domingo, 26 de abril de 2020

BDC - Coluna de Notícias 895.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 895 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outub  ro de 2007.

Mossoró/RN, domingo, 27 de abril de 2020. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 18/53, dias: 117/366 e faltam 249 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
FANHO E INCOVENIENTE: Então Governador do RN – Garibaldi Filho, recepcionado no aeroporto de Mossoró por pouco círculo de pessoas. Aproxima-se “Paulo Doido” inconveniente, maltrapilho que o apelido autoexplicativo expõe, fanho e pedinte em contumaz exagera na abordagem: - Aribaldi, aralho, me dê um real! FONTE: Só Rindo 2, por Carlos – Mossoró/RN, Sarau das Letras, 2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
QUE MAIS MEDO FAZ? O BARULHO OU SILÊNCIO? – Muito barulho construtivo e confusivo sobre o Coronavírus – Covid 19 e a reboque, o Paredão Brasília com as “consequentes quedas” semanal do desgoverno JB. Por outro lado silêncio sepulcral sobre o “Pacote Anti-privilégios” e seus penduricalhos: auxílio mudança, auxílio creche, auxílio livro, auxílio alimentação; projeto prometido pelo Deputado Pedro Cunha (PSDB-PB) em fevereiro de 2019. Silêncio maior sobre “A Reforma da Previdência do Estado do RN”, o que me preocupa e, também, me leva a um grande medo sem saber o que ocorre na Assembleia Legislativo do RN sob as sombras do terrível Coronavírus. Zune aqui, na minha mente: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncios dos bons”. Martin Luther King. Boa leitura nobre leitor/a.

GILMAR MENDES SUSPENDE COBRANÇA POR CHEQUE ESPECIAL NÃO UTILIZADO. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a norma que permitia a cobrança de tarifa pela oferta de cheque especial, mesmo que o serviço não fosse utilizado. A cobrança estava prevista no artigo 2º da Resolução 4.765/2019, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que entrou em vigor em janeiro.
O relator verificou, no caso, os dois pressupostos para a concessão da medida cautelar: a plausibilidade jurídica e o perigo da demora. Segundo ele, até a edição da resolução, apenas a concessão de crédito, em caráter emergencial, para cobertura de excesso sobre o limite previamente pactuado de cheque especial, poderia ser cobrada pelas instituições financeiras como serviço adicional.
O ministrou apontou que os bancos não cobravam por serviço de disponibilização e/ou manutenção mensal de cheque especial, criado há 40 anos, uma vez que apenas a cobrança dos juros era permitida e tão somente quando houvesse a efetiva utilização (e sempre proporcional ao valor e ao tempo usufruídos). (...) FONTE: sosconsumidor.com.br, em 23/04/2020.

A MP 905/19 CAIU, ENTENDA O QUE ESTÁ EM JOGO. Diante da forte pressão popular, e das vésperas de sua caducidade, o Governo Bolsonaro revoga a Medida Provisória 905/19 para evitar uma derrota no Senado Federal. Com isso a Sessão de segunda-feira (20), que trataria do assunto foi cancelada.
Há indícios que o Governo usou a revogação como uma manobra para tentar reeditar a MP, nas próximas semanas. Porém a reedição de MP com mesmo conteúdo é inconstitucional de acordo com o Art. 62, § 10 da Constituição Federal que diz:
“§ 10. É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.” (Constituição Federa, Art. 62, § 10).
A revogação antes da MP entrar em caducidade é uma prova concreta que o governo tenta criar uma brecha para reedição, pois evitou que a medida fosse rejeitada pelo Senado ou caducasse ao final do dia de hoje (20/04).
A chamada Carteira Verde Amarela, introduzia pela MP 905 – que prevê uma nova reforma trabalhista que aprofunda a precarização dos contratos de trabalho.
É uma vitória expressiva para os trabalhadores e trabalhadoras, que conseguem garantir a manutenção de seus direitos diante das iniciativas perversos de Guedes e Bolsonaro.
A Intersindical Central da Classe Trabalhadora esteve na luta contra a MP 905 desde o seu nascedouro no ano passado, é avalia como uma vitória. Porém, há muito o que ser feito, não podemos baixar a guarda, pois a possibilidade do Governo, mesmo que inconstitucionalmente, insistir na reedição da MP é bastante alta. Iremos necessitar do envolvimento amplo da sociedade para enterrar de vez estas e outras medidas que afetam dramaticamente a vida do nosso povo. Texto: Pedro Otoni. FONTE: intersindical.com.br, em 20/04/2020.

ERIBERTO MONTEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. “COFFEE TIME - LITERATURA E TEMAS RELACIONADOS”. Amanhã (27), a partir das 17h30, estarei participando da Coffee Time. Uma série de lives com escritores falando de literatura e temas relacionados. Na oportunidade, estarei falando sobre minha vida como poeta, pesquisador, compositor e contista, além relatar sobre a reestruturação da Coleção Mossoroense. Para participar, acesse a página de Marcelo Almeida, no Facebook. Agradeço seu prestígio assistindo e/ou participação. Abraços, Eriberto Monteiro.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (658). Não entendo como a justiça do trabalho não prioriza o cumprimento dos alvarás. Existe aqui em Mossoró um posto de atendimento somente para o cumprimento destes alvarás. O trabalhador espera anos e quando sai o alvará não consegue receber porque as autoridades não entendem isso como prioridade. Alcides Andrade, em 22/04/2020, via facebook.

FIQUE SABENDO... “27 de abril – Dia do Engraxate”. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Engraxate.
Os “sciusciàs” (vítima das tormentas), garotos que para ganhar qualquer coisa lustravam as botas dos militares, além de terem cópias de jornais, goma de mascar e doces.
Engraxate ou engraxador é o homem responsável pelo polimento e limpeza de sapatos. A tradição remete ao ano de 1806 o nascimento do ofício de engraxate, quando um operário poliu em sinal de respeito às botas de um general francês e foi recompensado com uma moeda de ouro por isto.
Após a imigração italiana aparece, por volta de 1877, na cidade de São Paulo, os primeiros engraxates, no início eram poucos, de 10 a 14 anos, todos italianos e percorriam as ruas, das 6 horas da manhã até a noite, com uma pequena caixa de madeira com suas latas, escovas e outros objetos.
Durante a Segunda Guerra Mundial apareceram os “sciusciàs” (vítima das tormentas), garotos que para ganhar qualquer coisa lustravam as botas dos militares, além de terem cópias de jornais, goma de mascar e doces.
Ao término da guerra desapareceram o sciusciàs e também os engraxates de Nápoles, no início dos anos cinquenta eles eram apenas mil. Hoje em dia, caminhando pelas ruas napolitanas, ocasionalmente, pode-se encontrar algum.
As cadeiras de engraxate foram inventadas por Morris N. Kohn em 1890. O engraxate hoje em dia é uma profissão em via de extinção.
O Dia do Engraxate no Brasil é comemorado no dia 27 de Abril de cada ano.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PB: A Prefeitura de Poço Dantas/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 20 (VINTE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/05/2020. Escolaridade exigida: NÃO INFORMADA. Salário: até R$ 8.000,00;

PE: A Prefeitura de Araçoiaba/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 370 (TREZENTAS E SETENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/04/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 7.500,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
APÓS SÉRGIO MORO PEDIR DEMISSÃO na última sexta-feira (24) e denunciar as intenções de Jair Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal, parte da imprensa tentou ofuscar as imoralidades cometidas pelo ex-ministro da justiça e Segurança que acessou informações privilegiadas e relatórios de inteligência” no comando da pasta. A reportagem é do portal GNN. FONTE: brasi247.com, em 26/04/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 26: Carlos Toredo – FUNDASE, Dayany Ribeiro – Comerciária, Eliane Garcia – SINAI e Elionaldo Rodrigues - Autônomo. SEGUIDOS POR: Nathalia Rebouças – Jornalista e Zilta Nunes – FUNDASE (27); Demetrius Fernandes – IPE, Hercílio Barros – EMATER/RN e Olavo Ataíde – PT/Natal (28); Deuzimar Dantas – UERN e Euzamar Mesquita – FJA (29); Ademar Lins – Adv., Ilo Sousa – INSS, Meireluce Costa – SINAI, Moisés de Melo – Estudante e Rejane Costa – UERN (30); Edna Barbosa – Natal e Gizélia Galvão - L4 (1º). E DIA 02: Conceição Barbosa – FUNDASE, Diógenes Souza – Adv. e Fabrícia Greyce – FUNDASE.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Bom dia companheiro!! Não vejo a hora desse corona ir pra puta que o pariu pra gente poder bebemorar novamente! Silvio Rodrigues”.Pois é Camarada SR, eu já me encontro em “setentena”, desde janeiro de molho em casa. Bom mesmo é que estou em pleno restabelecimento da cirurgia feita em janeiro. Paz e bênçãos!

MEMÓRIA:
HÁ 157 ANOS! – Nomeação do primeiro juiz de Mossoró - Dr. João Querino Rodrigues da Silva para Juiz de Direito, em 23/04/1863. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;
DA EDIÇÃO Nº 853 (em 04/05/2019): Erro médico: hospital indenizará paciente que teve gravidez de risco; Eleições gerais no SINAI; Airton Cilon, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/interna (623) – por Arnaldo Fiuza; Fique sabendo... “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade” - por Mônica Raouf el Bayeh - em 28/04/19;
DIA: hoje Dia do Engraxate, Dia do Goleiro, Dia do Juiz da Justiça do Trabalho, Dia Internacional de Chernobyl (ONU), Dia Mundial das Nações e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Amanhã (27) será Dia da Liberdade da África do Sul, Dia do Emigrante, Dia do Kung Fu, Dia do Sacerdote, e Dia Nacional da Empregada Doméstica.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora, compositora e atriz brasileira. Começou a carreira na década de 1960, apresentando-se em clubes noturnos de São Paulo. Foi descoberta pelo maestro Portinho e por Mauro Duarte, que na época era diretor da Rádio Nacional e da gravadora RGE. Seu primeiro disco, de 1962, um compacto de 78rpm gravado pela Odeon, trazia as músicasFica comigo essa noite”, sucesso de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves e “Não, eu não vou ter saudade”, de Vaucaire e C. Dumont, com letra em português de Romeu Nunes. Estreou em LP com Cláudia Barroso, em 1967. A consagração, porém, só veio em 1971, quando lançou pela gravadora Continental o LP Cláudia Barroso. O disco trazia duas composições próprias que fizeram sucesso:Quem mandou você errar” e A vida é mesmo assim. Também nessa época foi jurada do programa Silvio Santos, ainda na TV Globo, e mais tarde do programa comandado por Chacrinha. Morreu em Fortaleza/CE no dia 09 de outubro de 2015 aos 83 anos de idade, vítima de complicações respiratórias. Reportamo-nos sobre AMÉLIA ROCHA BARROSO (em memória) conhecida artisticamente por CLÁUDIA BARROSO, nasceu em Pirapetinga – Minas Gerais no dia 23 de abril de 1932 e faleceu em Fortaleza/CE no dia 09 de outubro de 2015 com 83 anos. Sua discografia consta 17 discos gravados entre 1967 e 2000. Dotes artísticos: cantora, compositora e atriz. Gênero: Romântico. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cláudia_Barroso.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Bruxa Peralta” (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

A bruxa peralta
Assusta as crianças
De vassoura na mão
Vive de mudanças.

A bruxa peralta
Um gato adotou
Na feira do sábado
Abóbora comprou.

A bruxa peralta
Gosta da sexta-feira
Para comer
Lagartixa com areia.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos engraxates, goleiros, juízes da justiça do trabalho, agentes das nações de prevenção e combate à hipertensão arterial, aos emigrantes, lutadores de Kung Fu, sacerdotes, e as empregadas domésticas.
QUEM canta ...
A vida é mesmo assim / Alguém tem que perder / Pra outra entrar no jogo / Perdoa meu meu amor / Se você descobriu / Que tudo foi um logro / Amei você somente / E dei até o meu pranto ...” . (“A Vida é Mesmo Assim”. - Autores: Cláudia Barroso. – Canta: C.B.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário