sábado, 15 de setembro de 2012

DC - Edição 547. (Anexo: A Força das Palavras).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 547 (geral) e 63ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 15 de setembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 37ª/52, Dias: 259/366 e faltam 107 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

"Marido viciado em sinuca termina esquecendo a acaçapada de casa!". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Devido o espaço dessa edição passar do limite, faço um rápido comentário sobre o abandono da praça do artesão ou Arte da Terra, como queiram. Antes da existência da praça de convivência do conhecido corredor cultural da Av. Rio Branco, o poder público municipal dava toda assistência ao segmento artesanal com segurança e estrutura bem cuidada. A onda de abandono partiu do poder público, agora é o próprio segmento porque não tem nenhuma condição de ocupar aquele espaço vasta fartura: farta, segurança, farta estrutura, farta cliente e só não farta cobrança de aluguel. Vem aí o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil. Boa leitura nobre leitor/a.

BANCOS ENTRAM EM GREVE A PARTIR DE TERÇA-FEIRA Os bancários decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira (18). A decisão foi acordada em assembleia realizada na noite de quinta-feira (13). Além de São Paulo, os bancos do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Paraíba, Piauí, Acre, Rondônia, entre outras regiões, aderiram à paralisação que não tem data para terminar.

A decisão segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que considerou insuficiente a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste de apenas 6% sobre todas as verbas salariais. De acordo com a Confederação, os bancários reivindicam um reajuste de 10,25%. Fonte:Infomoneu, na base de dados do site: www.endividado.com.br/.

II ENCONTRO DE AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS – O Sindsaúde de Mossoró realizará, no dia 27 de setembro, o 2º Encontro dos Agentes de Saúde e Endemias no SESI, a partir das 8 horas. Com o tema "União, Luta e Conquista do Piso Nacional dos Agentes", o encontro terá a participação de Damião Braz, diretor da Confederação Nacional dos Agentes (Conacs) e da diretora do Sindicato dos Servidores de Itabira (MG), Priscila Costa.

O sindicato estima que 200 trabalhadores compareçam para debater a luta em defesa do Piso Nacional dos Agentes, cuja proposta da categoria é que seja fixado em dois salários mínimos. "Através do encontro, queremos unificar os agentes e fortalecer a luta pelo piso nacional da categoria.", explica Antônia Géssia, diretora do Sindsaúde de Mossoró. As inscrições podem ser feitas no sindicato, com sede situada a Rua Prudente de Morais, 0940 – Bairro Santo Antônio – Mossoró/RN. FONTE: www.sindsaudemossoro.blogspot.com/.

WALTER SILVA NO INTERVALO CULTURAL/UERN - A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Pró-Reitoria de Extensão, realiza, quinzenalmente, o Projeto "Intervalo Cultural" sempre no Centro de Convivências do Campus Central nos intervalos das aulas, às terças-feiras (20h40 até 21h) e nas quartas-feiras (8h40 até 9h). As apresentações vão desde esquete de teatro, poesia, música, dança, cinema e exposições, que serão transmitidas no Programa Intervalo Cultural na TCM (Canal 10 a cabo) às 20h com reapresentação aos domingos às 16h30. No próximo dia 18 o IC apresentará o cantor e compositor Walter Silva.

QUEM É WS - Walter Silva, cantor e compositor com mais de 300 canções escritas, dois CD-demos gravados. Batalha pelo reconhecimento nacional, seu estilo musical vai do bom e velho Rock Roll, do Regional ao Blues, Reggae, Pop etc..., tem musicas gravadas em CD e DVD de amigos e bandas da região como "Alfredo e os Caras". Por ter formação sociológica tem uma preocupação em escrever e falar sobre questões sociais, embora algumas canções também sejam românticas. Sinopse da Apresentação: Tudo Bem (Walter Silva). O Tempo não para (Cazuza). Terra de Gigantes (Engenheiros). Mais Dia, Menos Dia (Walter Silva). Avohai (Zé Ramalho). Vamos Fugir (Gilberto Gil). Os Netos da Televisão (Walter Silva). Negro Amor (Bob Dylan - Versão de Caetano). Pescador de Ilusões (O Rappa). Quando Nosso Carnaval Passar (Walter Silva). FONTE: www.uern.br/intervalocultural.

NOTA DO EDITOR: WS tem um projeto denominado "Artes versos Lixo Cultural" com mais de doze anos fazendo palestras em escolas e universidades (públicas e particulares) no estado do RN e até na Paraíba. Seu projeto se concretizará com o desejo da câmara municipal aprovar a Lei de Audiovisual cujo objetivo é que o poder público não financie eventos com bandas musicais com letras pejorativas, incentivo a bebedeira e pedofilia. Contatos: (84) 9929-2745. Email: jswaltersilva@yahoo.com.br Facebook: Walter Silva Art Pjt. Blog: www.jose.walter.zip.net/.

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso estimado leitor faz um místico de bronca reporta com os acontecimentos lá na região do Seridó. Manda ver camarada!

"Como diz o popular, eu estou numa situação que nem mesmo posso coçar o olho, não há tempo, talvez por isso não tenha tomado conhecimento da tua enfermidade, que julgo ter sido apenas um pequeno problema e faço fé que não passará disso,  cabra Hermes. Mas o Governo Rosalba é uma piada de muito mau gosto, não há um único setor do serviço público que esteja em funcionamento adequadro, não é só naqueles dos quais fazem parte apenas os correligionários. É uma lástim. Soubemos que os sindicatos rurais fizeram movimentações no Seridó, cobrando ações do governo. Consta que não há internet em vários escritórios da EMATER e a gasolina dos carros é racionada. Isso não é novo. A Direção do órgão desmente as versões, de cujo conteúdo todos sabem há muito tempo. Não falta dinheiro para a Arena das Dunas, uma obra que quase soterra o Centro Administrativo, uma vergonha para nós norteriograndenses". Tudo é uma lástima, abraços, Santino Arruda.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (345) Caro amigo Hermes, hoje vou direto oferecer minha bronca sobre um assunto que precisa ser esclarecido. Greve no serviço público. A sociedade não pode sofrer as consequências por conta de um radicalismo do Governo Federal. O Poder Legislativo, desde 1988, omite a regulamentação do direito de grave no Serviço Público. Diante do vácuo inconteste, três sindicatos moveram ações junto ao STF, pedindo a aplicação da legislação existente. E a Alta Corte decidiu que o direito de greve no funcionalismo público deve seguir as regras do setor privado enquanto o Congresso Nacional não aprova lei específica sobre o tema. O STF entendeu que, na falta da regulamentação, deve ser aplicada, provisoriamente, a Lei nº 7.783/89 - que impõe limites ao exercício de greve na iniciativa privada. Isso desde 25 de outubro de 2007. Faltou incluir a negociação no setor público que, segundo os sindicatos, não faz sentido primeiro regulamentar o direito de greve sem antes garantir a negociação coletiva. Esta é a pedra no caminho. Agora, mais que depressa, o governo pretende aprovar um PL que dormia nas gavetas do Congresso, dos piores que se possa imaginar. No tal projeto está incluso o disparate de uma reserva de 50 a 80% para atender os serviços essenciais, o que na atividade privada tem destaque legal de apenas 30% da classe trabalhadora em movimento grevista para atendimento aos serviços assim considerados essencialmente. Prof. DINIZ.

FIQUE SABENDO... "Sou jovem e tenho direitos". Por Karol Assunção – Jornalista da Adital. FONTE: ww.atial.com.br, em 14/09/2012.
 
"Os/as jovens entre 16 e 24 anos de idade ainda não são maioria entre os/as eleitores/ras, mas já representam 17,67% do eleitorado. O maior número de eleitores/ras no Brasil encontra-se na faixa de 25 a 34 anos (23,68%), seguido do/as eleitores/ras entre 45 e 59 anos (23.03%).
 
Destaque para as/os que ainda nem são obrigadas/os a votar mas que já querem exercer seu direito de cidadã/o. Dos 140.646.446 eleitores/as no Brasil, 2.913.627 são jovens de 16 e 17 anos, sendo 1.157.551 de 16 anos e 1.756.076 de 17 anos de idade. O número, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela um aumento de jovens menores de idade aptos/as a votar se comparado ao da eleição presidencial passada, em 2010, quando o total de eleitores/as de 16 a 17 anos de idade não alcançou os 2,4 milhões.

Em nota, o TSE destacou o interesse dos/as jovens em participar do processo eleitoral deste ano. "Os números refletem o aumento do interesse e da participação dos eleitores mais jovens no processo eleitoral, ainda mais quando seu foco tem caráter municipal", afirmou, lembrando que nas últimas eleições municipais, realizadas em 2008, a quantidade de jovens entre 16 e 17 anos de idade atingiu a cifra de 2.923.485 eleitores/as.

Algumas campanhas também motivaram os/as jovens a tirar o título de eleitor. Uma delas foi a Se liga 16 – construindo uma cidade com a nossa cara, promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). A iniciativa convocou jovens entre 16 e 18 anos a adquirirem o título de eleitor/a até o dia 9 de maio (prazo máximo para se alistar nas eleições deste ano) e discutiu com eles/as a importância da participação nas eleições, do voto consciente, entre outros pontos.

O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também atuaram no incentivo da participação juvenil. Através do Programa Jovem Eleitor, os órgãos promoveram campanhas e ações em escolas de várias partes do país, além de peças publicitárias, com o intuito de chamar a atenção dos/as jovens para a importância do voto.

SOU JOVEM E TENHO DIREITOS - Outras iniciativas aproveitam a reta final das eleições para mostrar à juventude que ela pode fazer a diferença. É o caso da campanha Sou jovem e tenho direitos, promovida pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro. Desde a semana passada, o coletivo posta imagens no Facebook destacando algumas demandas das juventudes.
De acordo com Felipe Lins, cientista social integrante do Fórum, a Campanha tem a intenção de trabalhar com o/a jovem que não é militante e mostrar que ele/a também faz parte do processo político. Lins explica que a iniciativa busca também fazer com que os/as jovens procurem se informar sobre as pautas dos/as candidatos/as para a juventude. "Muitos (candidatos), quando têm propostas para a juventude, falam mais de educação e lazer. A juventude precisa de educação e lazer, mas também de saúde, acessibilidade, participação social, direitos humanos", enumera.

A primeira fase da Campanha, segundo ele, é composta por 12 imagens. Após a divulgação de todas nas redes sociais, o grupo vai se reunir para fazer uma avaliação e pensar em outras mensagens e estratégias. Apesar de muitos/as jovens utilizarem a internet, Felipe Lins lembra que ainda há não têm acesso à ferramenta e que, por conta disso, a Campanha está buscando outras formas de divulgação.

Também integrante do Fórum, Nabi Oliveira tem 16 anos e vai votar pela primeira vez no próximo dia 7 de outubro. O jovem diz que participa desde cedo de movimento social e acredita que é importante a população "correr atrás" de seus direitos. "O voto é o único meio que a população tem para participar, é a nossa voz", diz.

Apesar da importância do voto e da participação da juventude no processo político, Nabi acredita que muitos/as ainda "não se importam" com a política. "A juventude ainda não pensa muito no coletivo", comenta, considerando que os/as jovens que fazem questão de votar – e analisar as propostas dos/as candidatos – ainda são minoria.

JOVENS CANDIDATOS/AS - Os/as jovens não integram apenas o eleitorado. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 450.626 candidatos/as aptos/as para estas eleições, 16.955 jovens entre 18 e 24 anos de idade são candidatos/as a algum cargo eletivo neste pleito.

A maioria dos/as candidatos/as ainda está concentrada na faixa etária dos 45 aos 59 anos de idade (39,79% do total), mas os/as jovens também já se mostram interessados/as em exercer um cargo público, seja no executivo ou no legislativo municipal. Do total de candidatos/as entre 18 e 24 anos, 97 são candidatos/as a prefeito/a, 223 a vice-prefeito/a, e 16.635 são candidatos/as a vereador/a.

As eleições municipais deste ano ocorrerão no próximo dia 7 de outubro. Neste dia, brasileiros e brasileiras irão às urnas para eleger prefeitos/as (e respectivos/as vice-prefeitos/as) e vereadores/as. Nos municípios em que os/as representantes não forem eleitos/as, a decisão será levada para o segundo turno, marcado para o dia 28 do mesmo mês.

CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 75 (setenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas no período de 24/09 a 07 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Médio /Superior. Salários: 5.598,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. O CENSIPAM – Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 40 (quarenta) VAGAS PARA ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PLENO, inscrições abertas até o dia 02 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 9.157,15. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Herval Júnior – Juiz e Jocelito Góis – Servidor Estadual (16/09), José Lima – Prof. e Telma Maia (17/09) e Sérgio Neto (18/09);
 = "Prezado Hermes, é com muita alegria que vejo esta participação contra a privatização e em especial da saúde. Esse serviço somente cabe ao Estado a sua responsabilidade, jamais deve ser repassado para o setor privado que busca a maximização de lucros e a minimização dos custos, e esta minimização dos custos, reflete no mau atendimento ao povo em geral. Grandes Abraços, Sucesso a esse povo lutador, Pedro Ernani Kosiba". – Nobre leitor e amigo Ernani, o nosso seminário "Saúde Publica em Risco: desmonte e privatização da saúde no RN", promovido pela Frente Municipal Contra a Privatização da Saúde realizado na tarde de ontem foi um sucesso, se tu morasses em nosso País de Mossoró estaria presente com certeza. Nossa meta foi extrapolada para o espaço escolhido que suporta cem pessoas sentadas. Presença de conselheiros municipais e nacional, professores, estudantes, usuários do SUS e profissionais da saúde pública. Entre os debates de rico conteúdos, aprovamos uma agenda de atividades para o primeiro semestre 2013 que passo a passo divulgaremos neste espaço. Saúde e paz companheiro!;
 = "Parabéns pela iniciativa, que sirva de bom exemplo par anós da capital, que não tem uma ação tão importante. Abraço, Santino". – O Companheiro Santino faz referência ao seminária acima comentado. Amigo, espero que esteja com saúde e forças de lutas não lhe faltarão para a reta final de campanha. Espero que os servidores e companheiros dos movimentos sociais lhe deem a concessão, pelas urnas, para uma das vagas na câmara de vereadores de Natal. Você merece está entre os eleitos pela coragem, dedicação, histórico de muitas lutas gloriosas e o que há de melhor; é ficha limpa!!!;
 = Há 93 anos (14/09/1919) criava-se a Fundação da Sociedade União de Artistas em Mossoró. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 409/2011 (de 13/03), relatamos os seguintes temas: Autorização para ir ao Banheiro Gera Dano Moral; Tiririca para a Comissão de Educação; Livro "Conselho Para a Juventude" Será Lançado; Cineclube Mossoró Abre Temporada com Especial; Bronca do Leitor (212) – Carlos Santos (UERN); FIQUE SABENDO: 12 de Março: Dia do Bibliotecário;

 - "Um Ano de Espera: governadora, por favor, pague o aluguel do 12º Batalhão da PM" (estampa de faixa)A governadora Rosalba Ciarlini foi recebida com protesto ao chegar ao Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral para a assinatura da ordem de serviço para o início da reforma do órgão. O dono do prédio alugado ao 12º Batalhão da Polícia Militar, Assis Barbosa, utilizou faixas para reclamar o atraso de um ano e um mês de aluguéis, o que dá o somatório de mais de R$ 97 mil. O protesto não foi bem recebido pelo Governo do Estado. Um segurança da governadora chegou a solicitar que um empregado de Assis Barbosa, que segurava uma das faixas, lhe entregasse o material para evitar problemas. O empregado negou-se a entregar as faixas, mas recolheu o material temendo represálias. O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Correia Lima, disse que o empresário não assinou o contrato, por isso não pode receber os valores. "Ligamos para ele todos os dias, mas ele não vem assinar o termo aditivo. Sem essa assinatura, o dinheiro não pode ser liberado", explica. FONTE: www.omosssoroense.com.br, em 15/09/2012;

 - Fome em escala global – Os preços dos alimentos estão rapidamente indo em direção a um novo recorde, e há muito mais em jogo do que uma simples seca no Centro-Oeste dos EUA. Há implicações sérias, especialmente para nações com altas faixas de desiqualdade e pobreza. É quase certo que iremos enfrentar uma fome em escala global potencialmente catastrófica nas próximas décadas.

 - Dia: hoje é Dia do Cliente/Dia Nacional do Consumidor e Dia do Musico-terapeuta. Amanhã (16) será Dia internacional da Preservação da Camada de Ozônio.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos clientes ou consumidores, musico terapeuta e agentes de proteção da camada de ozônio.

Quem CANTA...
"Trabalhei por dia 24 horas, por Nossa Senhora penei um bocado / Quando fui trocar a grana, fiquei muito injuriado / Porque o troco que eu tinha guardado, estava desvalorizado..." . ("Apertar o Cinto" – Composição: Bezerra da Silva. Canta: B. da Silva).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário