domingo, 17 de março de 2013

DC - Coluna de Notícias 584. (Anexo slide: Arquiteturas do Mundo - Como é possível tanta beleza?


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 584 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 17 de março de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 12ª/52, Dias: 76/365 e faltam 289 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Padre Murilo se conselho servir eu vou avisando que não entre nessa de greve de fome, não vai dar certo. A não ser que você queira perder uns quilinhos! A Governadora não tem sensibilidade para a saúde, onde ela já trabalhou, imagine para a Cultura! Tome tento homem!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Estou vivenciando um período de processo sucessório-eleitoral em duas entidades que faço parte, na Universidade do Estado do RN e no Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN. A primeira está na reta final cuja votação se dará na próxima quarta-feira, 20, e a segunda tá só começando, mas compromete nosso tempo para esta e uma série de coisas da vida profissional. Daí nossas edições publicadas tempestivamente. Vem aí o feriadão da Semana Santa, boa leitura, nobre leitor/a!

FAMÍLIA HERZOG RECEBE NOVA CERTIDÃO DE ÓBITO. – A família de Vladimir Herzog recebeu nesta sexta-feira (15), durante ato público da 68ª Caravana da Anistia, organizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o novo atestado de óbito do jornalista, torturado e morto nas dependências do DOI-Codi, em 1975, durante a ditadura militar. O novo atestado aponta como causa da morte lesões e maus-tratos sofridos por Herzog durante interrogatório no DOI-Codi. Na versão anterior, sustentada pelo Exército na época, a causa apontada era asfixia mecânica por enforcamento, indicando que o jornalista cometera suicídio.

O filho do jornalista, Ivo Herzog, disse que a primeira verdade oficial sobre a morte de seu pai foi o enterro, porque, de acordo com a tradição judaica, quando a pessoa se suicida, deve ser enterrada junto ao muro do cemitério. Isso não aconteceu devido à coragem do rabino Henry Sobel, que foi contra a versão de suicídio. "Hoje, tendo um documento oficial do Estado que relata como meu pai morreu, mostrando que ele foi assassinado, desmontamos a versão criada na ditadura e temos um documento expedido por um juiz, dizendo que aquilo é mentira."

No entanto, ressaltou Ivo Herzog, "há mais coisas que precisam aparecer, como quem foram os mandantes, os agentes". É preciso investigar o crime em si, destacou. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), havia reconhecido, em janeiro de 2013, oficialmente como assassinato a morte do jornalista Vladimir Herzog. Ele morreu em 1975, depois de ser torturado, nas dependências do Destacamento de Operações de Informações — Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi), do Exército, durante o regime militar (...). FONTE: www.conjur.combr, em 15/03/2013.

AMAZÔNIA: DEGRAÇÃO DA FLORESTA CONTINUAOs dados oficiais mostram que o desmatamento da Amazônia tem caído nos últimos anos, mas o caminho para chegarmos ao desmatamento zero ainda é longo. Exemplo disso é uma recente pesquisa da ONG Imazon, que aponta taxas estáveis de degradação florestal entre 2000 e 2010.

Para você entender a diferença: no desmatamento, lotes inteiros de floresta são derrubados. Já no caso de degradação florestal, parte da vegetação é removida por ação de madeireiros, queimadas ou abertura de estradas, sem haver desmate completo. Ou seja, mesmo que o governo comemore a queda do desmatamento, estamos perdendo biodiversidade no mesmo ritmo há uma década. Mais pelo site: www.greenpeace.org.br/.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (376)Era o tempo de se chamar as meninas par adançar musica lenta, rostinho colado, tentar disfarçar a exitação ou se mostrar aos mais afoito (risos), este sentimento que desejo provocar a quem vier nos visitar aqui (Cantinho do Caboco), quase pronto. Lembrar da mala da casa da vovó, do vô, dos tempos de minino, das meninas, das brincadeiras no meio de ruas e festinhas e casa. Acho que não estudei para ganhar dinheiro e nem pra ser intelectual, creio que estudei pra SENTIR, para aprender sentir e repartir os sentimento...! Walter Silva.

Nota do editor. O trecho acima foi colhido, via face do Walter Silva – Projeto Artes vs Lixo Culural em 15/03/2013.

FIQUE SABENDO... "O que se diz do novo papa". Por Eduardo Hoornaert - Padre casado, belga, com mais de 5O anos de Brasil, historiador e teólogo, mais de 20 livros publicados. Mora em Salvador. Dedica-se agora ao estudo das origens do cristianismo, em 14/03 /2013. Fonte: www.adital.com.br/.

"Minha primeira impressão do papa é que temos agora um bom sacerdote, mas não um profeta.

1. Desde a sua primeira aparição na varanda central da basílica de São Pedro, o papa Francisco dá a impressão de um bom sacerdote: simples, comunicativo, disciplinado, discreto, sensível. Os comentaristas de primeira hora reforçaram essa impressão e contaram diversos episódios de sua vida. Por exemplo, quando preparou sua viagem a Roma para receber o chapéu cardinalício, diversas pessoas se ofereceram para acompanhá-lo e ele respondeu que era melhor dedicar o dinheiro das passagens a alguma obra de caridade. Comentou-se também que ele costuma se deslocar em Buenos Aires de ônibus ou metrô. Seus colaboradores se mostraram unânimes em reforçar a imagem de bom sacerdote, homem simples e comunicativo. Muitos comentaram que a escolha do nome Francisco, simplesmente Francisco (sem o número um), sinaliza sua sensibilidade pelo pobre, em seguimento a São Francisco de Assis, na Idade Média.

2. Mas, enquanto assistia a esses comentários, uma palavra de Dom Helder não me largava: 'quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que são pobres, me chamam de comunista'. Será que o papa Francisco vai perguntar qual a causa da pobreza no mundo de hoje? Aí me lembrei da diferença entre sacerdote e profeta, tal qual aparece, por exemplo, na carta aos Hebreus. Aí se escreve que o sacerdote é caridoso, mas o profeta combate as causas da pobreza. E, segundo dita carta, nisso vai toda a diferença entre o antigo e o novo testamento, entre sacerdócio e profecia.

3. O cristianismo nasceu do profetismo hebraico. Na história de Israel, tal qual é relatada na bíblia, operam duas instâncias, os sacerdotes e os profetas. Os primeiros ajudam os reis, administradores e autoridades e geral a manter a lei e a boa ordem. Eles colaboram para que a sociedade funcione bem. Mas os profetas criticam a própria autoridade dos reis e mostram que a chamada ordem social é na realidade uma desordem, pois está fundamentada na injustiça. É uma sociedade onde uns exploram outros. Os profetas acusam os sacerdotes de divulgar uma falsa imagem de Deus, como se ele fosse o fundamento da sociedade como tal. Os primeiros textos cristãos são proféticos e traçam uma oposição clara entre sacerdócio e profecia.

4. Minha primeira impressão do papa é que temos agora um bom sacerdote, mas não um profeta. Um papa na linha de João Paulo II, que sempre se comportou em bom sacerdote, mas não na linha de João XIII, o profeta do concílio Vaticano II. Quando esse papa, poucos meses depois de ser eleito papa, convocou um concílio, ele falou em 'aggiornamento', um termo que não significa simplesmente adequação entre a igreja católica e o mundo moderno, mas (de forma mais profunda) adequação entre a igreja católica e sua original inspiração profética.

5. Mas, de repente, o papa Francisco pode se revelar um profeta. Sempre acontece algo de novo, sempre há surpresas e novas possibilidades se abrem.

6. Finalmente quero assinalar que os grandes meios de comunicação aproveitaram mais uma vez da oportunidade para declarar que o papa não adere à teologia da libertação porque essa teologia seria 'marxista'. Ora, o papa deve ser bastante inteligente para entender que diversas categorias marxistas entraram definitivamente na análise sociológica da sociedade, universalmente usada por cientistas sociais. Hoje, falar em sociedade de classes, por exemplo, não significa ser comunista. Dizer que vivemos sob a ditadura do mercado não é ser comunista. Há manifesto equívoco (ou mesmo perversão) em chamar a teologia da libertação de marxista. Na realidade, a teologia da libertação é profética. Insere-se na primordial inspiração do cristianismo, expressa por Jesus, que é o profetismo.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Gentio do Ouro/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 140 (cento e quarenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 22 de março/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 4.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN. A CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 128 (cento e vinte e oito vagas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 25/03 a 12 de abril/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 4.320,58. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes: Lázaro Emerson - UERN (14/03), Elineudo Melo – UERN (16), Edinho – Porto do Mangue e Rejane Pinto – UERN (18), Anselmo Carvalho – Professor (19), Sérgio Coelho – Adv. (20), Valdilene Lobo – Professora (22), Edmundo Torres (23);

 = "Meu caro Hermes Oliveira. O nome completo de Dona Djanira era: Djanira Guimarães Pereira e não Djanira Martins, como você afirma em sua coluna deste sábado, dia 09/03. O casal Lucas/Djanira teve nove filhos e não oito, como você citou. Eis a relação: Evarilda, Zé Lucas, Zaíra, Carlinhos, Ana, Lena, Márcia, Lilian e Noilde (esta última in memorian). Abraços, José Maria Alves";

 = "Hermes, compadre, O meu agradecimento pelo registro da morte de minha mãe, Djanira Pereira. É verdade, ela foi guerreira e nos ensinou que ser mulher é processo de construção permanente, sem medo, sem cançado! Ana Aires". Nobre Zé Maria "Padrinho" e Ana Aires (comadre), o primeiro agradeço pela correção e fica o registro dos amigos nomeados, e a segunda reiteramos votos de pesar extensivos a toda família pereira. Orems pela alma de Dona Djanira "Mainha";

 = Há 39 anos (16/03/1974) aconteceu I Torneio Experimental Estadual, com as participações de ABC, Alecrim, Baraúnas, Ferroviário, Força e Luz, Potiguar e Riachuelo. ABC sagrou-se campeão. Fonte: Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas – 50 Anos de História, pag. 51, livro de Olismar Medeiros Lima – Escritor e jornalista esportivo.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memórias: Na edição nº 496/2012 (de 10/03), relatamos os seguintes temas: Aumentar a Participação das Mulheres no Parlamento; Justiça Manda Governo Gaucho Pagar Piso a Professores; Sucateamento dos Serviços Públicos; Fórum dos Servidores do RN; Bronca do Leitor (294) – Tony Silva; FIQUE SABENDO: Privataria do SUS no RN Via Terceiro Setor OSCIPs. E na Edição 495/2012 (de 07/03) estes foram os temas: Perigo: Enérgicos e Bebida Alcóolica; Nasce Manifesto para Nome do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; Sineide Lima, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (293) – Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: Militana Salustino do Nascimento – Dona Militana;

 - Falta de Educação – "Descumprir acordo é falta de educação!" Com este tema o SINTEST/RN – Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior convoca a categoria para uma Assembleia seguida de ato que realizar-se-á no próximo dia 19 (terça), às 09h, no pátio da Reitoria da UFRN. O Ato Público é em defesa da carreira e pelo cumprimento integral do acordo de greve;

 - Sobre terceirização na municipalidadeA terceirização fez a alegria do governismo e de seus candidatos preferenciais na campanha eleitoral do ano passado. Mas é um ambiente de terreno pantanoso e minado. Ela sabe que se ampliar as concessões para Chico, automaticamente conviverá com um "efeito cascata", provocando cobranças isonômicas de outros vereadores governistas, partidos e gente excluída até o momento do empreguismo na Prefeitura de Mossoró. Uma das saídas apontadas para atenuar essa pressão, é a contratação de dezenas e centenas de insatisfeitos pela "janela" da terceirização. Mesmo assim, com remunerações modestas. Fonte:Por Carlos Santos, http://blogdocarlossantos.com.br, em 15/03/2013.

 - DIA: hoje é Dia Internacional do Marítimo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos marítimos em geral.
QUEM canta...
"Eu não vou mais dizer que sim pra tudo que eu não concordar / Daqui pra frente eu vou ser mais eu / A vida rola mesmo assim e o amanhã já vai chegar... ". ("Lembranças de Você". Composição: Alfredo e os Caras -  Canta: Alfredo e os Caras).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário