". Estranhem o que não for estranho.Tomem por inexplicável o habitual. Sintam-se perplexos ante o cotidiano.Tratem de achar um remédio para o abuso. mas não se esqueçam de que o abuso é sempre a regra. Desconfie do mais trivial, na aparência singelo. Examine o que parece habitual.Suplicamos expressamente: não aceite. O que é de habito, como coisa natural.Pois em tempo da desordem sangrenta. De confusão organizada.De arbitrariedade consciente.De humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar. (Bertold Brecht).

Lamentavelmente, várias culturas ainda aceitam, aprovam ou mesmo justificam as diversas atrocidades que são cometidas contra as mulheres, sendo essas atitudes, fruto da desigualdade estrutural e de normas de conduta distorcidas e rígidas a respeito dos diferenciados papéis que homens e mulheres devem desempenhar na sociedade. É urgente que busquemos cada vez mais ações para se banir as crenças da superioridade masculina onde a idéia de virilidade está associada a dominação e a de feminilidade se vincula a imagem preconcebida de submissão, se assim não agirmos estaremos fundamentando e consolidando relações violentas de gênero.

Como não nos indignarmos Felipe Melo? Quando você reproduz um discurso machista-sexista brasileiro, mas que não é diferente dos discursos do resto do mundo. A violência contra as mulheres e crianças ocorre em todos os países, em todos os grupos sociais, culturais, religiosos e econômicos, ou seja, a violência contra a mulher não respeita fronteiras geográficas, nem classe social, raça, religião ou idade.

Mudar o comportamento e as atitudes das pessoas exige um compromisso permanente de conscientização e de denuncia em relação à violência contra as mulheres e a todas as formas de opressão, pois se configuram em violação explícita dos direitos humanos e estas são inaceitáveis.

É Felipe, infelizmente VOCÊ PISOU NA JABULANI, E MARCOU GOL CONTRA. ESPEITO É BOM e TODAS NÓS O EXIGIMOS!

*Lucia Irene Reali Lemos, acadêmica de Administração Legislativa, assessora parlamentar e integrante do Coletivo Estadual de Mulheres do PT do Rio Grande do Sul.

**********REGISTROS**********

  = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 177 - Semana: 26ª – Faltam: 188 dias;

  = "Amigo Hermes. Tenho uma proposta para você. Ei-la: que tal na sua coluna você colocar pequenos causos escritos por Mané Beradeiro? Desta forma você passaria a ser um colaborador do meu projeto MOMENTO DO LIVRO e eu, em contrapartida anunciaria sua coluna em todos os recantos que for contar histórias e fazer apresentação de Mané. Pense e diga-me algo. Bom domingo, abraços de Chico Martim, como disse você". – Taí uma proposta decente! Vá mandando os causos que publico enquanto penso no seu caso, ou causo, que trocadalho do carilho, que cousa!!! Sr. Francisco Martins, obrigado pela lembrança e nota no seu blog Momento do Livro;

  = "Meu caro Hermes, boa tarde! Agradeço a divulgação (edição 341) das comemorações da Semana Nacional em nosso Estado e informo que infelizmente o citado site está com problemas técnicos e por isso não está apresentando as informações, os interessados também podem enviar um e-mail para conen@rn.gov.br ou ligar para 3232-7889, a fim de receber cópia da programação. Abraços do seu primo Vantuil". – Sempre às ordens venerável primo Vantuil Carvalho;

**********PANO RÁPIDO**********

  - Memória: Na edição no 205/2009 (de 16/04), relatamos sobre os seguintes temas: Carteira do Torcedor Vai Banir Torcedor Violento; Inoperante; Programa "A Luz" Ganha Mais Espaço na TCM; Democratizando o Cinema; Projeto Seis e Meia; FIQUE SABENDO: Carta Aberta a Imprensa e a Toda a Comunidade Mossoroense – Em Defesa da Escola Estadual Jerônimo Rosado;

  - Força Nacional ajuda a combater saques e resgata vítimas em Alagoas e Pernambuco. Militares já estão nos estados desde quinta-feira. FONTE: Globo.com, 24/06/2010;

  - Hoje é Dia Internacional Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas. Amanhã (27) será Dia Nacional do Progresso.

"Quem canta...

"Eu disse: Não! Não! Não! Não! Eu já parei de fumar / Cansei de acordar pelo chão / Muito obrigado! / Eu já estou calejado / Não quero mais andar na contramão...". (Não Quero Mais Andar na Contramão. Composição: Hoy Axton - Versão de No No Song - Canta: Raul Seixas).

...os males espanta".

DEDICO esta edição agentes de combate às drogas em geral e ao progresso.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com, www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net e www.franciscomartinsescritor.blogspot.com.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador na Regional no Médio Oeste do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário