sábado, 28 de março de 2020

BDC - Coluna de Notícias 888.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar”!
Ano XII – Edição nº 888 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 28 de março de 2020. – Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 14/53, dias: 86/366 e faltam 278 dias para o final do ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:
REFLEXÕES - 2/7: - Viva o hoje, pois o ontem já se foi, e o amanhã talvez não venha! FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com entretenimento, Novembro-Dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O POVO ISOLADO OU NA RUA. Em questão de sobrevivência todos tem razão: seja vida humana ou econômica! Dizem que Coronvavírus/Covid 19 mata menos que sarampo, febre-amarela e outras mazelas seculares..., ora, a epidemia corona chegou à pandemia em menos de 60 dias que - desaquietou-se na China em dezembro último – salva engano - após 50 anos (já que foi descoberta nos anos 60 assim li nesses dias). O “isolamento social” não é “obrigatório” e sim questão de bom senso dada a um possível colapso na capenga e grave crise na saúde pública, tanto que se recomenda “só saiam de casa se necessário” com a finalidade de evitar-se “aglomerações” e aumento acelerado de infectados. Empresas e estabelecimentos precisam funcionar sim, ora de sentar: governos, centrais sindicais, sindicatos e autônomos representados em buscas de soluções afins de suas essencialidades. “Hoje eu tive que sair, sou doceira mas vou ter que parar, já que não tenho a quem vender”, disse uma jovem em entrevista ao jornal televisivo de nossa amada urbe. Boa leitura nobre leitor/a.

BANCOS ELEVAM JUROS E RESTRIGEM NEGOCIAÇÃO COM A CRISE DO VÍRUS. SÃO PAULO – FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), entidade que representa os bancos, anunciou, na dia 16 de março, que as cinco maiores instituições financeiras do país estavam abertas para discutir a prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de empresas. Nem uma quinzena se passou, e o que se ouve nas empresas que buscam negociar com os bancos é exatamente o oposto — não importa o setor, o porte do negócio ou o cargo do interlocutor.
A nota da FEBRABAN destacava que a prioridade dos bancos era apoiar especialmente micro e pequenas empresas, proteger o emprego e a renda, numa eventual crise provocada pela epidemia de coronavírus no Brasil. O texto até destacava que os bancos associados estavam “sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus e vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda”.
Entre executivos de grandes empresas, a percepção é que que os bancos esperam uma posição do BC ou do Tesouro Nacional sobre quem vai assumir o risco de crédito. Também há queixas sobre a inércia do Ministério da Fazenda em relação à questão. O ideal, dizem, é que o governo já tivesse um pacote de apoio financeiro, com taxas subsidiadas, via bancos públicos.
Os mais afetados até agora são os donos de restaurantes e bares, que relatam dificuldades para prorrogar parcelas de financiamentos. Capital de giro, antecipação de recebíveis e até empréstimo de longo prazo, que já estavam em negociação havia tempos e prestes a serem liberados, tiveram as taxas de juros elevadas de uma semana para outra. Há casos em que as taxas dobraram e até triplicaram. Setores mais atingidos tiveram o crédito cancelado. (...) FONTE: sosconsumidor.com.br/.

TRABALHADORES DO DETRAN/RN REÚNEM-SE EM NOVA ASSEMBLEIA VIRTUAL. Os trabalhadores do DETRAN/RN vão se reunir em mais uma Assembleia virtual. O encontro, chamado pela direção do SINAI-RN, acontecerá na terça-feira (31), às 10h, no grupo do Facebook “Servidores do Detran RN”. Para participar é necessário entrar no grupo e pedir para ser adicionado, o servidor deve acessar: https://www.facebook.com/groups/ServidoresDoDetranRN/.
A ASSEMBLEIA OBJETIVA TRATAR DOS SEGUINTES ASSUNTOS:
> Informes;
> Avaliação da quarentena;
> Assuntos de interesse da categoria;
> Encaminhamentos.
Pela segunda vez na história a reunião dos servidores do DETRAN será no formato virtual. A medida atende as recomendações das autoridades sanitárias, como por exemplo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha não aglomerar pessoas para diminuir o índice de contágio do Covid-19, o Coronavírus. FONTE: sinairn.com.br/.

NIÉCIO ROLDÃO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. No próximo dia 31 de Março, tenho uma homenagem a fazer aos militares: a Capitão Luiz Carlos Prestes, General Apolônio de Carvalho, Capitão Agildo Ribeiro Barata, Capitão Carlos Lamarca, Tenente Avelino Capitani, Cabo Zequinha, Sargento Prestes de Paula, Tenente Gregório Bezerra, Major Damasceno Dantas, Cabo Giocondo Dias, Coronel Laércio Nunes, Tenente José Adeildo Ramos Ramos e muitos outros militares de verdade, alguns ainda vivos, que lutaram contra a ditadura. Niécio Roldão é advogado.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (653): Vejam bem, não sou jornalista, todavia, gosto de escrever algumas bobagens por aqui (ler quem quer) e podem criticar que não estou nem aí. Mas tem coisas que não posso concordar. Soltar presos, sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica, por causa do corona vírus. Acho muito mais eficiente deixá-los sem visitas e arrumar um estádio de futebol, onde haja alojamento, para colocá-los. Gente, posso até não ser um bom operador do direito, mas, pelo menos convivo com eles e sei que a grande maioria é irrecuperável. Ademais, a tornozeleira não é monitorada coisa nenhuma, pois já vi muitos "monitorados" em festas e bares se divertindo. Vamos fazer a coisa pra beneficiar as pessoas de bem e não o contrário. Entendo ainda que existem detentos que cometeram crimes por circunstâncias e não questão de índole. Esses podem ir para casa sem perigo algum para a sociedade. Alcides Andrade, via facebook, em 20/03/2020.

FIQUE SABENDO... “28 de março – Dia do Diagramador e Revisor”. FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-diagramador/.
No Dia do Diagramador também é comemorado o Dia do Revisor, sendo que ambos os trabalhos estão relacionados.
Esta data é destinada à homenagear as funções dos diagramadores e revisores de texto e imagem, ou seja, profissionais que exercem atividades de design gráfico, sendo responsáveis pela distribuição harmoniosa de elementos gráficos dentro de uma página ou folha.
Os diagramadores podem trabalhar em formatos digitais ou para conteúdos impressos, organizando os textos e imagens de um jornal, por exemplo, ajudando a configurar o melhor estilo de página que facilitará a leitura das pessoas.
No Brasil, não existe um curso de ensino superior próprio para formar diagramadores. Normalmente, a diagramação é uma matéria obrigatória nos cursos de Comunicação Social, Comunicação Visual ou Desenho Industrial, por exemplo.
No Dia do Diagramador também é comemorado o Dia do Revisor, sendo que ambos os trabalhos estão relacionados.
Mensagens para o Dia do Diagramador:
"Aquele que trabalha com as mãos é um ARTESÃO. Aquele que trabalha com a mente é um SÁBIO. Aquele que trabalha com a inspiração e criatividade é um ARTISTA. Aquele que trabalha com a técnica é um PROFISSIONAL. Aquele que trabalha com a intuição é um MÍSTICO. Aquele que trabalha com o coração é um ESPIRITUALISTA. Aquele que trabalha com as mãos, mente, inspiração, criatividade, técnica, intuição, coração, gramáticas, dicionários, computador, internet, erudição, mais todos os recursos possíveis e prazos impossíveis é um REVISOR e/ou DIAGRAMADOR."
"Parabéns a eles que organizam os textos, dão vida as páginas e escrevem certo por linhas tortas. Parabéns pelo seu dia!"
"Nossos parabéns aos que escrevem certo por linhas tortas, sinuosas, com foto, sem foto, muito texto, pouco texto, com espaço, sem espaço... Feliz Dia do Diagramador!"

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: A Prefeitura de Santa Rita de Cássia/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 70 (setenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 30/03 a 01/04/2020. Escolaridade exigida: MÉDOP / SUPERIOR. Salário: até R$ 5.609,94;

CE: A Prefeitura de Jaguararibe/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 231 (duzentas e trinta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05/04/2020. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 9.813,42. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # PARTIDO DE BOLSONARO ESTREIA EM 2022 - Aliança pelo Brasil, legenda em criação por ampla dissidência do Partido Social Liberal, não participa do pleito municipal de outubro porque inexiste tempo hábil para o registro no Tribunal Superior Eleitoral. Em cumprimento à exigência de filiação partidária para concorrer a mandato popular, pré-candidatos palacianos a vereador e a prefeito se inscrevem em legendas solidárias ao evangelho bolsonarista. Na verdade, o presidente da República demonstrou pouco interesse – ou quase nenhum – para agremiação que criou fosse testada nas urnas eletrônicas de 4 de outubro deste ano em caminhada curvilínea. Fica para 2022, quando Jair Bolsonaro irá às ruas e redes sociais, mais estas do que aquelas, com a bandeira da Aliança pelo Brasil, em busca da reeleição. No cenário de agora, resultado seria imprevisível.
# SENADOR-PRESIDENTE NA CONTRAMÃO - Ambição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) é apoiada por duas dúzias dos colegas; pouco mais, talvez. O presidente do Senado pretende alterar o regimento interno e a Constituição para renovar, na mesma legislatura, o mandato de dois anos no “trono” do Congresso Nacional. Parlamentar com passagem na Câmara dos Deputados e tentativa de governar o seu estado – terceiro lugar, em 2018 –, é criticado por vários senadores que o apoiaram no embate dele com Renan Calheiros (MDB-AL), inicialmente favorito para retornar ao comando da Casa. Não só pretendentes à cadeira presidencial, no pleito de fevereiro do ano passado, que desistiram para votar em Alcolumbre – e assim impedir que Calheiros voltasse à chefia do Poder Legislativo – estão decepcionados. Amplia-se número de opositores ao colega “que falhou no cargo”. Contrariedade começou quando ele derrubou a CPI da Lava-Toga para investigar integrantes de tribunais superiores do Poder Judiciário. Também não pautou em plenário projeto que modificava o Código de Processo Penal para permitir condenação em segunda instância.
# PAES E FREIXO NO EMBATE CARIOCA - Fosse hoje 4 de outubro, dia da eleição municipal, e as pesquisas identificassem índices precisos da intenção de voto para prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM, ex-PFL), duas vezes governante da cidade, e Marcelo Freixo (PSOL), deputado federal, seriam promovidos ao segundo turno. Paes teria 22% dos votos válidos e Freixo somaria 18 pontos percentuais. O democrata foi do PV, PTB, PSDB e PMDB (hoje, sem o “P”). Freixo, quadro socialista, passou pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e perdeu duas disputas municipais, em 2012 para Eduardo Paes e, em 2016, para Marcelo Crivella (Republicanos, ex-PRB). FONTE: walgom.com.br, entre 08 e 10/03/2020.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRIMEIRA QUINZENA DE MARÇO!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 29: Davi Calisto Neto – Poeta, Socorro Martins – Doze Anos e Verônica Carlos – UERN. SEGUIDOS POR: Gilmar Henrique – Professores (30); Cícero Pascoal -UERN, Jorge de Castro – CEF, Manoel Dantas – Professor, Manoel Soares de Freitas Júnior – DATANORTE, Phabio Wenceslau e Sayonara Amorim – Jornalistas (31); Auris Martins – Prof., Elizandra Cordeiro – SP, Giany Pedrosa e Aécio Cândido – Professores, Fco. Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista, Monielly Susan - Professora e Sérgio Chaves – Colunista Social (1º); Elias Alves – FJA, Marileide Matias - Facebook e Niécio Roldão – Adv (02); Lázaro Fabrício – SESC, Moisés Domingos, Pedro Marcelino, Valéria Bulcão – Jornalista e Yara Cordeiro – FUNDASE (03). E DIA 04: Fátima Câmara – DETRAN, Mariza Pinto – Profª. e Michelle Fonseca – Jornalista.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Meu amigo Hermes, estimo melhoras, já fiz essa cirurgia, realmente muito chata. Se cuida com o corona. De resto você se levantará muito mais forte".Pedro..., onde você vai eu também vou, fica em casa que eu também vou! Parodiando o saudoso maluco beleza com a bela música “Meu Amigo Pedro” ... , vamos sim amigo passar ilesos dessa pandemia de coronavírus – firme e fortes. Te cuida companheiro!

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 839 (em 20/01/2019): Privatização: trabalhadores da caixa repudiam declaração de Paulo Guedes; Bronca do leitor(a)/internauta – por Manoel Galdino; Prof. Castelo, repórter por uma edição; Fique sabendo... “Chico Mendes, 30 anos sem o líder sindical e defensor dos povos da floresta” - escrito por Rosely Rocha, em 20/12/2018;
DA EDIÇÃO Nº 848 (em 30/03/2019): MPF quer que marinha deixe de exigir de mulheres laudo sobre mamas e genitais; Juros do cartão sobem e voltam a nível em que estavam em quando começaram as novas regras do rotativo.
DIA: ontem (27) foi Dia da Inclusão Digital, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo hoje é Dia do Diagramador e Dia do Revisor.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um cantor e compositor brasileiro. Começou sua carreira em 1958, tendo feito parte do cenário roqueiro brasileiro anterior à Jovem Guarda. Antes de lançar seu primeiro LP, fez sucesso com o compacto Rock do Saci, lançado em 1961. Depois, passou a fazer parte do movimento da Jovem Guarda e explodiu nas paradas de sucesso com O Ritmo da Chuva, versão em português de “Thythm Of Rain” do grupo The Cascades. Tornou-se um dos mais prestigiados ídolos do público jovem e vendeu milhares de cópias e se apresentou nos principais palcos brasileiros. Ganhou prêmios como o Troféu Chico Viola e vários Globos de Ouro e foi presença constante nos principais programas de televisão e revistas da época. Retomou sua carreira após vinte anos longe dos palcos, relembrando seus antigos sucessos, e havia sido, nos últimos anos, dono de uma imobiliária, de uma loja de barcos e até de um quiosque na praia. Morreu no dia 10 de março de 2019 em São Paulo, aos 76 anos, devido a uma parada cardíaca. Reportamo-nos sobre DEMETRIO ZAHRA NETTO, em memória, conhecido artisticamente por DEMÉTRIUS, nasceu em 28/03/1942 no Rio de Janeiro e faleceu no dia 10/03/2019 aos 76 anos de idade. Sua discografia consta de 13 discos gravados entre 1962 e 2001. Dotes artísticos: compositor, cantor e seu instrumento musical é o violão. Gênero: MPB, Música Romântica, Rock and Rool, Rock Kabilly e Jovem Guarda. Atividade: 1935 a 2019. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Demetrius.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

“Menino Nuvem”. (Rosângela Trajano , 06/11/2018).

Havia um menino
Meio macio
Nuvem talvez
Fino feito fio

Havia um menino
Tantinho de um jeito
Que barriga não tinha
Nem pé direito

Havia um menino
Nuvem viajante
Conhecia os mundos
Cabeça de elefante.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos viventes do mundo digital, aos profissionais d teatro e cinco, diagramadores e revisores.
QUEM canta ...
Olho para a chuva que não quer sessar / Nela vejo o meu amor / Esta chuva ingrata que não vai parar / Pra aliviar a minha dor ...” . (“Ritmo da Chuva”. – Autor: Demetrio Zahra e John Gummoe. Canta: Demétrius.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário