terça-feira, 15 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 342 (Anexo: Acordar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 342 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 16 de junho de 2010 (atualizado às 0:00h).

Estimados(as) Amigos(as):

OZIRES XAVIER LEITE? PRESENTE!!!!!, Amanhã (17) é dia dos familiares e amigos rezarem pela alma do nosso sempre e querido Companheiro Ozires. Ex-dirigente do SINTTEL/RN – Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do RN, Ozires elevou-se aos céus em 17/05/2010 e a missa de 30º Dia será celebrada às 18h no Instituto Sonho Colorido, situado à Br 110 – Bairro Costa e Silva. À Aldezira e filhos depositamos nossa fé pela superação da dor, e dizer-lhes que Deus precisou de suas ações e ele foi ao encontro do Pai.

A LEI DA FICHA LIMPA poderá ser aplicada para as eleições deste ano. Com essa opinião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou os representantes da Justiça Eleitoral, nos estados, para cumprirem a execução da primeira lei de iniciativa popular, na história política do Brasil. A Lei Complementar 135/10 altera a Lei das Inelegibilidades, que também é uma Lei Complementar, de nº 64/90. Os candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Também amplia os prazos de inelegibilidade de três para oitos anos. A decisão recebeu voto favorável de seis ministros.

Nossa Constituição, no artigo 5º, inc. LVII, estabelece uma das mais caras garantias dos indivíduos contra o despotismo: que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", fixando explicitamente o princípio da presunção de não-culpabilidade entre os direitos fundamentais. De qualquer forma, alguém que seja impugnado poderá procurar esses direitos junto ao STF. Claro que perderá tempo e poderá ser fatal para seu projeto político. Terá de começar a se defender em nível regional, para depois acionar os tribunais superiores. Mesmo que o PL seja considerado inconstitucional, terá aberto caminho para outras medidas moralizadoras. FONTE: Jornal O Mossoroense, Opinião, por Laíre Rosado, em 13/06/2010.

DEPÓSITOS JUDICIAIS - SINAI AGUARDA RECLAMANTES – O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN avisa aos servidores da ex-CIDA/Datanorte (Proc. 02-0111/91) e ex-FASP/Fundac (Proc. 03-0321/92) que, ainda não receberam créditos trabalhistas (dos processos citados), para procurarem o SINAI a fim de receberem orientação e a liberação do dinheiro na TRT – Tribunal Regional do Trabalho. "São mais de 130 trabalhadores, destas empresas, que na maioria deles encontram-se aposentados e até faleceram. Neste último caso, é preciso a família apresentar o óbito e a certidão dos herdeiros pela previdência para a devida habilitação nas varas do trabalho", afirma Nilson Bezerra – Departamento Jurídico do sindicato. Maiores informações: (84) 3206-1899 em Natal e 3321-1271 em Mossoró.

BRONCA DO LEITOR (162)Meu caro Hermes, eu me associo a sua indignação (edição 341). É interessante que alguém diga para as pessoas que habitam essa casa, que um simples gotejamento em uma torneira desperdiça 46 litros d'água por dia. Imagine o sangramento de um reservatório durante o decorrer de um dia! Tenho absoluta certeza de que nesta unidade consumidora não existe a instalação de hidrômetro. A CAERN afirma que não há condição de se colocar esse dispositivo de medição de consumo em todas as residências porque o aparelho custa caro e a Empresa não dispõe de recursos para esse fim. A estatal bem que poderia comprar torneiras bóias, e instalar em todas as casas que não têm hidrômetros. Além de ser um acessório de baixo custo, a empresa ainda poderia cobrar do consumidor, ou lhe dar a opção de tomar a iniciativa por conta própria, sendo que para isso deveria ser estipulado um prazo. Mário Ilo.

FIQUE SABENDO... "A Direção do SINAI vem exercendo uma enorme carga de trabalho". Por Santino Arruda – Presidente do SINAI. FONTE: e-mail pessoal.

"Quem participou da Assembléia sabe que nós anunciamos a pauta, e pedimos a

quem fosse candidato que se apresentasse ou apresentasse sua chapa".

Perfeito, companheira Ana. Ocorre que, nesse período, a Direção do SINAI vem exercendo enorme carga de trabalho, tanto por conta das demandas normais, da campanha salarial da categoria, negociações que não andam, reuniões que não ocorrem, e muita perda de tempo, como por conta da mudança de Direção, que acaba trazendo novas demandas e, o tempo não para.

Por isso que, em alguns momentos, se quer temos condição de falar, ao telefone. É preciso entender tudo isso. Essa foi a razão pela qual não fizemos uma resposta melhor trabalhada, o que tentaremos agora.

Que a critica é sempre bem vinda, não há dúvida. Daqui, jamais saíram criticas à critica. Aquele que não quer ser criticado em suas ações políticas, não deve se submeter aos processos eleitorais, mesmo no âmbito sindical.

Quanto a critica da qual falamos, não procede, no nível falado, embora reconhecemos não ter sido, a dita Assembléia, bem divulgada. Nós acabávamos de sair de uma eleição com enorme grau de stress, uma carga de trabalho excessiva, inclusive por que fazíamos a eleição e a campanha salarial da categoria sem intervalo de tempo.

Apesar disso, a Assembléia de retirada de delegados para o CONCLAT teve a divulgação no sítio do SINAI a partir do dia 3 de maio, pois era a regra para aquela Assembléia, além do sítio do próprio congresso, sendo sua divulgação de cunho nacional, para que não só os interessados diretos, mais também outros interessados de fora da categoria tivesse a chance de, dela participar.

Não é costume de este Sindicato fazer Assembléias sem fazer a competente divulgação. A informação não tem procedência. Nós não fazemos política sindical com fins escusos, jamais. E, quem participou da Assembléia sabe que nós anunciamos a pauta, e pedimos a quem fosse candidato que se apresentasse ou apresentasse sua chapa e, anunciamos que apresentaríamos uma chapa, depois de se tentar uma chapa única com os companheiros da oposição, que desejavam uma chapa de composição, talvez temendo mais um embate na categoria.

Na sequência, nós anunciamos os nomes da nossa chapa, que eram 9. Os companheiros de oposição apresentaram outra chapa. Lembro-me bem que, registradas as duas chapas, dirigi-me a mesa e perguntei se não haveria mais nenhuma chapa a se inscrever.

Diante da negativa, passou-se a leitura dos nomes de cada chapa. Fomos, então, interpelados pelo companheiro Genilson, pedindo para fazer constar seu nome em nossa chapa, ao que respondi não ser possível, pois esta já estava completa para concorrer.

No processo de votação, alguns companheiros, da plenária, solicitaram a mesa que fossem registrados em nossa chapa. Inadvertidamente, a secretaria da mesa, conduzida pelo companheiro Nilson os acrescentou. Pela proporcionalidade dos votos, nossa chapa teve direito a 6 delegados e a chapa de oposição, 3.

Como os companheiros de oposição desejavam fazer outra discussão naquele ambiente, com seu pessoal, nós cedemos o espaço e, nos dirigimos ao Sindicato para dentre os inscritos em nossa chapa, retirar os 6 a que tínhamos direito.

Na sede do Sindicato, foi feito uma votação, pelos presentes, que eram 11 pessoas, dentre os que foram votados na Assembléia, tendo sido retirado os 6 delegados e 5 suplentes.

Esse foi o processo, usou-se metodologia corriqueira, sempre de comum acordo, nada mais. É a resposta. Um grande abraço e, a luta continua, sempre. Santino Arruda.

Nota: O texto, acima, está relacionado ao artigo "Sinto-me na obrigação de alguns esclarecimentos", escrito por Ana Lucas e publicado no quadro Fique Sabendo... na edição 340.

CONQUISTE SEU EMPREGOAL, A Prefeitura Municipal de Belo Monte/AL está oferecendo 36 (trinta e seis) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09 de julho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PI – A Prefeitura Municipal de Várzea Grande/PI está oferecendo 14 (quatorze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 21 de junho/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.500,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

  = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 167 - Semana: 23ª – Faltam: 198 dias;

  = "Caro Amigo Hermes. Em primeiro lugar a sua, em segundo, a nossa saúde. Tenho, por diversas vezes, comparecido ao "BRONCA DO LEITOR". CONSIDERO muito importante este espaço aberto àqueles que desejam expressar ponto-de-vista. Reconheço que, em algumas investidas, extrapolo o limite do razoável. Certeza tenho de que você aceita meu pensamento porque, de há muito, vem "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO". Também acredito que, quando a minha opinião ultrapassar a filosofia da "Coluna de Notícias", será incontestemente censurada, o que aceito de bom grado. Democracia foi institucionalizada para isto. É aquele princípio consignado nas Epístolas: "Na urbe, homens que se respeitam; na selva, animais que se devoram". Infelizmente, a tendência, hoje, é a inversão dos valores. Não entre nós outros, evidentemente. E sim, entre aqueles que se dispõem a adotar o "santo p'ra si e diabo p'ros outros.". TENHA UM BOM FINAL DE SEMANA. ABS. D I N I Z". – Mestre Diniz, recorro à Rita Lee, rainha do rock brasileiro, para completar o seu depoimento afirmando que "enquanto estou vivo e cheio de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz". Este é o professor José Santos Diniz, professor emérito da UERN/Faculdade de Direito, cheio de graça e saúde;

  = "Recebo mais um exemplar da publicação humorística O Jabá que é produzido e editado pelo nosso querido amigo Villa Bela Praxedes. O jornal conta com elenco respeitado como o ex-deputado Antônio Capistrano, o sindicalista Hermes Oliveira, Xavier Araújo e Ítalo Praxedes". – Colho esta nota na Coluna Penso Logo..., por Luiz Juetê – Jornal Gazeta do Oeste, 11/06/10.Obrigado amigo Juetê, pela força, bênçãos e saúde a você e familiares;

  = Há 365 anos (16/06/1645) acontecia à matança no Engenho de Cunhaú, RN, feita por índios partidários dos holandeses a mando de Jacób Rabbi. Morrem 70 pessoas entre elas o Pe. André Soveral.

**********PANO RÁPIDO**********

  - Memória: Na edição no 202/2009 (de 09/04), relatamos sobre os seguintes temas: Balanço Financeiro; SINDIFRANCA – Suspensão de Contribuição; Bronca do Leitor (43) – Salomão de Andrade Nunes; FIQUE SABENDO: Conjuntivite – É a Inflamação da Conjuntiva;

  - Ficha limpa vale para eleições de 2010, decide TSE. Lei impede candidatura de condenados por decisão colegiada. FONTE: Globo.com, em 10/06/2010;

  - Conselho de Segurança da ONU aprova novas sanções contra o Irã, com aperto financeiro e maior embargo de armas. FONTE: Globo.com, 09/06/2010;

  - Hoje é Dia da Unidade Nacional. Amanhã (17) será Dia da Unidade alemã e Dia do Funcionário Público Aposentado.

"Quem canta...

" Ora bolas, não me amole / Com esse papo, de emprego / Não está vendo, não estou nessa / O que eu quero? / Sossego, eu quero sossego...". (Sossego. Composição: Tim Maia - Canta: T. Maia).

...os males espanta".

DEDICO esta edição aos/as funcionários/as públicos/as aposentados.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário