domingo, 26 de abril de 2020

BDC - Coluna de Notícias 895.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 895 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outub  ro de 2007.

Mossoró/RN, domingo, 27 de abril de 2020. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 18/53, dias: 117/366 e faltam 249 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
FANHO E INCOVENIENTE: Então Governador do RN – Garibaldi Filho, recepcionado no aeroporto de Mossoró por pouco círculo de pessoas. Aproxima-se “Paulo Doido” inconveniente, maltrapilho que o apelido autoexplicativo expõe, fanho e pedinte em contumaz exagera na abordagem: - Aribaldi, aralho, me dê um real! FONTE: Só Rindo 2, por Carlos – Mossoró/RN, Sarau das Letras, 2011. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
QUE MAIS MEDO FAZ? O BARULHO OU SILÊNCIO? – Muito barulho construtivo e confusivo sobre o Coronavírus – Covid 19 e a reboque, o Paredão Brasília com as “consequentes quedas” semanal do desgoverno JB. Por outro lado silêncio sepulcral sobre o “Pacote Anti-privilégios” e seus penduricalhos: auxílio mudança, auxílio creche, auxílio livro, auxílio alimentação; projeto prometido pelo Deputado Pedro Cunha (PSDB-PB) em fevereiro de 2019. Silêncio maior sobre “A Reforma da Previdência do Estado do RN”, o que me preocupa e, também, me leva a um grande medo sem saber o que ocorre na Assembleia Legislativo do RN sob as sombras do terrível Coronavírus. Zune aqui, na minha mente: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncios dos bons”. Martin Luther King. Boa leitura nobre leitor/a.

GILMAR MENDES SUSPENDE COBRANÇA POR CHEQUE ESPECIAL NÃO UTILIZADO. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a norma que permitia a cobrança de tarifa pela oferta de cheque especial, mesmo que o serviço não fosse utilizado. A cobrança estava prevista no artigo 2º da Resolução 4.765/2019, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que entrou em vigor em janeiro.
O relator verificou, no caso, os dois pressupostos para a concessão da medida cautelar: a plausibilidade jurídica e o perigo da demora. Segundo ele, até a edição da resolução, apenas a concessão de crédito, em caráter emergencial, para cobertura de excesso sobre o limite previamente pactuado de cheque especial, poderia ser cobrada pelas instituições financeiras como serviço adicional.
O ministrou apontou que os bancos não cobravam por serviço de disponibilização e/ou manutenção mensal de cheque especial, criado há 40 anos, uma vez que apenas a cobrança dos juros era permitida e tão somente quando houvesse a efetiva utilização (e sempre proporcional ao valor e ao tempo usufruídos). (...) FONTE: sosconsumidor.com.br, em 23/04/2020.

A MP 905/19 CAIU, ENTENDA O QUE ESTÁ EM JOGO. Diante da forte pressão popular, e das vésperas de sua caducidade, o Governo Bolsonaro revoga a Medida Provisória 905/19 para evitar uma derrota no Senado Federal. Com isso a Sessão de segunda-feira (20), que trataria do assunto foi cancelada.
Há indícios que o Governo usou a revogação como uma manobra para tentar reeditar a MP, nas próximas semanas. Porém a reedição de MP com mesmo conteúdo é inconstitucional de acordo com o Art. 62, § 10 da Constituição Federal que diz:
“§ 10. É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.” (Constituição Federa, Art. 62, § 10).
A revogação antes da MP entrar em caducidade é uma prova concreta que o governo tenta criar uma brecha para reedição, pois evitou que a medida fosse rejeitada pelo Senado ou caducasse ao final do dia de hoje (20/04).
A chamada Carteira Verde Amarela, introduzia pela MP 905 – que prevê uma nova reforma trabalhista que aprofunda a precarização dos contratos de trabalho.
É uma vitória expressiva para os trabalhadores e trabalhadoras, que conseguem garantir a manutenção de seus direitos diante das iniciativas perversos de Guedes e Bolsonaro.
A Intersindical Central da Classe Trabalhadora esteve na luta contra a MP 905 desde o seu nascedouro no ano passado, é avalia como uma vitória. Porém, há muito o que ser feito, não podemos baixar a guarda, pois a possibilidade do Governo, mesmo que inconstitucionalmente, insistir na reedição da MP é bastante alta. Iremos necessitar do envolvimento amplo da sociedade para enterrar de vez estas e outras medidas que afetam dramaticamente a vida do nosso povo. Texto: Pedro Otoni. FONTE: intersindical.com.br, em 20/04/2020.

ERIBERTO MONTEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. “COFFEE TIME - LITERATURA E TEMAS RELACIONADOS”. Amanhã (27), a partir das 17h30, estarei participando da Coffee Time. Uma série de lives com escritores falando de literatura e temas relacionados. Na oportunidade, estarei falando sobre minha vida como poeta, pesquisador, compositor e contista, além relatar sobre a reestruturação da Coleção Mossoroense. Para participar, acesse a página de Marcelo Almeida, no Facebook. Agradeço seu prestígio assistindo e/ou participação. Abraços, Eriberto Monteiro.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (658). Não entendo como a justiça do trabalho não prioriza o cumprimento dos alvarás. Existe aqui em Mossoró um posto de atendimento somente para o cumprimento destes alvarás. O trabalhador espera anos e quando sai o alvará não consegue receber porque as autoridades não entendem isso como prioridade. Alcides Andrade, em 22/04/2020, via facebook.

FIQUE SABENDO... “27 de abril – Dia do Engraxate”. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Engraxate.
Os “sciusciàs” (vítima das tormentas), garotos que para ganhar qualquer coisa lustravam as botas dos militares, além de terem cópias de jornais, goma de mascar e doces.
Engraxate ou engraxador é o homem responsável pelo polimento e limpeza de sapatos. A tradição remete ao ano de 1806 o nascimento do ofício de engraxate, quando um operário poliu em sinal de respeito às botas de um general francês e foi recompensado com uma moeda de ouro por isto.
Após a imigração italiana aparece, por volta de 1877, na cidade de São Paulo, os primeiros engraxates, no início eram poucos, de 10 a 14 anos, todos italianos e percorriam as ruas, das 6 horas da manhã até a noite, com uma pequena caixa de madeira com suas latas, escovas e outros objetos.
Durante a Segunda Guerra Mundial apareceram os “sciusciàs” (vítima das tormentas), garotos que para ganhar qualquer coisa lustravam as botas dos militares, além de terem cópias de jornais, goma de mascar e doces.
Ao término da guerra desapareceram o sciusciàs e também os engraxates de Nápoles, no início dos anos cinquenta eles eram apenas mil. Hoje em dia, caminhando pelas ruas napolitanas, ocasionalmente, pode-se encontrar algum.
As cadeiras de engraxate foram inventadas por Morris N. Kohn em 1890. O engraxate hoje em dia é uma profissão em via de extinção.
O Dia do Engraxate no Brasil é comemorado no dia 27 de Abril de cada ano.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PB: A Prefeitura de Poço Dantas/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 20 (VINTE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/05/2020. Escolaridade exigida: NÃO INFORMADA. Salário: até R$ 8.000,00;

PE: A Prefeitura de Araçoiaba/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 370 (TREZENTAS E SETENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/04/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 7.500,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
APÓS SÉRGIO MORO PEDIR DEMISSÃO na última sexta-feira (24) e denunciar as intenções de Jair Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal, parte da imprensa tentou ofuscar as imoralidades cometidas pelo ex-ministro da justiça e Segurança que acessou informações privilegiadas e relatórios de inteligência” no comando da pasta. A reportagem é do portal GNN. FONTE: brasi247.com, em 26/04/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 26: Carlos Toredo – FUNDASE, Dayany Ribeiro – Comerciária, Eliane Garcia – SINAI e Elionaldo Rodrigues - Autônomo. SEGUIDOS POR: Nathalia Rebouças – Jornalista e Zilta Nunes – FUNDASE (27); Demetrius Fernandes – IPE, Hercílio Barros – EMATER/RN e Olavo Ataíde – PT/Natal (28); Deuzimar Dantas – UERN e Euzamar Mesquita – FJA (29); Ademar Lins – Adv., Ilo Sousa – INSS, Meireluce Costa – SINAI, Moisés de Melo – Estudante e Rejane Costa – UERN (30); Edna Barbosa – Natal e Gizélia Galvão - L4 (1º). E DIA 02: Conceição Barbosa – FUNDASE, Diógenes Souza – Adv. e Fabrícia Greyce – FUNDASE.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Bom dia companheiro!! Não vejo a hora desse corona ir pra puta que o pariu pra gente poder bebemorar novamente! Silvio Rodrigues”.Pois é Camarada SR, eu já me encontro em “setentena”, desde janeiro de molho em casa. Bom mesmo é que estou em pleno restabelecimento da cirurgia feita em janeiro. Paz e bênçãos!

MEMÓRIA:
HÁ 157 ANOS! – Nomeação do primeiro juiz de Mossoró - Dr. João Querino Rodrigues da Silva para Juiz de Direito, em 23/04/1863. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;
DA EDIÇÃO Nº 853 (em 04/05/2019): Erro médico: hospital indenizará paciente que teve gravidez de risco; Eleições gerais no SINAI; Airton Cilon, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/interna (623) – por Arnaldo Fiuza; Fique sabendo... “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade” - por Mônica Raouf el Bayeh - em 28/04/19;
DIA: hoje Dia do Engraxate, Dia do Goleiro, Dia do Juiz da Justiça do Trabalho, Dia Internacional de Chernobyl (ONU), Dia Mundial das Nações e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Amanhã (27) será Dia da Liberdade da África do Sul, Dia do Emigrante, Dia do Kung Fu, Dia do Sacerdote, e Dia Nacional da Empregada Doméstica.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora, compositora e atriz brasileira. Começou a carreira na década de 1960, apresentando-se em clubes noturnos de São Paulo. Foi descoberta pelo maestro Portinho e por Mauro Duarte, que na época era diretor da Rádio Nacional e da gravadora RGE. Seu primeiro disco, de 1962, um compacto de 78rpm gravado pela Odeon, trazia as músicasFica comigo essa noite”, sucesso de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves e “Não, eu não vou ter saudade”, de Vaucaire e C. Dumont, com letra em português de Romeu Nunes. Estreou em LP com Cláudia Barroso, em 1967. A consagração, porém, só veio em 1971, quando lançou pela gravadora Continental o LP Cláudia Barroso. O disco trazia duas composições próprias que fizeram sucesso:Quem mandou você errar” e A vida é mesmo assim. Também nessa época foi jurada do programa Silvio Santos, ainda na TV Globo, e mais tarde do programa comandado por Chacrinha. Morreu em Fortaleza/CE no dia 09 de outubro de 2015 aos 83 anos de idade, vítima de complicações respiratórias. Reportamo-nos sobre AMÉLIA ROCHA BARROSO (em memória) conhecida artisticamente por CLÁUDIA BARROSO, nasceu em Pirapetinga – Minas Gerais no dia 23 de abril de 1932 e faleceu em Fortaleza/CE no dia 09 de outubro de 2015 com 83 anos. Sua discografia consta 17 discos gravados entre 1967 e 2000. Dotes artísticos: cantora, compositora e atriz. Gênero: Romântico. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cláudia_Barroso.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Bruxa Peralta” (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

A bruxa peralta
Assusta as crianças
De vassoura na mão
Vive de mudanças.

A bruxa peralta
Um gato adotou
Na feira do sábado
Abóbora comprou.

A bruxa peralta
Gosta da sexta-feira
Para comer
Lagartixa com areia.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos engraxates, goleiros, juízes da justiça do trabalho, agentes das nações de prevenção e combate à hipertensão arterial, aos emigrantes, lutadores de Kung Fu, sacerdotes, e as empregadas domésticas.
QUEM canta ...
A vida é mesmo assim / Alguém tem que perder / Pra outra entrar no jogo / Perdoa meu meu amor / Se você descobriu / Que tudo foi um logro / Amei você somente / E dei até o meu pranto ...” . (“A Vida é Mesmo Assim”. - Autores: Cláudia Barroso. – Canta: C.B.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

BDC - Coluna de Notícias 894.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XII – Edição nº 894 (geral) e 12ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, quarta-feira, 22 de abril de 2020. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 18/53, dias: 113/366 e faltam 253 dias para o final do ano.

 

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

DIVISÃO DE BÉNS: Dois amigos se encontram de pois de muitos anos. – Casei, separei e já fizemos a partilha dos béns. – E as crianças? - O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu. Então ficaram com a mãe? – Ficaram com o nosso advogado. FONTE: Rachando Bico, de Marcos Sá de Paula, Natal/2014. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

FAZ MAL E É PRODUZIDO – Nesse nosso mundo existe coisas que não entendemos a continuidade de suas existências. Entre tantas mazelas produzidas, umas até seculares, fazendo mal à saúde de seres humanos provocando câncer (que mata silenciosamente) e matando até subitamente; especificamente me refiro a produção do tal "cigarro eletrônico"! Fui fumante substancial por 30 anos e só um CA (não quero outro) me bastou pra largar essa mazela até então "prazerosa". Assistindo uma matéria sobre as doenças causadas pelo "Cigarro Eletrônico" me pergunto, o que fazer pra não se produzir venenos que matam humanos?  Boa leitura nobre leitor/a.

 

AUSÊNCIA DE RECOLHIMENTO DO INSS GERA DIREITO A INDENIZAÇÃO, diz TST. Configura dano moral o não recolhimento de contribuição previdenciária que impede o funcionário de se aposentar. Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a proprietária da Fazenda Tarumã, em Mato Grosso do Sul, por não ter recolhido os impostos de um capataz.

Segundo o relator do recurso de revista do capataz, ministro Vieira de Mello Filho, a inadimplência das obrigações trabalhistas acarreta a responsabilidade civil do empregador quando for demonstrado o dano moral sofrido pelo trabalhador. Para o relator, a simples notícia da recusa da concessão da aposentadoria é suficiente para causar angústia e abalo emocional. Ainda que a decisão do INSS possa revertida judicialmente, sempre haverá um período em que o empregado não poderá contar com o benefício a que tinha direito até que haja decisão judicial determinando o pagamento.

Por unanimidade, a Turma deu provimento ao recurso e condenou a proprietária da fazenda ao pagamento de R$ 10 mil por dano moral. FONTE: conjur.com.br, em 22/04/2020.

 

DATANORTE FUNCIONA COM HORÁRIO REDUZIDO. DATANORTE – Companhia de Processamento de Dados do Estado do RN, volta a atender com horário e pessoal reduzido em Natal e Mossoró. Foram convocados os servidores fora dos grupos de riscos. Amém!

 

TELMA GURGEL, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. "Toda doação é um ato de amor e solidariedade – Doe Ação!" Com esse tema estamos coordenando, através da Coletiva Motim Feminista, a campanha "QUARENTENA SOLIDÁRIA" em prol das mulheres de bairros em Mossoró. Nosso objetivo é angariar fundos para a compra de cestas básicas para repassar as mulheres que fazem parte do movimento de mulheres populares e que estão hoje sem condição de sair de casa para trabalhar.

Preferimos a contribuição financeira, dada a falta de estrutura para receber cestas básicas e armazenamento das mesmas, com o dinheiro arrecadado faremos as compras e já destinamos às as mulheres em seus bairros. Iniciamos a arrecadação na semana passada e conseguimos distribuir quase 40 cestas, em 4 bairros de Mossoró. Assim, disponibilizamos a seguinte conta poupança: Banco do Brasa SA, Agência 0036-1, Conta 309932-6, Variação 51, titular Telma Gurgel da Silva. Contamos com sua colaboração!

 

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (657). MULHER DE ESQUERDA X MULHER DE DIREITA: A mulher de esquerda é politizada, solidária, estudiosa, guerreira e preocupada com a luta da classe trabalhadora e contra toda e qualquer injustiça social. Já a mulher de direita além de despolitizada é alienada e só olha para o seu próprio rabo. Só pensa em futilidades, dinheiro fácil na bolsa e um ódio desenfreado a pobreza, e é geralmente defensora da extinção de todo e qualquer projeto social que venha minimizar o sofrimento da POP de baixa renda. Lógico que existe exceções no que se relaciona as mulheres de direitas, você que está lendo esse texto, saberá com inteligência fazer a diferenciação. Sei que serei criticados pelas que assumem esse papel hediondo e degenerativo. Mais esse é o meu pensamento, mesmo respeitando o contraditório. Carlos Augusto Escóssia, via facebook, em 20/04/2020.

 

FIQUE SABENDO... "O que a psicopatologia nos ensina sobre não argumentar com bolsomínios!". Da Professora Vera Amaral, Psiquiatra, UFRN. FONTE: Facebook do Professor Antônio de Farias Capistrano, em 21/04/2020.

Não adianta argumentar, não adianta mostrar a falta de lógica do pensamento deles. Não há diálogo com delirantes. Desista, não vai adiantar!

Um dos conceitos mais caros à Psicopatologia quando se estuda as psicoses é o de delírio. Esse é o sintoma mais importante dessas enfermidades.

Popularmente quando dizemos que uma pessoa "está delirando" geralmente nos referimos àquelas pessoas que estão falando coisas sem sentido e/ou absurdas.

O delírio é um pouco isso mesmo, mas é mais que isso. O delírio define psicose porque é a interpretação que o psicótico faz sobre o seu entorno, mas essa interpretação não condiz em nada com a realidade do mundo onde ele vive. Ou seja, o delirante fala de fato coisas absurdas ou "loucas", acha que o mundo o persegue ou acha que uma pessoa específica é a causa de todos os problemas do mundo.

Quem já conviveu com psicótico sabe que não adianta argumentar contrariamente ao que ele está dizendo. Uma das características fundamentais do delírio é a sua irredutibilidade à argumentação lógica. O pensamento delirante é forte, é definitivo, é irremovível. E é assim porque o delirante construiu o seu mundo dentro dessa realidade paralela. Esse é o seu mundo, os outros é que estão interpretando tudo errado.

Assim, em Psiquiatria aprendemos que não adianta em nada tentar "tirar" do psicóticos aquelas "idéias malucas". Aquele é o mundo dele! Ele não pode abrir mão daquelas idéias sob pena de não saber mais explicar o seu mundo, nada mais fazer sentido na sua realidade.

Bem, talvez aqui vocês já estejam compreendendo onde quero chegar. O pensamento da extrema direita bolsonarista é em tudo semelhante ao pensamento delirante. Através do discurso do seu chefe foi se construindo uma realidade paralela em que o grande perseguidor é Lula e o PT. Essas idéias são de tal modo arraigadas e tão fortemente compartilhada que são - tal qual o delírio - irremovíveis. Não adianta argumentar, não adianta mostrar a falta de lógica do pensamento deles. Não há diálogo com delirantes.

Se o pensamento delirante de um indivíduo é forte, imagine se, hipoteticamente, ele encontra eco e aceitação em um grupo (só lembrando que isso nunca acontece com psicóticos, onde cada um tem seu mundo próprio)! O grupo passa a se retro-alimentar do delírio um do outro e se cria todo um sistema delirante.

É nisso que estamos vivendo. Para sua própria saúde mental, não tente argumentar com um bolsominion.

"DESISTA, NÃO VAI ADIANTAR!!!"

CONQUISTE SEU EMPREGO:

AL: A Câmara de Limoeiro de Anadia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 11 (ONZE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/05/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL INCOMPLETO / MÉDIO/ SUPERIOR. Salário: até R$ 2.500,00;

 

CE: A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 100 (CEM) VAGAS PARA TÉCNICO LEGISLATIVO E ANALISTA LEGISLATIVO, inscrições abertas até o dia 30/04/2020. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 4.455,29. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

CORONAVÍRUS: ESCOLHA DE QUEM VAI OU NÃO PARA A UTI – Médicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas já têm de escolher, mesmo que "indiretamente", qual paciente irá ou não para um leito de UTI e se tratar do coronavírus. É o que afirma Jaques Sztajnbok, médico supervisor da UTI do Emílio Ribas, em entrevista à GloboNews. De acordo com o site voltado especificamente para informações sobre a doença, o Brasil tem pelo menos 43 mil confirmações da covid-19 e 2,7 mil óbitos. O estado de São Paulo tem 15.385 casos, com 1.093 falecimentos. FONTE: brasi247.com, em 22/04/2020.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 22: Carol Ribeiro – Advogada, Jadson Arnaud – Adv., Leonides Barbosa – Professora e Kennedy Tavares – HRTM (22). SEGUIDOS POR: Rony Dias – Técnico em Informática (23); Raimunda Soares – Sindicalista e Professora (24). E DIA 25: Aldemir Júnior – Tec. Inf., Daniel Dantas – Natal, Leomar Freire – FUNDASE e Lobato Assunção – UERN.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Saudações, prezado Hermes".Obrigado ilustre leitor, veja com seu provedor, consulto o "Walgom – Informações e análise" (walgom.com.br), e sua última atualização foi em 10 de março último. Grande abraço, saúde e paz!

 

MEMÓRIA:

HÁ 94 ANOS! – Inaugurado o 1º Trecho de Calçamento da cidade de Mossoró, em 22/04/1926;

DA EDIÇÃO Nº 852 (em 27/04/2019): Eleitores têm menos de duas semanas para regularizar título; DETRAN/RN: SINAI convoca trabalhares para assembleia; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/interna (622) – por Rubens Coelho; Fique sabendo... "27 de abril - dia do kung fu – uma arte milenar". FONTE: http://caianomundo.ci.virgula.uol.com.br/blog/2012/04/27/kung-fu-uma-arte-milenar/ em 27/04/2015;

DIA: hoje Dia da Aviação de Caça - Força Aérea Brasileira, Dia da Comunidade luso-brasileira, Dia do Descobrimento do Brasil (1500) e Dia do Planeta Terra ou Dia da Terra. Amanhã (23) será Dia de Ogum, Dia de São Jorge, Dia do Direito Autoral, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Mundial do Livro, Dia Nacional de Educação dos Surdos e Dia Nacional do Choro/Chorinho.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um músico, compositor, poeta, artista plástico, ator e escritor brasileiro, citado frequentemente como um dos pioneiros da black music no Brasil. Di Melo é filho de Gabriela Dativa dos Santos, cantora e Artur Napoleão de Melo Carneiro Filho, violonista e taxista. Iniciando sua carreira profissional em meados dos anos 1960, tornou-se conhecido entre DJs do mundo inteiro por seu  primeiro álbum, lançado em 1975, considerado atualmente uma raridade. Performou em diversos bares de sua cidade e mais tarde, viajou para São Paulo, apresentando-se em outros bares. No início dos anos 1970, foi apadrinhado por Roberto Colossi, que providenciou sua participação em caravanas de redes de lojas. Após a morte do empresário, voltou aos bares e conheceu Alaíde Costa. Foi apresentado, pela cantora, ao diretor da EMI-Odeon, que contratou-o após ouvir algumas canções. Na gravadora, obteve bom desempenho nas rádios com o single "Kilariô". Na mesma época, foi gravado por artistas como Wando e Jair Rodrigues, porém indignou-se após receber apenas 11 cruzeiros como royalties e sentir-se contrariado por seu produtor, então, entrou em ostracismo. Após um grave acidente de moto na década de 1990, nosso homenageado foi vítima de boatos sobre uma suposta morte. Durante a década de 2000, lançou uma série de discos independentes. Após uma de suas canções ter sido incluída em uma coletânea internacional de êxitos, voltando a fazer shows, criando o apelido "imorrível" e ganhando dois documentários sobre sua vida. Ele também já atuou em uma peça teatral; escreveu dois livros, ainda não publicados; dedica-se as artes plásticas desde jovem e teve uma aparição no clipe do grupo The Black Black Eyed Peas "Don't Stop The Party". PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS: Seu padrinho, nascido em Portugal era dono de uma das maiores casas de ferragem de Pernambuco. Quando criança, ficou lá por um período de apenas oito dias, porque ao invés de trabalhar, estava sempre tocando violão, até que um dia seu padrinho eliminou sua mesada. Aos treze anos de idade, escreveu sua primeira composição. Em sua adolescência, ganhava dinheiro guardando e lavando carros; entalhando madeira; pintando quadros e performando nos bares do Aroeira e Bumba Meu Bar. O artista costumava se encontrar com seus amigos após missas, para organizar concertos improvisados. Em 1965, o então organista de Roberto Carlos, Vanderlei, ouviu suas canções e sugeriu que ele fosse para São Paulo. Então viajou à cidade, acompanhado por ele. Porém o jovem artista não se adaptou ao frio da cidade e logo voltou à Recife. Nesta época, atuou na peça teatral "O Arame Farpado no Continente Perdido". Sempre procurava oportunidades com os músicos que lá apareciam. Em 1968, apresentou algumas composições para o então Jorge Ben, que lhe deu o cartão do importante empresário Roberto Colossi. Ele partiu outra vez para São Paulo e lá, Roberto o apadrinhou. No começo dos anos 1970, ele era conhecido por pessoas mais íntimas como Boby d'Melo (ou ainda Bob di Melo), chegando a assinar suas primeiras composições com esse pseudônimo. Roberto Colossi, então, levou o artista para fazer shows para a caravana da rede de lojas Ducal Roupas. Neste período (década de 1970) era muito comum entre os artistas brasileiros a realização de caravanas para gravadoras, rádios, teatros, etc. Entre os anos de 1973 e 1974, num período de aproximadamente um ano e meio, viveu na cidade de Tóquio no Japão, onde frequentava o bar Saci Pererê. Em Tóquio, compôs três canções: "Kilariô", "Minha Estrela" e "Se o Mundo Acabasse em Mel", que mais tarde seriam lançadas oficialmente. Após este período, viajou também à França (onde conheceu sua então namorada) e à Alemanha. KILARIÔ, PRIMEIRO ÁLBUM E RESCISÃO: Em meados da década, seu empresário Roberto Colossi adoeceu, deixou de empresariar diversos artistas e faleceu pouco tempo depois. Então voltou à São Paulo e começou a performar na noite dos bares paulistanos, como por exemplo: Lei Seca, Aleluia e Janela para o Mundo. Certa vez, Alaíde Costa organizou uma competição no bar Jogral, Rua Augusta, na qual participou. Alaíde, então, o apresentou para o diretor da EMI-Odeon, Moacir Meneghini Machado, que aprovou suas composições e o contratou. O artista, então, começou a gravar o que seria um álbum. Em apenas oito dias, tudo já estava finalizado (fotos, design gráfico e visual da capa, gravações, etc.). Para a divulgação do futuro álbum, a EMI-Odeon lançou o compacto promocional "Kilariô". No dia 14 de janeiro de 1975, o álbum é lançado pela gravadora no disco que leva seu nome e conta com as participações de Hermeto Pascoal e Heraldo do Monte. Foram feitas apenas três mil cópias para divulgação nas rádios. Segundo o próprio, o álbum "saía de uma rádio e tocava na outra. As principais canções de sucesso, além de "Kilariô", foram "A Vida em Seus Métodos Diz Calma" e "Se o Mundo Acabasse em Mel". Em uma entrevista de 2019 para a revista Carta Capital, Di explicou que atualmente tem dificuldade em cantar "Kilariô", pois, segundo ele, foi muito prejudicado na época em que compôs a canção e, sempre que a canta, lembra dos fatos. Os músicos Wando e Jair Rodrigues gravaram músicas de Di ("Volta" e "Paspalho", respectivamente) e mesmo com os discos vendendo em grande quantidade, ele recebeu no trimestre apenas 11 cruzeiros pelos royalties. Sentiu-se ainda, contrariado por seu produtor, que, segundo ele, o impediu de fazer músicas mais politizadas. Indignado, pediu rescisão da gravadora EMI-Odeon e voltou a cantar nos bares e cantinas, principalmente na Camorra, onde cantava músicas italianas. Na opinião de Di, o próprio era vítima do sentimento de inveja por parte de outros artistas. Segundo ele, começou na época "uma onda de despeito" para consigo. Em uma entrevista de 2016 para o site EntreCultura, disse que, até os dias atuais, não recebe dinheiro pelos direitos autorais e que muitas pessoas utilizam seu trabalho sem a devida autorização. Apesar dos problemas, o mesmo nunca parou de compor. Durante os anos 80, viajou por várias regiões do Brasil e do Paraguai com o também músico Geraldo Vandré. Nesse meio tempo, compuseram doze canções. IMORRÍVEL E PARCERIA COM COTONETE (banda francesa): O seu álbum de 1975 foi relançado, em CD, em 2002, dentro da coleção Odeon 100 Anos, coordenada por Charles Gavin e teve uma rápida aparição no videoclipe da canção "Don't Stop The Party" dos The Black Eyed Peas. No dia 12 de novembro de 2015, é lançado digitalmente o álbum "Imorrível" pela Casona Produções, que conta com o trabalho de 55 músicos profissionais, incluindo participações de BNegão, Larissa Luz e Olmir Stocker. O disco resgata canções que Di compôs em seu período de ostracismo. A versão física foi lançada no ano seguinte. No dia 4 de junho de 2018, é lançado seu single "A.E.I.O.U." em parceria com a banda parisiense Cotonete, pela gravadora francesa Favorite Recordings e para a divulgação, foi feita uma turnê por vários países da Europa. No dia 27 de maio de 2019, lançou o álbum Atemporal, gravado em São Paulo também com a banda Cotonete. Este disco conta com a participação de sua filha nos vocais de três canções: "A.E.I.O.U.", "Mulher Instrumento" e "Canto da Yara", além de uma parceria inédita com Geraldo Vandré: "Linhas de Alinhar". A ideia do disco surgiu quando, desde 2017, a banda francesa procurava um artista brasileiro que aceitasse gravar um álbum em colaboração. Atualmente, durante o período de quarentena devido a pandemia de COVID-19, Di comumente organiza livestreams em sua conta oficial do Instagram. CONCERTOS NOTÓRIOS: Em 2011, se apresentou na Virada Cultural. Durante o ano de 2013, o músico foi acompanhado em seus shows pelo grupo Charlie e os Marretas. Em 2015, realizou um concerto na quadra da escola de samba Bambas da Orgia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, acompanhado pelo grupo gaúcho Ultramen e dois sopros. Em outubro de 2019, apresentou-se no Circo Voador, Rio de Janeiro e em janeiro do ano seguinte, no festival BR 48 em Florianópolis, Santa Catarina com Otto, Criolo e MC Tha. Em fevereiro, abriu o Festival Cachueirada, na Cachoeira Nascentes das Gerais, em Minas Gerais. Em março, o artista apresentou-se no SESC Araraquara, convidado pela banda Aláfia e no Porão Bar, em Maringá, Paraná, comemorando os 45 anos de seu primeiro álbum. O músico participou duas vezes do festival Psicodália, em Rio Negrinho, Santa Catarina; em 2014, com Tom Zé, Moraes Moreira (1947–2020), Yamandu Costa, entre outros e em 2017, com Céu, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos entre outros, sendo acompanhado pelo grupo Trombone de Frutas. Reportamo-nos sobre ROBERTO DE MELO SANTOS, 71 anos, artisticamente conhecido por "DI MELO", nasceu em Recife/PE no dia 22/04/1949. Sua discografia consta de 15 discos gravados entre 1975 e 2019 - sendo: 08 discos em estúdios (1975/2019), 04 compilações e 03 ao vivo (2016/2019). Dotes artísticos: artista plástico, ator, compositor, cantor e vocal. Instrumentos: guitarra. Gênero: Black Music e MPB. Atividade: até o momento. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di_Melo.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"Menino da Poesia". Ao Dia Nacional da Poesia. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

O menino da poesia
Corações construía
Em versos livres
Que a vida dizia.

 

O menino da poesia
Sabia rimar
Palavrinhas belas
No seu cochilar.

 

O menino da poesia
Estrofes escrevia
Com sabor de maçã
Na janela que dormia.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos soldados aeronáuticos, a comunidade luso-brasileira, viventes do planeta terra, fiéis de Ogum e São Jorge, autorais, escoteiros, leitores de livros, aos surdos e músicos do chorinho.

QUEM canta ...

"Chuva que cai do céu / Eu triste a caminhar / Só minha sombra me acompanha / Onde quer que eu vá / Só minha sombra me acompanha / Onde quer que eu vá ..." . ("Alma Gêmea". - Autores: Roberto de Melo Santos. – Canta: Di Melo.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x'dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

sábado, 18 de abril de 2020

BDC - Coluna de Notícias 893.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 893 (geral) e 11ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 18 de abril de 2020. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 17/53, dias: 109/366 e faltam 257 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
REFLEXÕES - 7/7: “Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para usar... . Por que amamos as coisas e usamos as pessoas?”. FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com entretenimento, Novembro-Dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
REPRESSÃO AO TRÁFICO – Fugindo um pouco do foco midiático, pra dizer que não citei “o Novo Coronavírus/Covid 19”, fico sem entender porque numa operação fiscalizadora queimam toda a madeira e tratores após estouro de ação delituosa? Queimada feita por força nacional em Roraima poucos dias atrás, se plantio de maconha a queimada é solúveis, mas, madeira e tratores podiam ser leiloados e reposto aos cofres públicos – especificamente adquirir equipamentos e investir em pessoal dessa área. Boa leitura nobre leitor/a.

PERFIS FALSOS DO PROCOM/SP TEMTAM, ENGANAR CONSUMIDORES. Golpistas têm criado perfis falsos para se passar pelo Procon-SP e solicitar dados pessoais de consumidores paulistas. "Infelizmente, criminosos estão aproveitando desta situação e delicada pela qual passa a sociedade para dar golpes e prejudicar ainda mais as pessoas", afirma Fernando Capez, secretário estadual de Defesa do Consumidor.
O Procon-SP alerta que seus canais oficiais são @proconsp (no Facebook e no Instagram) e @proconspoficial (no Twitter). O órgão ainda afirma que suas páginas nas redes sociais são apenas para orientar os cidadãos sobre os seus direitos.
O Procon-SP incentiva que o consumidor denuncie perfis falsos tentando se passar pela instituição. FONTE: Folha Online - 16/04/2020, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, 17/04/2020.

QUARENTENA SOLIDÁRIA PARA ARTISTAS LOCAL. Oi, tudo bem? Estamos vivendo dias difíceis e esperamos que isso tudo passe o mais breve possível. Mas neste momento tão delicado, os músicos de Mossoró estão enfrentando dificuldades por não terem outro meio de sobrevivência, além de ofertar o seu talento nos bares e casas de show.
Sabemos que devido as recomendações das autoridades de saúde e do governo, esses locais não podem funcionar. A maioria dos músicos são pais de família e já não encontram saída para manter o mínimo dentro de casa. A situação está mesmo muito difícil, quase se encaminhando para a precariedade.
Então, diante disso, estamos pedindo sua contribuição para ajudar algumas dessas famílias.
Juntamente com alguns colegas, estamos arrecadando alimentos, cestas básicas ou qualquer valor que supra de alguma forma a necessidade dessas pessoas.
Sabemos que irá se solidarizar com a situação e de alguma forma, ajudar a quem mais precisa, mesmo que seja compartilhando essa mensagem.
Desde já, agradecemos por sua atenção e por todo apoio que puder oferecer.
De que forma pode nos ajudar? Aguardo seu retorno. Obrigado!
Responsáveis: Alan Jones, Caroline Melo, Ewerton Linhares, Nida Lira e Everaldo Rodrigues. Contatos para detalhes: (84) 9.8782-4609, 9.8708-6131, 9.8809-2309 e 9.8896-5468.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (656). TANTA IGNORÂNCIA: é dizer; h1n1 MATA, gripe suína MATA, assaltante MATA, etc. e etc. Desde 1960 (quando eu nasci) até hoje nenhum político fez algo para acabar de vez com a fome; falta de leitos, falta de segurança, falta de saneamento e desemprego. Se resolver tudo isso muitas mortes deixará de existir. Luiz Carlos Dambroski, via facebook, em 18/04/2020.

FIQUE SABENDO... “18 de abril – Dia Mundial do Radioamador”. FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-mundial-do-radioamador.
Para esse registro, pesquisei bastante e encontrei esse texto sem data de publicação. Parece ser mais atividade extinta – obsoleta. Hermes Oliveira – Editor do Sistema BDC.
Os Radioamadores são pessoas que utilizam várias faixas de radioemissão, autorizadas especialmente para esse serviço. No Brasil, eles são reconhecidos pelo Ministério das Comunicações e, no Estado de São Paulo, através da Delegacia Regional do MC-SP.
SAIBA UTILIZAR ESSA MARAVILHA - Muito mais que um simples rádio, você terá em sua casa um bom amigo que é, na verdade, uma porta que se abre para o mundo!
Ao ligá-lo, você terá a sensação de que não estará mais só em sua casa ou em seu carro, mas sim, em companhia de milhares de pessoas, cidadãos do planeta terra, que estão fazendo do “ar” uma verdadeira sala de visitas, onde cada um vai chegando e tomando o seu lugar. Eles podem estar perto ou muito, muito longe. Mas existe uma vantagem: você pode falar com eles! Não é extraordinário?
Você não se limita a ficar ouvindo como no rádio comum. Chame e faça amigos.
Troque mensagens postais, selos, jornais, revistas, livros, flâmulas, adesivos, fitas cassete, vídeo-tape, caixas de bombons, vinhos, o que você quiser.
Aprenda a falar outras línguas. Treine seu inglês com seus amigos da Inglaterra ou dos Estados Unidos. Troque informações sobre eletrônica, computação, artes ou receitas culinárias. Faça, enfim, uma das coisas mais gostosas do mundo: bater papo. Sem sair de casa. Sem gastar nada.
Com o tempo, você irá acabar aprendendo muitas coisas sobre diversos assuntos. Irá falar com seus irmãos de outros estados e até outros países. A rádio-comunicação não tem limites e sua utilização fica unicamente por conta de sua inteligência, imaginação e criatividade.
Muitas vezes um radioamador novato, ou mesmo um veterano, pode desenvolver maus hábitos e procedimentos de operação radioamadorísticos inadequados, apenas por falta de conhecimento.
UM POUCO DE HISTÓRIA - Em todos os campos do conhecimento humano as bases científicas foram estabelecidas por vários cientistas e estudiosos. Muitos deles passaram a vida inteira pesquisando determinada coisa para depois nos deixar sua herança de conhecimento, herança essa aproveitada e continuada por outras pessoas. Isso aconteceu com André Marie Ampére, Aloísio Galvani, Alessandro Volta, Samuel Morse, Heinrich Hertz, Padre Roberto Landell De Moura, Guglielmo Marconi e muitos outros cientistas.
Em 1837, Samuel B. Morse inventou o telégrafo, um sistema capaz de transmitir sinais elétricos à distância que, devidamente interpretados de acordo com um código inventado por ele, o Código Morse, permitiam a transmissão de uma mensagem entre dois pontos distantes. Essa descoberta revolucionou o mundo e se constituiu na base das telecomunicações. Quando parecia que o telégrafo-com-fio seria a solução para todos os problemas da telecomunicação, surgiram os resultados das experiências de Heinrich Hertz, que demonstrou em 1888 a propagação das ondas eletromagnéticas no espaço. Ele conseguiu por em prática aquilo que James Clarck Maxwell já havia escrito na sua “Teoria Eletromagnética”.
As ondas que se propagam no espaço passaram a ser chamadas de ONDAS HERTZIANAS.
Para tentar fazer justiça a um brasileiro de Porto Alegre, Padre Roberto Landell de Moura, antes das experiências realizadas por Marconi perto de Bolonha em 1895, já fazia espantosas experiências bem sucedidas de transmissão e recepção da voz, sem fio, a uma distância de cerca de 8 quilômetros. E onde se faziam essas experiências? Na Avenida Paulista, em São Paulo, de onde o Padre Landell conseguiu contatar o alto de Santana, nos anos de 1893 e 1894.
Em 1894, Guglielmo Marconi começou a pesquisar os princípios do rádio. Mas foi só em 1901 que ele conseguiu espantar o mundo ao fazer um contato entre a Inglaterra e o Canadá, deixando seus críticos e as pessoas céticas daquela época de queixos caídos.
A questão do registro da patente, no entanto, é que mudou o rumo da história oficial, legando glória a Marconi e esquecimento ao Padre Landell de Moura. Informe-se a esse respeito e você também passará a sentir orgulho desse genial brasileiro.
Até hoje, muita gente se surpreende com a facilidade de comunicação do Radioamadorismo, que além de proporcionar lazer e alegria aos seus usuários, ainda presta serviços de emergência para o bem da comunidade.
ÉTICA OPERACIONAL - Os princípios éticos são a base de um radioamadorismo sadio, fraterno e construtivo e visam proporcionar a harmonia e o entusiasmo humano.
Lembre-se que o radioamadorismo é um contínuo processo de aprendizado. Nós aprendemos através de instruções, e os comentários (consulte o site e veja) fornecerão princípios básicos para uso consciente de nossa QRG (Qual Frequência Exata?).

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PI: A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 89 (OITENTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 29/04/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL INCOMPLETO / MÉDIO/ TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 5.000,00;

RN: As Prefeituras (05) do Agreste do RN realizarão CONCURSOS PÚBLICOS oferecendo 57 (CINQUENTA E SETE) VAGAS PARA GUARDA CIVIL MUNICIPAL, inscrições abertas até o dia 11/05/2020. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salário: até R$ 1.045,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
ACORDO INDIVIDUAL TRABALHISTA NA CRISE NÃO PRECISA DE SINDICATO, DIZ STF - Acordos individuais firmados entre empregadores e empregados conforme permite a Medida Provisória 936, editada pelo governo para regular as relações do trabalho durante a crise do novo coronavírus, não precisam passar pelo crivo de sindicatos para ter validade. Com esse entendimento, o Plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.363. FONTE: conjur.com.br, em 17/04/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO! – “Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 19: Beethoven Cavalcante – Ator, Evalúcia Nogueira e Geovanio Sousa - Professores, Goretti Alves – HRTM, Salvelina Costa – UERN e Valmiro Manoel – Emater/RN. SEGUIDOS POR: Adriana Morais – Jornalista, Antônia Alves – DATANORTE, Deusimar Dantas – UERN, Erasmo Firmino – Autônomo, Lúcia Silva – Radialista e Magnos Júnior – Autônomo (20); Ricardo Alves – UERN e Sofia Carvalho (21); Carol Ribeiro – Advogada, Jadson Arnaud – Adv., Leonides Barbosa – Professora e Kennedy Tavares – HRTM (22); Rony Dias – Técnico em Informática (23); Raimunda Soares – Sindicalista e Professora (24). E DIA 25: Aldemir Júnior – Tec. Inf., Daniel Dantas – Natal, Leomar Freire – FUNDASE e Lobato Assunção – UERN.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Camarada e amigo Hermes! Boa noiiiiiteeeeeee! Muitoooooo agradecidooooo. Você é companheiro do coração. Estimo e admiro sua luta e dedicação às grandes causas. Abraço, João Maria”. – Companheiro e amigo JM, quanta honra ter seu acompanhamento e aprovação do nosso trabalho. Saúde e paz, pra você e demais familiares!

MEMÓRIA:
HÁ 50 ANOS! O então Prefeito Raimundo Soares, através do Decreto nº 03/1967, cria a ESAM – Escola Superior de Agricultura de Mossoró, fundada por Vingt-un e Rosado e Dix-huit Rosado. (Fonte: Mossoró Nossa Terra, Prof. Almir Nogueira da Costa, 2009). Depois federalizada;
DA EDIÇÃO Nº 851 (em 20/04/2019): TST: agravamento de doença degenerativa gera indenização; IPERN: Campanha Salarial 2019, nova audiência dia 26; Bronca do leitor(a)/internalta (621) – por Itamar Costra; Fique sabendo... “Acorda Mossoró terra da liberdade, cidade da cultura”! Por Raimundo Nonato – Servidor público. Fonte: Facebook pessoal em 16 de abril de 2019;
DIA: hoje Dia da Assembleia Nacional dos Índios, Dia de Allan Kardeck, Dia de Monteiro Lobato (nascimento 18/04/1882), Dia do Livro Espírita, Dia Mundial do Radioamador e Dia Nacional do Livro Infantil. Amanhã (19) será Dia do Exército Brasileiro e Dia do Índio.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um produtor, guitarrista, baixista, compositor e cantor brasileiro do gênero soul. Tendo trabalhado com música desde os 14 anos, foi instrumentista no início de carreira, tendo passado a compositor e produtor conforme foi amadurecendo. Sua popularidade foi muito grande nos anos 70 com o lançamento de seu maior e também primeiro sucesso, a canção "Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)", título de seu primeiro álbum. Sua popularidade declinou nos anos seguintes, fruto de brigas com gravadoras, mas sempre continuou gravando, compondo e fazendo shows pelo país. Teve um ressurgimento com a redescoberta de suas músicas por artistas mais novos e pelo cinema pós-retomada. Suas músicas mais conhecidas são a já citada "Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)", "As Dores do Mundo", "Na Sombra de uma Árvore", "Acontecimento" e "Velho Camarada", em parceria com Tim Maia e Fábio. INFÂNCIA E CARREIRA - Nasceu em Salvador, mas, aos seis meses de idade, sua família foi morar em uma cidade do sertão baiano, chamada Senhor do Bonfim, quase na fronteira do Estado com Pernambuco e viveu até os sete anos, quando toda a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Na adolescência, interessou-se pelo Iê-Iê-Iê, influenciado pelo seu primo Pedrinho da Luz, que tocava guitarra na banda fluminense The Fevers, chegando a montar uma banda chamada “Os Abelhas”, com a qual fez bailes em clubes de Niterói e cidades vizinhas e chegou a tocar em programas de rádio e televisão. Nesta época, sua família decide voltar para a Bahia e ele consegue convencer sua mãe a deixá-lo ficar no Rio, morando com seu primo Pedrinho. A proximidade com o primo acaba lhe rendendo frutos, possibilitando que ele fizesse contatos com maestros, músicos de estúdio, arranjadores, produtores, enfim, pessoas no meio musical. Essa relação com o seu primo acabou rendendo a oportunidade da primeira gravação também, quando o futuro cantor e guitarrista teve a chance de tocar em uma música do primeiro álbum dos Fevers, quando o vocalista e guitarrista Almir Bezerra não pode comparecer em um dia de gravação. A primeira composição de sua autoria a ser gravada, "Eu me Enganei", que chegou a vender 100 mil cópias, foi lançada pelo argentino Robert Livi quando o artista tinha apenas 17 anos, precisando o seu primo assinar o contrato de edição por ele. Nosso homenageado começava a ser reconhecido como compositor, passando a ter músicas suas gravadas por outros artistas. COMPOSITOR E INSTRUMENTISTA - Em 1969, paralelamente à carreira de compositor, tendo músicas gravadas por gente como Jerry Adriani e Wanderley Carcoso, ele começava a se firmar como músico participando em diversas gravações como instrumentista. Foi quando acompanhou “Os Diagonais, a banda de Cassiano, Camarão (irmão de Cassiano) e Amaro, em uma viagem que eles fizeram pelo interior de Minas e Bahia, sendo o carro dirigido pelo futuro cantor Maurício Reis. Tocando com os Diagonais ele acabou conhecendo Tim Maia que havia gravado em compacto uma música de Cassiano, chamada "Primavera (Vai Chuva)". Conheceu Tim no dia que ele gravava sua participação em um álbum de Elis Regina e os Diagonais viriam a gravar várias das músicas do primeiro álbum do cantor carioca. Neste ano e no ano seguinte trabalha como guitarrista em discos de vários artistas, entre eles dois precursores da música negra brasileira, Toni Tornado e Wilson Simonal. Em 1970, recebe um convite de Mazzola, Guti Carvalho e Jairo Pires para trabalhar como produtor na PolyGram, que era dona dos selos Polydor e Philips. Aceita, mas com a condição que poderia lançar o seu próprio trabalho, que estava desenvolvendo, já que, devido ao apoio recebido de Tim Maia e Cassiano, passara a compor e criar arranjos, reservando músicas para gravar um trabalho próprio. Assim, acaba produzindo vários discos de sucesso, que alcançaram vendagens na casa de 100 mil a 150 mil cópias, como Erasmo Carlos, Diana, Wanderléa e todos os discos do Odair José pelo selo Polydor. Inclusive, acabou tocando guitarra no maior sucesso da carreira de Odair, "Uma Vida Só", acompanhado pela banda Azymuth. NOVAS OPORTUNIDADES E REDESCOBERTA - Com o advento do Plano Collor, tornou-se muito mais difícil lançar e vender discos no Brasil, já que a diminuição do meio circulante disponível afetou as compras consideradas como supérfluas pela população em geral. Com isso, passou a ter problemas ainda maiores para lançar material recorrendo a coletâneas para o mercado internacional, como o seu disco Mo Ní Ìsé Re (lançado pela pequena gravadora Leblon Records), e música infantil, chegando a produzir discos e shows do personagem "Seu Boneco", do ator Lug de Paula, chegando até a compor um tema para o personagem, "O Seu Boneco É o Terror". Na metade da década, nosso artista em foco começa a ser redescoberto pelos novos nomes da música brasileira tendo duas músicas suas regravadas e tornando-se sucessos novamente. O id Abelha regrava "Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)" no seu disco “Meu Mundo Gira em Torno de Você”, de 1996 lançando-a como single, contando o videoclipe, inclusive, com a participação do compositor, e vendendo mais de 500 mil cópias. No mesmo ano, o Jota Quest regrava "As Dores do Mundo", no seu disco de estreia e, também tendo sido lançada como single, atinge os primeiros lugares da parada, No ano 2000 lança, pela BMG um disco infantil produzido em conjunto com sua mulher, Meu Primeiro CD, e creditado à A Turminha do Bebê que chega a vender mais de 80 mil cópias. LANÇAMENTOS INDEPENDENTES E PRIMEIRO REGISTRO AO VIVO - Seu redescobrimento passa também pelo cinema que começou a utilizar suas músicas como trilha, como “Cidade de Deus", "Carandiru", "Durval Discos" e "O Homem do Ano e Antônia". Em 2003, Ele grava e lança, pelo seu próprio selo, “O Vendedor de Sonhos”, com distribuição da Trama. No mesmo ano, remixa e regrava vocais para o seu disco “Deus, a Natureza e a Música”, possibilitando a melhora da qualidade sonora do trabalho. Em 2005, Carlinhos Brown, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Roberto Frejat, Jorge Vercíio, Carlinhos Vergueiro, Dalto, Tunai, Carlos Dafé, Zé Menezes, Karla Sabah e Alessandra Verney, entre outros. Em 2010, comemorando 35 anos do lançamento do seu primeiro disco, realiza uma série de shows que são gravados por uma pequena gravadora, RWR, e tornam-se no seu primeiro registro ao vivo, lançado em CD e DVD com distribuição pela Universal. No disco, participações de Bebeto, Carlos Dafé, Michael Sullivan, Mr. Catra, Mc Gil, Mc Yamin e Sérgio Loroza, misturando a nova com a velha geração da música negra brasileira. Em 2016, lança “As Coisas Simples da Vida”. A revista Rolling Stone Brasil o elegeu o 14º melhor disco brasileiro de 2016. Reportamo-nos sobre HYLDON DE SOUZA SILVA, conhecido como “HYLDON”, nasceu em Salvador/BA no dia 17/04/1951. Sua discografia consta de 25 discos gravados entre 1973 e 2016 - sendo: 11 discos em estúdios (1975/2016), 08 compactos simples (1973/1984), 01 duplo (1975), 04 coletâneas (1983/2001) e 01 ao vivo em 2010. Dotes artísticos: compositor, cantor e vocal. Instrumentos: guitarra e baixo, Gênero: Soul, Funk e MPB. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hyldon.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Cachorrinho Brincalhão”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

O menino ganhou
Um cachorrinho
De presente
Do seu vizinho.

O cachorrinho
Gostava de latir
Correr atrás das coisas
E de muito dormir.

O cachorrinho lambia
O menino ao brincar
Que todo se sujava
Do seu lambuzar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos índios, allankardesistas, espíritas, radioamadores, leitores infantis e ao exército brasileiro.
QUEM canta ...
“Cada um na sua, meu amor / Cada um na sua, meu amor / Para receber visita, ou poder te visitar / Com bombons e um buquê de flor...” . (“Cada Um Na Sua Casa”. - Autores: Hyldo e Arnaldo Antunes. – Canta: Hyldo.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x’dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.