sábado, 30 de março de 2013

DC - Coluna de Notícia 587. (Anexo slide: Morrer pela pele).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 587 (geral) e 17ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 30 de março de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 14ª/52, Dias: 89/365 e faltam 276 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"América Rosado amou Vingt-un Rosado em ações, pensamentos e principalmente em palavras. 95% de seus livro é sobre ele". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Hoje se comemora o Dia da Juventude no Brasil e coincidentemente, ou não, me chega um material que publicarei na próxima edição informando que em Natal as mortes por homicídio envolvendo jovens cresceu mil por cento na última década. Num determinado trecho diz o seguinte: "Uma parte da juventude quer ser garçom, mas outr, não, diz a assistente social Shirlenne Santos do OBIJUV. E se os dados do Mapa da Violência atestam a explosão das mortes de jovens em Natal, o próprio governo do Estado demonstra dificuldade na identificação da situação". O material é enviado por Sgt. PM Vantuil Carvalho - Assessor Técnico do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social. Estamos no feriadão da Semana Santa, boa leitura nobre leitor/a!

PROCON LANÇA CARTILHA SOBRE OS DIREITOS DO CONSUMIDOR IDOSO – SP - O Procon-SP lançou nesta terça-feira (26), em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça e defesa da Cidadania, a Cartilha dos Direitos do Consumidor Idoso. O objetivo é divulgar esses direitos, distribuindo essa cartilha em locais de frequência de idosos, e colocar à disposição desta população a Fundação Procon-SP para que possam encontrar neste órgão, um local onde possam ter orientação para suas dúvidas e acolhimento no momento em que estiverem com algum problema.

A Cartilha foi lançada junto ao Programa São Paulo Amigo do Idoso, onde o Governador de São Paulo indicou novos projetos para a terceira idade. É um material de fácil leitura, bem ilustrado e com informações precisas que vão auxiliar muitos idosos e mesmo quem cuida de algum idoso em várias situações cotidianas (...). Fonte: www.endividado.com.br/.

DINIZ SANTOS, COMENTARISTA POR UMA EDIÇÃO – É com imensa satisfação que abro mão do quadro "repórter" por uma edição para "comentarista" por uma edição ao grande Professor Hemérito da UERN Diniz Santos, ele se reporta ao saudosismo referenciado na edição 584. Confiram!!!

Amigo Hermes, Interessante, a BRONCA DO LEITOR (376). O Walter Silva está de parabéns. Vivi aqueles momentos em que a educação imperava nos meios sociais. Os jovens sabiam se conduzir com fina elegância. Quando os Clubes eram conhecidos por sodalícios. Os salões de dança bem mais amplos. Mesas entre espaços consideráveis para aconchego das famílias. As moças postadas naquela área, geralmente acompanhadas dos pais ou familiares mais próximos. Quando não, sob os cuidados de pessoas amigas e responsáveis. Orquestra arrancando do vasto repertório músicas suaves - bolero, samba-canção, sem perder de vista o samba, de vez em quando. Rostos colados eram gestos que geravam confidências (juras de amor, somente amizade ou contato por um dia). No final, vinham os agradecimentos à dama e aos familiares que a acompanhavam. Luz negra, no máximo. E muitos já se incomodavam com aquele ritmo acelerado. "Agonia nos olhos".

Hoje, pistas de dança, com as muitas exceções, servem mais para a prática de atos sexuais. Exemplo dos bailes funk. Quanta gravidez aleatória. A futura mãe nunca saberá quem é o pai. Porque ali não é ambiente social. É mundiça, mesmo. Não há divertimento. Há brigas propositadas e nada mais. Ali, literalmente, o pau canta.

Quanto à mala da casa da vovó, era de madeira com cobertura de couro, enfeitada com metais. E o maior castigo a ser aplicado era contar quantos pregos em formato de botões brilhantes foram gastos para completar a ornamentação. O famoso BAÚ. Como batina de padre antigamente. Era uma botoeira de fazer inveja a rosa mosqueta.

Finalmente, Quem não aprender a sentir e repartir os sentimentos não é um ser humano completo. Falta-lhe um pedaço: a solidariedade.

Forte abraço, grande Hermes. José Santos DINIZ - Colaborador.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (379)Gente hoje (28/03) levei um susto, tava eu no trabalho, e ao lado funciona uma academia ao ar livre junto a pista de cooper da U.F.P.E., para pessoas de terceira idade. Têm uns médicos (estagiários) que ficam aferindo a pressão deles, fui lá e pedi para aferir a minha, o Dr. disse que minha pressão estava acima de 28, ai perguntei, já era para eu ter no minimo um avc?, ele aferiu mais 3 vezes, deu 28 de novo e na ultima a aparelho não pegou... . Ele disse corra pra UPA, como a UFPE é colada com o hospital das clinicas fui correndo pra lá, por trabalar na UFPE consegui ser atendido, pois a emergência de lá é só para funcionários; a minha pressão estava 18 por 12, fui medicado e fiquei em repouso numa cadeira no corredor. Gente quase fico pior, vendo aquelas pessoas passando por mim, tinha uma senhora que vinha pendurada no pescoço do marido arrastando uma perna, cadê as macas ou cadeiras de rodas?, um médico se vinha passando e uma senhora foi ao encontro dele chamando "doutor por favor", ele deu as costas e foi embora correndo. As filas de marcação de consultas eram sem fim, gente nós somos o quinto país do mundo e o povo pobre é sub-humano, é triste de ver como são tratados e nada fazemos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Luiz Dombroski, Olinda/PE.

Nota: bronca colhida via facebook, em 28/03/2013.

FIQUE SABENDO... "A subversiva páscoa cristã". Por *José Lisboa Moreira de Oliveira - Filósofo. Doutor em teologia. Ex-assessor do Setor Vocações e Ministérios/CNBB. Ex-Presidente do Inst. de Past. Vocacional. É gestor e professor do Centro de Reflexão sobre Ética e Antropologia da Religião (CREAR) da Universidade Católica de Brasília. Fonte: www.adital.com.br,em 27/03/2013.

Para os cristãos e as cristãs a Páscoa é a festa da vida, a celebração da vitória de Jesus sobre o sofrimento e a morte.
A Páscoa é uma festa típica do hemisfério norte do nosso planeta. Suas origens remontam a antigas culturas agrárias e pastoris que celebravam a chegada da primavera, a estação das flores. Com a chegada da primavera no hemisfério norte o ambiente muda: o frio aos poucos vai diminuindo, os dias se tornam mais longos, o calor aumenta, a terra começa a brotar, produzindo flores e alimentos.

Neste contexto o movimento de povos nômades, que deu origem ao Israel bíblico, associou a festa da Páscoa a uma experiência de libertação. Tribos atravessaram o rio Jordão e se instalaram na região de Canaã, a "terra prometida" a Abraão (Ex 13,3-10). A chegada até a tão sonhada terra onde "corria leite e mel" (Ex 3,8) foi precedida de muitas lutas contra poderes opressores, representados pelo Egito, que pretendiam escravizar esses povos. Nesta luta as pessoas fizeram a experiência profunda de um Deus libertador que ouviu seus clamores, desceu, se compadeceu, tomou conhecimento de seus sofrimentos, tomou partido e decidiu tirá-los da opressão, dando as estes "sem-terra" um terreno fértil e espaçoso (Ex 3,7-10). Assim a festa da chegada da primavera se tornou para estas tribos o memorial da intervenção divina, que deveria ser celebrado "como um rito permanente, de geração em geração" (Ex 12,14).

De acordo com o cristianismo, há cerca de dois mil anos atrás a Páscoa foi enriquecida e plenificada. Jesus, o Filho de Deus Pai, é enviado ao mundo para trazer a boa notícia de que a libertação dos pobres e oprimidos finalmente ia se tornar uma realidade definitiva (Lc 4,18-19). Porém, esta sua ousadia de anunciar uma boa notícia para os pobres e oprimidos, de anunciar a chegada definitiva do reinado de Deus, não foi bem acolhida pelo poder religioso e político. Por esta razão Jesus foi acusado de sersubversivo (Lc 23,2), perseguido, torturado, assassinado e colocado num túmulo. Mas, para surpresa geral de todos, inclusive dos membros do seu grupo de discípulos e de discípulas, o profeta Jesus não permaneceu na tumba: ressuscitou e venceu a morte. Seus seguidores, aos poucos, foram se convertendo e se convencendo de que ele continuava vivo no meio deles. Passaram a senti-lo bem presente e atuante na pequena comunidade. Tal experiência deu-lhes força para perder todo e qualquer medo e retomar a missão do Mestre, continuando a anunciar a Boa Notícia da libertação "até os extremos da terra" (At 1,8). Aos poucos esta experiência fantástica foi sendo associada à celebração da Páscoa, de modo que, já no tempo das comunidades cristãs do Novo Testamento, a Páscoa passou a ser o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Esta rápida memória histórica da Páscoa nos permite perceber que por trás deste grande evento estão alguns elementos significativos. Em primeiro lugar a primavera, com a chegada das flores, da luz, do calor e com o preanúncio de uma possível boa colheita. Em segundo lugar, a experiência da libertação realizada por Javé e vivida pelas tribos que se uniram para caminhar na direção de uma terra prometida. Nesta experiência é significativa a decisão de um deus de ficar do lado de escravos e de sem-terra, coisa impensável no contexto de então, uma vez que naquela época os deuses sempre estavam do lado dos grandes e poderosos. Por fim, na plenificação da Páscoa, Jesus se apresenta como o libertador definitivo que anuncia o projeto de Deus, voltado de modo particular para os pobres, os oprimidos, os excluídos e os rejeitados pela sociedade. Por esse motivo é assassinado, mas, pelo poder de Deus Pai, rompe os laços da morte e permanece vivo, animando seus discípulos e discípulas e convidando-os a continuarem a sua missão (Mt 28,16-20).

A Carta aos Colossenses afirma que a pessoa cristã já vive como ressuscitada e, como tal, é convidada a comprometer-se com ações que expressem o essencial dessa condição que é a prática do amor ao próximo (Cl 3,1-17). Isso nos autoriza a dizer que a celebração da páscoa cristã, enquanto memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus, precisa ser traduzida em atos e gestos concretos de amor ao próximo, distintivo único e fundamental da identidade do discípulo e da discípula de Jesus (Jo 13,15).

Assim sendo, a celebração da Páscoa deve ser uma verdadeira primavera que expulse todo e qualquer mofo e frieza da Igreja e a faça pulsar de vitalidade e de acolhida da vida. Não cabe celebrar a Páscoa num contexto de rigidez e de falta de misericórdia, num ambiente em que as leis e as normas estão acima da vida das pessoas (Mc 3,1-5). Não haverá Páscoa de Jesus numa Igreja que condena e discrimina certos filhos e certas filhas de Deus; que reserva os bancos de seus templos para aqueles que se autoproclamam perfeitos e merecedores do céu. Além disso, a Páscoa deve ser a festa da libertação dos pobres e dos oprimidos. E não se trata apenas de uma falsa libertação "espiritual", cuja recompensa é uma vida futura, programada para depois da morte. Trata-se, como nos mostra a experiência do Êxodo, de uma libertação a ser realizada aqui nesta terra. Uma libertação que inclui terra, casa, comida, emprego, saúde, escola etc. E para celebrar esta Páscoa os cristãos e as cristãs precisam, como Javé, ver a opressão, descer até o submundo dos pobres, sentir o cheiro da pobreza, tocar com os pés e as mãos os sofrimentos dos injustiçados e excluídos e permanecer comprometidos com as suas lutas por dias melhores (Ex 3,7-10).

Celebrar a Páscoa cristã é trilhar o caminho perigoso de Jesus, tornar-se subversivo com ele e como ele, aceitando pagar o preço da perseguição, da calúnia e até mesmo da morte para ficar do lado dos pobres e dos excluídos. Para celebrar a Páscoa verdadeira de Jesus não é suficiente ficar repetindo a doutrina abstrata do Catecismo da Igreja Católica. É preciso que o ensinamento dessa doutrina crie "a revolta entre o povo" (Lc 23,5), ou seja, incomode tanto o poder religioso como o poder civil, devolvendo às pessoas a consciência crítica para enxergar as coisas como elas realmente são. Não pode ser cristã uma Páscoa celebrada por quem se omitiu e fechou os olhos diante de ditaduras, de torturadores, de injustiçados, com medo de sofrer e de morrer como Jesus morreu. Não celebra a Páscoa cristã quem se tornou insensível aos sofrimentos humanos e nada fez para denunciar a exploração dos mais pobres pelos ricos e poderosos deste mundo (Tg 5,1-6).

Para os cristãos e as cristãs a Páscoa é a festa da vida, a celebração da vitória de Jesus sobre o sofrimento e a morte. Por isso é a festa por excelência da alegria e da esperança. Mas toda alegria, toda festa, toda aleluia, toda exultação é mentirosa e falsa se primeiro não for purificação do mofo eclesiástico, compromisso com a libertação dos pobres, subversão da ordem estabelecida, tomada de partido em favor dos pequenos e simples. Neste momento em que ainda pairam muitas nuvens carregadas sobre a Igreja Católica, em que faltam respostas para tantas perguntas inquietantes, torna-se urgentíssimo celebrar a Páscoa nos moldes verdadeiramente cristãos. Se não seguirmos a trilha da Páscoa bíblica teremos apenas a páscoa consumista, mesmo que ela seja celebrada em templos religiosos e regada de muito incenso, de muitos gritos de aleluias e de glórias. "Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam como cristãos", ou seja, "vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição" (Cl 2,6; 3,14).

(*Autor de Viver em comunidade para a missão. Um chamado à Vida Consagrada Religiosa, por Paulus Editora).

CONQUISTE SEU EMPREGO: SE. A Prefeitura de Frei Paulo/SE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 127 (cento e vinte e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 08 a 25 de abril/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Superior. Salários: 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL. A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 314 (trezentas e quatorze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10 de abril/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 10.019,20. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes: Cícero Pascoal - UERN, Jorge de Castro - CEF e Manoel Soares de Freitas Júnior - Datanorte (dia 31/03), Giany Pedrosa - Professora, Aécio Cândido - Professor e Givanildo Silva – Jornalista (01/04), Benilson Silva – Comunitário (02), Valéria Bulcão Jornalista (03), Gilberto Diógenes - Professor e Michelle Fonsêca – PMM (04) e Ciro Ney – Jornalista (05);

 = "Obrigado meu caro Hermes Olieira, pelas referêncas. Você sabe muito bem, o quanto admiro o seu trabalho e a sua teimosia, no bom sentido. Aliás, precisamos nos encontrar para tratar do seu programa semanal no canal Santa Luzia TV. Me ligue, meu caro. José aria Alves". - Obrigado Super Zé, depois que falei com você encontrei com o Marquinhos e ele me disse que agente precisa se encontrar..., se na semana não tá dando me proponho no sábado e no SÊBbadO e até mesmo no domingo óxente!!!

 = "Hermes! Olá, boa noiteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Escrevo para agradecer pela sua participação no Programa Pedagogia da Gestão do último, 23. Foi um momento especial de compartilhamento de experiência, reflexão e prática de vida. Recebi vários telefonemas parabenizando pela entrevista. Cilon! Meu especial obrigado pela parceria. Valeu!!! Um abraço, João Maria". - Que legal Camarada João!, também achei ótima e pena que o tempo é curtíssimo. A pauta ficou a desejar, pois, não falamos sobre educação, música e arte. Inda bem que o Cilon deu seu recado musical e poético. Você na excelência apresentação, gratíssimo pela lembrança e estamos prontos para atendê-los. Saúde meus caros;

 = Há 65 anos (31/03/1948) tomava posse o 3º Prefeito Constitucional de Mossoró – Jerônimo Dix-sept Rosado Maia (in memorian).

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 500/2012 (de 24/03), relatamos os seguintes temas: TV Por Assinatura – ANATEL Aprova Regulamentação; Sistema JMA de Visual Novo; Genildo Costa, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (298) – Josué Damasceno; FIQUE SABENDO: "22 de Março – Dia Mundial da Água. E na Edição 448/2011 (de 31/07) estes foram os temas: As Diferenças Entre as Pessoas; Fm Livre Volta com Novo Prefixo; William Pereira, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (247) – Francisco Silva; FIQUE SABENDO: Esperma: propriedade da mulher;
 - Misturando versos. Na próxima quinta-feira (04) Mané Beradeiro, leia-se escritor Francisco Martins, lançará seis folhetos em literatura de cordel que são: "Cidade desmantelada", "A primeira namorada", "Um sonho virou verdade", "Das trevas à luz – primeiro cordel em braile do RN", "Lamento sertanejo" e "O sonho de Adão". O lançamento em série acontece por ocasião do show "Misturando os Versos" no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, às 19h, em Parnamirim/RN;
 - DIA: hoje é Dia da Juventude no Brasil e Dia do Futebol Socciet. Amanhã (31) será Dia da Integração Nacional e Dia da Nutrição.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos jovens - no Brasil, aos atletas socciets e aos nutricionistas.
QUEM canta...
"O ovo frito, o caviar e o cozido / A buchada e o cabrito / O cinzento e o colorido / A ditadura e o oprimido / O prometido e não cumprido / E o programa do partido... ". ("Tudo Vira Bosta". Composição: Rita Lee. Canta: R. Lee).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário