sábado, 22 de setembro de 2012

DC - Coluna de Notícias 549 . (Anexo: A Ilha).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 549 (geral) e 65ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 22 de setembro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 38ª/52, Dias: 266/366 e faltam 100 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

"Todo cuidado é pouco com os políticos velhos, pois, raposa cai o pelo mais não deixa de comer galinhas". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Estamos no 266º dia do ano, falta exatos 100 dias para o fim de 2012, como também o fim de milhares mandatos executivos e legislativos no âmbito municipal em todo o país. Prefeitos e vereadores que não conseguiram honrar seus compromissos políticos e projetos corram e entendam que ainda dá tempo. Agora, voltando ao nosso estado, a Governadora Dra. Rosalba Ciarlini avaliando os 100 primeiros dias de seu governo no ano passado disse "não entender como uma empresa (DATANORTE) em processo de extinção há mais de quinze anos continuar funcionando". E decretou o encerramento total das atividades da estatal até dezembro/2011 e, já estamos em setembro/2012 com a empresa em plena atividade, pena que não está construindo casas populares como deveria quando da criação como Fundhap (anos 60), transformada em COHAB (anos 70) e extinta (1995) e agregada a Datanorte nesse mesmo ano. Agora, os servidores entendem que ela não a fechará tão cedo, vez que a empresa está atolada em processos trabalhistas e uma dívida com seus funcionários que soma uma cifra superior a R$ 60 milhões de reais. Vem aí o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil. Boa leitura nobre leitor/a.

EM FILA DE BANCO, EM PÉ E SEM BANHEIRO O Banco do Brasil S/A (BB) deverá pagar R$ 3 mil, corrigidos desde a data dos fatos, por manter uma mulher na fila sem atendimento nem acesso a sanitários por mais de uma hora, em agência de Mato Grosso. Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o caso não se confunde com o mero aborrecimento nem se vincula a leis locais que impõem limites para o tempo de espera.

A mulher alegou que estava com a saúde debilitada, mas mesmo assim foi mantida em condições "desumanas", pois ficou em pé no local, onde não havia sequer sanitário disponível para os clientes. No STJ, a instituição bancária buscou afastar a condenação, imposta pela primeira instância e mantida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

O BB sustentou que a espera em fila de banco por pouco mais de uma hora, ainda que configure ofensa à lei municipal que estabelece limite de 15 minutos para atendimento, não é suficiente para configurar dano moral. Segundo o banco, trata-se de mero aborrecimento, e não de ofensa à honra ou à dignidade do consumidor.

Aborrecimento e dano - Ao analisar o recurso, o ministro Sidnei Beneti afirmou que a espera por atendimento bancário por tempo superior ao previsto na legislação municipal ou estadual "não dá direito a acionar em juízo para a obtenção de indenização por dano moral". Vejam matéria completa no site: www.endividado.com.br/.

LULA NUNCA SOUBE E ROSALBA NUNCA ENTENDE. Até hoje a grande imprensa, dos quatro cantos do país não deixa de explorar a frase "eu não sabia" dita pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em alusão ao escândalo do mensalão. Eu particularmente não acredito nesse seu desconhecimento. A Governadora Rosalba Ciarline já disse não entender o funcionamento da Datanorte em complicado processo de extinção, desde 1995. Na última segunda-feira colho um pronunciamento da governadora com o seguinte teor: "Não consigo entender porque depois de quase três décadas, vocês não têm, ainda, o título de terra. Vou levar esse problema ao ministro da Reforma Agrária e, se preciso, pedir o apoio da presidente Dilma Rousseff", declarou Rosalba. FONTE: http://jbelmont.com.br, em 17/09/2012.
Nota do editor. Esta matéria (Blog do J. Belmont) me valeu a reflexão para a abertura desta edição.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Estimado leitor e colaborador Aldacir, estava com saudados dos teus sinais. Sucessos nas andanças, manda meu poeta:

Amigo Hermes: estamos dando continuidade a Oficina de Poesias Popular Nordestina, na Diretoria de Educação Cultura e Artes-DECA, da UERN, objetivando uma nova produção poética dos que se identificam com o gênero. A referida Oficina planejada para uma carga horária de 40h, tem um acréscimo de mais 30h, e está previsto o seu encerramento para o dia 26 de outubro próximo. Temos um bom volume de poesia e de boa qualidade. Informo ainda a coluna, que, no próximo 23/09, estarei em Caruaru-PE, em um Festival de Cantadores, e, no dia 26/09, em São José do Seridó-RN onde, enfrento o famoso Poeta Repentista Ivanildo Vilanova. Será na festa comemorativa a data da emancipação política do Município. Também fazem parte da Festa os Repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira, Carlos Alberto e outros poetas da Região do Seridó, além de outras atrações da cultura popular. Abraços, Aldacir de França.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (347) – SUGESTÃO E MATÉRIA CRÍTICA. Caro Hermes, você não deve estar lembrado de mim. Meu nome é Jáder, fui aluno da FAD de 2004 a 2009 e venho recebendo o seu DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. Confesso que, diante da correria do dia-a-dia, nem sempre dá tempo de ler todos, mas sempre que leio, me agrado muito com o conteudo.

Pois bem. Diante da fervorosa campanha política que vivenciamos, não passam despercebidas as placas dos candidatos colocadas no meio dos canteiros das ruas e avenidas que, apesar de permitidas pela legislação eleitoral, atrapalham, com toda certeza, a visão dos motoristas da cidade, que já nem são lá essas coisas... . Os candidatos, por certo, acham que quem colocar mais placas desse tipo vai ganhar a eleição. Daí, além de "tapar" a visão dos motoristas "cangueiros", identifiquei outro problema, quando me deparei, na Av. Presidente Dutra, em dois locais distintos, no dia 13/09, com duas dessas placas caídas no meio da pista, as quais fiz registro com a câmera do celular.

Esclareco que não sou do lado de nenhum candidato (sou natural de Forteleza e ainda voto por lá), não trabalho pra nenhum deles e também não sei qual o seu candidato. Queria dar essa sugestão de pauta, se julgares interessante, pois, o trânsito daqui já é o caos e ainda vem esses candidatos bagunçando mais ainda. Não pode né? E o GETRAN ninguem sabe, ninguém viu... . Lembrei-me de você, pois, escreves muito bem e tens abordagens interessantes. Se levasse essa sugestão a um jornal, seria somente mais um ponto pra esquentar a briga politica... .  Um abraço; JADER DE CASTRO - ADVOGADO - OAB/RN 9023. Av. Rio Branco, nº 2157, sala 09, Centro, Mossoró/RN.

FIQUE SABENDO... "Dia do Idoso: 21 de setembro". Texto adaptado por Hermes Oliveira, vez que os dados foi publicado em 2000. FONTE: www.ibge.gob.br.

Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Refletir sobre o idoso é pensar o preconceito em relação às pessoas da terceira idade. Analisarmos o sentimento que alimentamos pelos mais velhos, de forma determinada e corajosa, sem tapar o sol com a peneira.

Trata-se de tarefa importante. Existe um adesivo de carro que, quem ainda não viu, deveria ter visto. Ele tem uma frase forte, irônica, e de uma inteligência a toda prova. Diz o seguinte: "Velho é o seu preconceito". E não é verdade? Existe coisa mais fora de propósito, mais cheirando a mofo do que isso?

Devíamos, isso sim, tentar pegar dos mais velhos a experiência e sabedoria de vida que anos de luta e observação os ajudaram a ter. Que tal nos deixarmos contagiar por essa bagagem de conhecimento, para virmos a ser, quem sabe, jovens e adultos mais interessantes e respeitáveis? Respeitar e ouvir o idoso é respeitar a nós mesmos.

PREOCUPAÇÃO FUTURA
A Organização das Nações Unidas (ONU) divide os idosos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos). Estes, com mais de 80 anos, são e vão continuar sendo, na sua maior parte, do sexo feminino.

O que afeta em geral a situação econômica das pessoas idosas é a perda de contato com a força de trabalho, a obsolescência de suas atividades, a desvalorização de seus vencimentos e pensões e a pobreza generalizada da sociedade, no mundo. Porém são mais afetadas ainda as mulheres, porque vivem mais tempo, em geral com menos recursos e menos títulos.

Por conta da elevação da expectativa de vida mundialmente, muitos países convivem hoje com idosos de diversas gerações, que possuem necessidades variadas, passando a exigir, com isso, políticas assistenciais diferentes.

Preocupadas, portanto, com a pressão que o enorme grupo de idosos vai fazer sobre os fundos de pensões e serviços de saúde, muitas nações industrializadas passam a reformular os sistemas de seguridade social, aumentando a idade mínima de aposentadoria, elevando as contribuições dos trabalhadores à Previdência e introduzindo o financiamento do setor privado.

Austrália e Inglaterra, por exemplo, irão aumentar a idade mínima de aposentadoria das mulheres para 65 anos em 2013 e 2020, respectivamente. Em 2009, o governo da Alemanha vai recorrer ao mesmo procedimento em relação a todos os aposentados.

Esta preocupação dos governos só confirma o fato de que a população no mundo está ficando cada vez mais velha, mas também, o que é positivo, mais saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que, lá pelo ano 2025, pela primeira vez na história, teremos mais idosos do que crianças no planeta. Como principal motivo dessa elevação da expectativa média de vida, temos: o avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida. De qualquer forma, as desigualdades econômicas e sociais entre os países industrializados e em desenvolvimento, bem como o desnível social de cada nação, influem diretamente nas condições de saúde da população.

A principal causa de mortalidade em países pobres ou em desenvolvimento são as doenças infecciosas. Já nos países ricos, predominam os males degenerativos, como doenças circulatórias e câncer.

POLÍTICA DO IDOSO NO BRASIL
Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí o alerta ao governo brasileiro para a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade.

Ainda é grande a desinformação sobre o idoso e sobre as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social. O envelhecimento humano, na verdade, quase nunca foi estudado. Poucas escolas no país criaram cursos para auxiliar as pessoas mais velhas. Uma prova disso é que até um tempo atrás, o médico que quisesse se especializar em geriatria precisava estudar na Europa.

A Constituição de 1988, no entanto, deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada ao assunto, quando colocou em seu texto a questão do idoso. Foi o pontapé inicial para a definição da Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos desse público e as linhas de ação setorial.

Depois da criação dessa Política, através da Lei 8.842, em 04 de janeiro de 1994, é que as instituições de ensino superior passaram a se adaptar, a fim de atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas Faculdades de Medicina no Brasil.

Nesse âmbito, trabalhando com a terceira idade, existem duas entidades de relevo: a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Associação Nacional de Gerontologia. Bom esclarecermos que a geriatria é uma especialidade da medicina que trata da saúde do idoso, enquanto a gerontologia vem a ser a ciência que estuda o envelhecimento.

Um destaque no país no auxílio à terceira idade é Brasília. Foi à primeira localidade a criar uma Subsecretaria para Assuntos do Idoso, além de instituir o Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à cultura, à justiça, à saúde e à sexualidade, além, é claro, de poder participar da família e da comunidade.

Num país como o nosso, que vê sua pirâmide populacional ser modificada pouco a pouco, tomarmos conhecimento de entidades que se dedicam a mudar o perfil do idoso depressivo, abandonado pela família e sem projetos é de extrema importância.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 76 (setenta e seis) VAGAS PARA PROFESSOR ADJUNTO, ASSISTENE E AUXILIAR, inscrições abertas no período de 25/09 a 25 de outubro/2012. Escolaridade exigida: / Superior. Salários: 7.627,02. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL. A DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Inf. Da Previdência Social realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 8.626 (oito mil, seiscentas e vinte e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Técnico / Superior. Salários: até R$ 5.291,10. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "LEITOR/A DE PARABENS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Marileide Couto – UERN (19/09), Joedson Freitas – Prof. e Maurício Oliveira – Datanorte (22/09), Fco. José Júnior – Ver. e Soraya Vieira – Jornalista (23/09) e Dauri Lima – Prof. (25/09);
 "Companheiro Hermes, muito em voga o seu comentário a respeito da Operação Cangueiros. Ao ver a notícia liguei par ao SINAI, achava que deveríamos botar uma  Nota sobre o caso, já que a matéria falava do envolvimento de funcionários. com as informações da pessoa com quem você falou, constata-se não haver funcionários envolvidos na tramoia e sim o Gerente Regioal do órgão. É sempre assim, os gatunos fazem as falcatruas, os funcionários pagam o pato, é bom lembrar que essa não é a primeira vez que isso ocorre no DETRAN. Registre-se que tudo isso ocorre devida à frouxidão dos procedimentos e, lógico, a presença de desonestos, além da política de gestão com privilégios a cabos eleitorais do governantes de plantão em detrimento da aplicação da boa técnica gerencial. O que tem que ser dito em alto e bom som é que não há funcionário envolvido na falcatrua como afirmou um jornal. Santino Arruda".  – Isso mesmo companheiro Santino, fiquei na expectativa da publicação da nota e nada foi anotado. Por sinal, o sie do SINAI é uma das fontes importantes para esse DC. Infelizmente não é atualizado desde o dia 12/09. Saúde, paz e sucesso na sua luta por uma vaga na câmara municipal da capital;

 = Há 101 anos (21/09/1911) a Câmara Municipal de Mossoró aprovou unanimente, o projeto de Antônio Miranda, Manoel Cirilo dos Santos e Francisco Ferreira Cunha da Mota, autorizando um empréstimo de $ 15.000 réis par a construção de um teatro "em um dos lugares mais apropriados dentro da área urbana". Ficou em sonhos, assinalou o saudoso historiador Câmara Cascudo;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 411/2011 (de 19/03), relatamos os seguintes temas: Balanço dos Reajustes Salariais em 2010; Comissionados da Datanorte Devem Ser Afastados Até Maio; Parcela do PCCR das Diretas Não Será Pago em Março; Vírus Bloqueia Endereço Eletrônico; Cine Clube Reabre Temporada Hoje; Bronca do Leitor (214) – Josué Damasceno; FIQUE SABENDO: 19 de Março: Dia do Carpinteiro e Marceneiro;

 - APÊNDICEConvencionou-se dizer que o apêndice não serve para nada, mas a afirmação é falsa. O apêndice tem sim uma importante função no sistema digestivo. Localizado no começo do intestino grosso, tudo o que passa pelo trato digestivo fica nele por um curto espaço de tempo. Neste período o apêndice analisa o alimento e faz o alerta, se necessário, para que anticorpos sejam criados. Em suma, sua função é combater ameaças ao corpo. FONTE: Blog do Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 21/09/2012;

 - TRANSPARÊNCIAA Câmara Municipal de Mossoró anunciou que acabou com as votações secretas. Ponto em favor da transparência. Só que faltou explicar porque deixaram para fazer isto às vésperas das eleições e no apagar das luzes da legislatura. FONTE: Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 20/09/2012;

 - DIA: hoje é Dia da Banana, Dia da Defesa da Fauna, Dia da Juventude no Brasil, Dia do Contador/Bacharel em Ciências Contábeis e Dia do Técnico Agropecuário. Amanhã (23) será Dia da União da Arábia Saudita e Dia da Visibilidade Bisexual (Monterrey, Estado de Nuevo León, México).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos comerciantes de bananas, defensores das faunas, a juventude brasileira, contadores, aos sauditas, bissexuais e aos idosos pelo seu dia, ontem.
Quem CANTA...
"Esses seus cabelos brancos, bonitos, esse olhar cansado, profundo / Me dizendo coisas, num grito, me ensinando tanto do mundo... / E esses passos lentos, de agora, caminhando sempre comigo / Já correram tanto na vida / Meu querido, meu velho, meu amigo..." . ("Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo" – Composição: Roberto Caros & Erasmo Carlos. Canta: R. Carlos).
...OS MALES ESTANCA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário