quarta-feira, 9 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 340 (Anexo: A Bagagem).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 340 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 09 de junho de 2010 (atualizado às 06h).


Estimados(as) Amigos(as):


Agradeço à amiga Profa. Rokátia Kleania o convite para Exposição "Vestígios do Passado", que acontecerá na próxima sexta-feira (11), 08 às 11h e de 14 às 17h, na biblioteca da Escola Gerson Lopes (Apodi/RN). Serão expostas fotos e objetos antigos que retratam um pouco da história do povo daquele bravo município, sob a responsabilidade dos alunos do 7º e 8º ano e coordenada pela Kleania. Mudando de assunto, reforço e concordo com o que disse o ator global José Wilker em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (07): "Essa questão de sermos guerreiros e compatriotas na Copa é uma burrice. Futebol é esporte, só isso. Misturar patriotismo e futebol é de uma infantilidade tremenda. Às vezes me pego até com vontade de torcer para seleção de Camarões ou da Espanha", argumentou Wilker. Quanto à torcida vou divergir, prefiro Itália ou Alemanha. Boa leitura.


MUTUÁRIOS E FGTS – SOBE 61% O VOLUME DE RECURSOS USADO para abater prestações. É cada vez maior o número de mutuários que estão descobrindo a possibilidade de sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagar parte das prestações do financiamento da casa própria. Prova disso é que, apenas no primeiro trimestre deste ano, o volume de recursos do Fundo sacado para reduzir o valor das prestações aumentou 61% em relação ao mesmo período de 2009. O número de saques feitos com o mesmo objetivo, por sua vez, registrou alta de 43,9%.


Para o vice-presidente de fundos e loterias da Caixa Econômica Federal, Wellington Moreira Franco, a boa fase da economia brasileira ficou mais evidente a partir do primeiro trimestre do ano, com a expansão do mercado de trabalho. Desta forma, os trabalhadores se sentem mais seguros para assumir dívidas de longo prazo, como é o caso da compra da casa própria. FONTE: www.endividado.com.br/.


ACADÊMICOS DE DIREITO DA UFERSA PROMOVEM SEMINÁRIO - Comemorando o término do primeiro semestre do curso de Direito da UFERSA, o Grupo de Estudos em Direito Crítico , Marxismo e América Latina (GEDC) e o curso de Direito, com o apoio do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, promovem o seminário "O Brasil que Queremos", com a participação do sociólogo Emir Sader (FFLCH-USP). O evento ocorrerá no dia 21 de junho de 2010, a partir das 18:30h, no auditório da Pró-reitoria de extensão da UFERSA. Na oportunidade também será lançado o livro: Brasil: entre o passado e o futuro. Público alvo: estudantes, professores, servidores, membros de movimentos sociais e sociedade em geral.


O livro "Brasil: entre o passado e o futuro" busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de alguns intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso e o próprio Emir Sade. Maiores informações: Inscrição: gratuita; vagas limitadas, pelo email: direitocriticoufersa@gmail.com com o Daniel Valença – (84) 8899-2613.


ALÁ À LUIZ GONZAGA, NILO SANTOS RETOMA BLOG E ATIVIDADES PROFISSIONAL – Há quase 20 dias no Departamento Médico, o amigo Nilo Santos - jornalista, blogueiro e servidor da justiça trabalhista está de volta. Eu sempre vigilante ao seu retorno encontro em seu blog (http://nilosantos.zip.net/) a seguinte nota: "Ói eu aqui de novo! Não vou repetir, literalmente, o ilustre paraibano José Américo de Almeida. Voltar, sim, é sempre gostoso. Vou do surrado jargão do velho Luiz "Lua" Gonzaga, aproveitando a temporada junina: "Oi eu aqui de novo." Obrigado aos que sentiram minha ausência. Agradecimentos aos que oraram e desejaram a recuperação da minha saúde". EM 06/06/2010.


BRONCA DO LEITOR (NOTA/SINAI)Companheiro Hermes, nós que dirigimos este Sindicato, incluindo o prezado Colunista, desejamos fazer os seguintes esclarecimentos a respeito de nota veiculada no DC:


O que se denuncia por meio desse veículo (coluna de noticia), tendo como denunciante Adão Galdino, é uma forma torpe de questionar a eleição deste Sindicato para o próximo período de três anos. Os que fazem denúncias, usando termos chulos, sem a caracterização do fato denunciado, na verdade comete uma ignomínia, uma infâmia. As denúncias em causa mais parecer uma revanche, sem qualquer fundamento. Se não fosse a lisura, a transparência, o respeito às decisões coletivas à frente desta Entidade, não estaríamos aqui. Ou alguém vota em quem não leva em consideração os aspectos mencionados acima? O companheiro que fez a denúncia, se aproveita da coluna de notícias para lançar uma infâmia contra aqueles que sempre lhe respeitaram. Talvez fosse razoável pedir para ele dizer por que renunciou à Direção do Sindicato há 5 anos, quando sofreu um processo, por assédio moral, que o obrigou a renunciar ao mandato, ou ele esqueceu esse fato, e aqueles a quem ele agora acusa, trataram, por dever de ofício, de fazer sua defesa.


Este Sindicato não se utiliza, em suas ações, de artifícios maquiavélicos.


Não há atitude mais desrespeitosa contra o ser humano duque uma denúncia infundada, desrespeitosa, que não se caracteriza como elementos apropriados, como no caso.


Os que dirigem o SINAI no presente, o fazem por consciência, em busca de uma sociedade justa, por um mundo em que o trabalhador viva com dignidade, nunca por interesses pessoais escusos, não cabendo, por mais perversa e doentia que seja a mente, os adjetivos lançados na nota em questão. O mundo todo sabe disso. O pior cego, diz o dito popular, é o que não que ver. No caso, além de não se querer ver, se cria, fantasiosa e maldosamente uma imagem transformada da forma mais torpe e vil. A Direção do SINAI refuta com toda a veemência a nota em causa.


Atenciosamente, A Direção .


FIQUE SABENDO... "Sinto-me na obrigação de alguns esclarecimentos". Por Ana Lucas, Secretária do SINAI – Regional do Médio Oeste. FONTE: e-mail pessoal em 1º/06/2010.


Como foi remetido ao meu email as interpelações a Hermes,

 sinto-me na obrigação de alguns esclarecimentos.


Inicialmente conheço um pouco a política de divulgação de broncas do Democratizando, pois muitas vezes converso com Hermes sobre essa questão, quando ele preocupado com as reivindicações que são remetidas para postagens no mencionado veiculo de comunicação.


Dessa forma, sei que o anonimato é apenas para os leitores do jornal virtual e não para o seu editor, que conhece a fonte, uma vez que só divulga informações quando identificadas e com a autorização do remetente a quem é perguntando se quer ou não que se divulgue o seu nome;


Acredito que a "bronca do leitor" serve para isso mesmo para que o leitor possa se posicionar sem se identificar, desde que não haja difamações ou injúrias está valendo a bronca. Contudo no caso em questão, entendo que houve uma informação que envolveria o direito de resposta aos envolvidos na questão, no caso a direção executiva do SINAI, e mais um agravante, haja vista o próprio denunciante, se assim possa denominá-lo se intitular de ex-dirigente. Dessa forma, acredito que primeiramente deveria ter sido enviado a alegação para defesa e posterior divulgação da bronca e da resposta da direção do SINAI.


Entendo que muitas vezes o editor do Democratizando é indagado sobre o conteudo de suas noticias e ele se posiciona dizendo que o jornal é INDEPENDENTE e por isso mesmo poderá divulgar o que bem lhe aprouver, nisso concordo com ele, mas discordo do fato desse mesmo editor fazer PARTE da direção do SINAI e veicular algo que tem relação direta com as ações de sua direção sem antes entrar-me contato com a direção para saber se houver o que realmente está sendo dito pelo leitor.


Dessa forma entendo o seguinte:


1. A direção do SINAI e seus dirigentes, sejam eles da direção executiva ou coordenações, são responsáveis pelas ações desse SINDICATO, uma vez que as instancias deliberativas envolvem uma ampla discussão (ou deveria envolver) nos seus níveis de direção (estadual e regional);


2. Não participei da assembléia para votação dos delegados, mas entendo que essa votação foi fruto de uma discussão anterior realizada em suas instancias deliberativas e por isso mesmo a assembléia era para referendar essas discussões e não para que se discutisse a metodologia ali utilizada;


3. Muitas vezes estamos presentes nas discussões e nos abstemos de falar e depois saímos por ai a criticar como se na verdade não tivéssemos feito parte delas, não sei se isso ocorreu com a pessoa que fez as indagações sobre a eleição dos delegados, mas de qualquer forma fica aqui a critica;


4. Entendo que a direção do SINAI foi citada e dessa forma, merece responder as indagações feitas, nada mais justo que seja encaminhada esclarecimentos para posterior divulgação da metodologia que foi utilizada pela direção do SINAI até chegarmos a assembléia que elegeu os delegados para o CONCLAT;


5. As criticas, oposições e confronto são sempre bem vindas para um sindicato plural, dessa forma, entendo que nada mais resta a fazer do que explicações do que ocorreu para esclarecimento não só de quem fez a bronca, mas de quem ler esse jornal e fica a se indagar o que está acontecendo ou o que aconteceu realmente nessa tão comentada assembléia.


Espero ter contribuído para a discussão. Ana.


CONQUISTE SEU EMPREGOBA, A Prefeitura Municipal de Muritiba/BA está oferecendo 202 (duzentas e duas) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 18 de junho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.704,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


PB – A Prefeitura Municipal de Patos/PB está oferecendo 738 (setecentas e trinta e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 16 de junho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 3.200,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 161 - Semana: 23ª – Faltam: 204 dias;


 = "Olá grande Hermes, como você está camarada? Sua saúde está bem? Espero que sim (manda notícias cara, parece que você esqueceu de mim, mas não esqueci de você não. Amigos agente não esquece, tampouco ignora. Se não pude te dar a assistência devida aqui em Natal, como você merece e que eu gostaria de ter te ofertado, quero me desculpe e saiba que foi por motivo de força maior. Um dia conversaremos sobre isso). Amigo, achei essa pérola na net e lembrei-me dos anos 80 na Silva Jardim/Doze Anos. Tempo bom que não volta mais, mas ficam as boas lembranças. Assim é a vida. Assim é o tempo, assim são os amigos. Espero que você lembre desse som (banda de rock Sweet) e que aprecie a música. Eu tenho o LP (ai novo) e nunca vi CD ou DVD dessa banda. José Mario". – Grande amigo Zé Mário, já citei neste espaço que você foi o primeiro mossoroense, residente em Natal, a me visitar no hospital quando daquela cirurgia que não houve em 01/12/2007 e, me levou pra casa quando da alta hospitalar. Quanto ao rock eu também tenho um álbum duplo da banda The Sweet e numa das faixas eles tocam The Man With The Golden Arm "O Homem do Braço de Ouro, uma música clássica que o The Pop Som (aí novo) tocava com o memorável Maestro Batista no sax. O programa Fantástico também tinha uma trilha de abertura com a música deles, não lembro mais o nome, depois retorno sobre qual era a música. Saúde amigo;


 = "Amigo Hermes. Fico grato por receber esta coluna com exclusividade. Valeu amigão, tratarei minha afilhada (rsss) com muito carinho. Edson Modesto". – Legal amigão, a net está recompondo nosso licencio de três décadas. Abraços na família, com desejo de saúde e paz a todos.


 = Há 54 anos (05/06/1956) era inaugurado o Ginásio Santa Luzia de Mossoró, projetado pelo Engº.  Pedro Ciarlini, hoje Colégio Diocesano Santa Luzia. Retificando: Na edição anterior dissemos que o Sindicato dos Pedreiros de Mossoró era fundado em 05/06/1932, a data correta é 05/07/1932.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 200/2009 (de 04/04), relatamos sobre os seguintes temas: Projeto para Fim da Prisão Especial; Meios Paga Servidores Sem Atraso; Domingo de Páscoa, Semana Maior, O que é Escleroperdemia Sistema Progressiva?; COEPPIR Promove Conferências Estaduais; Bronca do Leitor (41) – Lívia Cavalcanti; FIQUE SABENDO: Esclerose Sistêmica Progressiva (ESP);


 - Alemanha fará cortes de 80 bilhões de euros até 2014, os maiores do país desde a II Guerra. Área social será atingida. FONTE: Globo.com, em 07/06/2010;


 - Reservas internacionais brasileiras atingem recorde de U$$ 250 bilhões, U$$ 11,3 bi a mais quem em 2009, diz Banco Central. FONTE: Globo.com, 02/06/2010;


 - Hoje é Dia Nacional da Imunização e Dia do Porteiro. Amanhã (10) será Dia da Artilharia.


"Quem canta...

"Louvando o que bem merece / Deixo o que é ruim de lado / Louvo a casa onde se mora / De junto da companheira / Louvo o jardim que se planta / Pra ver crescer a roseira...". (Louvação. Composição: Gilberto Gil e Torquato Neto - Canta: Elis Regina).

...os males espanta".


DEDICO esta edição aos porteiros e à artilharia do exército.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



QUER NAVERGAR COM MAIS SEGURANÇA? VEJA AS DICAS DO INTERNET EXPLORER 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário