domingo, 14 de abril de 2013

DC - Coluna de Notícias 588. (Anexo slide: "Passeio de Bicicleta").



DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 588 (geral) e 18ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 14 de abril de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 15ª/52, Dias: 104/365 e faltam 261 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"ESPAÇO RESERVALO AO FRANCISCO MARTINS - MANÉ BERADEIRO, QUE POR MOTIVOS PROFISSIONAIS ESTÁ LICENCIADO. RETORNA,É SÓ AGUARDAR". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Pela deixa do Francisco Martins, acima, estou à beira de um licenciamento das edições. Motivo é falta de tempo para cuidar das campanhas salariais e eleitorais no SINAI e do próprio DC, do qual estamos sem atualização desde março último. Para não ficarmos muito tempo sem contato tentarei ficar atualizando aos sábados e se não der, no domingo como hoje. Por falar em Campanha Eleitoral, peço licença para apresentar os nomes dos companheiros e companheiras que apoiamos e votamos: Direção Estadual – Nilson Bezerra (DATANORTE) e Zilta Nunes (FUNDAC) da "Chapa Rumo Certo", e na Regional de Mossoró a Chapa "Por um SINAI Sério de Luta" encabeçada pela companheira Auxiliadora Paz (DETRAN). As eleições acontecerão em todo o estado do RN no dia 09/05/2013. Boa leitura, nobre leitor/a!

MAIS GENTE NO MERCADO DE TRABALHOEm 2012, 11,3 milhões de trabalhadores tinham emprego com carteira de trabalho assinada. O percentual desses trabalhadores em relação à população ocupada, ou seja, grupo de pessoas que, num determinado período, trabalharam ou tinham trabalho (estavam de férias ou licença médica, por exemplo) passou de 48,5% em 2011 para 49,12% em 2012. E a população ocupada em 2012 foi de 23 milhões, 500 mil a mais que em 2011.

Em relação à população com 50 anos ou mais, 22,5% faziam parte da população ocupada em 2012, contra 22% em 2011 e 16,7% em 2003. Essas informações fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego – PME, divulgada pelo IBGE, que levanta informações sobre mão-de-obra e trabalho. A pesquisa é realizada mensalmente nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Tais resultados sobre a PME estão na Retrospectiva do Mercado de Trabalho 2003-2012 que pode ser consultada na página: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/retrospectiva2003_2012.pdf.

HISTÓRIA DO FORRÓ SERÁ RESGATADA NA 9ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO MOSSORÓ – A programação da Feira do Livro já está sendo elaborada e alguns nomes já foram confirmados pela organização. O escritor e crítico literário, José Castello, terá um bate-papo com Aluísio Barros, especialista e mestre em literatura, sobre o Centenário de Vinícius de Moraes. Na ocasião haverá uma apresentação do grupo Vivência N'Arte que traz um espetáculo lírico musical em homenagem a Vinícius.

Conhecido nacionalmente pelo seu trabalho junto ao grupo Cordel do Fogo Encantado, Lirinha também está na programação da Feira do Livro de Mossoró. O artista recitará tanto produções de sua autoria quanto de artistas populares do Nordeste.

Resgatar a história do forró e rememorar os seus principais personagens, esse é o objetivo da mesa que terá como convidados o jornalista Carlos Marcelo, autor do livro "O fole roncou! Uma história do forró", o pesquisador e poeta Kydelmir Dantas e o cantor e produtor musical Carlos André, integrante e criador do Trio Mossoró.

Os poetas Lívio Oliveira, Mário Gerson, Marcos Medeiros e Camila Paula, tratarão do tema: "Poesia e as novas mídias", e ainda participarão da feira os integrantes do Movimento Literário Novos Poetas.

A importância do cordel será discutida entre os cordelistas Antônio Francisco, Astier Basílio e Crispiano Neto. "Temos que contaminar essa cidade com o bem e a literatura é um bem de valor imensurável para o cidadão", reforçou a prefeita Cláudia Regina, que garantiu à organização da Feira que a participação do município ainda será maior. FONTE: Kydelmir Danas - Pesquisador, via e-mail.

NOTA DO EDITOR. Torço que esse pensamento, da prefeita, contamine sua mente e demais produtores do Mossoró Cidade Junina, após assistirem o debate sobre FORRÓ (maiúsculo) com os ensinamentos dos mestres Carlos Marcelo, Carlos André e o grande Kydelmir. Sem desmerecer os demais acima citados. Claro!

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (380)A Secretaria de Administração já informa sobre o festival de diárias da FUNDAC/RN: o presidente e seu chefe de gabinete receberam suas diárias neste mês de março/13. Mas, e as diárias pelo menos dos motoristas??? Não foram pagas por que??? Ou vão nos convencer que os gestores viajaram a pé??? (...) e querem moralizar a FUNDAC/RN com recadastramentos???? Yara Cordeiro.

FIQUE SABENDO... "Em 10 anos, morte de jovens aumenta 1.000% em Natal/RN". Por Vantuil José Carvalho de Oliveira – 1º Sgt. PM/RN, em 29/03/2013.

Quando o Estado não pune, a sociedade faz justiça com as próprias mãos.

Cenário de um aumento vertiginoso nos homicídios de jovens na década passada, Natal (RN) ainda tenta entender as causas da violência em meio a sinais da ação de grupos de extermínio. A taxa de homicídios de crianças e adolescentes (até 19 anos) na cidade subiu de 2,9 para 30,5 por 100 mil jovens entre 2000 e 2010 --salto de 952%, o maior no período entre as capitais. Apesar da explosão de casos, a capital ainda é a décima onde mais se matam jovens no país Maceió tem a maior taxa, 79,8.

Governo e Ministério Público investigam se quadrilhas de extermínio de jovens estão por trás dessas estatísticas. Relatos de homens encapuzados em carros sem placa em busca de alvos predeterminados são recorrentes para a Justiça, são indícios da ação desses grupos. Autoridades apontam a falta de vagas para internação de jovens infratores como um dos propulsores da violência.

Por lei, mesmo após condenação, o adolescente deve ser liberado se não houver vagas no sistema socioeducativo. Em fevereiro, havia apenas 75 adolescentes internados no Rio Grande do Norte, segundo a Promotoria. O poder público desconhece a dimensão do deficit de vagas.

Segundo o promotor Leonardo Nagashima, o problema se agravou após a recente interdição do maior centro de internação, em Parnamirim, na Grande Natal, por problemas de superlotação.

"BARBÁRIE"
"Quando o Estado não pune, a sociedade faz justiça com as próprias mãos", afirma o juiz da Infância e da Juventude Homero Lechner.

"Aí existe a possibilidade de criação de mecanismos de eliminação desses jovens. Seria a volta à barbárie", diz o magistrado, um dia após ter condenado 12 jovens --liberados pela falta de vagas.

O envolvimento com drogas, como usuário ou traficante, explica boa parte das mortes na periferia de Natal.
Bairros como Felipe Camarão e Nossa Senhora da Apresentação estão entre os mais críticos, segundo o Obijuv (Observatório da População Infantojuvenil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O último é carente de equipamentos públicos, como escolas e áreas de lazer. Já Felipe Camarão tem postos de saúde, creches e ONGs atuantes. Apesar disso, a violência mostra que ações do poder público e de ONGs não atraem todos os jovens, criando uma "periferia da periferia", avalia a psicóloga Daniela Rodrigues, do Obijuv. Os cursos oferecidos buscam atender a demandas da cidade ligadas sobretudo ao turismo, e não às necessidades dos jovens, diz Daniela.

"Uma parte da juventude quer ser garçom, mas outra, não", diz a assistente social Shirlenne Santos, do Obijuv. E se os dados do Mapa da Violência atestam a explosão das mortes de jovens em Natal, o próprio governo do Estado demonstra dificuldade na identificação da situação.

Procurada pela Folha, a Secretaria da Segurança Pública do Estado não informou quantas crianças e adolescentes foram mortos em Natal em 2011 e 2012. Tampouco apresentou justificativa. (Folha de São Paulo).

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A Prefeitura de Joaquim Gomes/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 218 (duzentas e dezoito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30 de abril/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 3.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
MA. A ALEMA – Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 57 (cinquenta e sete) VAGAS PARA ASSISTENTE LEGISLATIVO, inscrições abertas até o dia 25 de abril/2013. Escolaridade exigida: Médio. Salários: até R$ 2.364,90. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes: Auris Martins – Prof. UERN, Fco. Iranê – UERN e Sérgio Chaves – Colunista Social (dia 1°), Valdomiro Morais – Prof. UERN (07), Nilson Bezerra – SINAI (08), Anekesia Oliveira – PT, Arlene Duarte – UERN, Leila Barbalho – UERN, Marcos Aurélio – Contador e Mário Ilo – PT (09), Herbert Mota – Adv (11), Grayce Karen – TCM (13) e Gilberto Diógenes – SINDSERPUMM (14);

 = "Oi Hermes tudo bem, obrigado por este grande e maravilhoso E-mail, me desculpe a minha memoria curtíssima, estou querendo lembrar de onde eu conheço voce, eu tenho um amigo chamado Hermes que trabalha ligado a musica, aguardo e muito obrigado. João Mossoró".

= "Amigo perdi, ontem, mais uma vez por conta da cuidadora de D. Inalda. Não prometo mais e chegarei qualquer sábado e avisarei quando estiver saindo de casa. Bom domingo, Lúcia Rocha".

 = Há 116 anos 15/04/1897 nasceu, em Mossoró, Padre Luiz Mota – Vigário e Prefeito/1922. Faleceu com 69 anos de idade.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 505/2012 (de 12/04), tratamos os seguintes temas: Brasil Entre os Países que Menos Optam por Parto Normal; Medicina na UFERSA; Mossoró Receberá Espetáculo Com Madre; Cineclube Exibirá "Taxi Driver"; Aldaci de França, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (303) – Diniz Santos; FIQUE SABENDO: "Câncer de Tireóide". E na Edição 449/2011 (de 03/09) estes foram os temas: Mais de 600 Ações Contra o MEIOS; Seminário de Vida para Casais; Aldaci de França - Repórter por uma edição; Cineclube Exibirá "Lixo Extraordinário"; Bronca do Leitor (248) – Prof. Diniz Santos; FIQUE SABENDO: 03 de Agosto – Dia da Capoeira;
 - A SECA E A BLÍBIA. Nas regiões onde o CEBI – Centro de Estudos Bíblicos se faz presente, a maioria dos grupos que estudam a Bíblia já entendeu o valor de possuir a terra e, através de programas e reforma agrária, conquistou o seu pedaço de chão. Falta, porém, o cuidado com o meio ambiente e com o lixo produzido. O trabalho do CEBI, por meio da leitura da Bíblia, é ajudar a ampliar a percepção e a organização de vivência grupal para aproveitamento das viabilidades locais, como: criação de pequenos animais, melhoramento do rebanho, aproveitamento de baixa (faixa de terra molhada), preparo de roças orgânicas para evitar a evaporação da chuva, sem o uso das queimadas. Mesmo quando feitas de forma controlada, elas são uma grande causa de depredação ambiental. A prática da Leitura Popular da Bíblia leva a perceber que a terra é um dom de Deus e não pode ser degradada, vendida ou destruída. Essa compreensão precisa ser transmitida de geração para geração. Por isso, a leitura motiva a uma consciência de que esse dom é nosso e precisa que haja uma integração e compreensão de que nós somos partes dela e ela é parte de nós. FONTE: www.adital.com.br, em 27/03/2013;
 - DIA: hoje é do Técnico em Serviço de Saúde, Dia Internacional do Café e Dia Pan-Americano. Amanhã (15) será Dia da Conservação do Solo, Dia do Desarmamento Infantil, Dia Mundial do Desenhista e Dia Nacional do Ciclista.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos técnicos em serviços de saúde, trabalhadores cafeeiros, pan-americanos, desenhistas e ciclistas.
QUEM canta...
"Pedalando com você / Eu vou sempre devagar / Porque não quero ver / Esse sonho acabar / De brincadeira / Subir ladeira / Depois soltar o freio / E descer como um cometa / Na bicicleta, bicicleta, bicicleta / Pedalando com você.... ". ("Bicicleta". Composição: Marcus Valle – Canta: M. Valle).
...os males espanta.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

VISIT
 MY WEBSITE:
www.evangelismoemslides.com.br
======================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário