domingo, 26 de janeiro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 885.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 885 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, domingo, 26 de janeiro de 2020. – Edição Especial, atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 4/53, dias: 26/366 e faltam 340 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
CONVERSA ENTRE DUAS LOIRAS: - Amiga, eu estava na escada rolante do shopping e de repente ela para! – Foi? E o que você fez? – Fiquei aguardando meia-hora até voltar a funcionar! FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com entretenimento, Novembro-Dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Mais uma campanha de esclarecimento sobre o uso de rotatória veicular - ótima, especialmente para a recém-inaugurada no Grande Bairro Santo Antônio em nosso País de Mossoró..., 99,9% dos condutores acreditam (inclusive eu) que a vez/preferência é de quem estar dentro do círculo mas vimos o contrário acontecer na Rotatória da UERN situada na BR 110 – sentido Mossoró/Areia Branca. Boa leitura nobre leitor/a.

PF NÃO PODE CONCEDER PORTE DE ARMA A AGENTE PENITENCIÁRIO ESTADUAL. O porte de arma funcional para proteção pessoal de agentes de cadeias estaduais só pode ser concedido pela Secretaria de Segurança de cada estado. Esse foi o entendimento que prevaleceu no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ao manter extinto o pedido de um agente de cadeia pública estadual em Piraquara, no Paraná, de liberação de sua licença de porte de arma de fogo.
No julgamento realizado no último dia 18 de dezembro de 2019, a 4ª Turma da corte reconheceu, por unanimidade, a ilegitimidade da PF (Polícia Federal) para conceder a autorização requerida. Na ação contra União, o agente de cadeia temporário alegou exercer as mesmas atividades de risco que os agentes penitenciários efetivos. Conforme a ação, seria função da PF conceder porte de arma a todos os agentes de segurança que atuam em cadeiras públicas.
O juízo de 1ª grau decidiu extinguir o processo sem resolução do mérito sob a alegação de que o pedido seria de competência do Estado do Paraná, responsável pela instituição em que o autor trabalha.
Para magistrada Vivian Josete Pataleão caminha manteve a decisão de primeiro grau ressaltando que, "a legitimidade passiva é do Estado do Paraná, a quem incumbe autorizar o porte de arma de fogo aos seus servidores, incluindo-se aí os agentes de cadeia temporários". Com informações da assessoria de imprensa no TRF-4. PROCESSO 5056166720184047000/TRF. FONTE: conjur.com.br/.

SINAI CONVIDA BASE PARA SEMINÁRIO POLÍTICO E SINDICAL. Com o objetivo de debater os impactos da Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro nos Estados, bem como discutir a Reforma Administrativa enquanto mecanismo de privatização do serviço público, as centrais sindicais CSP Conlutas e Intersindical promovem, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, o Seminário Político e Sindical.
O evento conta com a organização e apoio de sindicatos atuantes no RN, a exemplo do SINAI-RN, é aberto ao público e acontece no Sindicato dos Bancários, localizado na Av. Deodoro da Fonseca, 419, Petrópolis, em Natal. INSCRIÇÕES: INSCRIÇÕES: ▪ Por Telefone/WhatsApp (84) 9.9114-2637, com um representante sindical ou presencialmente no local do evento.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 31 – SEXTA-FEIRA:
8h – Atividades Culturais: Teatralização sobre o direito à previdência pública e Exposição de fotografias sobre as lutas do Nordeste;
8h30 – Abertura 9h – Mesa de debate: "O impacto da Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro nos Estados." Debatedores: Rodrigo Ricupero (Prof. Dr. em História pela USP e presidente da ADUSP Associação de Docentes da USP) e Rivania Moura (Prof. Diretora. do Depto. Serviço Social da UERN e especialista em Previdência Pública).
14h – Exibição de vídeo sobre a luta dos trabalhadores contra a Reforma da Previdência no mundo;
14h30 - 18h – Debate: "Reforma Administrativa: privatização do serviço público." Debatedores: Guilherme Fonseca (Educador do ILAESE) e Dário Barbosa (ILAESE e CSP Conlutas.
DIA 1º/02 – SÁBADO:
8h30 – Abertura e Atividades Culturais: Exposição de fotografias sobre as lutas dos trabalhadores no Nordeste;
9h – Mesa de debate: "As lutas dos trabalhadores do Nordeste contra a Reforma da Previdência." Debatedores: Representante de Estados do Nordeste Brasileiro;
14h. Intervalo para almoço;
14h – Plenária: "A luta: organizar para desorganizar";
17h – Encerramento.

MANÉ BERADEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO: O pesquisador Francisco Martins quando tomou a decisão de não mais fazer atividades culturais pelas escolas, coisa que fez por 11 anos, não foi para ficar parado. Na verdade ele aspirava mais tempo para se dedicar às pesquisas.
Desde o início de janeiro que ele se dedica a organização da segunda parte do livro "Autores e Assuntos na Revista da ANRL - 2019", que estará disponível para venda em março, quando a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras estará lançando a Revista ANRL nº 62, do trimestre janeiro-março. Em dezembro de 2018 Francisco Martins lançou a primeira parte desta pesquisa que abrange o período de 1951 a 2018.
VERÍSSIMO MELO - O pesquisador também está organizando a bibliografia de Veríssimo de Melo, tendo em vista o seu centenário de nascimento que vai ocorrer em 2021. Uma curiosidade sobre Veríssimo de Melo que Francisco Martins vai trazer à comunidade literária diz respeito aos livros "Patronos e Acadêmicos", que embora tenham sido feitos por ele, a ideia surgiu de Manoel Rodrigues, que era Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e que confiou o trabalho a Aderbal de França. FONTE: franciscomartinsescritor.blogspot.com, em 23/01/2010.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (650): Sou comerciário aposentado e por muitos anos trabalhei no comércio do Recife e da minha cidade, Mossoró RN. Eu nunca tinha visto uma loja fazer propaganda por vagas, porque sempre têm em seu RH (Recursos Humanos) milhares de currículos; isso prova o que eu venho há meses falando, sobre essa reforma trabalhista assassina, escravista, do governo do Bozo. O trabalho intermitente, aquele trabalho em que você desenvolve tarefas por horas ganhando uma miséria que, se for vender água mineral em um semáforo ganha 20 vezes mais. Itamar Costa, via facebook, em 20/01/2020.

FIQUE SABENDO... "24 de janeiro: Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social". FONTE: www.vozdoaposentado.org.br/ - 23/01/2020.
O Dia Nacional do Aposentado é celebrado no dia 24 de janeiro (sexta-feira), e ontem houve manifestação em São José dos Campos, em frente à sede da Previdência, às 10 horas na manhã. Aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa foram protestar contra os ataques do governo Bolsonaro e o desmonte do INSS.
O ato, que contou com a participação de sindicatos e movimentos sociais, está sendo organizado pela ADMAP (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas). A sede do órgão fica na avenida Dr. João Guilhermino, 84, Centro.
Na data em que é homenageado, o aposentado não tem o que comemorar. Nos últimos anos, a categoria tem sido castigada com a perda no poder de compra em seus benefícios e o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que é fundamental para toda a população, mas, principalmente, para os idosos.
A reforma da Previdência aprovada pelo governo no ano passado, além de deixar o direito à aposentadoria algo quase inatingível para uma ampla parcela dos trabalhadores, atacou as viúvas (e viúvos), que passaram a sofrer um corte de até 40% em suas pensões.
DESMONTE DO INSS.
Além disso, está em curso um processo, que já vem de governos anteriores, de desmonte da Previdência. Agora, sob a gestão Bolsonaro, há uma intensificação desse movimento, que, em última análise, busca preparar o terreno para a privatização do sistema (algo já proposto pela reforma da Previdência, mas que acabou não se mantendo na tramitação do texto no Congresso Nacional).
O desmonte fica evidente quando observamos o atual caos no atendimento do INSS, que está com mais de três milhões de pedidos de aposentadoria e outros benefícios parados. A análise para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, está demorando mais de um ano. O BPC é dirigido a idosos pobres. Um completo descaso!
Ao invés de combater o problema com a contratação de novos servidores, que melhorariam o atendimento e agilizariam a análise de pedidos, o governo Bolsonaro está militarizando o órgão. O Palácio do Planalto anunciou a convocação de 7 mil militares da reserva para atuar no INSS, sem que eles tenham qualquer experiência na função. Concursos públicos para o instituto não são realizados desde 2014.
"No Dia Nacional do Aposentado, mostramos a nossa insatisfação com o descaso que vem atacando aposentados, pensionistas e idosos e a classe trabalhadora como um todo. É preciso se mobilizar contra esse estado de coisas. Convidamos toda a população a participar", afirmou o presidente da ADMAP, Lauro da Silva.
CARAVANA A APARECIDA.
No dia 26 (domingo), a ADMAP organizará uma caravana para as atividades do Dia Nacional do Aposentado em Aparecida, onde haverá missa e um ato na Basílica Nacional. Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever na Associação. A saída dos ônibus será às 6 horas da manhã.
As atividades em Aparecida são organizadas pela COBAP (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) e FAPESP (Federação de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo).
DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
O Dia da Previdência Social é comemorado anualmente em 24 de janeiro no Brasil. Esta data celebra uma das conquistas mais significantes do cidadão brasileiro durante o século XX: os direitos relacionados à previdência social.
MAS, O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
Previdência social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de seus familiares em casos de acidentes, invalidez, morte, prisão e velhice, por exemplo. No entanto, para estar apto a receber este seguro, o cidadão deve contribuir mensalmente com a previdência social, enquanto estiver ativo no mercado de trabalho.
ORIGEM DO DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
A criação desta data homenageia a Lei Eloy Chaves, a qual foi criada em 24 de janeiro de 1923, e que é considerada a primeira lei destinada à previdência social no Brasil. Com esta lei, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões que, inicialmente, servia para beneficiar os empregados (e seus familiares) das empresas de estradas de ferro do país.
Nesta data também costuma ser celebrado o Dia Nacional dos Aposentados, que foi instituído oficialmente através do decreto de lei nº 6.926/81.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
MA: A Prefeitura de Barreirinhas/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 222 (duzentas e vinte e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09/02/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 4.000,00;

PB: A Prefeitura de Cabedelo/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 276 (duzentas e setenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09/02/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 2.077,50. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # CERCO A DINHEIRO ILÍCITO - Autoridade monetária aumenta cerco à turma das ilicitudes. Determina comunicação obrigatória, a partir de hoje (24), depósito bancário em dinheiro a partir de R$ 2 mil. Gestão anterior à de Roberto Campos Neto, na presidência do Banco Central, a exigência de notificação era a partir de R$ 10 mil. O alerta tem a ver com lavagem de recursos ilícitos, um dos 'esportes' prediletos na República Surrealista dos Trópicos.
# ESQUECEU DISCURSO - Relembre-se o que disse Jair Bolsonaro no discurso da cerimônia de sua diplomação, como presidente da República, no Tribunal Superior Eleitoral: "Governarei em benefício de todos, sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião".
# PARA DETER BOLSONARO, LULA RADICALIZA - Passados tantos anos, quadros do PT com o carimbo de influentes não entenderam ou ignoram que Lula da Silva não gosta de ouvir conselhos. Portanto, perdem tempo e, às vezes, ganham respostas que não lhes agradam. O ex-presidente da República assume que é o comandante com plenos poderes. Portanto, é quem determina o caminho e ele é a bússola. Não faz inflexão ao discurso que adotou desde a liberdade após prisão em Curitiba. Lula opta por manter ataques a Jair Bolsonaro, "agora com material para criticar erros político-administrativos e éticos do governante". Crê no retorno ao Planalto, convicto de que a retomada do poder depende da sua rigidez. Destaque-se que faz parte da sua estratégia evitar o surgimento de um centrista, que parece, sem dúvida, uma presença certa em 2022. Convém, portanto, incentivar a polarização com o bolsonarismo que tem base. Não se sabe o que vai sobrar até lá. Em política, há previsão técnica, mas jamais se deve trabalhar com base na adivinhação.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 26: Leda Morais – Natal, Lucélia Balbino – FUNDASE e Prof. Zacarias Marinho – Professor. SEGUIDOS POR: Leda Morais – Natal, Lucélia Balbino – FUNDASE e Prof. Zacarias Marinho – Professor (27); Rosineide Maria – ex-Central do Trabalhador, Socorro Rocha – Professora - UERN e Zuíla Alves – Emater/RN (28); Edy Lemos – Cantor, Elias Ribeiro – Autônomo, Elizabete Duarte – Doze Anos; Márcio Alexandre e Marcos Antônio Ferreira – Jornalistas (29); Raimundo Nonato Sobrinho "O Cinquentinha" (1953) e William Pereira – Professor (30); Agnaldo Andrade – Poeta, Evania Batista – Podófila e Ezilda Soares (31). E DIA 1º: Brígida Lima – Professora, Carlos Lopes – FUNDASE, Carlos Maia – Adv., Luiz Di Souza e Kleber Barreto – Professores e Marcos Romualdo – EMATER.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Bilhete: meus cumprimentos Caro Hermes, abraço, Walter Gomes".Muitíssimo grato, Mestre Walter, sinto-me honrado pelo acompanhamento e aprovação desse "garoto"! Saúde e paz pra você e demais familiares.

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 835/2018 (em 23/12): Seguro desemprego agora sai pela internet; ADUERN terá expediente especial; Bronca do leitor – por Carlos Escóssia; Santino Arruda, repórter por uma edição; Fique sabendo... "23 de dezembro – Dia da Carteira de Habilitação";
DA EDIÇÃO Nº 836/2018 (em 29/12): Segurados da previdência já podem consultar calendário de pagamento; 13º Salário: SINAI ganha ação para ativos e aposentados de sua base; Bronca do leitor(a)/interna (608) – por Oir Haouassú Arias; Ricardo Lopes, repórter por uma edição; Fique sabendo... "28 de dezembro – Dia do Salva-vidas".
DIA: hoje é Dia da Gula e amanhã (27) será Dia do Orador.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Filho de Vanderlon Diniz, dos 12 aos 16 anos trabalhou numa fábrica de doces da sua cidade. Mais tarde mudou-se para o Recife, onde tentou ganhar a vida engraxando sapatos, como  crooner e baterista em casas noturnas, locutor de casas comerciais e, em seguida, locutor e ator da Rádio Jornal do Comércio, de onde foi demitido por pronunciar um nome errado. Do Recife, seguiu para Caruaru, e, para Fortaleza, onde atuou como locutor e ator de rádio e televisão. Em 1964 foi para o Rio de Janeiro, onde consultou a Rádio Tupi e passou a compor com mais frequência. Sua primeira gravação saiu em 1966, com a canção O Chorão. Em 1966, no auge da Jovem Guarda, lançou seu primeiro disco, e o iê-iê-iê "O Chorão" se tornou sucesso nacional. Em 1970, compôs, em parceria com o amigo Odibar, o hino de protesto "Quero Voltar Pra Bahia", cujos versos carregados de saudade prestavam homenagem a Caetano Veloso, que se encontrava exilado em Londres. A canção alcançou os primeiros lugares das paradas em todo o país e se tornou uma espécie de hino, canção-símbolo de uma época conturbada da história política e social do Brasil. Quatro anos depois lançou dois LPs, e em seguida dedicou-se à tarefa de musicalizar poemas de língua portuguesa de autores como Carlos Drummond de Andrade (E Agora José?), Gregório de Matos (Definição do Amor), Augusto dos Anjos (Versos Íntimos), Jorge de Lima (Essa Nega Fulô) e Manuel Bandeira (Vou-me Embora pra Pasárgada). Suas canções foram gravadas por Clara Nunes, Emílio Santiago, Simone e outros cantores. Entre seus sucessos destacam-se "Pingos de Amor", gravado por vários intérpretes, "Canoeiro", "Um Chopp pra Distrair" e "Ponha um Arco Íris na Sua Moringa", mas o sucesso que o consagrou foi a canção "Quero Voltar Pra Bahia". Entre 1987/1996, em decorrência de graves problemas de saúde que quase o deixaram paralítico, não gravou nenhum disco. Parcialmente recuperado, em 1997, retomou a carreira novamente quando já tinha residência fixa no Recife. Atualmente, residindo na capital pernambucana, faz apresentações por várias cidades e capitais do Nordeste brasileiro, com a mesma voz vibrante de antes, porém numa cadeira de rodas, já que a doença que quase o paralisou nos anos 80 e retornou a partir de 2005, e dessa vez paralisou seus membros inferiores. Reportamo-nos sobre PAULO DINIZ, 80 anos, compositor e cantor, nasceu em Pesqueira/PE no dia 25/01/1940. Sua discografia consta 13 discos gravados entre 1967 e 2004. Dotes musical: voz, violão e bateria. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Diniz.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menino da vizinhança". (Rosângela Trajano).

Menino da vizinhança
O menino da vizinhança
Fez ontem um rebuliço
Era já tarde da noite
Menino, pare com isso.

O menino da vizinhança
Gritou e esperneou
Não se sabia o que era
Bem muito chorou.

O menino da vizinhança
Do remédio reclamou
Uma simples pomadinha
No seu corpo a mãe passou.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos "gulosos" e oradores.
QUEM canta ...
Ela passou deixando um sorriso no chão / Deu um banho de beleza nos meus olhos / Aí começou o verão / Mil cores pintando o painel / Copacabana ... . ("Um Chop Pra Distrair". – Autor: Paulo Diniz. Canta: P.D.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário