sábado, 5 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 339 (Anexo: O Sal e a Dor).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 339 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 05 de junho de 2010 (atualizado às 06h).

 

Estimados(as) Amigos(as):

 

Estamos numa nova fase da Campanha Salarial 2010, assembléias de retorno com categorias da base do SINAI, todas elas em Natal e as mobilizações nos deixam quase sem tempo para as edições deste informativo. A assembléia com servidores do IDIARN, não será mais nesta segunda-feira (07) e outra data será definida ainda nesta quinzena. Terça-feira (08) será com os servidores da Fundac e todos os servidores estão convocados, independentes de filiação ao sindicato. Será uma assembléia importante e vamos fazer couro com a velha e boa música da dupla Dom e Ravel – Você também é responsável... Boa leitura.

 

ENTIDADE PEDE FIM DO REGISTRO DE JORNALISTA ao Ministério do Trabalho. A Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ) protocolou na segunda-feira (24/05) uma representação no Ministério Público Federal solicitando o fim do registro de jornalista no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) é contra. O presidente da ABJ, Antônio Vieira, informou que o acórdão da decisão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela não obrigatoriedade do diploma para jornalistas, transforma a exigência de registro inconstitucional e discriminatória. Desde o começo do ano, o ministério tem concedido registro a profissionais sem diploma, mas os classifica como "Decisão STF". "Lutamos durante dez anos para ter essa liberdade de exercício profissional. O registro do MTE vai contra a liberdade, é do tempo da ditadura, queremos acabar com ele por causa disso", analisa Vieira.

 

A Fenaj se opõe ao término da emissão do registro profissional para jornalistas. Para o presidente da entidade, Sérgio Murillo de Andrade, sem o registro, os profissionais de jornalismo vão perder em capacitação e terão os salários reduzidos. "O registro foi a única coisa que nos sobrou. Se tirarem o registro é melhor acabar com a profissão de jornalista", disse Andrade. FONTE: Daniele Silveira – Jornalista da TCM, por e-mail.

 

EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE  – Nossa repórter por uma edição de hoje é a Áurea Emília, da AP/RN – Assembléia Popular do RN: com este tema: "Vimos convidar Vossa Senhoria ou representante desta Entidade ou Instituição, para participar da reunião de reativação do FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE DO RN, cuja pauta principal será: condições de trabalho e funcionamento regular dos serviços de saúde do município de Natal, considerando o atual e crônico quadro de dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da saúde e a população. Contamos com a sua valiosa e necessária participação para encontrarmos juntos, formas de lutas coletivas que contribuam para garantir as condições mínimas e humanas de funcionamento dos serviços de saúde. Data da reunião: 07 de junho de 2010, segunda-feira, 16h, na sede do SINSENAT (Rua Gonçalves Lêdo, 857, Centro, Natal/RN – Telefone: 32214298). Confirme sua presença no e mail: sinsenat@veloxmail.com.br/..

 

BRONCA DO LEITOR (161) – Companheiro Hermes, esta pratica denunciativa na bronca 160 (edição anterior) não é Novidade no SINAI. Lamento por dois Motivos: 01 - O denunciante não se identificar pra mim é Covardia ficar as dúvidas no ar; 02 - Continuar estes absurdos Vergonhosos no SINAI. È no mínimo lamentável o que vem ocorrendo dentro do SINAI, mas essa prática sempre Existiu, Eu sou testemunha viva, fui Dirigente por muitos anos e combatia essa safadeza. Na minha época era assim, ou você se aliava ao Grupo tal ou não viajava. Eu viajei muito pouco, só quando a viajem era de ônibus e os Dirigentes tinham de ficar dormindo dentro do Transporte por um dia ou dois. Ai sim, era Adão Galdino e Eliel Bezerra irem representar o Estado do RN. Mas quando a viagem era de Avião, que na época era xeque, Só viajava os Capas Pretas, que prefiro não dizer os nomes. Quando Falo de Capa Preta me refiro a Maioria dos Presidentes das Entidades Sindicais do nosso Estado/RN. Adão Galdino.

Nota do editor: Nas próximas edições publicaremos as posições de Ana Lucas e Santino Arruda, coordenadora e presidente, respectivamente, do SINAI a respeito desse assunto.

 

FIQUE SABENDO... "Planeta em Perigo". FONTE: www.ibge.gov.br.

Ozônio destruído

 

A camada de ozônio, composta de um gás rarefeito - o ozônio, vinha impedindo, há milhões de anos, a passagem dos raios ultravioletas do sol. Com o poder de reduzir a capacidade de fotossíntese dos vegetais, esses raios prejudicam o sistema imunológico do homem, e podem provocar câncer de pele e doenças nos olhos, como a catarata.

 

A destruição dessa camada se deve à emissão de poluentes no ar, sendo o cloro presente em clorofluorcarbonetos (CFCs) seu principal inimigo.

 

Ele é usado como propelente de sprays, em chips de computadores e, principalmente, em aparelhos domésticos, como geladeira e ar-condicionado.

 

São dois os químicos que, em 1974, chamaram a atenção para a relação entre o CFC e a diminuição da camada de ozônio: o norte-americano Frank Rowland e o mexicano Mario Molina, ambos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 1995.

 

Em 1992, um novo vilão aparece para pertubar a camada de ozônio. Trata-se do brometo de metila, inseticida utilizado em plantações de tomate e morango e muito mais nocivo que o CFC, apesar de existir em menor quantidade.

 

Várias políticas ambientais foram implementadas em todo o mundo para reverter esse fato. O governo brasileiro, por exemplo, reduziu em 31% o consumo de CFC, entre os anos de 1988 e 1995, e parece que os resultados dessas políticas já são notados. A Organização Mundial de Meteorologia das Nações Unidas registrou uma diminuição dos gases nocivos na atmosfera, exceto o brometo de metila. O buraco da camada de ozônio, no entanto, continua aumentando e só deve estar recuperada na metade do século XXI. Mas isto se forem respeitadas todas a metas do Protocolo de Montreal, assinado em 1987 no Canadá, onde 24 países se comprometeram, entre outras coisas, a restringir à metade a produção de CFC até o presente ano.

 

Florestas mortas

O desmatamento em grande escala já chega a 46% das matas primitivas da terra. Dos 62.200.000 Km2 de florestas originais, somente 33.400.000 ainda cobrem a superfície do planeta.

 

Todo ano, cerca de 170 mil Km2 de mata simplesmente desaparecem, sendo a principal forma de desmatamento as queimadas de grandes áreas para o cultivo da agricultura e a prática da pecuária. A comercialização da madeira, a expansão dos centros urbanos, a construção de estradas e o extrativismo de interesse econômico são outros importantes motivos que levam à devastação.

 

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o recordista no mundo em desmatamento, sendo derrubados anualmente na Amazônia em torno de 15 mil Km2 de floresta.

 

Poluição

Poluição do ar, das águas, do solo, sonora, diversas designações para um único problema: a interferência negativa do homem no equilíbrio ambiental, quando exerce suas atividades cotidianas em casa, no trabalho, em todo o lugar, enfim. A emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade acima da capacidade humana de absorção é o que chamamos de poluição.

 

Exemplo de poluição do ar: indústrias químicas e siderúrgicas lançando na atmosfera óxidos sulfúricos e nitrogenados e enxofre.

 

Poluição das águas: o esgoto que suja rios, lagos e áreas de mananciais. De acordo com a ONU, dois terços da humanidade podem vir a passar sede, em menos de 30 anos.

 

Poluição do solo: causada pelo acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal. Uma solução viável para esse tipo de poluição seria a prática da reciclagem do lixo.

 

Poluição sonora: barulho dos carros. Nas principais ruas da cidade de São Paulo, os níveis de ruído atingem de 88 a 104 decibéis. O máximo tolerável é 85 decibéis.

 

Convenção sobre a mudança do clima

No Protocolo de Kyoto, assinado em 1992, os países industrializados se comprometeram a reduzir até o ano 2000 suas emissões de dióxido de carbono para os níveis encontrados no ano de 1990, a fim de não modificar ainda mais o já alterado clima do planeta. Em seu processo de revisão e atualização, essa convenção sofreu uma retificação, em 1997, em Kyoto, no Japão, e por isso ela ficou conhecida como Protocolo de Kyoto. Nessa ocasião, ficou decidido que os países que aderiram reduziriam suas emissões, combinadas de gases de efeito estufa, em pelo menos 5%, entre os anos de 2008 e 2012.

 

Aberto para assinaturas a partir de 1998, com adesão de cerca de 180 países, esse acordo ainda não foi assinado pelos EUA, país responsável por quase um quarto das emissões globais de dióxido de carbono na atmosfera.

 

Cidades: as mais poluídas - Atenas (Grécia), Bangcoc (Tailândia), Budapeste (Hungria), Buenos Aires (Argentina), Cairo (Egito), Calcutá (India), Cidade do México (México), Cracóvia (Polônia), Jacarta (Indonésia), Karachi (Paquistão), Londres (Reino Unido), Los Angeles (EUA), Manila (Filipinas), Moscou (Federação Russa), Mumbai (India), Nova Délhi (India), Nova York (EUA), Pequim (China), Rio de Janeiro (Brasil), Santiago (Chile), São Paulo (Brasil), Seul (Coréia do Sul), Tóquio (Japão), Xangai (China).

 

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa/RN está oferecendo 60 (sessenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11 de junho/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

 

CE – A Prefeitura Municipal de Mauriti/CE está oferecendo 219 (duzentas e dezenove) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 11 de junho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.859,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

**********REGISTROS**********

 

 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 156 - Semana: 223ª – Faltam: 209 dias;

 

 = "Olá Hermes muito boa a mensagem (O Cantar dos Pássaros – edição 334), obrigado. Gilmar Henrique". – Ótimo Prof. Gilmar, quantas saudades dos bons tempos da minha temporada no ILA e FALA. Volte sempre amigo;

 

 = "Amigo Hermes, recebi os jornais do SINAI, ótimos como sempre, obrigado pela lembrança. Parabéns pela posse da nova diretoria da qual você é um dos baluartes. Com certeza vocês desenvolverão o mesmo trabalho e a luta competente em benefício, não só de sua categoria, mas de todos os assalariados do Rio Grande do Norte. Grande abraço, Rubens Coelho". – Mestre Rubens, nossa posse se deu em Natal na última quarta-feira na ASSIPERN – Associação dos Servidores do IPERN, com toda a direção estadual. Em Mossoró faremos a posse da Regional do Médio Oeste no dia 25/06 em local a ser divulgado. Arruma uma brechinha em sua agenda e reserve esta data "pra nós". Não somos da caixa, mas vem pra cá você também, vem!!!! Saúde e paz companheiro;

 

 = Há 78 anos (05/06/1932) era fundado o Sindicato dos Pedreiros de Mossoró.

 

**********PANO RÁPIDO**********

 

 - Memória: Na edição no 199/2009 (de 02/04), relatamos sobre os seguintes temas: Rádio Rural Aniversaria; Do Blogueiro Ivanaldo Xavier; Democratizando o Cinema; Bronca do Leitor (40) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: Esclerose Múltipla (EM) ou Esclerose Disseminada;

 

 - Bovespa cai 2,01%, puxada por notícias da Hungria e EUA. Dólar sobe 1,75%, a R$ 1,859. Na semana subiu 2,7%. FONTE: Globo.com, em 04/06/2010;

 

 - Venda de veículos novos caem 9,66% em maio para 250.984 unidades, com fim do desconto do IPI, diz Fenabrave. FONTE: Globo.com, 01/06/2010;

 

 - Hoje é Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Amanhã (06) será Dia do Acemista (Associação Cristã de Moços).

 

"Quem canta...

"Esses moços, pobres moços / Ah! se soubessem o que eu sei / Não amavam, não passavam, / Aquilo que eu já passei...". (Esses Moços. Composição: Lupicínio Rodrigues - Canta: Quarteto em Cy).

...os males espanta".

 

DEDICO esta edição aos/as ecologistas e ambientalistas.

 

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.

                                                                                                                                                                

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



TRANSFORME SUAS FOTOS EM EMOTICONS PARA O MESSENGER. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário