quarta-feira, 25 de março de 2020

BDC - Coluna de Notícias 887.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 887 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, quarta-feira, 25 de março de 2020. – Edição Especial - atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 15/53, dias: 85/366 e faltam 281 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DE MÊDO: - "Nunca uma campanha de vacina contra H1N1 foi tão benquista pela população. Antes diziam que não iam tomar a vacina por "N" motivos. Aí veio o corona e lembrou um velho ditado: Quem tem cu tem medo! Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Como todos os desobedientes de bom senso e contra as loucuras do presidente JB, vou dando continuidade ao meu isolamento iniciado no final de janeiro último; tentando recuperar as edições do BDC hoje faço uma edição especial e logo pedindo desculpas a nossa parceira Rosangela Trajano (poetisa e professora) por repetir sua poesia em nosso quadro "Democratizando a Poesia". É que não consigo abrir seu site a pesquisar suas poesias, entre outras, para crianças. Abraço de saudades e até a próxima edição na Graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a.

ÁLCOOL 70% FABRICADOS POR USINAS NO CENTRO SUL COMEÇA A SER LEVADOS AOS ESTADOS. Produção foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após escassez causada por pandemia de coronavírus. Um milhão de litros serão doados a RJ, ES, SP, SC, PR e RS.
O álcool 70% produzido por usinas associadas da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) para ser doado a seis estados começou a ser distribuído nesta terça-feira (24). O produto vai ser usado na limpeza de hospitais e na fabricação de álcool em gel, item escasso devido à pandemia do novo coronavírus.
A produção teve início na sexta-feira (20) após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O transporte da carga será feito em parceria com a Associação Brasileira de Transporte Logístico de Produtos Perigosos (ABTLP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). No total, um milhão de litros serão doados.
A mesma iniciativa tem sido adotada por outras usinas de etanol e açúcar não ligadas à Unica, a exemplo das indústrias de Goiás. Nesta terça-feira, o primeiro caminhão deixou uma usina em Sertãozinho (SP), na região de Ribeirão Preto, e seguiu carregado para o Espírito Santo.
No estado de São Paulo, 250 mil litros do produto serão entregues diretamente às secretarias de saúde. "Já sai envazado e sai para 17 regiões administrativas do estado. Os quartéis do Corpo de Bombeiros serão transformados em centros de distribuição e, dali, para os municípios menores", diz o presidente da Unica, Evandro Gussi. Segundo o presidente, já há encomendas para serem entregues em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
Nas regiões do país onde não há usinas, a Unica vai contar com a ajuda de universidades e laboratórios parceiros para fazer a distribuição. A diferença entre o álcool 70% e o etanol é o tempo de evaporação. O etanol do posto de combustível não resiste tempo suficiente para matar vírus e bactérias, e também não é recomendado porque pode colocar a saúde em risco. (...) FONTE: G1 e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.

ALÉM DE DESDENHAR A PANDEMIA, BOLSONARO QUER MATAR OS TRABALHADORES DE FOME. No domingo, 22 de março, o governo Bolsonaro editou a Medida Provisória 927 que além de tentar suspender os contratos de trabalho e salários por 4 meses, ataca vários direitos dos trabalhadores. No início da tarde dessa segunda-feira (23/03) o governo revogou o artigo 18 da Medida Provisória, que impunha a suspensão dos contratos e salários, mas já prepara nova medida que vá de encontro ao que os empresários através da CNI (Confederação Nacional da Indústria) querem, ou seja, a redução de jornadas e salários em até 50%.
Se os salários já estão arrochados e já não dão conta de pagar todas as despesas que os trabalhadores têm, como garantir sustento dentro de casa recebendo a metade? Na MP 927, o governo escancara seu ódio contra os trabalhadores e sua subserviência aos patrões: não há nenhuma preocupação com a vida da população e sim com os lucros das empresas. O governo propõe a antecipação dos feriados, a liberação geral do banco de horas como solução para a dispensa dos trabalhadores durante a pandemia, além de suspender fiscalizações na área trabalhista e de segurança, mantendo somente as fiscalizações de registro em carteira, ou em caso de iminente e grave risco à saúde (mas sem especificar quais são essas condições).
Também está na MP uma determinação que diz no artigo 29 que: os casos de contaminação pelo coronavírus (covid-19) não serão considerados ocupacionais, exceto mediante comprovação do nexo causal. Ou seja, além de desobrigar os patrões a pagar vários tributos, reduzir os salários e direitos, não exigir estabilidade no emprego, o governo é conivente com as empresas que ainda mantém os trabalhadores aglomerados e confinados nos locais de trabalho, que se forem contaminados será por conta da negligência das empresas e, atinge de forma mais cruel os trabalhadores da saúde, que atendem diretamente quem está adoecido. (...) FONTE: intersindical.org.br, em 20/03/2020.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (652): QUANTA IGNORÂNCIA MEU DEUS! Observando as postagens dos capachos do Bolsonaro (copiadas e coladas, é claro), fico indignado, assombrado e colérico com tamanha babaquices e ignorância. Olhando a lista dos figurantes, visualizo alguns amigos, o que me deixa literalmente triste e envergonhado. Nunca imaginei que a falta de estudo, formação acadêmica e cultura, pudesse transformar pessoas em gado e provocasse um estraga sem precedente jamais visto em um país. Infelizmente, o único sentimento que nutro por esses elementos é de pena, muita pena. Sou resistência! CAE – Carlos Augusto Escóssia, via facebook, em 20/03/2020.

FIQUE SABENDO... "MP abre brecha para que funcionário infectado no trabalho seja demitido". FONTE: Agência Repórter Brasil, na base de dados do site: brasil247.
"Me sinto um criminoso, de sair na rua, pegar metrô, de ser um vetor. Já pensou se eu transmito o vírus pra minha mãe?". João (nome fictício) é economista e, portanto, poderia trabalhar de casa, mas está sendo obrigado pela empresa a ir ao escritório.
Além do medo de pegar a covid-19 e de ser obrigado a infringir as recomendações de saúde de ficar em casa, ele não sabe que, se contrair o vírus no trabalho, pode ser demitido assim que voltar da licença médica. Foi justamente este um dos precedentes permitidos pela medida provisória (MP) 927/2020, publicada neste domingo pelo governo e que prevê flexibilizações trabalhistas em tempos de pandemia.
O texto gerou fortes críticas não apenas nas redes sociais, mas também do Ministério Público do Trabalho, de associações de juristas e inclusive do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por permitir, entre outras mudanças, que empresas possam suspender por quatro meses contrato e salário de seus funcionários, deixando os sem rendimentos. Após repercussão negativa, Bolsonaro recuou e postou nas redes sociais que "determinou a revogação" do artigo 18 (o que permitia a suspensão). No entanto, nenhuma alteração oficial ao texto ainda foi feita – e, pela mensagem do presidente, os demais pontos da MP não serão alterados.
Um deles, o artigo 29, afirma que os "casos de contaminação pelo coronavírus (covid-19) não serão considerados ocupacionais", ou seja, não serão considerados acidentes ou doenças de trabalho, exceto quando o trabalhador conseguir comprovar que essa contaminação aconteceu no escritório, comércio ou fábrica.
Segundo especialistas trabalhistas ouvidos pela Repórter Brasil, a relação entre a doença e o ambiente de trabalho é um dos poucos casos hoje em que o trabalhador possui garantia de estabilidade no emprego – após retornar da licença médica, ele não pode ser demitido durante 12 meses. Ou seja, ao dificultar a responsabilização da empresa, o governo abre a porta para a demissão justo em um momento de possível crise econômica generalizada.
"Todas as pessoas que não têm escolha de parar de trabalhar, como um porteiro, terão que comprovar que adquiriram o vírus no trabalho. Mas é complicado comprovar porque é uma doença viral, e o corpo elimina o vírus depois de um tempo", analisa Valdete Souto Severo, presidente da Associação de Juízes para a Democracia.
Além de retirar direitos do trabalhador, a MP incentiva que empresas continuem em funcionamento normal e colocando seus trabalhadores em risco. "Esse artigo mostra para quem a lei foi feita: para a classe patronal. É como se o governo estivesse dando um salvo-conduto para a empresa: "coloca esse trabalhador em exposição", afirma Severo.
O advogado trabalhista Fernando José Hirsch, sócio do escritório LBS Advogados, concorda. "É uma medida para proteger o empresário, para fazer com que as empresas funcionem, o que é o inverso do que seria recomendado do ponto de vista da saúde", afirma. Em caso de contaminação no escritório, o trabalhador poderia alegar que adquiriu o vírus por ser impedido de fazer quarentena, afirma Hirsch, mas vai precisar demonstrar que estava sem máscara, que não tinha álcool em gel e que a contaminação não ocorreu em outro lugar, o que não é tão simples.
Ao tornar subjetiva a responsabilização da empresa em caso de contaminação, a MP também tem grave impacto nos casos de mortos em decorrência do vírus, já que dificulta a obtenção de indenização na Justiça. Isso afeta não apenas as famílias de funcionários contaminados, mas também aquelas em que algum membro do grupo de risco morreu após ser exposto a um trabalhador infectado em ambiente profissional. "A família fica totalmente sem respaldo e isso vai na contramão do que decidiu o Supremo Tribunal Federal recentemente em relação a esta questão da responsabilidade do empregador por dano decorrente por doenças no trabalho ou exposição a riscos. A responsabilidade é objetiva do empregador, segundo o STF", analisa a presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Alessandra Camarano Martins.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A Marinha do Brasil realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 25 (vinte e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31/03/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 9.070,60;

AL: A Prefeitura de Delmiro Gouveia/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 200 (duzentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/03/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.880,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # HADDAD QUE PASSAPORTE PARA PLANALTO - Comentário realista sobre arquivamento da candidatura de Fernando Haddad, para reconquistar a prefeitura de São Paulo, em outubro, é do pragmático Lula da Silva. Tem a palavra o ex-presidente do Brasil e primeira referência na hierarquia do PT: "Quando a pessoa não quer, é bom não insistir. Ora, querendo é difícil a batalha; imagine sem querer". Haddad sofreu o impacto da derrota quando tentou reeleição à governança municipal para o tucano João Doria, hoje chefe do Executivo estadual. O ex-ministro da Educação anotou, na sequência imediata, o segundo insucesso nas urnas que definiriam sucessor do emedebista Michel Temer no Planalto. Perdeu, mas classificou-se ao segundo turno vencido por Jair Bolsonaro. Fernando Haddad pode ser, novamente, o presidenciável do Partido dos Trabalhadores em 2022, confirmada inelegibilidade de Lula duas vezes governante do Brasil.
# CRÍTICA PODE SER VEEMENTE, MAS SEM AGRESSÃO. Elogio não deve se aproximar do endeusamento, mas reconhecer o bom desempenho de personagem da política ou da administração pública é um fato com espaço na lista de divulgações. O brasileiro acompanha, menos do que o necessário, as ações de ministros de Estado. São vários os motivos. Entre eles, a concentração de vigília nos palácios do Planalto e da Alvorada. Pela eficiência no cumprimento da missão, clareza nas explicações e sobriedade no comportamento, dois titulares de pastas importantíssimas se destacam na miscelânea do governo. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM-MS), deputada federal (reeleita), engenheira agrônoma e empresária rural bem posicionada. Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também de Mato Grosso do Sul e filiado ao Democratas, é médico ortopedista e militar reformado como tenente do Exército. FONTE: walgom.com.br, entre 05 e 08/03/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 16: Carlos Augusto – UERN, Elineudo Melo – UERN, Irenice de Fátima – A. Social e José Ribamar – Poeta. SEGUIDOS POR: Conceição Costa – FUNDASE, João Bosco – Comerciante, José Lucas – Prof., Lúcia Regina – FUNDASE, Nataly Moura - Correios e Tânia Maria – FUNDASE e Tibério Fernandes – Comerciário (17); Ângela Fernandes – Profª., Fátima Cordeiro – FUNDASE, Ivanaldo Gaudêncio – Prof., Luana Rodrigues e Rejane Pinto – A. Social (18); Anselmo Carvalho – Prof., Dedé – Sandubar, José Lucas – Prof., Lázaro Amorim – TRT, Lúcia Regina – FUNDASE, Maria José de Medeiros Alves – Centro de Agricultura, Nataly Moura – ECT (19); Fernando Fontes – Autônomo, Juliana Mayara – Representante (20); Antônio Cordeiro – UERN e Lourdes Freitas – FUNDASE (21); Arlindo Vieira – Prefeitura de Mossoró, Geraldo Lamartine – FUNDASE, Marcelino Neto – DATANORTE, Paulo Giovanni - TJRN e Valdilene Lobo – Professora (22); Carlão – Autônomo, Edmundo Torres – Comunicaor, Jaíra Gomes - DATANORTE e Joseph Charles – Coletoria Estadual (23); Arimateia Fernandes – DATANORTE, Francisco Nogueira – Doze Anos, Getúlio Leandro - FUNDASE e Nildo da Pedra Branca – Poeta (24); Jerusa Melo - FUNDASE, José Ernandes - Facebook, José Fernandes e Silva; Mara Santos, Maria Antônia e Odiléia Morais – FUNDASE e, Rosiana Medeiros – IPERN (25); José Garcia - Cabelheireiro, Sadraque Manoel – DATANORTE e Zélia Pedroza – CEBI (26); Abi-Ackell Migidal Eder Bezerra Silva da Fé, Carlos Allan – ex-FUNDASE, Cláudio Moura – FUNDASE, Gilvan Leite - Comerciário e Sueldo Antônio – Comunitário (27). E DIA 28: Fátima Vieira – HRTM, Maria do Céu Rêgo – Advogada e Socorro Martins – Doze Anos.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Estava sentindo falta meu amigo Hermes, do nosso imperdível Democratizando a Comunicação. Abraço, Rubens Coelho".Obrigado, obrigado e muito obrigado meu amigo, mestre, poeta, escritor e articulador RC. Saúde paz a você e demais familiares.

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 838 (em 13/01/2019): Privatização: trabalhadores da caixa repudiam declaração de Paulo Guedes; Bronca do leitor(a)/internauta – por Manoel Galdino; Prof. Castelo, repórter por uma edição; Fique sabendo... "Chico Mendes, 30 anos sem o líder sindical e defensor dos povos da floresta" - escrito por Rosely Rocha, em 20/12/2018;
DA EDIÇÃO Nº 847 (em 23/03/2019): JConselho Municipal do Idoso: prefeituras devem garantir funcionamento; Angelo Júnior, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta - por Jorge de Castro; Fique sabendo... "Entenda os principais pontos da proposta para reforma da previdência dos militares" - por Heloisa Negrão.
DIA: hoje é Dia da Constituição e Dia do Nascituro (aquele que vai nascer, foi gerado e não nasceu ainda). Amanhã (26) será Dia do Cacau (A origem do cacau é contada pelos povos pré-colombianos) e Dia do MERCOSUL.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
FREDSON CERQUEIRA - Cantor que nos anos 80 fez muito sucesso ao lado do radialista Tony Cesar na Rádio Spociedade e, que atualmente é locutor de muito sucesso na Rádio Povo em Feira de Santana, foi homenageado por jornal paulista e aproveitamos a ponga da matéria. Nasceu no dia 25 de março de 1937 na cidade de Nazaré das Farinhas/BA, filho de Arlindo Cerqueira da Silva e de Olímpia de Jesus Cerqueira; é casado com Vera Brito Cerqueira. Tem três filhos: Ricardo Brito Cerqueira, Cátia Cristina Cerqueira e Fredson Brito Cerqueira Junior. Ele mora em Salvador/Bahia. Trabalha na Rádio Povo AM, de Feira de Santana/Bahia, onde se apresenta todos os domingos das 12h às 14h. Começou a carreira como radialista e locutor na Rádio Globo do Rio de Janeiro e trabalhou em vários rádios na Bahia. O cantor e compositor e foi um dos integrantes do Trio Melodia, na década de 1960. Ele se lançou na carreira solo quando gravou seu primeiro disco pela gravadora Caravelle com as músicas: "Aniversário do Meu Bem" e "Oh! Meu Imenso Amor", esta última canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que foi um grande sucesso com o Rei naquele mesmo ano. Em seguida, nosso homegeado lançou outro disco compacto de sucesso, contendo as canções: "Até no Inferno Eu Vou lhe Buscar" e "Por que Me Apaixonei". O seu primeiro LP saiu no de 1970, porém não teve grande repercussão. Somente em 1971, com o LP "Volume 2" é que o sucesso começou a bater na sua porta com a primeira faixa "Dolores Sierra", um clássico já gravado por "Nelson Gonçalves" e outros artistas, voltando ao sucesso com a nova roupagem, feita pelo cantor. No ano de 1973, a exemplo de outros artistas, saiu do elenco da gravadora Caravelle, assinou contrato com a gravadora Beverly e lançou um ótimo álbum, que incluía os sucessos "Que Saudade é Essa", "Viajei com Você" e a canção ufanista "Oh, Meu Brasil, Como te Amo", esta música exaltava o Movimento Brasileiro de Alfabetização, o famoso Mobral a ensinar tanta gente: "Oh! Meu Brasil teu povo é tão feliz"... . Mas a trajetória do cantor foi mesmo no campo da música romântica, no qual fez muito sucesso e emplacou várias músicas nas paradas. Gravou mais de 20 trabalhos com várias composições gravadas e sempre com o seu nome como título dos mesmos. FONTE: raimundorui.blogspot.com, em 16/09/2012.
FREDSON II - Um dos nomes que marcaram época na música popular e no rádio feirense, o cantor está passando por sérias dificuldades financeiras e de saúde. Sem ter mais condições de trabalhar, ele que está com 83 anos, conta apenas com a ajuda de amigos e familiares para continuar sobrevivendo. Natural de Nazaré das Farinhas, ainda criança Fredson foi para o Rio de Janeiro, onde na década de 50 deu seus primeiros passos na comunicação, sendo locutor da Rádio Globo. Já no começo da década de 60, junto com os amigos Welton e Noel formaram o Trio Melodia que acompanhava as tendências musicais da época, principalmente do Rock'n'roll, estilo que se tornara uma "febre" no país por conta da influência do The Beatles. – TRIO MELODIA: Com sucessos como "Se seu amor fosse pra mim" e "Todo amor eu lhe darei", dentre outros, o trio seguiu no auge até o começo dos anos 70, quando foi desfeito e Fredson então iniciou uma nova fase na carreira como cantor de músicas românticas. Emplacou sucessos como "Aniversário do Meu Bem" e "Oh! Meu Imenso Amor", esta última canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que foi um grande sucesso com o Rei. Ainda na década de 70 voltou a Bahia, onde consolidou a carreira de radialista paralelo à musical, se apresentando em circos e praças de várias cidades, sempre contando com grande presença de público. "Duvido que você esqueça", "Dolores Sierra", "Na Hora do Amor", foram alguns dos tantos sucessos que nortearam a sua carreira. Por conta de um glaucoma, o artista foi aos poucos perdendo a visão, mas não deixava de atuar em rádio uma das suas paixões. O tempo passou e por conta das dificuldades, até mesmo para se locomover, Fredson foi deixando aos poucos o rádio e hoje, além de estar completamente cego, ele ainda sofre com Mal de Alzheimer. Há poucos dias sofreu um duro golpe: a perda da esposa e grande companheira, Vera Cerqueira, que morreu por conta de complicações de saúde decorrentes de problemas estomacais. Doente e sem poder trabalhar, o cantor precisa da ajuda de amigos e parentes para pagar despesas como aluguel e alimentação, pois recebe um salário mínimo de aposentadoria, que é gasto com remédios. "Os filhos não têm muitas condições para ajudar o pai e por isso a gente conta com o apoio dos amigos, dos empresários, os fãs do Fredson para que o ajudem a sobreviver porque o quadro é triste mesmo. FONTE: m.jornalfolhadoestado/notícias, em 27/07/2015.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menina Negrinha". (Rosângela Trajano).

A menina negrinha
Só quer brincar
De plantar sonhos
Neste lugar.

A menina negrinha
Só quer pentear
Botões de flores
Em seu doce lar.

A menina negrinha
Só quer abraçar
O seu urso de pelúcia
E sementes costurar.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos constituintes, aos nascituro, produtores de cacau e agentes do mercusul.
QUEM canta ...
"Hoje é o aniversário do meu bem / Já comprei um presentinho pra lhe dar / Tanta coisa bonitinha ela tem / Do meu presente, sei que muito vai gostar ..." . ("Aniversário do Meu Bem". – Autor: Fredson Cerqueira. Canta: F.C.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário