quarta-feira, 2 de junho de 2010

Democratizando a Comunicação nº 338 (Anexo: Tudo Vem no Momento Certo)

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 338 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, 02 de junho de 2010 (atualizado às 06h).


Estimados(as) Amigos(as):


Leio no sítio Sistema JMA (www.sistemajma.blogspot.com) do amigo do Dr. José Maria Alves, Advogado e de fervorosa militância religiosa, que Mossoró ganhará em breve uma repetidora da Tv Aparecida. Os procedimentos estão a cargo do próprio José Maria e do Domício Silvério dos Santos. Ontem, foi lançado o projeto da instalação da repetidora da Tv Aparecida. Pelo sítio dá para sentir a felicidade do José Maria em ver o sonho do Monsenhor Américo Simonetti tornar-se realidade. Mossoró com alegria saúda Santa Luzia e a Tv Aparecida. Desde já disponibilizamos este espaço à todos que abraçam essa luta, boa leitura.


EMPRESA PRIVADA PODE FISCALIZAR TRÂNSITO, MAS NÃO MULTAR - A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela possibilidade de a Empresa de Transporte de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) exercer atos relativos à fiscalização no trânsito da capital mineira. Entretanto, os ministros da Turma mantiveram a vedação à aplicação de multas pela empresa privada. A Turma decidiu reformar, parcialmente, decisão de novembro último que garantiu ao poder público a aplicação de multa de trânsito.


Na ocasião, os ministros acompanharam o entendimento do relator, ministro Mauro Campbell Marques, de ser impossível a transferência do poder de polícia para a sociedade de economia mista, que é o caso da BHTrans. Ele explicou que o poder de polícia é o dever estatal de limitar o exercício da propriedade e da liberdade em favor do interesse público. E suas atividades se dividem em quatro grupos: legislação, consentimento, fiscalização e sanção.


MOTORISTA DE CAMINHÃO TEM DIREITO A HORAS-EXTAS – PR. Se a empregadora tem conhecimento do roteiro e da quantidade das entregas feitas pelo motorista, além da exigência de retirada e entrega do caminhão na empresa no início e ao término do trabalho, deve pagar horas extras. Foi o que aconteceu com o empregado da Arcom Comércio, Importação e Exportação Ltda. A empresa teve os embargos rejeitados pela Seção I Especializada em Dissídios Individuais, do Tribunal Superior do Trabalho.


A empresa argumentou que a ficha de registro do empregado e o contrato de trabalho estabelecem que o trabalhador está enquadrado no artigo 62 da CLT. Sustentou, ainda, que o motorista era trabalhador externo e sem controle de horário. Com essas alegações, a Arcom tentou suspender o pagamento do serviço extraordinário. Não conseguiu.


Segundo o processo, o trabalhador afirmou que sua jornada era das 7h às 22h, de segunda a sábado. O preposto, por outro lado, disse que o empregado pegava o caminhão na empresa e o entregava quando finalizava o trabalho. O TRT-PR verificou que, apesar de exercer atividade externa, o motorista tinha que comparecer à sede da empresa no início e no fim da jornada. E que a empregadora conhecia a quantidade e o roteiro das entregas. Mais informações do site: www.conjur.com.br/.


MUNICÍPIOS DESPREZAM DINHEIRO para tratamento de resíduos sólidos. O superintendente nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Rogério Tavares, considerou "pífia" a demanda por recursos para projetos de tratamento de resíduos sólidos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1). Ao participar de audiência publica nesta terça-feira (1º) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ele disse que os municípios não conseguiram apresentar propostas que demandassem todo o volume de recursos reservados para a atividade, R$ 300 milhões. Tavares observou que mais de 50% dos resíduos sólidos são colocados em lixões, sem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos. O superintendente da Caixa disse que esse é um passivo ambiental que o país tem que enfrentar. "Com frequência, coleta-se o lixo adequadamente, mas o que fazer com o lixo coletado é a outra face da moeda" – afirmou Tavares. FONTE: www.senado.gov.br/.


ARTESÃ POTIGUAR ENTRE AS DEZ MELHORES DO BRASILA artesã Miracy Felipe, natural de São Gonçalo do Amarante, foi escolhida, pela segunda vez consecutiva, como uma das 10 melhores do país na tipologia pintura em cerâmica, durante o 5º Salão do Turismo Roteiros do Brasil e Vitrine Brasil, que ocorreu no Parque Anhembi, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de maio. Ela foi indicada pelo Ministério do Turismo e Comércio e esteve presente no estande Saber Fazer, ministrando oficina sobre Pintura em cerâmica azul. FONTE: Por Agência RN, na base dados do site: www.rn.gov.br/.


SERVIDORES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA TERÃO DIA DE MOBILIZAÇÃO – Na assembléia realizada no dia 28 de maio, os servidores decidiram que se o Governo não se pronunciar acerca da pauta de reivindicações do pessoal da Administração Direta até o dia 8 de junho, no dia 9 os trabalhadores promoverão um dia de mobilização. Haverá uma assembléia às 8 horas (09/06), na rampa da Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo.


INSATISFAÇÃO - O ato tem como objetivo demonstrar a insatisfação com a falta de respeito com que o Governo vem tratando a categoria. A pauta da Campanha salarial foi entregue desde o dia 10 de março e o Governador sequer se pronuncia. A reivindicação básica desses servidores é que o Plano de Carreira aprovado para os trabalhadores do Gabinete Civil seja extensivo a todos os servidores da Administração Direta da base do SINAI. Além disso, os servidores cobram a data para a implantação do PCCR. "Ficamos a mercê de receber recados dos Secretários de Governo, que não definem os rumos da negociação", desabafa o presidente do SINAI/RN, Santino Arruda. FONTE: www.sinairn.com.br/.


BRONCA DO LEITOR (160)Informar ao companheiro Hermes que a Constituição Federal proíbe o anonimato. Reverte-se, pois de muita gravidade a divulgação de informações sem a identificação do autor, podendo, o reclamado buscar, judicialmente, a correção. Ai, cairá sobre o órgão veiculador, já que não há o autor. Ademais, a informação é mentirosa, o que agrava a situação. Abraços, Santino Arruda.


Nota do editor: Mestre Santino, esse veículo sente-se honrado em ser porta-voz de quem o procura para opinar, criticar, elogiar e/ou até levantar questionamentos. Dando a mesma oportunidade para quem for "afetado" por críticas ou elogios para defender-se, esclarecer e/ou agradecer. O bom mesmo é o debate bom. Este editor recebe algumas broncas por autênticos anônimos e simplesmente não as publico, por não saber de quem é, e de redação duvidosa. Na caso da bronca 159, o autor teve seu nome resguardado a pedido, como também não citou nomes e usou palavras atingindo a moral, a ética e idoneidade de qualquer cidadão ou cidadã.


FIQUE SABENDO... "1º de Junho: Dia da Imprensa". FONTE: www.ibge.gov.br.

Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado era o dia 10 de setembro. Mas você sabe por que a data mudou?


Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.


Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.


O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então, foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho.


COMO A IMPRENSA SURGIU?


Pode-se afirmar que a imprensa escrita teve seu início na Itália do século XVI. Nesse período, começaram a circular as folhas volantes, anunciando grandes eventos. Na Alemanha e na Holanda, por exemplo, já existiam publicações com periodicidade mais ou menos regular. Na Inglaterra do século XVII também surgiram folhas de notícias denominadas coranto.


O conteúdo dessas folhas, no entanto, tratava do movimento do mercado financeiro, algumas impressas pelos próprios banqueiros. Só a partir dos séculos XVIII e XIX é que a imprensa passa a ser um meio de exposição de idéias, pontos de vista e opiniões. Intelectuais renomados deixam de lado a prosa dos salões para se dedicar ao texto combativo e militante das redações de jornal. Estes, por sua vez, já estavam remunerando o trabalho escrito.


NO BRASIL

Os jornais "O Correio Braziliense" e "A Gazeta do Rio de Janeiro" foram os dois principais periódicos que surgiram em 1808 no Brasil. Levaram para as suas redações os melhores escritores da época, como já acontecia na Europa.

No início, os textos apresentavam um estilo literário, mas depois foram mudando, adquirindo formato próprio, com ênfase nas grandes reportagens, seguindo o modelo americano de escrever para jornais.


A influência do jornalismo norte-americano, aliás, ainda é muito marcante na imprensa brasileira. Um exemplo dessa influência são as chamadas revistas semanais, "Veja", "Isto é", "Época", que copiam a bem-sucedida "Time". Elas têm em comum fazerem uma análise mais aprofundada dos fatos ocorridos e publicados durante a semana.


CONQUISTE SEU EMPREGOBA, A Câmara de Barreiras/BA está oferecendo 31 (trinta e uma) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11 de junho/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.184,37. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A ELETROBRÁS – Centrais Elétricas Brasileiras S/A está oferecendo 483 (quatrocentas e oitenta e três) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 20 de junho/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 3.975,10. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 153 - Semana: 22ª – Faltam: 212 dias;


 = "Graaaaande Heeermes; gostaria de opinar sobre uma crítica publicada neste informativo edição 337 (Bronca do Leito 159), que poderia ser muito bem vinda, desde que com a identificação de quem a faz. Não vejo nada demais, mesmo porque, inclusive, já dei a minha opinião sobre este tema em nossa reunião. O que não fica legal, desculpe essa intromissão, é que em um informativo tão importante como este, haja espaços para anonimatos, qualquer que seja o assunto. Um abraço, Romildo Pompeo". – Prezado companheiro Romildo, já afirmei em outras oportunidades que este veículo é do leitor, eu apenas o conduzo. A questão do anonimato, veja a Nota do Editor acima, é um leitor identificado ao redator, em respeito ao seu pedido foi resguarda a sua identidade a pedido do próprio reclamante. Obrigado pela participação e meta brooooonnnnncaaaaa!.Na próxima edição vem mais;


 = "Obrigado, várias vezes obrigado, meu amigo, pelo bem que Você me faz com suas mensagens. Paz a Você e sua família. Um abraço MILTON MARQUES". – Ó Dr. Milton, seu depoimento é direcionado, também, a centenas de leitores/ras que colaboram nos enviando belas mensagens. É nosso dever partilhar com todos/as. Viva ao Democratizando a Comunicação, viva a humanidade! Saúde e paz;


 = Há 65 anos (01/06/1945) inaugurava-se, em Mossoró, o Abrigo Amantino Câmara construído com recursos recebidos por D. Jaime Câmara, herança do seu irmão.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 198/2009 (de 31/03), relatamos sobre os seguintes temas: Uma Página Negra da Nossa História; Congresso Brasileiro de Espeologia; Igualdade Racial; Bronca do Leitor (39) – Salomão de A. Nunes. FIQUE SABENDO: Dia da Mentira: 1º de Abril;


 - Brasil condena ataque de Israel a comboio humanitário. Governo procura brasileira que estava em um dos barcos. FONTE: Globo.com, em 31/05/2010;


 - Após fracasso, BP pede mais dias para conter vazamento no Golfo e vai tentar agora capturar petróleo que vaza. FONTE: Globo.com, 30/05/2010;


 - Hoje é Dia da Comunidade Italiana. Amanhã (03) será Dia do Administrador de Pessoal.


"Quem canta...

"Saí de casa muito cedo / Os trapos na minha sacola / Camisa bordada no bolso / Na mão direita a viola / Principiava o mês de junho / O céu cinzento anunciava o inverno / O peito vazio de tudo / E a mala cheia de amor materno...". (Reciclagem. Composição: Zé Gerlado - Canta: Z. Geraldo).

...os males espanta".


DEDICO esta edição as comunidades italianas no Brasil e aos/as administradores/ras de pessoal.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



TRANSFORME SUAS FOTOS EM EMOTICONS PARA O MESSENGER. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário