sábado, 9 de março de 2013

DC - Coluna de Notícis 582. (Anexo slide: A Bíblio e o Celular).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 582 (geral) e 12ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 09 de março de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 11ª/52, Dias: 68/365 e faltam 297 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Sabes qual a semelhança entre o soldado na guerra e a mulher grávida? É que o soldado leva o matulão nas costas e a mulher, na frente!". Fonte: Dez Contos Cem Causos, de Ivan Pinheiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Rendo-me minhas homenagens às autoridades falecidas nessa semana: Hugo Cháves (05/03), Eugênio Honfi e Djanira Pereira (estes últimos na tarde de ontem). Todos com suas específicas autoridades, o primeiro com ações, punhos e frases fortes foi odiado por poucos e aclamados por muitos na Venezuela e no mundo. Eugênio, que o conheci logo no meu ingresso no SINAI e fomos vizinhos (comercial 1995/2006) no Odina Shopping e nos tornamos amigos ao longo destes ano até seus últimos desse mundo de meu Deus, o homem era mestre na doutrina espírita. Salvou muitas vidas escutando pessoas depressivas e com tendências suicidas, via telefonia, pelo Centro de Valorização à Vida - CVV. Já Djanira Martins Pereira "Dona Djanira" (era viúva do Sr. Lucas Pereira "Mossoró Couros") e com sua maestria educou 08 filhos. Nossa amizade com a Família Pereira se deu pela hoje Drª. Ana Pereira Ayres (comadre). Obrigado Hugo, obrigado Eugênio e obrigado Djanira, por suas missões no plano terrestre. Vem aí o feriadão da Semana Santa, boa leitura, nobre leitor/a!

MULHERES AINDA SOFREM COM DESIGUALDADE NO TRABALHO. – É preciso desigualar para manter a igualdade da mulher e do homem — prevista na Constituição Federal — no mercado de trabalho. Com esse entendimento, a professora Maria Garcia iniciou a sua palestra no Instituto dos Advogados de São Paulo nesta sexta-feira (8/3) em homenagem ao dia Internacional da Mulher. A professora defendeu o direito à diferença para um tratamento igual entre os gêneros.

Ela citou o artigo 7°, inciso XX, da Constituição para explicar que estímulos fiscais às empresas que contratam mulheres são legais, uma vez que "a lei considera o respeito a diferença". Para ela, a diferença entre homens e mulheres é um questão cultural e que deve ser resolvida na educação.

No mesmo sentido de garantir a igualdade das mulheres, a crítica é de que pouco se fala sobre ações afirmativas para o gênero feminino. "Há uma dicotomia entre o discurso e políticas públicas e internas de corporações que decretam a diversidade e necessidade de igualdade e a efetivação disso. Muitas vezes [isso acontece] porque não se conjuga um contexto favorável para essa inclusão", afirmou a professora Raquel Elita Alves Preto, Diretora-Secretária do Iasp. Fonte: www.conjur.com.br, em 08/03/13, por Lívia Scocuglia – repórter da Revista Consultor Jurídico.

GOVERNO NEGA PAGAMENTO DE PCCR e paga altos valores a títulos de diáriasA imprensa do RN andou divulgando informações acerca do ranking dos servidores que receberam o maior número de diárias no período de dois anos. Enquanto o Governo Rosalba continua negando o pagamento dos Planos de Cargos dos vários órgãos, paga altos valores a título de "diárias de viagem". O SINAI reconhece que, para o Estado funcionar, precisa fazer certos deslocamentos, mas o volume de diárias pagas pelo Governo atualmente é exagerado. Veja matéria completa no site: www.sinairn.com.br, no link "última edição".

ELEIÇÕES NA UERN – Recebemos a Carta Programa e divulgamos, abaixo, a Agenda da Semana das candidatas Ana Dantas (Reitora) e Gláucia Russo (Vice-reitora) que, unidas defendem "A UERN QUE QUEREMOS: democracia, autonomia e compromisso social".

11/MARÇO (2ª feira):
- 08h30 - DEBATE AUDITÓRIO DA FAFIC;
- 15h00 - ARQUIVO – PRÁTICA JURÍDICA-RESIDÊNCIA MASCULINA;
- 19h00 - SALAS DE AULA FAFIC.

12/MARÇO (3ª feira):
- 08h00 - SALAS DE AULA FAEF;
- 09h00 - REUNIÃO COM ASDS AUDITÓRIO DA FASSO;
- 15h00 - CONSERVATÓRIO DE MÚSICA – CONTATOS INDIVIDUAIS;
- 18h00 - VIAGEM PARA ASSU.

13/MARÇO (4ª feira):
- 08h00 - SALAS DE AULA FACS;
- 15h00 - VIAGEM A CAICÓ;
- 17h30 - REUNIÃO COM PROFESSORES CAICÓ;
- 19h00 - SALAS DE AULA CAICÓ.

14/MARÇO (5ª feira):
- 06h00 - VIAGEM A PAU DOS FERROS;
- 09h00 - SALAS DE AULA PAU DOS FERROS;
- 14h00 - VIAGEM A PATU;
- 19h00 - SEMANA UNIVERSITÁRIA PATU.

15/MARÇO (6ª feira):
- 08h00 - SALAS DE AULA FE;
- 09h00 - INAUGURAÇÃO DO COMITÊ MÓVEL ENTRADA DO CAMPUS CENTRAL;
- 15h00 - COORDENAÇÃO DE AGENDA;
- 18h00 - VIAGEM A CARAÚBAS E UMARIZAL;
- 19h30 - SALAS DE AULA CARAÚBAS.

16/MARÇO (Sábado):
- 09h30 - REUNIÃO COM APOIADORES SALA DE REUNIÕES DA ADUERN.
Nota do editor. A partir do início oficial do processo sucessório da UERN, citei neste veículo meu apoio e voto as candidatas supra citadas, como também afirmei espaço aberto para as demais candidaturas para publicação de suas agendas. Nosso e-mail para o envio é: hermesoliveira1@hotmail.com/.

LUIZ CARLOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O companheiro e amigo Luiz Carlos nos envia e-mail e anexa, uma missiva sob o título "Nota aos cidadãos e às cidadãs de Mossoró/RN" do qual socializo com nobres leitores/ras:

Caros Companheiros, Caras Companheiras, Caros Amigos, Caras Amigas, Caros Irmãos, Caras Irmãs, em anexo, estamos repassando NOTA AO CIDADÃOS E ÀS CIDADÃS DE MOSSORÓ/RN, para conhecimento e acompanhamento de vocês doravante sobre os desdobramentos de notícias na midia local, envolvendo o nosso nome, como militante político do PT de Mossoró. Abraços fraterns, Luiz Carlos de Mendonça Martins – Vereador do PT.

NOTA AOS CIDADÃOS E ÀS CIDADÃS DE MOSSORÓ/RN
Há poucos dias, os meios de comunicação locais e do Estado noticiaram a lista de 24 vereadores e ex-edis, cuja sentença os acusam de que teriam ferido a Lei de Improbidade, por terem recebido salários, além do teto máximo permitido, na então Legislatura da Câmara Municipal de Mossoró, de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000. Portanto, pelo fato do nome do ex-edil e atual vereador Luiz Carlos(PT) constar desta relação,  devemos  esclarecer o seguinte:

1) Confiamos na justiça de Deus e na imparcialidade do Judiciário. Porém, tendo em vista que estamos no estado democrático de direito, estamos tratando de  fazer a nossa defesa – leia-se apresentar o contraditório – nas instâncias competentes;

2) Os ex-vereadores Ivan Nogueira de Morais(PT) e Luiz Carlos de Mendonça Martins (PT), conforme os anais do Legislativo Municipal, não votaram no Projeto de Resolução, que reajustou seus próprios subsídios além do teto permitido pela Legislação pertinente. Pois, no ano de 1996, estes ainda não eram vereadores. E, sim,  apenas postulantes a uma vaga na Câmara Municipal, na eleição local daquele ano;

3) Na então Legislatura, de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, não havia portal da transparência. Mesmo assim, ambos os Mandatos do PT, na Câmara de Vereadores, através de boletins bimestrais, faziam suas prestações de contas à População Mossoroense sobre as questões financeiras e políticas, inclusive, conforme o Estatuto Partidário, fazendo regularmente os repasses financeiros mensais ao Diretório Municipal do PT de Mossoró, tendo como base de cálculo 30% de seus salários brutos, numa demonstração inequívoca, de que não havia má fé para se locupletar com os recursos públicos; 

4) Naquela mesma Legislatura (01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000), fomos, historicamente, o primeiro vereador de Mossoró a notificar o Ministério Público Estadual  e o Tribunal de Contas do Estado(TCE), de que no nosso  então contra-cheque de vereador encontrava-se um crédito indevido de gratificação natalina(implantação do 13º salário para os vereadores e as vereadoras de Mossoró);

5)Nesse ínterim, solicitamos, juntamente com o nosso ex-companheiro de bancada petista, à então gerência geral da Caixa Econômica Federal-CEF, que congelasse aqueles créditos nas nossas contas correntes, até que a Justiça se pronunciasse a respeito do assunto. Assim, foi feito. E a Justiça se pronunciou, ao final do processo de consulta, quando  afirmou sobre a ilegalidade e a inconstitucionalidade do ato, determinando, àquela época, a redução imediata dos salários dos vereadores e vereadoras mossoroenses. Por este ato de bravura e coragem, os ex-vereadores Luiz Carlos(PT) e Ivan da Caixa(PT) foram ameaçados politicamente de terem os mandatos cassados pela maioria dos parlamentares daquela Legislatura;

6) No dia 27 de agosto de 2007, o cidadão, professor da UERN e então ex-parlamentar municipal, Luiz Carlos de Mendonça Martins, por livre e espontânea vontade, em nome da transparência e da ética no trato com os dinheiros públicos, em respeito à População Mossoroense, protocolou correspondência, no Ministério Público Estadual em Mossoró, autorizando a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, durante os dois Mandatos consecutivos exercidos nas Legislaturas de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000; e de 01 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

Mossoró/RN, 07 de março de 2013.
LUIZ CARLOS,
Vereador do PT-Mossoró/RN.

FIQUE SABENDO... "Dia Internacional da Mulher". Por Davi Calisto Neto, em 08/03/2013.

As mulheres tem cartaz / Por isso, as parabenizo / Eu sempre fui dependente / De uma mulher eu preciso.

Hoje em dia a mulher
Ainda está subjugada
Em busca de seu espaço
Muitas vezes é condenada
Vivendo no abandono
O homem quer ser seu dono
E trazê-la amordaçada.

A mulher é consagrada
Por gerar um novo ser
Bem dito seja seu ventre
Onde pode acontecer
O óvulo ser fecundado
Um embrião ser gerado
E uma vida florescer.

O homem precisa ver
Que ele é inferior
Mesmo ele sendo na vida
Apenas um reprodutor
A mulher quem gera e cria
Sem ela não existiria
Esse ser superior.

Foi obra do Salvador
Essa bela criação
Feita de uma costela
Para alegrar Adão
Depois que ele despertou
Viu a mulher se alegrou
Por ter tanta perfeição.

Na minha observação
A mulher é dominante
A cultura masculina
É quem foi sempre arrogante
Acha-se superior
A mulher não dar valor
Por se julgar importante.

O homem é coadjuvante
A mulher protagonista
Ela é superior
No seu poder de conquista
Quando trai é perseguida
Muitas têm perdido a vida
De uma forma egoísta.

As mulheres estão na lista
Das ações policiais
Agredidas por parceiros
Ver-se muito nos jornais
É bom que justiça tenha
E lei Maria da Penha
Prenda esses marginais.

As mulheres tem cartaz
Por isso, as parabenizo.
Eu sempre fui dependente
De uma mulher eu preciso
Dizer isso, não me acanha.
A mulher que tem vergonha
É dádiva do paraíso.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PB. A Prefeitura de Marizópolis/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 133 (cento e trinta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 15 de março/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 1.292,32. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 359 (trezentas e cinquenta e nove) VAGAS PARA TÉCNICOS E ANALISTAS, inscrições abertas até o dia 27 de março/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 5.203,90. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes: Ítalo Rebouças - Professor (dia 08), Josivan Barbosa – Professor (09), Júlio César Soares (11), Arianny Queiroz – UERN e Marina (15);

 = "Como dizia o grande poeta: ´´viver e não ter vergonha de ser feliz´´. .Por isso viva a vida em abundâcia e não tenha medo de ser eternamente, definitivamente muito, mas muito feliz... . É o que desejo a vc e a essa mulher maravilhosa e esposa que é Goretti - Parabens.... . Quando tiveres uma lagrima de tristeza, parte-a ao meio, da-me a metade e chorarei contigo. Quando eu tiver um sorriso de alegria dou-te por inteiro para poder te ver sempre feliz!!! É o que te desejo no seu aniversário.....Parabens..... . Maria Lourdete";

 = "Hoje é dia de democratizar os parabéns a Hermes que está completando mais um ano de vida. Abração, Emery";

 = "Meu estimado e valoroso amigo, o dia foi ontem, mas somente hj pude externar meu contentamento por mais um aniversário. Que possas hj e em cada dia de sua vida estais gozando de muita paz e saude. Feliz aniversário. Benilson Silva". Agradeço carinhosamente as manifestações dos amigos Lourdete, Emery Costa e Benilson Silva. Sem esquecer aqueles que me telefonaram e vieram pessoalmente abraçar esta carcaça de fibra alicerçada na mistura de amor e calor humanos. Beijo nos corações de todoso vocês:

 = Há 34 anos (10/03/1979) foi inaugurada a Cadeia Pública Dr. Mário Negócio, pelo então Governador Tarcísio Maia (in memorian).

*********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 445/2011 (de 21/07), relatamos os seguintes temas: Daslu em Condenada a Indenizar Cliente em R$ 165 Mil; Sinte/RN: Fim de Greve Após 80 Dias; Justiça: Servidores da Emater Terão Jornada de 6 Horas; Gilberto de Oliveira, Repórter por uma Edição; 14º Rocstage; Cineclube Exibirá "Bagdá Café"; Bronca do Leitor (244) – Ernani Oliveira; FIQUE SABENDO: Vamos Construir Uma Análise Coletiva Sobre a Postura do Governo Estadual em Relação a Nossa Greve. E na Edição 493/2012 (de 29/02) estes foram os temas: Aposentado de 103 Anos Receberá Pensão por Morte; Maurílio Santos – Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (291) – Por Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: O que uma Holandesa Falou do Brasil;

 - O Mundo se une à Venezuela para render homenagem à Chávez - O Ministro do Poder Popular para Relações Exteriores, Elias Jaua, informou que 53 delegações de Governo chegaran ai oapus oara acompanhar o povo venezuelano e prestar honras nesta sexta-feira (08) ao líder Revolucionário Boliviano, Hugo Cháves Frias, que faleceu na terça-feira, 05 de março, às 4her da tarde. Indicou que desse total, 32 delegações estão encabeçadas por Chefes de Estados e de Governo, durante uma transmissão Venezuelana de Televisão desde o Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, no estado Vargas. Jaua acrescentou que também chegou ao país "mais de uma centena" de dirigentes políticos de esquerda, ex-presidentes e movimentos sociais. "Sem dúvida alguma, estamos diante da presença maior de delegações internacionais, tanto de Governos como de movimentos sociais dos povos do mundo, que vieram acompanhar o povo da Venezuela e a testemunhar seu reconhecimento, seu afeto, seu carinho e seu amor pelo Comandante Presidente, Hugo Chávez", manifestou Jaua. Fonte: www.adital.com.br, em 08/03/2013.

 - DIA: ontem (08) foi Dia Internacional da Cor e Dia Internacional da Mulher. Amanhã será Dia das Sociedades Amigos de Bairros, Dia do Conservador, do Sogro e Dia do Telefone.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos rotarianos e surdos-mudos.
QUEM canta...
"O telefone tocou novamente / Fui atender e não era o meu amor / Será que ela ainda está muito zangada comigo / Que pena há, há, há / Que pena / Que pena há, há, há!..." . ("O Telefone". Autoria: Jorge Ben – Canta. Jorge Bem Jor).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário