sábado, 21 de março de 2020

Fwd: BDC - Coluna de Notícias 886.


"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 886 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 21 de março de 2020. – Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 12/53, dias: 81/366 e faltam 285 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
REFLEXÕES - 1/7: - Aprenda a dar ausência pra quem pra quem não valoriza sua presença! FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com entretenimento, Novembro-Dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Após um forçado recesso de quase dois meses, ontem me senti disposto a montar essa edição vez que, por vezes, tentava mas não encontrava força física para ficar horas sentado e até deitado numa rede... , não tinha jeito, logo doía as costas, pernas em menos de cinco minutos. Enfim, em janeiro passei por mais uma cirurgia (duplicada) para correção de desvio septo e garganta. A princípio ficaria em repouso para devido restabelecimento em trinta dias, mas, talvez "pela idade vencendo velozmente" sofri uma perda de peso acima do esperado, 12kg, e a carcaça velha não sustentou e fiquei entregue ao Departamento Médico por quase sessenta dias, a cirurgia se deu em 27 de janeiro. Assim espero estar em forma total para a devida regularização das edições do BDC. Abraço de saudades e até a próxima edição na Graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a.

COM CORONAVÍRUS OU NÃO, INSS VAI LIBERAR AUXÍLIO-DOENÇA SEM FAER PERÍCIA. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar o auxílio-doença para os segurados sem que seja feita perícia médica nos postos do instituto. A medida valerá para qualquer doença, incluindo coronavírus.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19), pelo secretário especial de Previdência, Bruno Bianco, com o objetivo de barrar o avanço da Covid-19 no país. Segundo ele, a análise será feita de forma remota, apenas com o atestado médico do trabalhador doente. Os atestados do médico do segurado deverão enviados por meio do aplicativo Meu INSS.
O governo também pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento quando o empregado estiver com coronavírus. Hoje, quem paga o salário neste período de afastamento por doença do profissional que tem carteira assinada é o patrão. Segundo Bianco, a intenção com a perícia não presencial é evitar que os segurados doentes fiquem ainda mais expostos. Além disso, os médicos peritos também ficarão protegidos, sem possibilidade de que o coronavírus se espalhe ainda mais. "Não queremos que essa pessoa [segurado] tenha que ir a uma agência. Não queremos expor a saúde dos profissionais", disse Bianco. FONTE: sosconsumidor.com.br/.

CORONAVÍRUS: SINAI SOLICITA QUE GOVERNO PERMITA O TRABALHO EM CASA E LIBERE SERVIDOR NO GRUPO DE RISCO. Nesta quinta-feira (19) o SINAI-RN pediu que o Governo do Estado permita que os servidores do grupo de risco relativo ao Coronavírus trabalhem em casa por meio da internet ou sejam liberados das suas funções por tempo indeterminado.
O pedido do Sindicato engloba os trabalhadores das fundações, autarquias e empresas que compõem a administração indireta, base do SINAI-RN. A solicitação, feita através de ofício endereçado a secretária Maria Virgínia, se estende aos servidores de todo o conjunto do funcionalismo. A medida tem como objetivo se somar aos esforços coletivos para conter o avanço do Coronavírus (COVID-19) pelo Brasil e atende a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerar pessoas. Veja ofício no site oficial do sindicato.
FRONTEIRAS - O Governo Federal determinou nesta quinta (19) o fechamento das fronteiras terrestres com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. A fronteira com a Venezuela foi fechada nessa quarta (18). Por enquanto, o Uruguai não está na lista, mas o Governo está negociando com o país. A medida inicialmente vai valer por 15 dias. Cargas e agentes humanitários estão liberados para entrar no Brasil. FONTE: sinai.com.br/.

LAURA MORAES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO: A CRISE DO CORONAVÍRUS CHEGOU! Pedimos ao governo que decrete a suspensão de pagamentos de aluguel, água, luz, gás, IPTU, internet e Imposto de Renda, durante a crise do Coronavírus! Muitos brasileiros já estão enfrentando dificuldades de trabalhar e precisamos de ajuda do governo para conseguir ficar em casa e impedir a disseminação do coronavírus. É uma medida necessária contra esse vírus mortal!
Para possibilitar essas medidas também pedimos o cancelamento dos privilégios dos políticos como auxílio-moradia e bolsa-terno e a destinação urgente de todas as emendas parlamentares para a Saúde. Além de outras medidas, isso pode virar verba a ser investida no combate ao coronavírus, com mais tratamentos, remédios, exames, mais leitos de UTI, mais espaço para quarentena, auxílio aos mais necessitados, idosos, desempregados e moradores de rua. Laura Moraes é ativista da Avaaz.
SUSPENDAM AS CONTAS E TIREM OS PRIVILÉGIOS DOS POLÍTICOS - PRECISAMOS NOS UNIR! Acesso o site (avaaz.org.br) e clique conforme segue para assinar a petição e encaminhe para seus amigos e familiares: Suspensão de contas de Aluguel, Água, Luz, Gás, IPTU, Internet e IR durante a crise do Coronavírus.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (651): Bom dia, amigos do oitão. A bovinada sem graça, consciente da pandemia, ainda assim tentam minimizar a pandemia querendo dar conotações de conspirações econômicas. Esses ruminantes deveriam ver e tentar entender o que as duas maiores potências econômicas estão fazendo, inclusive, no campo econômico financeiro de seus países. Imagino, se fosse possível sair da "cabecinha" dessa gente algo que pudesse matar milhares de pessoas para as beneficiarem economicamente, certamente, fariam sem pestanejar. Ô povo de alma podre. Não é hora para pânico, é certo. Mas também não é hora para brincadeiras ou minimizar o que está acontecendo. Brito Silva, via facebook, em 20/03/2020.

FIQUE SABENDO... "21 de março: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial". Por Maria Júlia Nogueira e Rosana de Souza Fernandes, em 21/03/2018. FONTE: cut.org.br.
Presa nos elos de uma só cadeia, A multidão faminta cambaleia, E chora e dança ali! Um de raiva delira, outro enlouquece, Outro, que martírios embrutece, Cantando, geme e ri! (...) Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga. Levantai-vos, heróis do Novo Mundo! - Castro Alves (Navio Negreiro)
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de sharpeville em Joanesburgo, na África do Sul, onde 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação.
Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.
O poema "Navio Negreiro", de Castro mostra a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais. No entanto, sempre houve luta e resistência para que essa chaga fosse eliminada. A escravidão foi abolida do mundo, porém as pessoas ainda não deixaram de ser julgadas pela cor da pele.
Além de lembrar a tragédia, a data criada pela ONU passou a ser um dia em que pessoas em todo o mundo protestam contra o racismo e pelo fim da discriminação racial.
Aqui no Brasil este ano de 2018 completaremos 130 anos de abolição formal da escravidão. São 130 anos de algumas mudanças, mas de várias e vergonhosas permanências. A população brasileira alcança os 200 milhões de habitantes e os negros representam mais de 52% desse total, mas ainda não conquistamos uma cidadania plena no que diz respeito a condições de vida e de cidadania na sociedade. A sociedade brasileira segue com essa dívida histórica para com a população negra.
Negros e negras sofrem com ataques racistas há gerações. Diariamente somos agredidos pelo Estado. Somos maioria no país e, em disparada, a maior população carcerária. Somos vítimas de genocídio, vivemos em favelas e periferias em condições subumanas. O acesso ao serviço público é ruim. A falácia da democracia racial sempre foi um instrumento para que negros e negras não reclamassem seus direitos.
Apesar de todo o nosso arcabouço jurídico para punir casos de racismo, quando alguém é flagrado em um ato de racismo as desculpas estão sempre na ponta da língua, transformando o agressor em vítima e a vítima de racismo em um ser vitimista e impiedoso.
Somente nos últimos dois meses nos deparamos com fatos estarrecedores de racismo que não tiveram punição:
A tentativa de desqualificação da biografia da vereadora Marielle que foi brutalmente executada.
Um fotógrafo não foi contratado por ser negro.
Uma festa de 15 anos com pessoas negras fazendo papel de escravos.
Aluno da FGV envia em grupo de whatsapp uma foto de um aluno negro chamando-o de escravo.
Professor do Instituto Federal declara que odeia pretos e pardos.
Mãe negra impede censura a livro de cultura africana no Sesi.
Vemos que em tempos de redes sociais o racismo se exacerba e as pessoas perdem a compostura. Elas se escondem atrás de uma tela e atacam publicamente outras pessoas pela cor da sua pele. O racismo é uma chaga revestida de ódio, intolerância e preconceito.
Precisamos desconstruir os discursos racistas e realmente criar condições para uma reparação total e verdadeira aos negros e negras. Além disso, é importante romper com a lógica que determina o lugar dos seres humanos na sociedade pela cor da pele. 
Convidamos a todos para que nesse dia 21 de março possamos refletir sobre todas as atitudes preconceituosas e racistas que presenciamos e que precisamos combater.
Nós da CUT continuamos lutando contra toda forma de violência e discriminação racial, por uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades e direitos para todos.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
MA: A Prefeitura de Araçoiaba/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 370 (trezentas e setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31/03/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 7.500,00;

PI: A Prefeitura de Pio IX/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 79 (setenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/05/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 5.900,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # GOVERNANTES DE OLHO NO CONGRESSO - Sob o signo da colaboração vigilante, os nove governadores de estados nordestinos definiram estratégia de atuação direta nas bancadas da região no Parlamento Nacional. Querem influenciar nos projetos sobre a reforma tributária e o pacto federativo "com potencial de impacto nas finanças", como explicita Fátima Bezerra (PT-RN). Ela é única mulher entre os chefes dos executivos estaduais eleitos e reconduzidos em 2018. Começou deputada estadual, depois federal e senadora.
# FACHIN NO RASTO DE RENAN E JADER - Agora, é oficial. Edson Fachin, relator dos casos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, ordenou abertura de inquérito para investigar senadores filiados ao MDB suspeitos de fraudes na Transpetro, subsidiária da Petrobras da área de logística e transporte de combustível. Dois estão na lista: Renan Calheiros, de Alagoas, e Jader Barbalho, paraense. Ambos presidiram o Senado e foram ministros de Estado. Barbalho governou o Pará duas vezes. Calheiros tentou chefiar o Executivo alagoano, mas não conquistou o troféu, apesar de elevado favoritismo.
# REGINA NO PALCO DE OUTROS CENÁRIOS - Os adversários de Regina Duarte não esqueçam que a paulista é atriz de longo curso. Pluralíssima como intérprete do drama à comédia, a titular da Secretaria de Cultura, com poderes de ministra de Estado, demonstra-se pronta para enfrentar filisteus. Sobretudo, os do governo; porque os da oposição não escondem o rosto. Está mesmo preparada? Só o tempo com a carga de dissabores vai responder. Na verdade, a artista não fez uma boa permuta, mesmo que cultive a tolerância. FONTE: walgom.com.br, entre 05 e 10/03/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 1º: Alcivan Cardoso – Doze Anos, José Carlos Matos, Maria do Socorro - FUNDASE e Ronaldo Soares – Prof. SEGUIDOS POR: Emerson Lima – EMATER/RN, Hermes Oliveira – UERN, Iraci Fernandes – FUNDASE e Julimar Monte – Caminhoneiro (02); Gersonete Melo – DETRAN, Rodrigo dos Santos (exUERN) e Vicente Rodrigues – UERN (03); Graça Marinho – FUNDASE e Neriana Mota – exUERN (04); Aparecida Bezerra – FUNDASE e Valmir Alves – PT/Mossoró (05); Miriam Pinto Tavares – UERN (06); Danielle Geovani – Professora, Getúlio Morais- Autônomo; Ítalo José Rebouças de Oliveira e Leonardo Honorato – Professores (07); Ana Lúcia (Reinaldo) (08); Maria das Graças – FUNDASE (09); Carmen Lúcia – UERN, Francisco Antônio - Facebook, Maricélio Almeida – Jornalista e Paulo de Medeiros Fernandes – Advogado (10); Júlio César Soares – Motorista, Leilton Lima – L4, Lúcia Rebouças - FUNDASE e Nilson Silva – DATANORTE (11); Ariel Cunha – Estudante e Wewerton Maia – Comerciário (12); Francisca Pereira – FUNDASE e Nogueira Martins – Professor (13); Lázaro Emerson – UERN (14). E DIA 15: Arianny: Queiroz – UERN, Ivonete Targino – Professora, Lúcia Aquino – A. Social, Marina Indiara – Afilhada e Salenira Martins – Professora.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado Hermes, muito bom receber seu informativo. Agraço, Jorge Torres".Valeu Companheiro JT, grande abraço pra você e demais companheiros da EMPARN.

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 837 (em 05/01/2019): Medida provisória: Guedes planeja cortar R$ 30 bi de pensões e aposentadorias; Plantão jurídico do SINAI suspenso devido recesso no judiciário; Bronca do leitor(a)/interna (609) – por Erasmo Firmino; Erasmo Firmino, repórter por uma edição; Fique sabendo... "Cuidado com as provocações" por Rubens Coelho – Escritor e jornalista;
DA EDIÇÃO Nº 846 (em 16/03/2019): Juiz veta aumento de 70% em plano de saúde; SINAI ganha na justiça ação de ilegalidade proposta contra ato do TCE; Edson Oliveira - repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/interna (617) – por Eloísa Elena Abreu; Fique sabendo... "Os filhos do quarto" por Cassiana Tardivo - Psicopedagoga formada pela UNESP – especialização em psicopedagogia e estudante de psicologia.
DIA: hoje é Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da Infância e Dia Mundial da Poesia. Amanhã (22) será Dia Mundial da Água. Hoje também dá-se o início do Outono.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um cantor, compositor e violeiro brasileiro. Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia. Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. É descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista. Viveu em Vitória na Bahia, onde aos 9 anos de idade conheceu Elomar que, 10 anos mais velho, tornou-se seu amigo e de quem teve influência musical. Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico. No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, "Acontecimento", com as faixas "Asa Branca", "Forró de Surubim" e "Esta Mata Serenou". Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira. Em 1999 foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração. Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007. Xangai estreou na TV na telenovela Velho Chico, como o repentista Avelino, a convite de Luiz Fernando Carvalho. Reportamo-nos sobre EUGÊNIO AVELINO, 72 anos, compositor, cantor, violeiro e músico, nasceu em Itapebi/BA (extremo sul do estado) no dia 20/03/1948. Sua discografia consta 16 discos gravados entre 1976 e 2015; sendo 10 álbuns em estúdios, 01 ao vivo (2006) e 05 em parcerias. Dotes musical: voz e violão. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xangai_(músico).

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina Negrinha". (Rosângela Trajano).

A menina negrinha
Só quer brincar
De plantar sonhos
Neste lugar.

A menina negrinha
Só quer pentear
Botões de flores
Em seu doce lar.

A menina negrinha
Só quer abraçar
O seu urso de pelúcia
E sementes costurar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos agentes de luta pela Eliminação da Discriminação Racial, portadores da síndrome de Down, agentes das florestas, aos infantis, aos poetas do mundo inteiro.
QUEM canta ...
"Marido se alevanta e vai armá um mundé / Prá pegá uma paca gorda prá nóis fazê um sarapaté / Aroeira é pau pesado num é minha véia / Cai e machuca meu pé e ai d´eu sodade ..." . ("ABC do Preguiçoso". – Autor: Xangai. Canta: Xangai.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário